Criação de discos em aquário comunitário.


meecdroid

Recommended Posts

Boa tarde a todos. Os meus discos voltar a colocar ovos. Acontece que já não é a primeira vez mas tudo é comido pelos outros peixes (cardinais, rasboras, rodstomos) por estarem num aquário comunitário. Já tentei inclusive retirar os ovos para um local separado mas acabaram por fungar. Alguém me sabe dizer como posso prevenir que os ovos sejam comidos pelos outros peixes sem os retirar do aquário? O colocar os pais noutro aquário só para reprodução NÃO é uma hipótese.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Criar discus num aquário só para o casal já não é fácil, quanto mais num comunitário...mas como dizes não haver hipótese de ter um aquário à parte, então mais vale não pensar muito nisso...
Já vi uns pequenos painéis de plástico para os escalares desovarem que se cola ao vidro do aquário. Se os discus desovassem lá, os ovos sempre ficariam mais escondidos dos outros peixes e os pais também os podiam defender melhor, mas não sei se eles iriam achar piada a desvoar lá....
É uma espécie de painel de colar ao vidro (o meu é verde), tem cerca de um palmo de altura e o espaço que fica do vidro a esse painel serão uns 2 cm. Os peixes desovam nesse painel e os ovos não ficam à vista dos outros peixes. Funciona com os escalares, talvez por lhes lembrar uma folha, mas com discus duvido....
Dividir o aquário com uma espécie de rede talvez também só servisse para stressar os peixes e quebrar a normal circulação da água do aquário...
Mas não tenho conhecimentos nem experiência suficiente para ajudar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais