Aquário 60Lt - Fluval 106 - Caudal excessivo?


RFM89

Recommended Posts

Boa noite,

Antes de mais, não sei se será o melhor sitio para colocar a questão, mas não encontrei resposta ao meu problema e resolvi criar este tópico.

Montei há cerca de duas semanas um aquário (Modelo Aquatlantis Advance LED 60+ 60x30x38), que na altura vinha pré equipado com uma mini Biobox 2, que desde cedo percebi ser um sistema de filtragem insuficiente, dadas as reduzidas dimensões do filtro e a capacidade para matéria filtrante; E ainda o facto da parte para ocultar o aquecedor se estar constantemente a soltar.

Como a fraca filtração era visivelmente notória, optei por colocar o modelo mais fraco de filtro externo da Hagen, o Fluval 106 que tem um caudal de 550l/h. Acontece que agora tenho sempre a sensação de que o caudal é demasiado forte, talvez pela ausência de um difusor mais suave.

A minha questão é se os 550l/h serão demasiado e se, ao regular o caudal na alavanca do filtro, corro o risco de queimar o equipamento.

 

O meu aquário tem uns 9 Néon Azul e 3 Guppy macho + 2 Guppy fêmea, tenho plantas naturais das quais não sei o nome (n00b) pois comprei ao pé na loja da especialidade. Não tenho substrato, mas só depois me apercebi que era um erro. Tenho simplesmente arão biológico, cerca de 4kg.

PH 7,0      NH3/NH4 0 mg/l      NO2 0 mg/l      NO3 5 mg/l

Temperatura: 26ºC

 

Obrigado desde já!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Francisco, 

há 12 minutos, RFM89 disse:

A minha questão é se os 550l/h serão demasiado e se, ao regular o caudal na alavanca do filtro, corro o risco de queimar o equipamento.

Se houvesse esse perigo de certeza que os senhores tecnicos da Fluval não teriam colocado essa alavanca! Mas nada como testares 🙂 

Os filtros ao longo do tempo de utilização também vão perdendo caudal conforme as matérias biológicas e/ou as esponjas vão ficando sujas. Outra hipótese é substituíres o outflow por um lily pipe, a escolha certa pode ajudar a reduzir o caudal visível. Um termostato externo também reduz o caudal...

Na verdade tens um "problema" que muitos invejariam 🙂

há 20 minutos, RFM89 disse:

Antes de mais, não sei se será o melhor sitio para colocar a questão, mas não encontrei resposta ao meu problema e resolvi criar este tópico.

Como era a tua primeira participação no forum estavas limitado à área dos primeiros passos. Agora que o fizeste já podes participar nas restantes areas do forum. Como esta tua dúvida é relacionada com os equipamentos vou mudar para a área respectiva.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Aqui onde vivo é dificil encontrar algum material, como sendo esse lily pipe, mas vou tentar encontrar online.
Eu só não quero que os peixes se sintam stressados com aquele caudal todo, de resto por mim está tudo bem ! 🙂

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tenho 2 Fluval 406 no meu aquário e eles usam umas mangueiras pretas corrugadas. Julgo que o teu 106 também as deva trazer. Se sim confirma bem se vai ser fácil ligares uns lily pipes nessas mangueiras pois eles são preparados para ligar a mangueiras normais. 

Quanto a alavanca do filtro se não estou em erro no manual dizem para no máximo a usar até metade. Ou seja, levantas a alavanca para reduzir o caudal do filtro e no manual dizem para não a levantares mais de metade do que é capaz. Pois deve colocar o rotor do motor sobre mais esforço. Eu pelo sim pelo não, não mexia nela e tentava reduzir a corrente por outras formas.

 

Outra coisa: dizes que montaste o aquário a 2 semanas e já tens 14 peixes nele por isso deduzo que não fizeste o ciclo de azoto. Se não fizeste vai estando atento a amónia e nitritos que podem atingir valores demasiado altos e matar alguns peixes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno, obrigado pela ajuda.

Eu usei um suplemento de bactérias e o ciclo até se fez rapidamente, dado que não tenho amónia nem nitritos, e já tenho 5mg/l de nitratos.

Em todo o caso tenho estado sempre atento.
O 106 efectivamente tem as mesmas mangueiras, (não usei as calhas de curvar para não ter de cortar a tampa do aquário) e hoje deram-me um tubo daqueles tipo flauta com furinhos e acho que assim já consegui reduzir o caudal!

Obrigado pela ajuda! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Não confies em suplementos de bactérias pois não aceleram assim um ciclo de azoto. Isso normalmente é utilizado quando já tens o aquário com o ciclo feito e estabilizado e vais fazer uma limpeza ao filtro em que morrem algumas das bactérias e metes esses suplementos no filtro.

No seguinte link tens o ciclo de azoto bem explicado.

Que testes estas a usar para medir amónia, nitritos e nitratos? Se forem aqueles rápidos de tiras que medem vários parâmetros de uma só vez não são muito fiáveis. Os mais fiáveis são os testes que usam líquidos.

O facto de teres amónia e nitritos a zero e nitratos a esses valores não é 100% certo que o ciclo está feito. Eu diria que mesmo usando esses suplementos o ciclo não está feito. E teres 5mg/l de nitratos podem estar a vir com a água da torneira que usaste para encher o aquário, para isso basta medires a água da torneira e ver se tem os mesmos valores.  

Se vires pelo gráfico do link anterior em apenas 2 semanas devias estar a medir valores de amónia e nitritos. 

Por isso está muito atento ao aquário.

Quanto a flauta efectivamente consegues reduzir assim a corrente no aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu estou a usar os testes da SERA que foi os que consegui encontrar, embora não muito baratos e sim, são de gota. Além desses 3 comprei também o do PH, pois aqui na minha zona o PH é muito elevado e misturei cerca de 50% de água da torneira e 50% de água de compra. Ambas não apresentam nitratos.

Eu estou a medir dia sim, dia não, para ter a certeza de que não há alteração.

EDIT: Quando meti o Fluval tive um pico de nitritos de 0,5mg/l durante 24h.

Editado por RFM89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais