Filtração por batata doce?


NGE

Recommended Posts

Com esse vídeo não aprendemos grande coisa.
Já com o vídeo que vou partilhar agora dá para perceber melhor o conceito e até dá vontade de experimentar!
Basicamente a batata doce acaba por ser o filtro do aquário através das suas raízes, absorvendo os nitratos. Não conhecia mas gostei de aprender!
Será mesmo possível um plantado sem fertilizantes, filtro ou CO2? 
Vejam e comentem:

Eu adorei a ideia!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar da tua insensibilidade, perante o tópico original e o autor do video. 
Este video, foi feito muito antes do video que expões hoje e era dirigido a fóruns para criar o dialogo que vamos ter agora.
(A conta do yt que tinha +3 anos de vídeos, foi deliberadamente apagada para criar uma nova. 
Por diversos problemas na conta original, daí poder levantar algumas questões sobre datas e afins.)
Deixando isto de parte e olhando o tema.

Posso te dizer que não é boa ideia para plantados.

Primeiro porque as folhas da batata doce respiram fora de água, vão ter um crescimento incrível num espaço de tempo muito reduzido. E vão necessitar de muitos nutrientes, muito rapidamente. Quando dás por ela, as plantas dentro do aquário plantado vão ter muitos sintomas de carecias.
Foi o que aconteceu no primeiro video que dizes que não vale nada. Como não existiu interesse por parte de ninguém (na altura em que o video foi feito) o tema nunca foi explicado/desenvolvido.

Repara, na quantidade absurda de platys e da carga orgânica que representam/produzem. 
Apesar de existir no aquário um grupo muito grande de plantas e uma boa percentagem delas, serem de crescimento rápido. A absorção de nutrientes nunca foi a melhor/mais rápida. Foi nessa altura que foi testada a batata doce. E existiu melhoria na qualidade da água (até existir nutrientes).
A partir do momento que o confronto entre plantas emersas e imersas acontece, sabia-se à partida quais seriam os vencedores. O que não se contava, foi o curto espaço de tempo para o aparecimento de carências nas plantas imersas.

Com isto. Não digo, para não serem usadas num aquário. Tem é, de saber em que aquários poderão ser mais úteis.
Para mim, claramente que este tipo de sistema seria melhor aplicado em aquários com sump, com peixes jumbo/super jumbo e em lagos ou em sistemas de grande carga orgânica, como por exemplo em sistemas de criação de peixes. Pois toda a estrutura de raízes criada pela batata vai criar uma "rede" de abrigos a peixes menores (alevinos) e vai manter uma melhor qualidade de agua. 

Devo dizer que sem tpa's são poucos os sistemas aquáticos saudáveis, por isso não vejam este sistema, como milagroso. Olhem para ele como se fosse uma pequena melhoria, mas nunca evitem trocas de agua nos aquários.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NGE gostaria apenas de dizer que quando li o teu primeiro post pensei que estavas apenas a perguntar por opiniões sobre o assunto ou a pedir informações.
Eu confesso que nunca tinha ouvido falar nisto. Não tenho qualquer problema em assumir os poucos conhecimentos que tenho relativamente a grande parte das pessoas neste fórum.
Se pesquisei o vídeo que partilhei foi apenas com a intenção de dar uma melhor perspectiva sobre o assunto, ou pelo menos, partilhar um vídeo bem melhor que aquele que publicaste no início.
Também reparei no absurdo da sobrelotação de peixes e plantas do primeiro vídeo e não achei piada nenhuma, tanto que até comecei por dizer"Com esse vídeo não aprendemos grande coisa."
Relativamente ao vídeo que partilhei na melhor das intenções, achei interessante para um aquário com 1 beta tal como o vídeo descreve. Mais peixes que isso sem filtro, nem preciso ser muito expert para saber no que dá...
Nunca pensei que ao tentar ajudar fosse logo quase "desancado"...mas tudo bem, serve para daqui para a frente ficar caladinho e deixar quem sabe responder, porque é mesmo assim que deve de ser.
Relativamente àsTPA concordo 100% contigo, sei da sua importância e são do mais importante na manutenção do ecosistema de um aquário.
Para terminar, não sou nenhum "insensível" ou assassino de peixes e faço as TPAs devidas no meu aquário.
Fica bem e obrigado pela lição que me deste 🙂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais