Indawo yokulwa


Vera Santos

Recommended Posts

Herança do Desafio Aquascaping Portugal - aquariofilia.net

 

1- Nome do Aquário

Indawo yokulwa

 

2 - Data da montagem

 

04 de Fevereiro de 2019

 

3 - Dimensões do aquário 

 

3.1 - Volumes bruto e útil

 

ILA - 45*30*30 - Vidro extra claro - L brutos / L úteis

 

3.2 - Estrutura/móvel

Móvel Ikeia

 

4 - Equipamentos Instalados

 

4.1 - Filtro

Hailea SL-306 500 L/h - Substituído por JBL 900 cristal profi. 

 

4.2 - Termostato

Tetratec H 100 

 

4.3 - Iluminação/Foto-período

1 Calha de led's Twinstar 300 C series / 10h

 

4.4 - Sistema de CO2

Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula solenóide, válvula de ajuste fino. 

Difusor aquagro (TMC) para experimentar. Mas não estou a gostar do resultado.  Substituído por um difusor Neo nano que aqui tinha. 

 

4.5 - Outro equipamentos adicionais

-

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

1 Saco de Neo Plant Soil 8L

 

5.2 - Decorações 

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

 

6 - Fertilização

 

Macros Nitrogen; Phosphorus; Potassium;

 

Micros Iron Seachem: Trace da Seachem

 

7 - Fauna

---

 

8 - Plantas - Quantidade e espécie 

 

Anubia barteri var. nana ¨mini mini¨

Anubia barteri var ¨Pangolino¨ - 1 Vaso adicionado mais um vaso

Anubia barteri var. Nana 'Coin' - 1 vaso adicionado. 

Eleocharis sp.'Mínima' in Vitro - 1 vaso adicionado 

Bucephalandra ¨Lamandau Mini Red¨

Bucephalandra ¨Deep Purple¨ in Vitro

Cryptocorine parva

Hidrogrophila pinnatifida - 2 vasos adicionados

Micrantemun Monte carlo

Microsorum pteropus 'Petit'

Utricularia graminifólia- 2 pedaços não percebo bem para quê, mas vamos ver o que dá....

Rotala sp. 'Vietnam H'ra - 1 vaso 

Rotala sp Green - 1 vaso

Juncus hepens - Retirada, Não a considero uma planta de 'arbusto', mas sim para apontamentos, e achei a em termos de tamanho desproporcional em relação ao tamanho do aquário, talvez a mude para o Retrieve forefathers. 

IMG_20190217_233130.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adidicionada Rotala sp. 'Vietnam H'ra.

Foto geral, a coisa está a compor-se, falta mais qualquer coisa... IMG_20190221_021612.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Hydrocotyle Tripartita, que tens vai matar as outras plantas, principalmente a eleocharis, utilizava antes a Marsilea hirsuta.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma planta de que gosto, mas muito invasora, vou retirá-la para outro aquário que vou montar de camarões... Só ainda não tive tempo de o montar, será para a semana. Concordo plenamente contigo, vou aproveitá-la, detesto mandar plantas pró lixo, o problema é esse. Marsileia hirsuta já mantive entre 2014/2016 e gostei dela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionada Rotala sp Green, para fazer a transição da Eleochris sp mini para a moita da Vietnam H'ra. IMG_20190226_231457.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, este aquário não é nada fácil, devia fazer um rescape mas vou aguentar u s tempos a ver o que dá, neste momento não tenho vagar para mais. 

Mudei de termostato, era um que estava encostado um pouco mais discreto que o segundo. 

IMG_20190319_192012.thumb.jpg.cc8d02b923d4ba0f1f8df99736d6a426.jpg

Adicionei um JBL 900 cristal profi que tinha aqui parado, os inflows/outflows deste filtro são muito grandes e desporporcionais para o tamanho do aquário, daí usei uns que tinha aqui de um eheim 2113 que tinha aqui também parado, e coloquei os tubos verdes do eheim. 

Tive de cortar com uma serra de trabalhos manuais que aqui tinha, uma relíquia com cerca de 60 anos e não é que ela fez o seu trabalho, acho que ficou bom, até que o corte ficou direitinho, pelo menos está lá perto, tenho é de comprar a ponta do inflow da eheim, o que vale é que não tenho qualquer fauna no aquário. 

Está a funcionar o filtro mas meio gás, por assim dizer.

O aquário não tinha circulação de água, o filtro lá atrás não dá para colocar noutra posição, tem o monte de troncos à frente, daí que trás problemas de algas inclusive.

E os troncos estão de tal forma que nem dá para limpar o vidro da frente como deve ser, desvia daqui é de acolá, é um filme. Depois das podas, com uma rede das mais pequenas que tenho aqui em casa, é outro drama. 

Os 900 têm perda de caudal na ordem dos 40/50%, portanto, com matérias filtratantes é como se fosse 500L/h reais, e como tem a vantagem de regulação de caudal, está nos 75%, o que creio resolver a filtragem. 

Coloquei hoje, agora é esperar 3 semanas e retiro o Haileia. 

IMG_20190319_192049.thumb.jpg.cd82ebbcd424738f4f92e460775b6502.jpg

O aquário tinha dois SAE para ajudarem na limpeza de algumas algas que teimavam em aparecer, consegui tirá-los de lá de dentro com muita sorte, é fetos por todo o lado lá trás, e teimavam em esconder-se, até que esteve a rede lá três dias, e apanhei um num dia distraído e o outro no dia seguinte. Foi o que safou. 

Depois acrescentei a monte carlo que retirei do Retrieve forefathers e plantei, mas com o aquário cheio foi difícil, teimava em flutuar, vamos ver no que dá, se enraizar... 

Baixei uns 2ou 3 cm a calha e descentralizei-a ligeiramente para apanhar um pouco mais de luz o tapete... 

A ver vamos, que está a dar trabalho está, é o desafio após o desafio, lol. 

Mais uma geral 

IMG_20190319_193326.thumb.jpg.69c2eab9421e9dafb97c2a75588c1b01.jpg

Não tenho medido parâmetros, mas vou medir nitratos e fosfatos. 

Tenho falhado na fertilização, vou fazer tpa daqui a pouco e fertilizo. Eis que os ferts são sempre o problema. 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive que me socorrer do tradutor para descodificar o nome que deste e o resultado para português é "Fight Zone" 🤔😂

Tens aí um verdadeiro desafio, que a força esteja contigo!

 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 25/03/2019 at 22:46, Tozé Nunes disse:

Tive que me socorrer do tradutor para descodificar o nome que deste e o resultado para português é "Fight Zone" 🤔😂

Tens aí um verdadeiro desafio, que a força esteja contigo!

 

Opah, era para ser segredo, não era para dizeres 😂😂 eu a ir buscar uma língua que pouco ou nada se fala... E tu pimba! Curioso pah. IMG_20190427_230205.jpg

Enfim, esta semana dei um desbaste no musgo, porque a circulação era difícil, dando azo a algumas algas no mesmo, também podei a Criptocoryne parva, estava fora de escala. O filtro de cascata saiu.

Os detritos da poda lá continuam a boiar, não os consigo apanhar. Isto no fundo, é manter para não deitar as plantas para o lixo e fazer um rescape quando houver possibilidade. 

No entanto, parece-me melhor do que quando veio cá para casa. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.