Camarões em aquário comunitário


MLeonor

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho um aquário de 60L com peixes do tipo, neons, guppies, narizes de bêbado e coridoras e decidi introduzir alguns camarões (neocaridinas wild).

Ao fim de algum tempo, tinha uma praga de camarões.

Tenho 3 questões:

1. Excesso de camarões podem prejudicar os peixes?

2. Há como evitar que os camarões se reproduzam a esta velocidade?

3. O que fazer para reduzir a população de camarões?

Obrigada

Leonor

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Leonor, 

Se os teus camarões se reproduzem com regularidade e rapidamente atingem números que são demasiado elevados para o teu aquário (e para ti), então primeiro que tudo dou-te os parabéns pois o teu aquário além de estar equilibrado, está também bem estruturado a nível de decoração. 

Solução para o problema só te posso aconselhar a oferecer este ou venderes os camarões que tens a mais. Aqui no fórum há uma secção de classificados que podes e deves utilizar, e acredito que assim rapidamente arranjas novas casas para eles.

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Leonor. 

O que chamas "praga de camarões"?

20/50/100? 

há 9 horas, MLeonor disse:

Excesso de camarões podem prejudicar os peixes?

Na natureza é ao contrário! Os camarões estão na base da cadeia de alimentação! Por isso a resposta é não, não prejudicam os peixes.

há 10 horas, MLeonor disse:

 Há como evitar que os camarões se reproduzam a esta velocidade?

Se eles se reproduzem bem é por falta de predadores ou por haver muitos esconderijos para os mais pequenos.

Já pensaste se não estás a dar demasiada comida aos peixes? Se for o caso agradece o teres tantos camarões que limpam isso ou terias aí problemas maiores!

há 10 horas, MLeonor disse:

O que fazer para reduzir a população de camarões?

Como já tens aí bastantes peixes para os 60 litros não acho muito aconselhável colocar mais peixes. Mas por experiência sei que os apistogramas são predadores exímios na caça ao camarão! E os bettas! 

Já agora podes criar um tópico sobre o teu aquário? Com fotos e listagem completa do equipamento, fauna e flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo os camarões que introduziste "Wild", é normal que tenham reproduzido rapidamente, especialmente se tiveres bastantes esconderijos. Mesmo assim o que consideras uma praga? Envia foto para termos uma ideia. Há quanto tempo os introduziste? E porquê?

Os peixes de certeza que comeram alguns, a questão é que podem já ter enjoado da mariscada e já nem lhes tocam, por isso é que podes estar agora a ter uma maior taxa de sobrevivência.

Para tentar controlar podes começar por reduzir a comida que dás aos peixes, dar a comida devagar para que eles tenham tempo de a apanhar, para evitar que a comida vá ao fundo e que seja aproveitada pelos camarões. Predador... tenho um apistogramma que quero despachar por isso se interessar envia mensagem privada.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Entretanto  já despachei um monte de camarões para uma pessoa conhecida, mas pelo andar da carruagem não tarda nada estou com o mesmo problema, por isso obrigada pelas respostas. Vou ver a secção dos cassificados a ver se alguém está interessado.

Obrigada

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais