Alevins! Preciso de ajuda!


edmendes

Recommended Posts

Bom dia a todos!

 

Vi um alevim a passear no fundo do meu aquário!

Penso ser de Néon...

 

O problema é que deixei de o ver de um momento para o outro.

 

E só vi apenas um...

 

Será que alguém o comeu?

Tenho 10 Neons, 4 Platys e 2 Canivetes.

 

 

O que o devo fazer quando o avistar novamente?

 

 

Obrigado pela ajuda malta.

 

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho pouco provável ser de néon (para não dizer impossível ;)).
O mais provável é ser de platy e se os canivetes (??) forem espadas também podem ser deles. Estas 2 especies são de fácil reprodução.
Dependendo da existência ou não de locais onde se podem esconder não precisarás de fazer nada. Mas sem ver o aquário não sei se chega. Mete aí umas fotos.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho pouco provável ser de néon (para não dizer impossível ;)).
O mais provável é ser de platy e se os canivetes (??) forem espadas também podem ser deles. Estas 2 especies são de fácil reprodução.
Dependendo da existência ou não de locais onde se podem esconder não precisarás de fazer nada. Mas sem ver o aquário não sei se chega. Mete aí umas fotos.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk


Vê aí as fotos e diz algo. Mas obrigado desde já pela rápida resposta.

Também achei estranho ser de Néon, pois sei que é extremamente difícil.

Mas era mesmo muito parecido. Lol
(Nunca tive alevim algum...)10cbb3be205797231ad7e8cca4932abb.jpg1f185271c482f79886367f9cf15c855e.jpg4f5f1b686dbd32a8636ee90d3680b9b3.jpg7e49f17bfbe426088522c87125348b3d.jpgd3cfc6a5825be6b04fef7bffe5732883.jpg

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Marco disse, é muito pouco provável que sejam alevins de neon, estes são de reprodução muito difícil em cativeiro. Necessitam de condições muito especificas para que isso aconteça, como o som da chuva a cair e trovoadas. 

 

O mais certo é mesmo serem  crias de platys ou de espadas, esses sim são de reprodução relativamente fácil. Pode haver mais alevins no aquário, depende se têm esconderijos ou não, tais como plantas e troncos. 

 

Na pior das hipóteses também pode ter sido sugado pelo filtro... 

 

Abraço   

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Marco disse, é muito pouco provável que sejam alevins de neon, estes são de reprodução muito difícil em cativeiro. Necessitam de condições muito especificas para que isso aconteça, como o som da chuva a cair e trovoadas. 
 
O mais certo é mesmo serem  crias de platys ou de espadas, esses sim são de reprodução relativamente fácil. Pode haver mais alevins no aquário, depende se têm esconderijos ou não, tais como plantas e troncos. 
 
Na pior das hipóteses também pode ter sido sugado pelo filtro... 
 
Abraço   
Por acaso também me lembrei do filtro e abri-o para ver se havia algum no cimo do canister, mas não.

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E outra questão... Eu ia fazer agora umas pequenas adições ao aqua...

Como 3 plantas novas e um pouco de areão negro, já lavado, em alguns locais que tem pouco e o substrato está a aparecer...

Posso fazer na mesma estás adições? Ou devo esperar?

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens por aí alguns locais onde se podem esconder, não me parecem muitos mas podem ser suficientes.
Os alevins se tiverem +ou- 1cm já não são comidos com facilidade.
Há medida que essa vegetação aumentar vão safar-se cada vez mais alevins.
Não deves ter nenhum problema em adicionar a areia e as plantas.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o substrato que está por baixo?

há 4 minutos, edmendes disse:

o substrato está a aparecer...

Cuidado que se for substrato fértil pode vir a trazer problemas em breve, se assim for, recomendo a cobrir essa camada de baixo o quanto antes. 

No que diz respeito ás plantas, quantas mais meteres melhor. Que plantas estás a pensar colocar aí?

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o substrato que está por baixo?
Cuidado que se for substrato fértil pode vir a trazer problemas em breve, se assim for, recomendo a cobrir essa camada de baixo o quanto antes. 
No que diz respeito ás plantas, quantas mais meteres melhor. Que plantas estás a pensar colocar aí?
 
O substrato é este da foto:
e2cd7bba7f936d16d67813d85f858f14.jpg

As plantas já as tenho aqui comigo.
São 2 vasos de Limnophila Sessiliflora e 1 vaso de Lilaeopsis (Novea-Zelandia)

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era o que acreditava ser, esse substrato da sera ou qualquer outro fértil precisa de uma camada "generosa" de substrato inerte por cima para evitar que a carga de nutrientes esteja em contacto direto com a coluna de água. Por isso fazes muito bem em tapar essas zonas que estão expostas. 

 

Quanto às plantas a sessiflora é uma ótima escolha para criar esconderijos para alevins, para além da protecção que proporcionam as sua folhagem fina é um bom reservatório para microorganismos essenciais ao alimento dos pequenos nos primeiros tempos de vida. 

 

Força nisso 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais