Dúvida: Aquário e Afins


Tneto

Recommended Posts

Boas pessoal,

Estou a ponderar entrar no mundo da aquariofilia e já tenho lido alguma informação disponibilizada no fórum para iniciantes.

Antes de mais quero dizer que este interesse nasceu essencialmente pela admiração dos Bettas. E a ideia de ter um aquário com alguns Bettas (pelo que tenho lido posso colocar um macho para 2/3 fêmeas, apesar de já ter lido que não se devem juntar), e algumas espécies de cardume como os neons e admirar os movimentos do cardume na presença dos Bettas. Como plantas gosto das semelhantes a esta: Cryptocoryne crispatula, pelo menos na minha cabeça parece-me um bom conjunto de seres.

Agora começam as dúvidas. Tenho andado a analisar preços dos aquários e sinceramente não consigo perceber qual é o "preço aceitável". Queria um aquário grande, no mínimo de 100L, talvez uns 140L fosse o ideal. Mas os preços variam tanto que qualquer aquário com um preço apelativo causa alguma desconfiança.

Vou começar por vos questionar sobre que preço devo esperar por um aquário de qualidade de 140L e, já agora, quanto custará o resto do apetrecho (em média). 

 

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há excelentes opções de usados na internet (olx, market place do facebook, etc)
Agora da tua carteira quem sabe és tu...
Tens que contar sempre que "usados" significa uns belos riscos no vidro, não há volta a dar, a não ser que vejas vários até encontrar um minimamente em condições.
Um aquário sem riscos é um aquário novo. Eu comprei usado, com alguns riscos mas não me arrependo pois o que dei por aquário e móvel era inferior ao valor apenas do móvel.
Por isso é mesmo aquela questão que cada um terá que decidir por si.
Quanto a filtros, a dica que posso dar é veres primeiro nas lojas de ao pé de ti para saberes quais as marcas que eles vendem e dão assistência. Esta questão é muito importante pois é preferível comprar um filtro cujas peças de manutenção/desgaste consegues encontrar facilmente caso venhas a precisar. Não aconselho a ninguém comprar um filtro duma marca "maluca" para depois quando se estragar uma peça ninguém a vender...
Quanto aos litros do aquário tu é que sabes o espaço que tens em casa e até onde a carteira te poderá levar. Mais vale esperar e comprares o que gostas, que depois quereres trocar por outro maior mal tenhas esse montado.
Com calma vais conseguir realizar o teu projeto!
Força aí!
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Luis Goncalves disse:

Há excelentes opções de usados na internet (olx, market place do facebook, etc)
Agora da tua carteira quem sabe és tu...

Muito obrigado pela sua resposta Luís, ainda assim não era bem essa informação que procurava. Na minha pesquisa encontrei aquários de vidro de 60L mais caros que aquários de 140L. Eu sei que as marcas também se pagam mas existe alguma coisa que tenha que ter especial atenção na compra do aquário? 

Eu sei que este hobby não é barato mas é normal querer procurar os melhores preços, mas ao ver um aquário de 120L por 140€ e enquanto que a média de preços para um aquário de 60L é o mesmo valor, deixa-me de pé atrás. 

há 35 minutos, Luis Goncalves disse:

Esta questão é muito importante pois é preferível comprar um filtro cujas peças de manutenção/desgaste consegues encontrar facilmente caso venhas a precisar. Não aconselho a ninguém comprar um filtro duma marca "maluca" para depois quando se estragar uma peça ninguém a vender...

Sim, deveras importante. Obrigado por esse conselho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ando nisto há pouco tempo mas já deu para reparar que há muitas variáveis a ter em conta antes de comprar SÓ o aquário, tal como disse o Luís, depois nos acessórios nem se fala.

A diferença de tamanhos para o mesmo preço não poderá estar relacionada com uns serem de vidro e outros de acrílico? Há essa variável a ter em conta também e vai depender do gosto de cada um.

Depois se já tens um espaço destinado para o aquário podes sempre começar por tirar as medidas da largura que pretendes ou gostavas de ter no aquário e verificar se podes jogar só com a altura ou também com a profundidade. A partir daqui já começas a ficar mais limitado no tamanho do aquário e deve começar a ser mais fácil escolher o tamanho / preço.

Há também a questão se já tens um armário onde colocar o aquário ou se queres comprar o aquário já com armário próprio. Faz toda a diferença no preço pelo que tenho percebido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tal como já foi referido anteriormente existem bastantes factores que podem influenciar o preço dos aquários.

Quanto a aquários usados não te sei dizer bem o preço pois joga com muitos factores externos (desde a quantidade de riscos, urgência que o vendedor tenha em arranjar dinheiro...). 

Quanto a aquários novos:

Os de acrílico normalmente só são usados em aquários muito grandes (pois quanto maiores os aquários maior a espessura que tem de ter e espessuras grandes em vidro levam a "distorção visual" que segundo sei no acrílico isso não acontece) e são mais seguros do que em vidro. Mas tem como desvantagens ser muito mais caro e riscam muito mais facilmente. 

Nos aquários em vidro além das marcas tens também um factor que interfere muito no seu preço, que é o facto de ser vidro normal ou vidro extra-claro. Um aquário da mesma marca e dimensões em vidro extra-claro costuma ser mais caro cerca de 100 euros que se fosse em vidro normal.    

Por isso mesmo novos podes ver aquários de 60 litros mais caros que de 140 litros pois o mais pequeno pode ser em vidro extra-claro. 

Acho que o melhor era tu próprio estabeleceres o limite que queres gastar e procurar que aquários existem por esse preço. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tneto

Bem vindo ao Fórum,se queres começar com um aquário de 100 litros ou mais,pois bem concentrate nessas medidas,que por sinal e o melhor,e tenta escolher o melhor,para que mais tarde não te arrependas,por exemplo se encontras um que mede x,e logo outro que mede xx,se a diferença de preço for pequena escolhe sempre o maior,e claro quantos mais litros um aquário leva,mais potente terá que ser o filtro,e será sempre mais caro.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que encarece mais o aquário é a grossura dos vidros. Quanto maior mais grosso deve ser para ter mais resistência e também o nível de equipamento que acompanha o aquário no caso de ser em kit. Nas lojas normalmente os kits são fracos e caros com equipamentos (luz e filtros) que mais tarde acabam trocados por melhores. Por essa razão apenas os meus dois primeiros aquas foram de kit em loja, depois disso optei por mandar fazer aquários a medida e comprar equipamentos em separado. Para teres uma ideia um aquário de 150x50x50 precisa de vidro de 10 e custa digamos que entre 200 a 250e no máximo a mandar fazer a medida. Se passares para 150x60x60 ou mais alto ainda, apesar de o comprimento ser o mesmo a pressão da água nos vidros será maior e já só te fazem por questões de segurança com vidro de 12mm e ai os valores praticamente duplicam.

Quanto aos kits este fórum até sugere uns interessantes num dos tópicos. Já com filtro e luz dentro do aceitável para uma manutenção de qualidade de um ecossistema.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.