Temperaturas Termômetro


edmendes

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

 

Surgiram-me novas questões...

 

Tenho 2 termômetros e acusam temperaturas diferentes!

 

Qual o que está correto?

- Um é uma tira de colar da Tecatlantis acusa 28ºC

- Outro é de mercúrio da Sera e acusa 32ºC

 

É uma diferença grande entre eles... E não consigo perceber qual o que está correto.

 

E para pior a situação, o termostato de 300W da Ehiem está a 26ºC (mas este provavelmente está descalibrado).

 

Que me aconselham a fazer para saber qual a temperatura correcta?

 

 

 

E já agora coloco outra questão... Qual a posição indicada do termômetro? Em cima, meio ou no fundo?

 

Obrigado desde já pela ajuda7aed9a808586edd3bd41ab719c345ee6.jpg19d67b6d0c0534c21d4a7bd459ae06c3.jpg

 

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito mais no de mercúrio. Tens um termometro em casa mesmo que seja para medir a temperatura do ar? Mete lá esse de mercúrio e vê quanto marca. Isso também mede bem a temperatura do ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Entre as duas opções, o termómetro de mercúrio é muito mais fiável. 

As tiras de registo térmico permitem, de modo rápido, ficar com uma ideia da gama de valores que o aquário apresenta. Não são leituras muito precisas. Na maioria das vezes, os valores que fornecem são uma mistura da temperatura do vidro do aquário e da temperatura ambiente externa.

De qualquer dos modos, convém aferir o termómetro de mercúrio porque nada é eterno e pode estar avariado. Até lá, sugiro que o retire da água e o coloque em água bastante fria para ver se ele desce de modo evidente sem ficar qualquer resíduo no capilar.

Depois coloca de novo no aquário e vê se o mercúrio sobe de modo regular no capilar sem deixar espaços com ar.

Na foto que envia, o termómetro está muito perto de um equipamento. Trata-se do termostato ou é um componente do filtro?

A posição não é muito relevante. Se fosse um aquário muito profundo, com possibilidade de estratificação térmica, podia fazer sentido colocar mais no fundo. No seu caso não vejo qualquer vantagem. 

Atenção que se, de facto, está com uma temperatura de 32ºC parece-me um pouco exagerada - depende das espécies que tiver no aquário. A taxa de oxigénio dissolvido na água é inversamente proporcional à temperatura. Convém aumentar um pouco a oxigenação até resolver o problema.

Prema

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá
Entre as duas opções, o termómetro de mercúrio é muito mais fiável. 
As tiras de registo térmico permitem, de modo rápido, ficar com uma ideia da gama de valores que o aquário apresenta. Não são leituras muito precisas. Na maioria das vezes, os valores que fornecem são uma mistura da temperatura do vidro do aquário e da temperatura ambiente externa.
De qualquer dos modos, convém aferir o termómetro de mercúrio porque nada é eterno e pode estar avariado. Até lá, sugiro que o retire da água e o coloque em água bastante fria para ver se ele desce de modo evidente sem ficar qualquer resíduo no capilar.
Depois coloca de novo no aquário e vê se o mercúrio sobe de modo regular no capilar sem deixar espaços com ar.
Na foto que envia, o termómetro está muito perto de um equipamento. Trata-se do termostato ou é um componente do filtro?
A posição não é muito relevante. Se fosse um aquário muito profundo, com possibilidade de estratificação térmica, podia fazer sentido colocar mais no fundo. No seu caso não vejo qualquer vantagem. 
Atenção que se, de facto, está com uma temperatura de 32ºC parece-me um pouco exagerada - depende das espécies que tiver no aquário. A taxa de oxigénio dissolvido na água é inversamente proporcional à temperatura. Convém aumentar um pouco a oxigenação até resolver o problema.
Prema
 
 
 
 
 
 
Muito obrigado pelo seu feedback.

Vou fazer o que recomendou.

O aquário tem 53 cm de altura (de água).
E o equipamento que está ao lado do termômetro de mercúrio é apenas o bocal de recolha de água do sistema de filtragem.

O termostato está do outro lado do aquário a 1,20m de distância.
Está correcto ter os 2 equipamentos em lados extremamente opostos também?

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais