Ajuda - Guppy fêmea


Arqcar

Recommended Posts

Bom dia,

sendo um apaixonado por aquários, só agora ganhei coragem para iniciar este hobby.

Tenho um Biorb Flow de 15l, com água "quente", ainda sem decoração, à excepção das pedras cerâmicas incluídas e umas pedras brancas que coloquei por cima.

A escolha deste tipo de aquário prendeu-se principalmente pelo design e facilidade de manutenção.

Não pretendendo ter mais do que 4 peixes, pois sei a limitação do aquário, com indicação do vendedor escolhi 3 espécies: um "Platys", um "Molinésia Negra" e um casal de  "Guppys".

Dois dias depois de ter colocado os peixes, o Guppy fêmea começou a nadar junto à superfície e acabou por morrer.

Dirigi-me ao local onde os adquiri com um pouco de água para teste e disseram-me que a água estava em perfeitas condições e que provavelmente a causa poderá ter sido outra.

Acabei por trazer outro Guppy fêmea, do mesmo local, fiz a adaptação ao ambiente conforme indicado, mas no dia seguinte acabou por morrer também. 

Não sei o que se passa, pois os outros 3 peixes estão perfeitos, (incluíndo o Guppie macho).

Preciso de ajuda pois custa-nos muito ver isto acontecer e já não sei que desculpa dar à minha filha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

 

Pode-nos indicar todo o material que tem? Qual o filtro etc.. 

Sendo que 15l é muito pouco para esses peixes, questiono também se fez o ciclo de azoto antes de colocar os peixes?

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Emejet,

o material que tem é o que veio com o aquário: pedras cerâmica, filtro, produtos com bactérias e tratamento do cloro para a água), lâmpada led, bomba de ar e transformador.

Comprei à parte um termostato (JBL ProTemp S 25).

O aquário esteve a trabalhar 10 dias somente com a adição dos produtos (Water condicioner and Biológical Booster) antes de colocar os peixes e segundo o teste efetuado na loja, como já referi, a água está, segundo eles, em perfeito estado para receber os peixes.

O filtro é composto por uma esponja, umas pedrinhas pretas (carvão) e umas pedrinhas brancas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo ao fórum e ao mundo dos aquários. Antes de mais não desesperes que isto com paciência e empenho chega a bom porto e acredita que a mim ninguem me tira pelo menos 30m diários a seguir ao jantar em que me sento só a observar o aquário e a limpar a cabeça dos problemas do dia a dia.

Mas vamos por partes:

2 hours ago, Arqcar said:

O aquário esteve a trabalhar 10 dias somente com a adição dos produtos (Water condicioner and Biológical Booster) antes de colocar os peixes

Infelizmente não fizestes o ciclo do azoto e será por isso que os peixes morreram. A água até pode estar pronta para receber os peixes mas o filtro não.

5 hours ago, Arqcar said:

A escolha deste tipo de aquário prendeu-se principalmente pelo design e facilidade de manutenção.

Nada mais errado 😅 quanto mais pequeno mais díficil a manutenção e conseguir a estabilidade do aquário.

Aquário de 15l é muito pequeno para quase todos os tipos de peixes. Mas consegues fazer daí um aquário engraçado para invertebrados (caracóis e camarões) se realmente queres manter um peixe aí o único que te aconselho seria um único betta (e arrisco-me a levar porrada dos defensores dos bettas porque mesmo assim é curto).

2 hours ago, Arqcar said:

o material que tem é o que veio com o aquário: pedras cerâmica, filtro, produtos com bactérias e tratamento do cloro para a água), lâmpada led, bomba de ar e transformador.

O filtro vou supor que será interno e só com esponja lá dentro...desenrasca mais a filtragem mais importante (a biológica) não é muito eficaz. Se for esse o caso arranja um filtro de mochila (se não quiseres gastar muito dinheiro alguns chineses tem isso à venda).

Mete aí umas fotos para vermos e percebermos melhor o que se passa com o aquário.

Cumprimentos

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco, e obrigado pela resposta.

Antes de me dedicar a este hobby, dava por mim colado a uma montra vários minutos a observar a vida marinha num qualquer aquário das nossas superfícies comerciais. Sei bem o que queres dizer com os teus 30 min...

Aceito que me tenha precipitado na colocação dos peixes, talvez por desconhecimento ou até má informação do vendedor, no entanto o que me está a intrigar é o seguinte:

1º - Se me dizem que as análises á agua estão corretos;

2º - Se dos 4 peixes que coloquei só um é que morreu. Acabei por o substituir e acabou por acontecer o mesmo;

3º - Se os outros 3 peixes estão bem (aparentemente);

Concluo que o "momento" em que se encontra o aquario não me permite ter mais do que 3 peixes sob pena da qualidade da água ficar alterada.

Estou num momento que não posso voltar atrás, mas também não quero que morra mais nenhum peixe.

Quanto ao filtro, como já disse, é composto por uma esponja, umas pedrinhas pretas (carvão) e umas pedrinhas brancas.

Abraço!

(amanhã coloco umas fotos)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutes ago, Arqcar said:

1º - Se me dizem que as análises á agua estão corretos;

Boas,

Sabes que parâmetros analisaram? Teste de gotas, fitas...?

Dizes que esperastes 10 dias antes de introduzires peixes...nesses 10 dias colocastes alguma carga biológica no aquário (por exemplo alguma comida). Pelo que me parece pelo tua descrição (e posso estar completamente errado) o ciclo só iniciou quando comprastes os peixes.

Mas lê este tópico para veres em que situação estás:

 

19 minutes ago, Arqcar said:

Concluo que o "momento" em que se encontra o aquario não me permite ter mais do que 3 peixes sob pena da qualidade da água ficar alterada.

Estou num momento que não posso voltar atrás, mas também não quero que morra mais nenhum peixe.

A partir dessa conclusão não adiciones mais nenhum peixe mesmo que mais algum morra sem teres a certeza do ciclo estar bem feito. Depois desse período decides o que é melhor para o aquário.

21 minutes ago, Arqcar said:

Quanto ao filtro, como já disse, é composto por uma esponja, umas pedrinhas pretas (carvão) e umas pedrinhas brancas.

Essas pedrinhas pretas tirava daí e colocava mais das brancas. O Carvão ativado serve para retirar da agua substâncias químicas como medicamentos e após algum tempo fica saturado e começa a deitar tudo novamente no aquário. As pedrinhas brancas devem ser as media biológicas e fazem a parte mais importante da filtragem.

Se quiseres saber mais sobre a filtragem lê este tópico:

Volto a dizer-te não te assustes com o que aqui te formos dizendo porque todos cometemos erros no princípio e de certeza que os continuamos a cometer e infelizmente (para os peixes e carteira) muitas vezes aprendemos por erro e tentativa.

Eu demorei quase um ano a resolver a maioria dos erros de principiante no meu aquário, não é perfeito mas cheguei a um patamar em que agora só já faço praticamente a manutenção básica (TPA's, podas e ocasionais limpezas do filtro) e principalmente usufruir do pequeno mundo aquático que tenho em casa.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arqcar

Bem vindo ao Fórum,começastes mal,pela ideia de que um aquário pequeno seria mais fácil,não,antes pelo contrario,muito mais difícil,e a prova esta ai,depois para ajudar há festa,e por interesse do lojista em fazer dinheiro,e não ajudar em nada,deu certo para o lado dele,comprastes peixes,e logo no outro dia outro para a sim morrerem,dinheiro em caixa,menos dinheiro na tua carteira,com isto não quero dizer que não haja lojas em que os lojistas seijam sérios e competentes,não há regra sem exceção, tu tens o aquário a fazer o ciclo do azoto agora,por isso aconselho-te a fazeres TPA,s duas vezes por semana ai uns 20%,isto para salvares o convento (Peixes)

sobre o filtro,um filtro de cascata dava-te uma grande ajuda,filtros internos além de ocupar um espaço que por si já e pequeno,como filtragem deixa muito a desejar,

sobre os peixes que escolhestes Platys,Molinésia Negra,e um casal de Gupys,para 15 litros e muito peixe,além de que tornam-se ainda grandes 5 ou 6cm,para esse aquário uns camarões,ou um Betta,os Gupys quando começarem a reproduzirem,são piores que os coelhos.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais