Ehein MP


Marcos Rocha

Recommended Posts

Boas caros aquiriofilistas, desde já felicito todos os responsáveis por este grande fórum, coisa que nos dias de hoje quase ninguém liga. Sou o Marcos Rocha, tenho 32 anos e sou de Matosinhos. 

Quando pequeno, cerca de 10 anos, recebi o meu primeiro aquáriode água quente, 80 litros salvo erro, e daí começou a paixão. Mantive eu o aquário durante 4/5 anos, até que houve uma perda na família e o aquário ficou esquecido... A vida passou, contitui família, casa etc, e às uns meses atrás visto que tinha em casa um grande espaço morto, decidi continuar a minha paixão, a semana passada chegou a casa o meu aquário, agora em dimensões bem diferentes.

É um ehein de 900 litros

Filtro externo ehein professional 3 xl

2 termóstatos ehein

Filtro Uv 18w ehein

Chegou a hora de o montar consoante o tempo fora de trabalho e lidas de casa, mas visto que maior parte das ideias surgiram deste fórum, vou com todo o gosto mostrar o meu projecto. É claro que merece sempre propostas e todas as ajudas são muito bem vindas. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcos Rocha, bem vindo de volta ao fórum e ao hobby! 

900 litros já é obra, então se o que pretendes é fazer aquascaping nele ainda maior é a empreitada!!! 

Para tanta litragem mais valia teres apostado numa sump, onde além de teres imenso espaço para colocar materiais filtrantes podias esconder os termostatos e ainda servia de refúgio se necessário para algum peixe.

Que tipo de layout, plantas e vivos pretendes colocar?

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Bem vindo de volta. Fiquei curioso com o teu projecto. Tens de meter aqui umas fotos para o pessoal ver.

Não te esqueças de fazer o ciclo de azoto do aquário. 

Concordo com o Tozé Nunes que devias pensar numa Sump para um aquário desses. Pois esse filtro pode ser curto e necessário um segundo filtro mais potente. 

Deduzo que tenciones fazer um aquário de água quente certo? Que termostatos tens? Pois dizes que tens 2 da marca Eheim e os mais comuns que se vê a venda são os de 300W e há também os de 400W. Mas qualquer um deles para ter temperaturas mais altas só com 2 termostatos talvez vá ser um pouco difícil.   

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marcos Rocha

Bem vindo ao Fórum,ai homem grande coragem começar com uma boa litragem logo 900 litros,não fizestes isso por menos,os meus parabéns,e força nisso,e queremos fotos,descreve aqui o teu Setup com mais promenor, 

boa sorte,que corra tudo há maneira.

Cumprimentos   

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Toze, Bruno e Álvaro pelas boas vindas. Pessoal peço a vossa compreensão se houver alguma pergunta feita por mim que achem um pouco básica, acontece que já lá vão uns anos que o hobbie estava adormecido , acontece que neste momento existem muitos mais tecnologia a nivel de filtros etc, e se por acaso acharem que algo está errado estou de ouvidos. A minha ideia vai ser criar um habitat perfeito para Endlers. Sou maluco por esse peixe, e quando digo perfeito, será mesmo perfeito. Não irei colocar mais nenhuma espécie que seja, somente Endlers. Mas até lá ainda são outros 500. Ainda estou na fase de montagem e pelo que foces dizem ainda falta algum material. Estou a sair do trabalho, estando em casa ao lado do material, vou especificar tudo o que tenho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem o meu setup assim dizendo neste momento é:

Aquario Mp eheim aquatics / com a medida de 2 mts x 65 largura x 75 altura

Filtro externo eheim professional 3 xl

Resistência eheim jager 3618, 250 w

Resistência eheim jager 3609, 300 w

Filtro Uv Resun, 18w

Iluminação 2 calhas de Led branco. 1 metro cada

Iluminação 2 calhas de Led Branco e Azul. 1 metro cada

80 kg de pedra quartzo rosa

100 kg de areia de piscina

Provavelmente não irei gastar a areia toda, foi oferecida por isso não recusei, esteve ela também num aquário de ciclideos, não sei se faz diferença? 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, estou com uma grande dúvida, já tenho o solo todo montado, nas zonas onde coloquei substrato voo colocar anubias e musgo de java ou algo do género para fazer tapete. Mas a minha duvida é esta:

Posso colocar as plantas e depois encher e fazer o ciclo de azoto, ou tenho de o encher primeiro e só depois colocar as plantas? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marcos,

Primeiro que tudo os meus parabéns, aquário espectacular e tem tudo para ser a alma da casa.

Uma pergunta o substracto que colocaste nas zonas onde vais plantar é fértil? Se sim, colocaste algum substracto inerte a cobrir ou não? É só porque os substracto a férteis não devem estar em contacto directo com a água, pois vão libertar toda a sua carga de nutrientes de uma forma rápida e brutal, deve haver algo a servir de tampão para que essa libertação seja muito lenta e não afecte a tua fauna.

De Resto tens sido muito bem aconselhado.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela camaradagem RGTorres , é disto que a gente precisa neste hobbie. Vou colocar fotos do substrato que coloquei. 

Acho que ainda vai ficar uns dias por encher. Quero arranjar um bom tronco para colocar lá, e vou aumentar à profundidade de substrato comprando mais uma lata. Neste momento está com 7 cm de areia e nas zonas de substrato tenho 4, vou colocar à mesma medida. Acham bem 7 cm?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O special Ground nao é fértil por isso não tens qualquer problema.

Colocares mais substracto para anulares essas "covas" acho positivo, pois terias sempre um acumular de detritos nessas zonas, o que te podia dificultar a sinfonagem do fundo.

Os 7 cm acho suficientes, mas isso depende sempre da fauna e da flora, mantendo-se o que já apresentaste creio ser bom. Apenas um conselho, se fizeres um ligeiro desnível  da frente do aquário para a traseira (mais baixo a frente, mais alto atrás), vais ter mais facilidade em fazer a sinfonagem do fundo, pois a maior parte dos detritos, tendencialmente vão ficar depositados na parte mais baixa do aquário. Esse declive também vai assentar a sensação de profundidade do aquário.

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Marcos Rocha disse:

já tenho o solo todo montado, nas zonas onde coloquei substrato voo colocar anubias e musgo de java ou algo do género para fazer tapete.

Anubias e musgos não são as escolhas acertadas para plantar, devem ser presos a troncos ou pedras. As anubias por serem plantas de rizoma e os musgos por não terem raízes. Para essa zona deves usar plantas de caule e raiz. 

Esse farol...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Torres achas que um vão de 2 cm será bom para a sinofagem? Tipo 9 atrás e 7 à frente? 

Toze de certeza falaste do farol derivado ao material dele, pois isso eu pensei logo, mas tipo foi uma prendinha da mulher, e se não o colocasse ia levar nas orelhas 😁. Se por acaso notar algo a desfazer e a prejudicar já tenho desculpa para o tirar. O musgo de java seguindo o teu conselho vou o colocar no tronco, ( nunca tentei isso ). Que plantas me aconselhavas para se agarrarem bem Toze? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Marcos Rocha disse:

Que plantas me aconselhavas para se agarrarem bem Toze? 

O problema não é agarrarem mas sim que condições vão ter para se desenvolver! Depende muito da qualidade e intensidade luminosa, se vais fornecer CO2 sem esquecer os macro e micro nutrientes (fertilizantes).

Ainda não percebi bem o que tens aí dentro aparte o farol. Podes tirar uma foto frontal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos Toze, não consigo tirar uma de frente apanhar tudo. Tem de ser assim. 

large.20190122_215630.jpglarge.20190122_215637.jpglarge.20190122_215643.jpglarge.20190122_215652.jpglarge.20190122_215700.jpglarge.20190122_215705.jpglarge.20190122_215724.jpglarge.20190122_215745.jpg

Em relação ao Co2 eu de momento não vou usar. Vou juntar uns cobres para comprar um equipamento à maneira. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora só aumentei à profundidade da areia, 7 cm frente e 9 atrás. Sábado vou buscar o substrato para por ao mesmo nível, e vou trazer um tronco. A correr bem fim do mês planto e já o encho. Por agora seguindo as dicas, ando a ler sobre plantas aqui pelo fórum. Não à mesmo hipótese nenhuma que este fórum é o melhor de Portugal. Para por informação em dia não à nada melhor que andar por ai a pesquisar. ( já não punha a minha leitura em prática assim á uns anitos 😁.

Grande abraço 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marcos, as pedras que ai tens parecem ser alcalinas, vão aumentar o pH o que para um plantado não é o mais aconselhável. E tens aí pedras de cor e origens diferentes o que cria uma confusão visual. Porque não aproveitas um dia destes e vais dar um passeio por uma das muitas serras e barragens e apanhas uns pedregulhos? Há em Portugal muito basalto, xistos e granitos que sendo neutros são indicados para o uso em aquários. Depois em vez de os espalhares aleatoriamente crias uns canteiros com varias pedras, no seu interior metes o tal substrato que ai tens deixando a areia á volta. Como exemplo tens isto:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Toze, a pessoa que me deu as pedras falou que não havia problema nas pedras, que eram das melhores para manter em aquário, afinal não é bem assim pelos vistos. Eu sou de Matosinhos, onde me aconselhavas a ir buscar pedra Toze? O mal de tudo é aquele substrato que já lá está vai se misturar todo com a areia. Ou achas que o solo posso manter igual sem mexer, retirando somente as pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem colegas, como nem sempre é andar para a frente, chegou a hora de recuar algum trabalho feito até agora. 

Todas as pedras foram retiradas do aquário. 

Vou criar 1 mini muro de 10 cm todo em xisto de um lado ao outro do aquário, a ideia vai ser colocar substrato de um lado e areia do outro.

Trabalho na Mercedes-Benz e os carros novos todos eles vêm com uns tecidos protetores no interior para que até à data da compra não esteja ao clima. Pois bem peguei nessa matéria e isolei todas as mangueiras que andam por traz do aquário. A ideia será não perder qualquer temperatura enquanto a água passa nas mangueiras. Forrei também o filtro uv, de maneira a que consiga fazer manutenção é claro. Pode até nem servir de nada, mas assim as mangueiras já não estão encostadas à parede fria, e a nível de estética não muda nada, pois o aquario fica encostado à parede e nada se vê. 

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.