Permanganato de Potássio


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas pessoal,

Peço a vossa ajuda quanto a utilização de Permanganato de Potássio.

Pretendia adquirir este produto para desinfectar plantas antes de as colocar no meu aquário para evitar a introdução de várias coisas indesejáveis. Após alguma pesquisa apareceu-me este produto como melhor para desinfectar plantas do que a utilização de uma solução de água com lixívia.

Tenho no entanto várias questões:

 

1- Onde comprar este produto? Falaram-me que se vendia comprimidos em farmácias (500 ml/comprimido) ou em pó nas drogarias (100gr, ...). Qual será melhor?

2- Deve ser misturado com água normal (do furo sem cloro) ou em água destilada?

3- Qual a concentração a usar? Em alguns sites aparece 10 mg/l outros 20 mg/l. 

4- Durante quanto tempo devo deixar as plantas nessa solução? Alguns casos referem por 20 minutos e noutros em 4h ou até mesmo 8h. 

5- As plantas em questão são flutuantes (Salvinia Cucullata e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes). Devo colocar a flutuar a tona dessa solução de permanganato de potássio com água ou devem ser completamente submersas?

6- Após realizar todas esta desinfecção basta lavar bem as plantas com água corrente ou é melhor coloca-las num recipiente com solução de água com condicionador como o Prime?

 

Cumprimentos,

Bruno Carneiro.  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu desconhecia por completo o que era isto e daí que a minha ajuda é pouca e deixo só um site com alguma informação sobre o mesmo que até provavelmente já deves ter visto antes:

http://meuaquarionovo.blogspot.com/2017/02/permanganato-de-potassio-um-aliado-do.html

Com as minhas plantas apenas passei por água corrente e limpei bem as raízes e depois passei por um bocado de água retirada do aquário.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

bem ...aqui vai um conselho de quem já usou o produto...e o que digo a toda a gente fujam disso hoje em dia tens soluções no mercado que fazem o mesmo efeito e ja vem com a graduação que deves usar em função da litragem...é preciso ter cuidado com o que le na internet....basta um erro de medição e matas tudo ....

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais