O inicio


Sorisos

Recommended Posts

boa noite membros, foi-me oferecido esta noite um aquario de 120L com 9 neos zuis, 13 limpa fundos e 2 peixes palhaço. Amanha gostaria de ir as compras mas gostaria de saber o que preciso comprar para poder dar uma boa qualidade de vida aos meus peixes.

O aquario contem termostato, A temperatura esta a 25C, contem uma bomba de agua, uma planta natural e luz

 Agradeço qualquer sugestao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeira coisa a ter é um filtro (que julgo ser o que tens e não apenas uma bomba de água). Mas se este filtro não entrou no aquário um mês antes dos peixes, acho que já começaste mal!

 

Dá uma vista de olhos aqui no tópico sobre o ciclo de azoto:

 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-s%C3%ADndrome-do-novo-aqu%C3%A1rio/&share_tid=248841&share_fid=34560&share_type=t

 

A leitura e compreensão do conteúdo deste tópico é MUITO importante! Sob pena de acabarem por morrer grande parte dos peixes no aquário.

 

O que eu faria agora era comprar um kit de testes e sempre que os níveis de amonia ou nitritos subisse trocava parte da água. O que julgo que irá acontecer a cada 2 dias ou menos, durante uns tempos.

 

Já agora, que filtro tens?

 

E o que tens no fundo do aquário?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, Hoje quando me deram o aquario, no transporte o filtro caiu ao chao e partiu, vou amanha comprar 1. No fundo do aquario tem pequenas pedras brancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, infelizmente o inicio pode-te correr mal, devido ao aquário já estar montado com peixes e sem o ciclo de azoto iniciado.

Agora se não desesperares pode ser que consigas levar isso em frente com algum sucesso.

O equipamento que precisas para já com urgência é o filtro (que deve fazer no mínimo 5x a litragem do aquário mas se for de maior capacidade melhor e de preferência externo). Não precisas de nenhum sistema de oxigenação da água, a oxigenação é realizada pelo movimento da água à superfície provocada pelo filtro.

O substrato depende do que queres fazer com isso. Se for para um plantado terás que colocar substrato fértil e um outro substrato por cima deste. Se não for para colocar plantas ou colocar plantas de baixa manutenção qualquer substrato serve desde que não seja de granulmetria muito grande (devido à acumulação de lixo entre os espaços). Eu por exemplo consigo manter um aquário densamente plantado só com espécies de baixa manutenção e o substrato é areão de rio.

Para algumas das espécies que tens aí (e esperando que sobrevivam todas) os neons precisas de muitas plantas para terem esconderijos. O que são os limpa-fundos? Dependendo da espécie 13 são muitos (se forem plecos) e se forem corydoras vais precisar de uma área de substrato com granulmetria fina (como areia de silica) a formar um género de praia.

Peixes Palhaços???? esses são de água salgada deves ter por aí outra coisa😁.

Espero ter ajudado, mais alguma dúvida coloca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo esclarecimento. Os peixes limpa fundos ou limpa vidros, aqueles escuros com boca redonda. O peixe palhaço que referi, sao aqueles cor de laranja com 3 riscad pretas na vertical. Hoje fui comprar outro aquario, 120 L, comprei o filtro, o termostato, e algo para os peixes se divertirem. Fiz o teste do PH, esta a 8. coloquei os liquidos que me aconselharam para neutralizar o cloro, aumentar produçao bacterias. o aquario esta a trabalhar, sem peixes. Quando devo fazer a introduçao de peides? comprei tembem a maquina automatica de alimentaçao, mas ela alimenta 4 vezes ao dia, nao é muito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ph a 8 é um pouco alto para os neons.

Mete aí fotos que assim talvez te consigamos identificar os peixes.

O ciclo de azoto demora aproximadamente um mês antes disso não coloques peixes.

Máquina automática deve dar para programar as vezes que queres. Alimenta os peixes pouca quantidade 2 ou 3 x por dia. Eu os meus alimento uma vez por dia e fazem jejum nas quartas e sábados e estão bem gordos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a usar o Tapatalk para interagir com o fórum? Se não, experimenta está na APP store ou equivalente

085317f157fe47c65b832fe57fd730f0.jpg656218cfca2c0383ce030643753f6a6e.jpg

este foi o aquario que me deram



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens como medir amonia, nitritos ou nitratos? Era importante para o aquário que já tem peixes. Se não quiseres gastar dinheiro em kit de testes podes tentar trocar mais ou menos 20% de água entre dia sim dia não até o mínimo de 1 vez por semana durante 3 ou 4 semanas. Senão esses peixes arriscam-se a morrer intoxicados.

 

O que tens dentro do filtro? É só esponja? Se sim, para essa quantidade de peixes pode não ser suficiente.

 

Tens mesmo 13 "limpa fundos" desses? Só vi 2 ou 3. Se tiveres 13 são realmente muitos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei a caixa completa de testes, o aquario que tem peixes esta bem para ja. o aquario com
peixes tem 2 filtros, 1 so esponja e esse da foto com esponja e aquelas bolinhas castanhas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora está-me a dar uma branca, não me lembro do nome, mas a alcunha desses é limpa vidros porque estão normalmente muito tempo nos vidros e superfícies planas ou pedras lisas e grandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sorisos

Como já aqui foi dito começastes mal,porque não fizestes o ciclo do azoto,agora sobre o aquário que comprastes,não sei se sabes que esse areão ás cores são pedras pintadas,não e nada indicado para um ambiente que se quer natural,e mais tarde ou mais cedo vai começar a deixar essa tinta no aquário,depois tens um filtro que para esse aquário e muito fraco,vais teres problemas se muito rapidamente não comprares um filtro esterno que faça pelo mínimo 5 vezes o volume do teu aquário,sobre o que tu chamas limpa vidros a mim parece-me ancistrus,agora treze são muitos ancistrus.

Sobre a temperatura a 25 esta bom.

Faz o ciclo do azoto com calma nesse aquário novo,e no outro vais ter muito cuidado e teres que fazer TPA,s pelo menos duas vezes por semana,boa sorte.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê-lá o que e que compras,val mais um filtro que mesmo que faça mais que 5 vezes o volume do aquário,e que a tua carteira dei para tal,merece sempre a pena,porque o filtro num aquário e o pulmão de todo o sistema.

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.