Flagyl - Desparasitação


Bruno Carneir

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Tenho um aquário de 300 litros com 4 Goldfish. Já o tenho a mais de meio ano no entanto dois deles já há mais de um mês que tem um comportamento estranho. 

Um dos peixes "Goldfish Telescópio Preto / Goldfish Black Moor" tem as barbatanas nas pontas brancas (as vezes aparece fios tipo algodão") e olhos baços. Ele nada normal e come bem. Deixo algumas fotos dele:

dKTZuJdl7rHcrCxnPpU568pUnJ35JLyxgvpRLbsi

Cny2pWvN8UPYKGrUeGhXDkGrnTFb0YB2Ic0kJd4c

YYgtWsmQTc7bJLbMK0g8UUQeAu9cYIA-vHverykA

O outro é um "Goldfish Cometa" amarelo que de um dos lados tem algumas escamas sem cor e tem dificuldades em comer. Deito a comida na água e ele nada rápido até ela e mal consegue abrir a boca para comer. Parece que algo lhe dificulta abrir a boca. Deixo algumas fotos dele:

HNaYhVaHuc6PA_S7fPDE792I319pLVQMIEFaBbXy

bNoHadt6WTuNniZ9JVbBUOODgHjk6PU7hQdIPAdG

Inicialmente tudo indicava que se trata-se de um fungo (pelo menos no preto). No entanto já fiz tratamento no aquário com Esha 2000 em simultâneo com Esha Exit (bula dos medicamentos permite o seu uso simultâneo para maior abrangência) e não ajudou em nada os peixes pois continuam iguais.

Recomendaram-me duas opções:

1- Colocar um pouco de sal na água.

2- Fazer uma desparasitação pois poderiam ser parasitas internos. Esta parece-me a mais indicada. Para isso estava a pensar usar o Flagyl. 

Mas como se usa este medicamento? Quais as quantidades? Faço no aquário principal?

Importa referir que os peixes no geral foram comprados em lojas diferentes e nunca lhes fiz nenhuma desparasitação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Tens aqui para veres o que será melhor,

e depois ainda aqui,https://www.ketteringkoi.com/tropical-aquarium-fish-disease-diagnosis-chart/ que consigas curar os peixes.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem de propósito Bruno...
Recentemente, comecei a reparar num discu que começou a isolar-se do grupo e a deixar de comer. Todos estão em forma e comer de tudo, mas este começou a dar nas vistas pelos piores motivos. Nestas coisas o mais importante é estarmos atentos a tudo.
Vi as fezes esbranquiçadas e compridas...e fiquei logo "doente" também. Mas temos este fórum com muita informação que nos pode ajudar.
O tópico que me ajudou foi este:

E eu resolvi criar o meu aquário hospital (uma caixa de plástico de 40 litros) com um filtro de esponja e um termoestato para seguir o conselho do membro "joao costa" a quem desde já agradeço o contributo. Passo a citar:
 

On 03/04/2007 at 12:33, joao costa disse:

na água

 

1 comp de 250mg para 40 ou 50lt de água, dois tratamentos por dia intervalados de 8 a 10 horas com tpa 30% antes de cada tratamento( por causa do excipiente açucarado) , durante 3 dias

 

Na comida

 

1/4 de comp diluido num copinho pequenino e meter lá a comida para esta absorver o medicamento, 30 min depois dás aos gajos . Durante 5 a 6 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a aplicar na água. Deixo aqui as fotos para exemplificar melhor. Meti uma folha de amendoeira da Índia (sou fã desta folha mágica) e uma colher de café de sal grosso dissolvida previamente num copo com água do aquário. Já noto melhorias no peixe, mas não quero deitar foguetes antes da festa, pelo menos já comeu, coisa que não o via fazer nos últimos 3, 4 dias. Antes das tpas aspirar tudo muito bem sempre. O comprimido é esmagado em pó e dissolvido também num copo com água do aquário antes de aplicar. Até é fácil, agora é só esperar o fim do tratamento. Estou confiante que vai correr bem pois actuei ainda com o peixe forte, o mal é quando se age tarde de mais e aí não há milagres... Só não faz um aquário hospital quem não quer. Caixa e filtro-esponja ficaram em menos de 14 euros.... 0bc596c0c5087f84aed40f05f5c80225.jpge6ba1d6de1e384532422fd748a6eb1f4.jpg0d7a252b7da70bf73921f83f992ee383.jpgd3de43bbf145a653f29ffa474390c2d8.jpg9f364ba69c73ee5768909029b2eb1f4b.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelas respostas Alvaro Silva e Luis Gonçalves.

Este fim de semana ainda não tive tempo para fazer este tratamento. Mas coloco as seguintes questões:

On 15/02/2019 at 22:55, Alvaro Silva disse:

Tens aqui para veres o que será melhor,

 

Alvaro antes de fazer o tratamento com Esha 2000 e Esha Exit já tinha estado a ver esse tópico. Vi agora também o site que mandas-te. Com a leitura que fiz e sintomas tudo indicava serem bactérias ou fungos. Dai ter usado o Esha 2000 e Esha Exit que cobrem isso. Mas usei por 2x e não fez efeito nenhum. 

Daí me terem recomendado desparasitar os peixes com o Flagyl. 

 

On 16/02/2019 at 00:03, Luis Goncalves disse:

E eu resolvi criar o meu aquário hospital (uma caixa de plástico de 40 litros) com um filtro de esponja e um termoestato para seguir o conselho do membro "joao costa" a quem desde já agradeço o contributo.

Luis Gonçalvez vou também usar algo semelhante para tratar os peixes. Onde compraste o Flagyl? Farmácia? Pedem receita para isso?

 

On 16/02/2019 at 00:14, Luis Goncalves disse:

Antes das tpas aspirar tudo muito bem sempre.

Não percebi esta parte?

 

há 12 horas, Luis Goncalves disse:

A correr tudo bem. Amanhã faço o último dia de tratamento e terça feira já volta ao comunitário emoji8.png

Ainda bem que está a correr bem. Vou também arriscar. 

 

On 16/02/2019 at 00:03, Luis Goncalves disse:

na água

 

1 comp de 250mg para 40 ou 50lt de água, dois tratamentos por dia intervalados de 8 a 10 horas com tpa 30% antes de cada tratamento( por causa do excipiente açucarado) , durante 3 dias

Vou ter de usar o medicamento na água pois um deles tem muita dificuldade em comer. Será que há problema em o intervalo entre os comprimidos e TPA ser de 12h? 

Pois vou ter de fazer de manhã cedo e depois só volto a ter tempo a noite quando sair do trabalho.

A folha de amendoeira da Índia serve para que?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flagyl comprei na farmácia. Comprei uma caixa de 40 compridos a cerca de 4,45€ sem qualquer receita médica, disse apenas que era para desparasitar peixes de aquário e não houve nenhum problema.

Nas TPAS aspiro sempre tudo (fezes, restos de comida para ficar tudo limpo antes de inserir a nova água que retiro do aquário comunitário, não é da torneira...).

Comecei a medicar na sexta-feira de manhã e hoje (segunda-feira), faço o 4º e último dia de tratamento.
Como vejo o peixe limpo, muito activo e já sem quaisquer vestígios de fezes brancas vou devolvê-lo amanhã ao aquário comunitário.

Supostamente, o medicamento fica activo 8 a 10 horas na água, por isso, a partir daí não está a fazer nada e podemos fazer TPA e  repetir a dose. Não há problema fazeres 12 horas, dá na mesma para administrares 2 doses diárias.

Ah, já me esquecia a folha de amendoeira da Índia (terminalia catappa)!
Eu gosto muito de usar estas folhas no aquário, pois dizem que tem estas propriedades naturais:

- Acondicionador natural para aquários 
- Baixa o PH
- Alivia o stress em peixes e camarões;
- Anti-bacteriano 
- Estimula a coloração em peixes e camarões
- Ajuda a simular o habitat natural de peixes e camarões
- Estimula a reprodução dos peixes e camarões
- Serve de alimento para camarões
- Serve para criar condições de Blackwater (águas escuras)
 

Só uma coisa, tenta saber se é mesmo parasita interno antes de dares flagyl. O meu peixe tinha fezes esbranquiçadas como se vê na foto e já não comia. Tinha mesmo os sintomas de hexamita, por isso dei flagyl. Isto só para não estares a fazer um tratamento desnecessário se o problema do(s) teu(s) peixe(s) for outro.

Abraço e as melhoras dos teus peixinhos!

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por toda a ajuda Luis Gonçalves.

Pois eu não sei bem qual é o problema dele. 

O peixe que de momento está mais estanho é o cometa amarelo (pode ver fotos dele no inicio deste tópico).

Pois ele por fora está bem (só tem umas escamas brancas de um dos lados mas já para ai a 2 meses) e nada muito bem (de forma mais normal possível), ou seja, visivelmente não aparenta nada. No entanto o comportamento mais estranho é na hora de comer. Deito a comida na água e ele nada muito rápido em direcção a comida e depois ao tentar comer abre muito pouco a boca e raramente consegue engolir os flocos de comida. Existe nele algo que o está a dificultar abrir a boca para comer de forma normal (quando o comprei não era assim, até era o que comia mais).

Mas já procurei por estes sintomas e não encontrei nada. E disseram-me para fazer uma desparasitação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avança então para a desparasitação Bruno.
Como ele tem dificuldade a comer é melhor optar pelo tratamento na água. Vai correr bem porque o peixe ainda está forte e movimenta-se bem.
Depois da desparasitação ele vai recuperar o apetite. Pelo que li, eles podem demorar a voltar a comer, mas o que interessa é que voltem e recuperem bem.
Hoje devolvi o meu ao aquário e está bem, agora é esperar que comece a comer como os outros que parece que andam sempre famintos da vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eu em tempos vi um video onde um peixe de água fria tinha um problema que quando se dava de comer o peixe corria para o comer e não conseguia comer,então o gajo tirou o peixe do aquário para ver o que ele tinha na boca,para não poder comer,e o que ele lá encontrou foi uma pedra preza na boca,e ele com muito cuidado com uma pinça conseguiu retirar a pedra da boca do peixe,será que o teu peixe tem a mesma coisa?

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Luis Goncalves disse:

o peixe ainda está forte e movimenta-se bem.

Ele já está assim a 2 meses e continua forte e a nadar bem. Se fosse parasitas internos em 2 meses ele não devia ter melhorado ou piorado?

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

será que o teu peixe tem a mesma coisa?

Já me tinham questionado o mesmo. Mas como já anda assim a 2 meses pensei que fosse doença. Para ver se tem alguma pedra na boca como tinha de fazer? 

Dado a serem animais sensíveis tenho receio de qualquer coisa que envolva mexer neles. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como disse,vi num video,ele pegou o peixe e depois agarrou com um pano,e manuseou  com uma pequena pinça para tirar o grão de pedra da boca do peixe.

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/02/2019 at 00:14, Luis Goncalves disse:

Caixa e filtro-esponja ficaram em menos de 14 euros.... 0bc596c0c5087f84aed40f05f5c80225.jpg

 

Caixa e filtro menos de 14 euros, mas mais importante que isso é que convêm ter sempre material de sobra para alguma eventualidade, seja um aquário para hospital ou para quarentena. Assim podemos agir o mais rápido possível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida brunofasoares, o que interessa é tratar bem dos nossos meninos. Não quero saber de números para nada!

Estou muito contente por ter conseguido ajudar o peixe e felizmente já está novamente a nadar no meio do grupo e a comer. Se correu bem, não foi graças à minha experiência, mas sim graças ao que aprendi neste fórum pela partilha de outros membros. Obrigado a todos!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bom dia, 

 

Onde conseguem comprar o flagyl, nenhuma farmácia onde fui  vendeu, querem sempre receita mesmo explicando a situação?(isto nos arredores de Lisboa)

 

Abraços 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas companheiros. 

Hoje vou iniciar o tratamento com Flagyl no meu aquário de Discus.

Ora, pelo que li, 1 comp. por 50l de água, certo?!

Em relação a iluminação e temperatura, tenho que ter algum cuidado especial?

No aquário tenho também, neons, zebras, corys e um pleco... além da flora. A minha pergunta é: faço o tratamento a todos sem mexer em nada?

 

Abraços 

RA

Editado por elloco79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o melhor é sempre tratar num aquário há parte, o que costumo fazer é esmigalhar o comprimido até ficar em pó, dissolvo num recipiente com agua do aquário e despejo no aquário. Nunca alterei nada nem luz nem temperatura, isto quando faço no aquário principal.

Se for um disco e o colocar no aquário hospital aí subo 1 a 2 graus a temperatura em relação ao principal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/08/2019 at 13:24, NGOD disse:

Boas o melhor é sempre tratar num aquário há parte, o que costumo fazer é esmigalhar o comprimido até ficar em pó, dissolvo num recipiente com agua do aquário e despejo no aquário. Nunca alterei nada nem luz nem temperatura, isto quando faço no aquário principal.

Se for um disco e o colocar no aquário hospital aí subo 1 a 2 graus a temperatura em relação ao principal.

 

Abraço

Boas NGOD.

Optei por fazer no aqua grande. 

Já vou no 3o dia e vejo gandes melhorias, embora um dos Discus ainda esteja sem comer. 😤

 

Amanhã é o último dia de tratamento, e se não vir que ele fica melhor, deixo passar 2 ou 3 dias, e faço novo tratamento, mas só a ele no aquário hospitalar. 

 

O que achas da ideia?!

 

Abraço 

RA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me bem, aconteceu-me o mesmo a um dos discos, e mudei-o para um aquário aparte, demorou quase um mês a voltar a comer. O flagyl só por si não resolve todos os parasitas internos, também lhe dei com o API general Cure.

 

Abraço

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais