Aquário plantado sem filtro


Recommended Posts

Boa tarde pessoal 

Surgiu aqui algumas dúvidas em relação a um aquário plantado . 

Tenho um aquário com substrato fértil da fluval , JBL Manado e CO2 . Plantas são de fácil manutenção e algumas um pouco mais exigentes . 

A minha dúvida é a seguinte

como nesse aquário não vai ter fauna posso manter o aquário somente com o termostato e sem filtragem ?  Estava a pensar colocar um bomba fraca de circulação para o CO2 chegar a todos os cantos do aquário . A iluminação é led T8 6500k com 2400 lúmens . 

Será viável assim sem filtragem ?

caso tenha colocado o post no lugar errado peço desde já desculpas . 

Obrigado a quem der umas dicas . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hilário

Respondendo há tua pergunta,mas antes de responder quero-te dizer que aqui no Fórum responder pode ser logo,ou demorar um pouco mais ninguém esta aqui logo para responder a todas as questões um vez que cada um tem a sua vida,responder logo a uma questão tem a haver com muitas nuances,estar preparado para responder a tal questão,ou não estar a preparado para responder há tal questão,tu perguntas se será viável ter um aquário só com plantas,e sem peixes,sem um filtro,acho que sim,uma vez que não vais ter carga biológica dos peixes,mas acho que terás pelo menos colocares água que no entretanto se vá evaporar,acho que respondi há tua pergunta,qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completando, a opinião do @Alvaro Silva com o pouco que sei sobre plantados, faltando os peixes também terás que ter em atenção que poderão faltar alguns nutrientes que normalmente são fornecidos pelos dejetos.

Quanto à questão inicial, também sou da opinião que o filtro, nesta situação, será desnecessário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Álvaro, tens de ter paciência porque o pessoal aqui faz muito "buling"... não é bullying, é buling de bulir... :default_jcb_bang:

Quanto ao aquário... e a circulação da água como se faz? A água estagnada perde qualidade e fica a cheirar mal, o que não vai ajudar em nada o que queres fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , estava pensar colocar uma bomba de circulação fraca ou até mesmo um filtro pequenino dos chinos . Só mesmo para a água circular . Só para não ter de colocar o filtro externo nesse aquário . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hilário, além de todas as razões apontadas anteriormente sobre a falta de resposta no mais curto prazo de tempo, também não ajuda teres colocado este tópico na área do offtopic e testes. Vou mudar para a área das técnicas dentro do aquascaping. 

Em relação á tua pergunta, se vais ter alguma circulação da água para difusão do CO2, não vejo motivo para não tentares. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a ideia mais concretamente, pretendes fazer tpas, vais fazer fertilizacao, queres fazer um aquario sunshine?

Podes não ter filtro, mas as plantas precisam de alimento... se nao tiveres filtro, o aquario com o tempo vai entrar em colapso, podes fazer um autociclante mas estes não podem ter co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , vai ter TPA ocasional , fertilização tropica semanal ou quinzenal . Já tirei o filtro e só tenho uma bomba da sera100 a fazer circulação da água para chegar CO2 a todo o aquário . 

Editado por Hilário Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for grande o suficiente, poderás ter algum sucesso, mas sem nitrificação, primeiro que tenhas baterias para suportar a decomposição, estando a meter combustivel nas plantas (co2), acho que vais ter algas e ao fim de 3/4 meses vai estar em colapso num mar da algas.

Uma tentativa assim não deveria ter co2, só depois do aquário ter capacidade por ele de se livrar de materia orgânica. 

Lamento mas não acredito que passes os 4 meses. Um abraço. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.