Aquário de baixo custo de manutenção


Great White

Recommended Posts

Depois de alguma pesquisa, apercebi-me que ter um aquário requer um orçamento de manutenção superior ao que eu pensava. No entanto, gostava mesmo de ter um aquário. Assim sendo, venho pedir a vossa ajuda e orientação para idealizar uma aquário com custos de manutenção reduzidos.

Gostava de ter um aquário com uma capacidade de cerca de 80-100 L. Creio que, para quem não quer custos de manutenção muito elevados, a água fria será a melhor opção. A temperatura da divisão onde eu o penso ter varia entre os 14 ºC no inverno (sem aquecimento) e os 24 ºC no verão (sem refrigeração).

Disto isto, o que devo ter em conta na escolha dos vários elementos do aquário e dos seres vivos que nele vão habitar para manter os custos de manutenção reduzidos? Que custos mensais, aproximados, é realista esperar?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres custos reduzidos eu optaria pelo aquário de água quente é verdade que tens de comprar um termostato sim mas também é verdade que os peixes de água fria(Kinguios, plecos etc) são peixes que poluiem bastante a água e por isso o dinheiro que poupas nos termostato vais acabar por precisar de gastá-lo no filtro

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o correto é se quer mesmo um aquário fechar um pouco os olhos aos gastos principalmente porque esses gastos são apenas no início.
Para 80-100L eu não lhe dou outra opção sem ser um filtro externo por isso de resto seria termostato iluminação fauna Guppys se quer poupar esteja descansado que basta comprar apenas um macho e duas fêmeas e passado 1 mês ou 2 o aquário estará cheio de peixes.

Agora se está também interessado em montar um aquário aconselho-o vivamente a ler sobre o ciclo do azoto, porque é também um bela forma de poupar, se você começar com o pensamento de que um aquário é só vidro água e peixes vai perder peixes e consequentemente perder dinheiro. Por isso seria bom ter uma noção dos procedimentos a se fazer ao montar o aquário etc etc

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, discordo um bocado da tua opinião, os custos de manutenção não são elevados mas o custo do equipamento é que pode ser elevado.
Um aquário da litragem que indicas terás um gasto mensal entre 15 a 30€ mesmo que uses termostato, filtro, iluminação etc. Sendo os gastos superiores no Inverno e mais reduzidos no verão.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas gastos de manutenção são baixos quer em água quente quer em água fria, os gastos da manutenção tornam-se caros se quiser pôr CO2 ou fertelizantes mas nenhum dos dois é necessário em nenhuma das montagens por isso acho que o caro é só os equipamentos mas o que quis dizer é que se fôr para água fria para poupar no termostato vai ter de gastar mais no filtro e nas cerâmicas por isso vai dar ao mesmo.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vamos lá a haver,gastos mais elevados terá que ser sempre no inicio do hobby,num aquário de 100 litros,num termostato,e um bom filtro,serão os gastos mais avultados,depois colocar plantas de baixa manutenção,e temos tudo para seguir,agora chegados aqui,o custo de manutenção serão a mão dobra do dono do aquário,depois há o comer dos peixes que não se compra todos os meses comer,e quando se compra como eu faço gasto 30 ou 40 €uros de dois em dois meses,há já me tinha esquecido que para completar o layout precisas de substrato rochas e tronco,além das cerâmicas para o filtro,ora tudo isto tem um custo,depois de tudo a trabalhar,os custo podem subir se tu quiseres passar de plantas de baixa manutenção para um plantado,pois ai as coisa começam a subir os custos mensais,porque terás de ter fertilização,co2,e uma boa fonte de luz,esta questão da luz que eu não disse em cima e um gasto em ter em conta,depois disto tudo,calcular um gasto depende muito do aquário que se tem.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a ajuda de todos. Depois de refletir sobre o assunto, acho que o mais sensato será experimentar este passatempo com um aquário pequeno, de manutenção fácil, ver se o gosto pela aquariofilia "pega" e quais os custos que tenho com esse aquário. A partir daí, creio que poderei ter uma opinião mais bem formada sobre o que que quero fazer a seguir e, caso deseje continuar a dedicar-me à aquariofilia, quais os custos que estou disposto a suportar e que tipo de aquário de adequa aos mesmos.

 

 

Editado por Great White
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquários mais pequenos são mais complicados de manter(a nível de qualidade da água) mas desde que não exagere na quantidade de peixes acho que sim é uma boa ideia um aquário de 20 Litros com termostato, um filtro hang on, uma luminária e um betta acho que seria bom para te iniciares e dava para começares a fazer umas brincadeiras engraçadas com o layout sem gastar tanto quanto gastarias num aquário maior mas uma coisa que tens de ter em mente muitos peixes são para aquários grandes e o aquário tem sempre de ter um filtro com mídias biológicas ligado 24h por dia.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E há agora filtros internos são mais baratos mas para além de ocuparem mais espaço dentro do aquário são chatos de limpar.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma aquariofilia satisfatória tens de ter consciência que tens de investir numa qualidade mínima.

Só assim te impede de gastar dinheiro e daqui a um par de meses encaixotares tudo porque a coisa não correu bem.

Faz as contas a um aqua de cerca de 45 cm, iluminação, um filtro cascata e termostato. Depois depdende de ti se estás disposto ou não a gastar esse valor.

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.