Adquirir aquário


TiagoDiniz

Recommended Posts

Boa noite a todos os menbros do fórum. Comecei a seguir o fórum a algum tempo para tirar algumas ideias mas como vi tanta coisa que nunca tinha ouvisto falar até fiquei com medo. Tenho um aquário em casa com cerca de 15 anos, algo banal de 17l (algo por ai assim) onde Tinha um peixe da mesma idade e 3 mais recentes com 3 semanas. Infelizmente o meu gato conseguiu abrir a tampa do aquário e comeu me os peixes todos 😡😡😡😡

Posto isto ando a ponderar avançar para algo mais profissional. No aquário apenas tinha um filtro de carvão ativado e esponja e uso água de um furo para substituir quando ficava suja. 

Estou a elaborar este post a fim de vos pedir ajuda numa configuração para um novo aquário desde o início mas já numa fasquia mais alta. Quero colocar algumas plantas e ter tudo direito. Não pondero aquários muito grandes... Talvez até 120lt ou menos. 

Agradeço já a vossa disponibilidade

Cumprimentos

Tiago Diniz 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Diniz

Seijas bem vindo ao Fórum,para começar se fores para um aquário por exemplo de 100x40x50 ou um de 100x30x40 já e um bom começo,porque ao contrario do que por vezes as pessoas pensam que aquários pequenos são mais fáceis,e um tremendo erro,um aquário com estas medidas torna-se mais fácil de controlar,agora para um aquário destes terás que pensar num filtro há altura,que faça pelo menos 5 ou 6 vezes o volume do aquário,para plantas podes ir para plantas de baixa manutenção.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo @TiagoDinizfizestes muito bem em vir primeiro aqui tirar essas dúvidas e dessa forma evitares cometer erros que a grande maioria de nós teve no início.

Esse aquário vai ser de água quente ou fria? Esse mais profissional tem limite de orçamento ou não (estás a pensar em algo mais low tech ou high tech)?

Já vistes o tópico sobre os aquários recomendados pelo fórum?

Depois das respostas já tento ajudar melhor.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Marco Lopes disse:

Bem vindo @TiagoDinizfizestes muito bem em vir primeiro aqui tirar essas dúvidas e dessa forma evitares cometer erros que a grande maioria de nós teve no início.

Esse aquário vai ser de água quente ou fria? Esse mais profissional tem limite de orçamento ou não (estás a pensar em algo mais low tech ou high tech)?

Já vistes o tópico sobre os aquários recomendados pelo fórum?

Depois das respostas já tento ajudar melhor.

Cumprimentos

Boa tarde a todos, 

Eu sempre tive o meu aquário de água fria, sendo que me falaram na loja que se fosse de água quente os peixes tendencialmente crescem mais... Tenho receio de colocar de água quente e depois faltar a luz por muito tempo e eles morrerem, sendo assim se calhar será melhor um de água fria. Quando falei em profissional era algo de maior tamanho e com mais filtragem do que a que tinha. No entanto não quero algo hight tech. 

Sim, eu andei a ver os set que o fórum tem para iniciados mas estava a pensar ir para um aquário um pouco maior já para ficar para um bom tempo. 

Obrigado a todos pela a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, TiagoDiniz said:

me falaram na loja que se fosse de água quente os peixes tendencialmente crescem mais

Olá novamente, bem se te disseram isso é melhor trocarem de loja.

Nos peixes de água quente tens muita variedade e para todos os tamanhos. Os mais pequenos que eu tenho são os boraras brigittae e em adulto não ultrapassam os 2cm.

Os peixes de água fria em Portugal não teremos uma grande variedade e o mais vendidos são a kinguios (peixinho dourado típico) contudo esse aquário que queres comprar serve para manter um único exemplar (são peixes que em boas condições vivem 20 anos e crescem mesmo muito).

Sinceramente o problema da falta de luz não me tira o sono poderá acontecer mas será uma situação rara e de qualquer modo o aquário aguentará um par de horas ou mais dependendo da temperatura exterior.

O equipamento mais importante é o filtro aposta num bom filtro externo sobredimensionado para o aquário que tens (mínimo 5x a listagem do aquário, quanto mais melhor).

Qualquer outra dúvida pergunta.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Marco Lopes disse:

Olá novamente, bem se te disseram isso é melhor trocarem de loja.

Nos peixes de água quente tens muita variedade e para todos os tamanhos. Os mais pequenos que eu tenho são os boraras brigittae e em adulto não ultrapassam os 2cm.

Os peixes de água fria em Portugal não teremos uma grande variedade e o mais vendidos são a kinguios (peixinho dourado típico) contudo esse aquário que queres comprar serve para manter um único exemplar (são peixes que em boas condições vivem 20 anos e crescem mesmo muito).

Sinceramente o problema da falta de luz não me tira o sono poderá acontecer mas será uma situação rara e de qualquer modo o aquário aguentará um par de horas ou mais dependendo da temperatura exterior.

O equipamento mais importante é o filtro aposta num bom filtro externo sobredimensionado para o aquário que tens (mínimo 5x a listagem do aquário, quanto mais melhor).

Qualquer outra dúvida pergunta.

Cumprimentos

Olá Marco,

Obrigado por toda a tua ajuda. 

Pois, quando me disseram isso fiquei com a pulga atrás da orelha. Um peixe de água fria em água quente não sei se ia correr bem. 

 

Eu tinha um desses dourados que era o maior mas juntei recentemente um telescópio preto, outro dourado e um vermelho com duas caudas (desculpa não saber o nome deles). Sendo assim, e como quero mais que um peixe, vou optar pelo de água quente. 

Tens alguma loja para recomendar onde comprar o material e até os peixes e a flora? 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não conheço o que existe na tua região, mas acho que em Coimbra há uma ou duas lojas de aquariofilia.

Peixes e plantas também podes encomendar online com alguma segurança nas lojas de aquariofilia mais conhecidas. Eu só ainda comprei em 2 lojas online soluções aquáticas (solaqua.net) e aquaeden e 1 física (Peixanario em Portalegre).

As plantas também podes ver se alguém te doa algumas podas ou comprar no OLX ou grupos Facebook (consegui assim algumas das minhas a bom preço) o mesmo para os vivos mas aí tens que ter mais cuidado.

Quanto ao aquário em si onde eu vi mais barato (mas não fazem envios) foi no Paulo Vieira aquários mas não tenho nenhum feedback pessoal da loja.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Dinis 

Infilizmente uma grande maioria das lojas em Portugal olham mais o vender muito ( lucro ) do que informar bem os clientes,além de que tem empregados que não tem formação alguma,e que vende peixes e outros materiais como se batatas se tratasse ou outra coisa qualquer sem muita importância,esquecem que estão a vender seres vivos,se queres mudar,e comprares um aquário para água quente,então agora esquece a água fria,ter um aquário de água quente requer um pouco mais de atenção,não te preocupes se um dia poderá por um tempo a luz desligar-se,isso não quer dizer que os peixes logo a seguir vão morrer todos,então ninguém tinha aquários de água quente,eles podem estar ainda algum tempo sem luz sem azar.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Tiago Dinis 

Infilizmente uma grande maioria das lojas em Portugal olham mais o vender muito ( lucro ) do que informar bem os clientes,além de que tem empregados que não tem formação alguma,e que vende peixes e outros materiais como se batatas se tratasse ou outra coisa qualquer sem muita importância,esquecem que estão a vender seres vivos,se queres mudar,e comprares um aquário para água quente,então agora esquece a água fria,ter um aquário de água quente requer um pouco mais de atenção,não te preocupes se um dia poderá por um tempo a luz desligar-se,isso não quer dizer que os peixes logo a seguir vão morrer todos,então ninguém tinha aquários de água quente,eles podem estar ainda algum tempo sem luz sem azar.

Cumprimentos  

Eu o aquário que tive sempre foi de água fria... Era o mais básico que podia haver... Ao início tinha apenas uma pedra difusora nada mais que isso e o meu peixe dourado sempre esteve todo feliz da vida mesmo só com uma barbatana. Agora como disse quero algo mais profissional e que dê outro ar à entrada de casa. 

Estive a ver o site que o Marco falou e encontrei um kit por  115€ mas acham que é melhor comprar separado ou o kit vale a pena? 

Leddy 75 Aquael

Medidas : 75x35x40

Capacidade : 105L

INCLUI:

Iluminação Led

Filtro

Termostato 

Em termos de ornamentos no aquário o que aconselham? Que plantas de pouca manutenção ficam bem? 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se fores para um kit,digo-te vais gastar duas vezes,quando só podias gastar uma vez,o kit recomendado pelo Fórum já e uma coisa melhor,mas qualquer das maneiras comprares em separado ficas mais bem servido,e não gastas €uros duas vezes.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.