Aquário com Amónia e Nitritos


Recommended Posts

Boa tarde,

Bem, parece-me que estou com um problema. Montei um aquário 60x30x38 há cerca de três semanas e fui sempre testando a água, aparentemente estava tudo bem, dado que obtia valores de nitratos e valores nulos nos outros testes...
Na segunda eu substitui o filtro, removi a mini biobox2 e coloquei o Fluval 106. No dia seguinte tive um pico de amónia de 0,5mg/l mas no segundo dia esse pico passou... 
No dia de hoje, fui medir novamente os parametros e fiquei chocado:

52684438_2090196021066344_77103774607469

52596363_383372775550205_558125871065255

52548497_808883276153999_600988800288764

Depois destes testes eu recorri à loja que me vendeu um produto (Sera Toxivec) e esse produto fez descer pelo menos a amónia para os 0,5.

Mas agora estou com imenso medo... Já tenho alguns peixes (5 guppys e 19 néons) e não queria nada que algo de mau lhes acontecesse! 😞

 

Aparentemente eu tinha o ciclo feito com a ajuda do Nitrivec... Só vejo a troca do filtro como um potenciador destes valores, agora não sei mesmo o que fazer.
Na loja também me falaram em zeocarb para ajudar agora nesta fase, mas também não tinham stock e hoje é sexta-feira.

 

Se alguém puder ajudar agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao mudar o filtro foi feito um reset ao ciclo. Devias ter mantido os dois durante uns tempos.

 

Muda 20% da água dia sim dia não até estabilizar. Ou pelo menos mudar sempre que os valores subam. Que há-de ser mais que uma vez por semana para ja

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite novamente, e obrigado pela resposta.

Ontem e hoje fiz mudanças de água de 20% do volume e continuo com níveis elevadíssimos, especialmente de Nitritos.
A amónia esta a 0,5mg/l mas os nitritos estão a 5mg/l, ou seja, rebentou a escala e nem com toda a água que troquei isto melhora.

Curiosamente os nitratos desapareceram por completo.

Além das trocas de água, adicionei por recomendação da loja Sera Toxivec e Sera Nitrivec, mas mesmo assim não estou a ter melhorias. Penso que tenha sido o toxivec que baixou a amónia e correu com os nitratos.
A minha água tinha um cheiro fétido, a algo podre mesmo, mas não há peixes nem plantas mortos... Então coloquei o Fluval ZeoCarb no filtro e o cheiro começou a diminuir, mas agora pergunto-me: Se continuar a adicionar toxivec e nitrivec, estes produtos vão ser anulados pelo ZeoCarb?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, mesmo após ter substituído 70 litros em duas TPA's, continuo a ter valores elevados de nitritos e nitratos, sendo que a amónia já estabilizou...

NO2 = 1 Mg/L

NO3 = 20 Mg/L

 

Estou mesmo a ficar desesperado com isto e sem saber o que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a amonia estiver a ficar perto do zero pode significar que a primeira parte do ciclo já se está a compor, ou seja, já tens bactérias que transformam amonia em nitritos, faltam-te agora as que transformam nitritos em nitratos. Os nitratos acho que depois só saem com TPA ou com plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como já havia referido no outro tópico que criaste sobre o teu aquário o ciclo de azoto não se faz em pouco tempo nem a adicionares esses supostos "aceleradores de ciclo de azoto". Um ciclo demora sempre entre 30 a 40 dias.

Como MrOverclock referiu anteriormente ao trocares o filtro perdeste todas as bactérias que haviam sido criadas e é como se tivesses começado o ciclo de novo a partir do dia que montaste o Fluval. 

Por outro lado estas a ter dificuldades em baixares os valores mesmo a trocar tanta água pois como tens imensos peixes eles estão constantemente a produzir "porcaria" criando valores altos de amónia. Se já não tens amónia no aquário é porque já tens no filtro as bactérias que transformam amónia em nitritos dai estes estarem altos. Agora vai demorar uns dias até teres bactérias que transformam todos os nitritos em nitratos. E os nitratos só diminuem com TPAs ou se tiveres muitas plantas.

Acho que a solução que tens é continuares a fazeres TPAs até as bactérias se criarem no filtro e não tiveres amónia e nitritos no aquário. Está a ser um inicio atribulado mas não desistas pois quando o ciclo se completar vais ver que tudo corre melhor. 

 

Edit: quando fizeres as TPAs não faças limpeza do fundo caso tenhas pois existem sempre bactérias que se estabelecem no fundo e vidros do aquário. Se ao fazeres TPAs limpares o fundo e vidros começas a remover essas bactérias atrasando mais o ciclo.

Editado por Bruno Carneir
Adição de informação.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ficar desesperado com isto...
Não troquei mais água e hoje a amónia voltou a ir para os 0,5mg/l e os peixes a respirarem ao cimo da água...
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Vais de ter que continuar a fazer as tpa,s,pois o ciclo esta a correr,se descurares agora então e que vais mesmo ficar desesperado há seria,tem calma que com muita paciência tudo vai ao seu lugar,calma,calma,o resto o tempo e a natureza dão-te uma ajuda.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, MrOverclock disse:

A que temperatura está a água?
Tens forma de oxigenar a água? Bomba de ar, ou a saída do filtro a fazer turbulência na superfície da água?

A água eu li que era bom aumentar então tem estado nos 26/27ºC.

Sim, o filtro esta a oxigenar bastante a superficie, bomba de ar por enquanto ainda não tenho, como me tinham dito que o melhor era apostar num bom filtro foi o que fiz...

 

Obrigado a todos pela ajuda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for só até aos 27 está bem. Mais que isso não! Mas há que ter em atenção que quanto maior a temperatura menos capacidade tem a água de armazenar oxigénio, e os peixes a respirar no topo da água pode ser falta de oxigénio. No entanto não me parece que tenha sido o caso.

De qualquer maneira eu continuava a trocar água com frequência durante umas semanas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o que foi dito anteriormente. O ciclo ainda está a decorrer (pois ainda tens amónia e nitritos, e estes só baixam quando fazes TPA) por isso a única coisa agora a fazer é mesmo continuares a fazeres TPAs para manter a amónia e nitritos baixos até o ciclo estar completo. Mas atenção que isso ainda te vai demorar umas semanas. 

E vai controlando bem com testes pois com TPAs podes medir valores de amónia zero e passado uns tempos esta aumentar caso o ciclo não esteja completo. O melhor é mesmo veres o dia em que montaste o Fluval e veres em que dia calha passados 3 semanas desse dia. Para teres uma ideia de até quando deves fazer TPAs frequentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com todos os conselhos já dados, eu só mudava a percentagem das TPA...
Num caso "crítico" destes 20% é pouco, eu mudaria 50% todos os dias até ter os testes normalizados. Acredita que água nova é mais eficaz que os produtos que muitas vezes apenas servem para "mascarar" os testes, estou a falar em concreto desse para "reduzir" a amônia.

Supostamente não faz a amônia diminuir ou desaparecer, mas sim, faz com que os seus efeitos sejam menos nocivos para os peixes.

Como sabes se tens amônia ou não se usaste um produto para a alterar?

A única coisa a ter atenção é inserir água nova a uma temperatura o mais aproximada possível à água do aquário para não haver um choque muito grande para a fauna.
Não te preocupes que as bactérias começarão a fazer o trabalho delas e tudo irá ficar estabilizado e sem mortes.
Tens testes para controlar a situação e acima de tudo vontade e empenho para resolver o problema.
Vai correr tudo bem, mas mantem-te sempre atento e em cima do acontecimento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho feito essas TPA's criticas, no passado domingo eu troquei 70 litros de água, em duas vezes, ou seja, 35 litros de cada vez.

Quanto à água de troca eu coloco numa vasilha que comprei especialmente para o efeito com uma bomba (era a bomba da biobox) e coloco o Aquastart (semelhante ao Aquatan) para remover o cloro e metais pesados.
Coloco também um aquecedor de 150w (custou 4,90€ nos chineses) e quando este atinge a temperatura eu avanço para a TPA.

Quanto aos produtos que o Luís falou, eu já percebi... Nem o Nitrivec nem o Toxivec ajudaram em nada. Sinceramente o Nitrivec só me piorou a situação, porque foi após ele que comecei a ter mais amónia e nitritos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Escrevo-vos hoje em forma de update. Em primeiro lugar, a amónia já desapareceu completamente, os nitritos consegui também baixa-los e têm estado estabilizados em 1,0mg/l, no entanto, não tenho qualquer tipo de nitratos. Será que as minhas plantas estão a comer os nitratos completamente? 

Como um azar nunca vem só, no meio desta atribulação toda, apercebi-me de que uma guppy estava prestes a parir, fui a correr comprar uma maternidade e lá nasceram alguns peixitos, na verdade 12, fora os que ela comeu ou que tenha parido antes. Acabei por a expulsar da maternidade para não comer mais nenhum...

Isto tudo no dia de ontem, hoje de manhã tinha um guppy macho a boiar, morto... Aparentemente uma morte súbita, é estranho, pois a água já teve valores bem piores e estavam todos bem. Os valores de hoje foram os seguintes:
Amónia 0 mg/l
Nitritos 1 mg/l
Nitratos 0 mg/l
PH 6.5

Em relação ao que tinha dito, estava enganado. O Sera Toxivec ajuda muito com picos de amónia, nitritos e nitratos, pois supostamente funciona com trocas moleculares por forma a decompôr as substâncias, mas nunca com a dose mínima. Depois de ler que podia adicionar diariamente doses quintuplas, adicionei uma dose tripla e os meus nitritos baixaram imediatamente de 5mg/l para 1mg/l onde se teem mantido até então.

52779875_1241267506037226_50988424477529

E pronto, é isto... Só é pena o ciclo ainda não estar concluido...
Vou continuar a aguardar, embora o aquário já tenha mais de 3 semanas de estabelecido.

 

Obrigado a todos!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

Desenterro este tópico novamente porque estou com um problema:
 

A ciclagem aparentemente concluiu-se pois desapareceu-me por completo a amónia e os nitritos, resultando apenas nitratos.
No entanto, há cerca de 3 dias que estou com um pico de amónia de 0,5 mg/l no aquário, sem explicação aparente. A única coisa de diferente que fiz foi adicionar uma matéria filtrante no filtro que é o Sera Siporax Algovec, matéria filtrante que elimina algas por concorrência alimentar e sem químicos, o que aparentemente tem estado a resultar para as algas, mas uns dias depois de fazer isto apareceu o pico de amónia e não consigo encontrar explicação. Talvez também coloque alimentação a mais, e por tal introduzi umas corydoras (4) a fim de ajudarem a limpar os remanescente de comida. Elas parecem estar a trabalhar bem!
Os peixes aparentam estar saudaveis, a água encontra-se limpida e não encontro mesmo explicação para o que está a acontecer.
Tenho aguardado mas a amónia não desceu, pelo contrário... Ontem tinha 1mg/l e procedi a uma TPA.

No filtro tenho, além das esponjas, o Fluval Pré-Filter (cerâmicas), depois tenho uma dose de Fluval Carbon, depois no último cesto tenho o Fluval Biomax, misturado com o Siporax Algovec e finalmente um pouco de lã filtrante.

 

Alguma sugestão?
Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira o carvão. Se já passou o prazo dele, provavelmente é ele que está a libertar amônia. Serve para retirar medicamentos da água e depois disso lixo. Mais de duas semanas no filtro começa a fazer mais mal que bem.

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não lavei as matérias filtrantes, simplesmente deitei a água do copo do filtro fora.

O carvão está lá há uns 5 dias porque a água estava pouco cristalina e tinha algum odor.
Limpei os vidros com o raspador magnético mas não mudei a água nesses periodos para não perder as bactérias...

Já ando a ficar desanimado com isto, estava tudo a começar a correr bem e agora regrediu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desanimar nunca, tenho a certeza que a amónia vai baixar com mais umas trocas de água. Eu também troco a água do copo do filtro é normal. As matérias filtrantes apenas enxaguo com água do aquário e nunca as deixo fora de água. Há que retirar sempre água do aquário para 1 ou 2 baldes para tratar da limpeza do filtro, mas tenho a certeza que sabes e fazes isto.
Ainda assim continuo com a minha sugestão da retirada do filtro de carvão, trocando por cerâmicas ou matrix. Na minha opinião os "maus cheiros" do aquário devem apenas ser resolvidos com trocas de água, que no fundo são a chave para nos livramos dos vários problemas no aquário. 
Já agora, tens sinfonado o areão? Também acho que é importante pois pode não haver ainda bactérias suficientes para transformar em nitratos a matéria orgânica libertada pela fauna que adicionaste recentemente. 
O ecosistema vai equilibrar por si e vais ver isso tudo afinadinho!
Força aí!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho sifonado o areão porque se o fizer as minhas plantas levantam todas voo...

Estou a tentar dar menos comida.

Tenho ali outras matérias filtrantes como o ZeoCarb e o Clearmax mas queria evitar ao máximo o uso dessas matérias, pois queria que o sistema equilibrasse por si só, mas está muito dificil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...