Novo Aquário para Apartamento - Dimensões, Fauna e Flora


pp44

Recommended Posts

Antes de mais boa noite a todos!

Neste momento estou a tratar de me mudar para um apartamento e pretendo montar um aquário relativamente ao qual tenho algumas dúvidas para as quais gostaria dos vossos conselhos / opiniões as quais desde já agradeço.

Condicionantes:

- Dimensões / Peso do Aquário

Como será num apartamento, o objetivo passará por ter um aquário de dimensões reduzidas por questões estruturais e por causa das TPA's e respectiva logística. Nesse sentido estava a apontar para um Aquário 50 x 25 x 30 (37,5 Litros) ou no Máximo 60 x 30 x 30 (54 Litros), embora tenha possivelmente de ir para a primeira opção.

- Fauna

Gostaria de manter uns invertebrados, nomeadamente Crystal Red Shrimp - CRS, no entanto pretendo também manter peixes, daí que a minha questão seja quais as possibilidades que ofereçam menor risco para os camarões, sabendo de antemão que principalmente as crias terão de ter bastante esconderijo e ainda assim será sempre arriscado e haverá baixas.

iriatherina werneri (pH 6.8 - 7.5)

otocinclus affinis (pH 5.2 - 7.5 ???)

Danio margaritatus (pH 6.4 - 7.6)

Boraras brigittae (pH 6.0 - 7.0 )

Hemigrammus rhodostomus (5.5 - 7.0)

Tenho noção que as dimensões do aquário são bastante pequenas mas gostaria de colocar peixes que formassem um pequeno cardume (5-6 unidades) e eventualmente um casal de outra tipologia.

Flora:

Fetos

Musgos

Tronco

A minha questão é se isso seria possível ou se é demasiado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pp44

Eu na minha opinião ia para o aquário 60x30x30 de 54 litros,porque maior torna-se mais fácil de manter,agora como queres colocar camarões,e mais alguns peixes,acho e isto e só a minha opinião,que para colocares os peixes que escreves em cima,terás que colocares sempre quantidades em todos de pelo menos 10 de cada,excepto os Otos esses podem ser menos,todos o resto são peixes de cardume,o que num aquário pequeno todos estes peixes e mais os camarões,pode tornar-se complicado,a não ser que tenhas um filtro externo bom,mas isto foi como já disse,e só um opinião,espera por outras.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Hemigrammus rhodostomus são os que ficam maiores dessa lista mas também os que provavelmente mais facilmente formam um cardume, os outros, se estiverem à vontade no ambiente, acabam por se dispersarem mais. Eu escolheria um conjunto de ottos e talvez uns ember tetra.

Qual o motivo para não escolheres o aquário de 60? Como o Álvaro disse, quanto maior melhor, se for por motivos estruturais, achas que o chão não aguenta cerca de 60 kg?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

desde já agradeço a ajuda a ambos.

Quanto às espécies, os Ember Tetra são uma espécie de que gosto bastante no entanto terei de convencer a cara metade 🙂 É plausível manter junto com camarões?

Quanto à litragem, eu possue em casa os dois aquários no entanto como vou mudar para o apartamento e a sala já de si é pequena, estava a pensar usar um daqueles móveis da gama Kallax da IKEA (4 "cubos/aberturas") para colocar o aquário e nesse sentido tenho receio que o de 54 Litros seja demasiado peso. Em termos estruturais mau seria se não aguentasse embora desconheça a construção em si do edifício uma vez que ficara junto a uma parede estrutural. 🙂

 

Editado por pp44
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pp44

Há aqui no Fórum quem tenha esses móveis com aquários,só que e claro que tens que reforçar com uns L em ferro,para melhor segurança,tipo isto,download.jpg

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.