Posição do Termostato


edmendes

Recommended Posts

Boa noite maltinha!
 
Gostaria que me esclarecessem de uma coisa.
 
 
Tenho o meu termostato na diagonal, e queria e mete-lo na vertical. Precisamente no mesmo sítio, mas na vertical.
ef96eae993bc3a80ae977abd3d619fab.jpg&key=fd5b13c3343f563fd3917b4ed7c19cbc7ffb5d44e6831b81bc50bb6c98fad356
 
Mas o problema é que fiz uma elevação no solo, e então o termostato deixou de poder estar na vertical como eu queira.
715582180b86745eb8be3748cde8a2e1.jpg&key=bbe48fe7c50bdb9c7a13f02362898aad6e1f24ba981658bcfaf43c091c017cf4
 
Então o que gostaria de saber, é se posso colocar o termostato na vertical, e enterrando a ponta do mesmo, cerca de 3cm.
 
 
Outra opção que tenho é meter o termostato na noutra esquina no aquário, mas é onde fica a sucção do sistema de filtragem....
b6ddd0d4c88772ca19a5916d4437ae0d.jpg
Mas acho que isso é uma desvantagem, pois estou a aquecer água para ir fazer o circuito de filtragem, e quando voltar a entrar no aquário já arrefeceu... (Filtro JBL CristalProfi e901) 1,5m de tubo + circuito de filtragem + 1,5m de tubo).

Ou estou enganado sobre esta minha ideia?
 
 
Obrigado desde já pela vossa ajuda!
 
Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk
 
 


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas edmendes

Bem vindo ao Fórum,bom só há uma forma de ficares a saber se o termostato no outro lado do aquário junto há entrada e saída da água fica muito tempo ligado,ou se a água baixa muito a temperatura,colocas lá por uns dias e logo vais tirar as tua conclusão,se dá bom resultado ou não.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, edmendes disse:

Boa noite maltinha!
 
Gostaria que me esclarecessem de uma coisa.
 
 
Tenho o meu termostato na diagonal, e queria e mete-lo na vertical. Precisamente no mesmo sítio, mas na vertical.
ef96eae993bc3a80ae977abd3d619fab.jpg&key=fd5b13c3343f563fd3917b4ed7c19cbc7ffb5d44e6831b81bc50bb6c98fad356
 
Mas o problema é que fiz uma elevação no solo, e então o termostato deixou de poder estar na vertical como eu queira.
715582180b86745eb8be3748cde8a2e1.jpg&key=bbe48fe7c50bdb9c7a13f02362898aad6e1f24ba981658bcfaf43c091c017cf4
 
Então o que gostaria de saber, é se posso colocar o termostato na vertical, e enterrando a ponta do mesmo, cerca de 3cm.
 
 
Outra opção que tenho é meter o termostato na noutra esquina no aquário, mas é onde fica a sucção do sistema de filtragem....
b6ddd0d4c88772ca19a5916d4437ae0d.jpg
Mas acho que isso é uma desvantagem, pois estou a aquecer água para ir fazer o circuito de filtragem, e quando voltar a entrar no aquário já arrefeceu... (Filtro JBL CristalProfi e901) 1,5m de tubo + circuito de filtragem + 1,5m de tubo).

Ou estou enganado sobre esta minha ideia?
 
 
Obrigado desde já pela vossa ajuda!
 
Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk
 
 

 

Não precisas de ter o termostato todo dentro de água. Experimenta colocar na vertical, desde que a resistência não esteja fora de água, não há problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de ter o termostato todo dentro de água. Experimenta colocar na vertical, desde que a resistência não esteja fora de água, não há problema.

O meu Termostato é da Ehiem 300W.

E ele tem uma marca no topo com o nível mínimo de água...

855bcfac37cd568bc324db0d3a5ef845.jpg&key=5b920dcc89173abe8c2c1cedda3867a11affd65551eaba51a032e5c0456c65a8

Não há problema ficar mais abaixo?

 

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a Eheim dá essa indicação, o melhor é respeitar. Eles sabem do que falam. Tenho um de 100w e já desci abaixo dessa marca com ele ligado. Posso dizer que por vezes nas TPAs nem o desligo e a água fica bem abaixo (nunca deixei que ficasse perto da resistência) e até hoje não tive problema, mas nestas coisas o melhor é não arriscar. Como disseste, enterra um pouco no solo, mas que não chegues ao substrato fértil caso o tenhas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas amigo Álvaro!

Fiz alteração no aqua. Acabei por testar meter o termostato na vertical, junto do IN do filtro. E mudei o OUT para a outra ponta do aqua, assim como termômetro.

Acabou por ficar assim, pois funciona.
O mito (por mim criado) foi cano abaixo. Não tenho tido percas de energia ou temperatura.

Ficou visualmente MUITO melhor!

Já meto fotos do antes e agora, quando chegar a casa.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edgar 

Na minha opinião o inflow e o outflow deviam estar os dois na mesma lateral,porque a sim a água percorre todo o aquário,e volta para traz novamente,mas se achas que a sim para ti dá mais resultados tudo bem.

Cumprimentos   

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a mesma opinião. Mas estou com problemas em conseguir encaixar tudo. Pois o aquário tem tampa, e tem um orifício em cada canto para passar tubagem.
E não sendo os orifícios muito grandes, não consigo colocar tudo do mesmo lado... IN, OUT e termostato (mais o cabo de alimentação da calha de Fluorescentes e 2 das fitas de LEDs....)

Por isso é que também queria o termostato do outro lado... Mas tem de ficar uns 3/4 cm enterrado no areão, e poderá ficar em contacto com o substrato fértil...

Ainda não cheguei a uma conclusão de deve fazer isso ou é arriscado....


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderás alargar esses buracos,a coisa tem que ser bem estudada e pensada,quero eu dizer,o termo ficava num lado e IN e OUT noutro.

Agora o termo ficar com a ponta enterrada no solo,não sei até que ponto  possa interferir no aquecimento do mesmo,como o meu esta na diagonal,e não na vertical não sei se e arriscado ou não.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou hoje um proteção que mandei vir do eBay por uns tostões..

eefb09e343923d2b4be62f474a796540.jpg

Acham conveniente aplicar isto? Para proteção dos mais curiosos... E será que com esta proteção já poderei enterrar a ponta do termo?


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já podias enterrar a ponta do termo...

Foi uns tostões? Então são uns tostões a menos na carteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é que não precisas de isso para nada. Podes enterrar a ponta do termo à vontade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais