Um Novo Hobby - Ajuda


Tomás Hall

Recommended Posts

Boas malta, antes de mais se calhar pedir já desculpa por estar a criar um tópico que não devia e se calhar com dúvidas que já foram respondidas mas o fórum é extenso e é difícil conseguir ler tudo e cada caso é um caso.

O que se passa foi que comecei a interessar-me por este hobby da aquariofilia e esforcei-me  para tentar me informar como é que as coisas devem ser feitas e foi uma surpresa quando me apercebi que é bem mais complexo do que estava a espera. Isso não me assusta e por isso é que resolvi publicar aqui com os problemas que ainda tenho. Já li bastante o fórum por isso não estou completamente às cegas mas há muito coisa que me deixa confuso.

Antes de mais acho importante explicar em que ponto é que estou: Um amigo meu tinha um aquário que não usava, é um Juwel de 100L, tem uma tampa com duas lâmpadas o filtro é interno e também da Juwel (Bioflow Super), a bomba não funcionava e comprei uma de 300L/h. Este filtro não sei se alguns de vocês conhecem mas leva um conjunto específico de materiais filtrantes (bioPad S, biocarb S,  bioPlus fine M, Nitrax M). Vinha também com um termostato, tudo Juwel. Comprei também uma bomba de ar, disseram me que não era necessário mas achei que ficava engraçado e que melhorava um pouco a água. Trazia alguma decoração mas ainda vou fazer alterações. Como é a minha primeira experiência com estes animais tentei não exagerar na complexidade do que ia fazer e devido às informações que me deram mantive-me pelos peixes de água doce e também não quis plantar nada, embora vá colocar algumas plantas verdadeiras que me disseram que é possível.

Pronto, comecei por lavar bem o aquário com água e também as pedras que são o meu fundo, enchi o aquário, pus o filtro e o termostato a funcionar e deitei os dois líquidos que me indicaram na loja, os dois da SERA e também da SERA comprei uns testes em fitas que medem 6 parâmetros, imagino que os mais normais e importantes, também porque o investimento para o outro tipo de testes era muito maior. Entretanto comprei uma raiz para decoração que está à 5 dias +/- submerso em água para que deixe de boiar (estou com medo que nunca deixe de boiar) e não fiz muito mais por causa do ciclo do azoto (que me levanta alguns problemas). No meio deste processo tive um problema, a minha irmã que nada percebe nem quis perceber comprou sem eu saber 3 Tetra Neons e colocou os na água e eu sem saber o que fazer mantive-os lá pois também não havia grande opção. Desde então tenho vindo a alimentá-los com flocos da SERA que foi o que me deram na loja. Assim sendo o aquário está cheio à 3 semanas mais ou menos e tenho vindo e fazer os testes da água com alguma frequência, o que levanta problemas pois em quase todos os parâmetros os valores parecem me bem mas nos Nitritos e Nitratos não existe grande variância como li que ia haver aqui no fórum e tenho medo que os testes não sejam muito precisos. 

Resumindo, neste momento as minhas maiores dúvidas são:

Como é que posso estar mais por dentro do ciclo de azoto e se estou a fazer alguma coisa mal ?

Quando e como devo realizar a TPA ? E que quantidade ? E na altura da TPA como proceder com as matérias filtrantes ? E se tenho de voltar a pôr os líquidos numa proporção correta à água que tiro ? 

Se os peixes estão em risco tendo em conta que parecem bem ?

Se é necessário comprar os outros tipos de testes para a água ?

Se o tronco vai mesmo parar de boiar ? HAHAHA

Se vou ter algum problemas com as plantas que comprar ?

Se fiz mal em comprar a bomba de ar ?

Como há coisas que não são explicadas muito ao pormenor aqui no fórum e são poucas as lojas onde os funcionários parecem confortáveis com o assunto agradecia que fossem o mais específicos possíveis nas dúvidas que expus e mais uma vez peço desculpa por uma mensagem tão alongada e chata se calhar. Agradecer já antecipadamente qualquer resposta mesmo que não seja a tudo porque é difícil de certeza, se for só a uma questão já é uma grande ajuda. 

Obrigado  

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resposta rápida: está tudo bem, nada de alarmante! Mas cuidado!

 

Resposta mais detalhada:

O tronco deverá acabar por afundar mas se lhe puderes meter uma pedra em cima para o forçar acho melhor.

 

Podes e deves tentar colocar já uma planta. Procura por uma de baixa manutenção. As plantas ajudam a consumir os nitratos, mas não fazem milagres.

 

Fizeste bem em comprar a bomba de ar, se gostas de ver as bolhinhas foi o melhor que fizeste. Eu prefiro ter bolhas em vez de ter muita corrente e turbulência no topo da água

 

Com 3 Néons em 100L arriacava-me a dizer que quase não têm grande impacto nos nitritos e nitratos da água. Mas vai fazendo os testes e analisando com frequência.

Se os teus testes conseguirem medir nitritos, já tens nitritos a mais, no entanto ainda agora montei um aquário com 200L e meti-lhe 5 Néons ao fim de uma semana. Na 3a semana do aquário é que os nitritos subiram um pouco. Entrei em pânico. Fiz trocas de água de 20% dia sim dia não até os valores voltarem a zero. Como os valores também não eram muito elevados e foi só durante uns 4 ou 5 dias sobreviveram os 5. E entretanto já meti mais peixes e continua estável.

 

Resumindo: nada de pânico! Se os nitritos e nitratos subirem de repente basta trocar água a cada dois dias ou todos os dias caso continue a subir muito de um dia para o outro.

 

Os Néons são peixes que se dão melhor em cardume. Assim que estabilizes o aquário podes adicionar mais outros tantos. Eles sentem-se mais confortáveis em grupos grandes e 5, como no meu caso, são poucos.

 

Penso que não me esqueci de nenhuma dúvida.

 

Vai mantendo a situação atualizada por aqui

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás Hall

Deves colocar mais plantas de baixa manutenção,plantas são sempre uma ajuda e uma mais valia para um aquário, podes escolher muitas plantas para baixa manutenção olha aqui,https://tropica.com/en/plants/ sobre os testes de fitas não e muito viável,mas já que os tens lá terá que ser,para ficares mais dentro do ciclo do azoto tens aqui, 

podes fazer tpa,s semanais entre os 20%e os 30%se houver algum acidente que tenhas que fazer uma tpa maior faz,como deves fazer com a água das tpa,s,um ou dois dias antes da tpa colocas a água a descansar para sair o coloro,no dia em que fizeres a tpa tiras a água do aquário,e colocas as mesma quantidade no aquário que tirastes, sobre o tronco,se colocares uma pedra debaixo do troco preza com uma braçadeira de plástico,o tronco vai ficar lá,daqui a uns tempos se vires que o tronco já não sobe e só cortares a braçadeira,e tirares a pedra para fora,sobre a bomba de ar era escusado,mas já a tens o que fazer,nada,se comprares plantas de3 baixa manutenção não vais ter problema nenhum.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para te tranquilizar, acho que já foi tudo respondido nas 2 mensagens anteriores.
Podes colocar plantas como anubias, bucephalandras, foxtail (excelentes para estabilizar o aquário) e outras de baixa manutenção.
Com o tempo esse tronco muito provavelmente, além de taninos também poderá largar uma substância branca meio gelatinosa, fungos, aí como já tens fauna, convém aspirar para não aumentar a carga orgânica em decomposição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por toda a ajuda, têm sido muito útil, mas tenho mais uma questão em relação a TPA... se vou pôr água de lado 2/3 dias para a fazer depois a mudança de temperatura não é ma para os peixinhos ? 

E hoje vou fazer a TPA de 50% da água, limpo as matérias filtrantes ? Troco-as ? Não sei bem o que fazer, eu uso Sera Nitrivec, tirando a água tenho de pôr outra vez algumas gotas ?

Editado por Tomás Hall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás Hall

Se a água da tpa estiver muito fria,aqueces uns três o mais litros e distribuies com o resto da água e fica mais perto da água que tens no aquário,deixa de haver um choque,as matérias filtrantes só são limpas a quando limpas o filtro,não as trocas,sobre a Sera Nitrivec não acho que seija necessário colocares mais,podes fazer as TPA,s semanais,e não colocas mais gotas.

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/4/2019 at 7:37 PM, Tomás Hall said:

o filtro é interno e também da Juwel (Bioflow Super), a bomba não funcionava e comprei uma de 300L/h. Este filtro não sei se alguns de vocês conhecem mas leva um conjunto específico de materiais filtrantes (bioPad S, biocarb S,  bioPlus fine M, Nitrax M)

Boas só acrescentar ao que já foi dito (se não me falhou a leitura 😅) que esse filtro não é adequado. O mais adequado será um externo mas enquanto tiveres esse uma bomba de 300l/h não vai ser suficiente (não é uma regra porque depende de muitos fatores mas no mínimo 5x a litragem do aquário). O biocarb penso que deve ser carvão ativado por isso deves retirar e se for usado como percebi pela leitura mais rápido o deves fazer, o carvão ativado serve para retirar medicamentos e outras impurezas da água mas quando estiver saturado volta a largá-las dentro do aquário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, antes de mais agradecer todas as respostas e todas as ajudas. Neste momento estou com uma dúvida, já a coloquei aqui mas penso não ter percebido muito bem. Este fim de semana vou fazer uma nova TPA, e estava a pensar mudar uma das matérias filtrantes, a BioPad, que se têm de mudar com mais frequência, mas tenho medo de fazê-lo pois receio que com isso retire grande parte das bactérias do aquário. Existe alguma coisa que possa fazer para prevenir isso ou não há problema ? Também a matéria BioCarb não sei se ei de mudar, estou com alguns problemas em definir o intervalo de tempo que deixo as diferentes matérias. Supostamente nas caixas das matérias têm o intervalo de tempo mas não quero fiar-me nisso, mas acho que têm de ser trocadas, pelo menos a BioPad veio branca e já esta a ficar muito suja. Qualquer ajuda é preciosa.

Só um PS, na quinta feira, comprei três guppy's para o meu aquário, fiz a devida climatização, os parâmetros da água estão bons, a temperatura está correta e todos os outros peixes parecem bem mas um dos guppy's na sexta já estava meio estranho e hoje de manhã apareceu morto no aquário. Eu imagino que ele já não tenha vindo bem da loja, mas se alguém me puder dizer se foi outra coisa agradecia. 

Mais uma vez muito obrigado.

Editado por Tomás Hall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás Hall

Esse BioPad andei a ver o que e que estavas a falar e não encontrei nada sobre isso,sobre BioCarb,deduzo que seija carvão activado,deves tirar o carvão não faz falta nenhuma,só se deve colocar carvão activado no filtro depois de se ter usado medicamentos no aquário,só ai e que se coloca durante uma ou duas semanas,depois e retirar,e ir para o lixo, sucede a todos nos muitas vezes comprar peixes novos e por vezes eles morrerem,muitas das vezes já vem doentes das lojas e não se vê nada,e um dia ou dois depois morrem,são coisas que sucedem,quando e a sim,depois do peixe morrer deves fazer uma tpa.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há,mas isso quando esta sujo,e ainda estiver boa,que se consiga lavar acho que podes lavar,a não ser que se esteja a desfazer toda ai não presta já,esse filtro que tu tens e uma Biobox ,que fica dentro do aquário,em geral esses filtro não prestam,o melhor mesmo e um filtro externo.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Para já continua a ser Biobox, ainda não tive problemas e os parâmetros da água andam bem, para além de que agora, da forma como o aquário está montado ia ser muito difícil mudar o filtro. Mas tenho outra dúvida, desta vez referente aos peixinhos. Há uns dias comprei uns peixinhos entre eles um Guppy macho muito bonito, tinha uma cauda bem grande com um padrão muito colorido e vistoso. Parecia bastante saudável, andava sempre atrás das fêmeas e comia bem. Mas passado uns tempos reparei que a cauda começou a ficar mais pequena, as cores começaram a desaparecer e o comportamento mudou, já não anda sempre atrás das fêmeas e parece-me que perdeu um bocado de apetite. Todos ou outros peixes estão bem, não sei o que possa ser e queria saber se alguém me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 hours ago, Tomás Hall said:

ainda não tive problemas e os parâmetros da água andam bem, para além de que agora, da forma como o aquário está montado ia ser muito difícil mudar o filtro.

Boas Tomás discordo de ti acerca de ainda não teres problemas porque parece que pelo menos os guppys estão a dar o sinal contrário. Falo-te por experiência própria porque também tinha biobox no meu aquário e também fazia da sua remoção um "bicho de sete cabeças" e afinal foi muito mais fácil do que aparentava. O filtro externo  que adquiri não é nenhum high tech mas acredita que vais notar logo as diferenças na qualidade da água.

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Marco Lopes disse:

Boas Tomás discordo de ti acerca de ainda não teres problemas porque parece que pelo menos os guppys estão a dar o sinal contrário. Falo-te por experiência própria porque também tinha biobox no meu aquário e também fazia da sua remoção um "bicho de sete cabeças" e afinal foi muito mais fácil do que aparentava. O filtro externo  que adquiri não é nenhum high tech mas acredita que vais notar logo as diferenças na qualidade da água.

Cumprimentos

Eu digo isto porque todos os outros peixes estão bem, inclusive os outros guppy's. Tenho 3 fêmeas e 2 juvenis e todos andam bem, só o macho é que começou a parecer me estranho. Sei que tenho de subir um bocado o PH para os guppy's e vou comprar o produto já este fim de semana mas depois também tenho medo que essa subida afete os neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não alteres artificialmente o ph, o mais importante é estar estável tendo em conta que tens peixes de ambientes diferentes.
Estares a mexer nisso com produtos vai ser muito difícil depois manteres o aquário estável.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então nao faço nada em relação ao PH? Eu sei que os neons precisam de um PH mais baixo que os Guppy's e o PH está mais proximo do ideal para neons, mas os Guppy's parecem uma espécie mais sensível. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já andei com essa ideia de tentar aumentar o PH. Ao início usava um produto, mas mesmo sem mudar a água ele voltava a descer, portanto fartei-me e agora o pH que vem da torneira é o PH que fica. Só uso o produto para tirar o cloro.

Tenho Néons, guppys, tetras limão, corydoras e camarões. Aparentemente todos bem. Os Néons estão todos vivos desde que inaugurei o aquário. Os guppys têm-se vindo a reproduzir.

Desde que o PH não seja nenhum extremo, acho que podes ignorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, MrOverclock disse:

Eu também já andei com essa ideia de tentar aumentar o PH. Ao início usava um produto, mas mesmo sem mudar a água ele voltava a descer, portanto fartei-me e agora o pH que vem da torneira é o PH que fica. Só uso o produto para tirar o cloro.

Tenho Néons, guppys, tetras limão, corydoras e camarões. Aparentemente todos bem. Os Néons estão todos vivos desde que inaugurei o aquário. Os guppys têm-se vindo a reproduzir.

Desde que o PH não seja nenhum extremo, acho que podes ignorar.

Estou exatamente igual, só que não tenho os Tetras e tenho Molly's e Otto's. Os Néons também mantêm-se todos bem, uma Guppy também já teve os filhotes e as outras duas estão prenhas, só mesmo o macho é que acabou por morrer. A minha irmã foi hoje à loja onde o comprei e a Senhora que mos vendeu disse que a remessa de Guppy's macho que recebeu veio toda doente e que estão a morrer. Fico triste pelo meu Guppy mas também um pouco aliviado por não ser no meu aquário. Se tiverem algum conselho para os próximos dias tendo em conta estas atualizações agradecia.

Só mais uma dúvida, pedi à minha irmã para comprar algumas Anubias Nano para colar ao meu tronco, a Srª disse que existia uma cola própria para as colar ao tronco, sabem se isto é verdade? E se sim, onde a posso comprar?

Cumps

Editado por Tomás Hall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  Tomás Hall

Sim há uma cola que se vende nas lojas de peixes,uma cola para colar plantas chama-se ( Flourish Glue ) mas há outras que podes usar cola que seija de cianocrilato gel,qualquer cola em liquido ou em gel que seija de cianocrilato podes usar.

 

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem tenho mais uma dúvida, está tudo a acontecer ao mesmo tempo !! 😕 tenho uma Guppy que já está grávida a algum tempo, acho que mais que 1 mês mas não posso especificar. E de à 2 dias para cá começou com sintomas de gravidez, anda mais parada, pelo fundo, acho que hoje não comeu grande coisa mas não há maneira de dar à luz os alevinos... agora olho para ela e posso estar a stressar, mas já nem a certeza tenho que esteja grávida. 

O que poderá ser ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas  Tomás Hall

Sim há uma cola que se vende nas lojas de peixes,uma cola para colar plantas chama-se ( Flourish Glue ) mas há outras que podes usar cola que seija de cianocrilato gel,qualquer cola em liquido ou em gel que seija de cianocrilato podes usar.

 

Cumprimentos  

Desculpem tenho mais uma dúvida, está tudo a acontecer ao mesmo tempo !! 😕 tenho uma Guppy que já está grávida a algum tempo, acho que mais que 1 mês mas não posso especificar. E de à 2 dias para cá começou com sintomas de gravidez, anda mais parada, pelo fundo, acho que hoje não comeu grande coisa mas não há maneira de dar à luz os alevinos... agora olho para ela e posso estar a stressar, mas já nem a certeza tenho que esteja grávida. 

O que poderá ser ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas costumam andar assim mesmo antes de parir. Não tens uma maternidade? Os guppys comem os filhos mal eles nascem. Se tiveres é agora o momento ideal para a lá colocares. Da primeira vez que as minhas 3 guppys deram à luz eu não tinha maternidade, só sobrou um de entre os que não foram comidos e os que acabaram por morrer naturalmente. Agora já tenho muitos e como o aquário é maior e com muitas plantas, já não me preocupo com a maternidade. Os que se safarem safam.

Na dúvida vai fazendo trocas de água parciais, não vá ser alguma coisa má que tenhas na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas os outros peixes inclusive os outros guppy’s estão todos bem por isso e que acho que não seja da água mas por outro lado fico preocupado por causa da fêmea. Tenho medo que esteja doente ou que esteja stressada por causa dos outros peixitos. E a primeira gravidez que acompanho de perto no meu aquário. Desculpem tar a ser chato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.