Aquário novo 250 Litros


neo_2

Recommended Posts

Bem este fim-de-semana fui visitar a loja Paulo Viera e constei algumas coisas que só mesmo vendo conseguimos ter a noção real das coisas. 
Primeiro o aquário de 100 cm pareceu-me bastante maior que aquilo que imaginava, talvez tenha ficado com essa ideia por causa do móvel que era bastante alto, mas como eles não fazem transporte fiquei um pouco pensativo. 
Já tinha feito contas ao total mas agora depois de ler as vossas opiniões, talvez tenha de aumentar um pouco o meu valor limite.

On 1/18/2019 at 12:28 AM, RGTorres said:

"Em materia de filtros e filtragem não nos podemos esquecer da relação directa com as tpa's e manutenção em geral. Quanto mais no limite está o filtro, as tpa's acabam por ser maiores e menos espaçadas, obrigando a uma manutenção constante, acabamos por vezes a trabalhar mais e disfrutar menos. É importante sabermos o que o nosso aquário produz e em quanto tempo, para defenir o quanto e o quando das tpa's.

@RGTorres Posso depreender dessa afirmação que um filtro melhor aumenta os períodos entre TPA? No meu outro aquário fazia rigorosamente uma vez por semana e o filtro uma vez por mês. Já li testemunhos que dizem que só limpam 2 a 3 vez por ano.

@Bruno Carneir hoje vou a essa loja, vi que os móveis lá estão mais baratos. 
 

Em relação a perlite ou vermiculite alguém conhece ou tem feedback? 

 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo_2,

Podes depreender que um filtro melhor, vai facilitar-te muito a manutenção do aquário. Em relação às tpa's e á sua  relação com a filtragem posso te dizer o seguinte, um aquário com um determinado filtro e dependendo de factores como, tipo e número de fauna, tipo e número de plantas, com ou sem fertilização, tipo de substracto e hardscape, e a própria iluminação (artificial, natural, fotoperíodo e intensidade), tem um ritmo próprio de tpa's, se esse filtro for substituído por um superior então as tpa's seguramente podem tornar-se mais espaçadas ou com volume menor e a manutenção geral será sempre menos "pesada.

No meu caso particular (cada aquário é único e a sua manutenção deve ser vista como específica para ele, exemplos devem sempre ser vistos como um ponto de partida ou melhoramento e não como regra a seguir), desde que melhorei a minha filtragem, passei duas duas tpa's semanais para uma, e reduzi o volume total trocado (de 120 l para 90), a manutenção dos filtros (tenho dois) melhorou, de mensal passou a bi-mensal (alterno os filtros, um mês um outro mês o outro), apenas as mangueiras dos filtros mantiveram a mesma manutenção (1 vez por mês). Estou neste momento testar um aumento do período entre limpeza dos filtros, e pelos testes que tenho efectuado (parâmetros aquário) parece-me estar com espaço de manobra para o fazer.

Em relação á perlite ou vermiculite não te vou poder ajudar, pois nunca usei e não me sinto minimamente confortável para dar uma opinião.

Forte abraço.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos pelas opiniões que me foram dando. 
Depois de fazer uma pesquisa mais longa sobre filtros acabei por encontrar duas alternativas que gostava que avaliassem e dessem uma possível opinião. 

Jebão 404
https://www.proaquarium.net/product-page/jebao-404
 

e este da Aqua nova NCF 1200 
filtro-aqua-nova-ncf-1200-detail
 

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva neo,

Em relação ao tamanho do aquário, se te for possível aconselho o de 100cm. Pode-te parecer exagero inicialmente mas depois fica o tamanho perfeito. Se fores para o de 80cm acho que rapidamente vais pensar se não devias ter comprado o de 100cm. Digo isto porque passei por isso mesmo.

Quanto à filtragem, no meu aquário de 100x50x50 (250 litros), tenho dois filtros que no total fazem 2000 l/h, ou seja, 8 vezes o volume do aquário por hora. Mas isto só acontece devido à exigência de alguns peixes, como os Discus. Por isso aconselho-te a pensares bem no que queres ter no aquário, não só agora como no futuro a médio/longo prazo, para saberes que filtragem tens que ter. 

Escolhendo a filtragem que queres, o filtro em si acho que é algo que deves ponderar bem e pensar que por vezes o barato sai caro. Pela minha experiência os filtros de Eheim são do melhor que há por aí, para além de silenciosos. Se por azar acontecer algo ao filtro, no dia a seguir já tens peças para o arranjar. Sei que é mais caro, mas se fosse eu pensaria "se não fizer este mês, faço no próximo ou no a seguir". Lembra-te que isto é algo que é suposto durar e paciência é uma das virtudes na aquariofilia.

 Quanto ao local do aquário, penso que as cortinas opacas ajudam, mas tem em atenção que no verão a temperatura do aquário com alguma luz do sol, aumenta facilmente. 

Na iluminação não te posso ajudar muito, mas se não quiseres plantas exigentes, aí é onde podes aproveitar para poupar um pouco.

Quanto ao substrato, tenho um aquário com o da aqua gro e estou satisfeito.

Penso que o tronco de videira, depois de devidamente tratado não tem problema nenhum no aquário.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @RGTorres e @cortes257 pelas vossas opiniões.
é um hobby fantástico mas é extremamente caro, para ser ter uma coisa minimamente decente sem fios a saltar, expostos ou uma iluminação que encaixe como uma luva no aquário. Complicado.
Eu quando comecei com esta ideia de começar na aquarofilia pedi orçamentos para aquário de 100 cm mas depois comecei a juntar substratos férteis, inertes, hardscape e depois todo o equipamento que uma litragem maior exige e então já me deixou de pé atrás.
Sobre o aquecimento do aquário com o sol não sei mesmo como resolver, pois se não montar o aquário na sala não tenho interesse em o colocar noutro local. 
é uma sala bastante exposta no verão, é capaz de dar sol a tarde toda, não sei como resolver pois também quero ter alguma luz natural em casa.
Estava a pensar comprar com tampas mas secalhar é preferível arranjar forma de o tapar apenas no inverno.
é todo um conjunto de dúvidas e incertezas que estou a tentar gerir e apaziguar na minha cabeça e carteira. Muita paciência e ponderação. 
Em último caso desmonto o aquário todo e lá terei de o mudar de sítio. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo_2,

Pois é, quando começamos a querer algo mais que um "simples aquário" não há orçamento que resista, mesmo indo para equipamento diy quando queremos algo no gênero de um plantado é sempre a somar.

Mas não desanimes, podemos demorará a ter o queremos mas no final a recompensa em termos pessoais é grande. 

Em relação ao calor na tua sala, que temperaturas atinge no verão? Se tens temperaturas ambientes acima dos 27/28 graus na sala, vais ter de arranjar um sistema de arrefecimento, existem alguns feitos com simples ventoinhas de arrefecimento de computadores (aliás se dirigires uma ventoinha para a superfície da água isso vai provocar arrefecimento). A luz solar directa podes resolver com cortinados mais ou menos opacos conforme a distância a que tens o aquario, podes também colocar algo tipo biombo junto ao aquário do lado onde está a janela (não precisa ser grande, apenas que tape/filtre a luz directa) e que podes inclusive colocar apenas quando tens necessidade (uma sala também precisa de luz natural e assim evitas cortinados écran total).

Tudo tem solução, e não é necessário gastar uma fortuna para termos o aquário que queremos (demora é mais tempo).

Forte abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo

Olha eu tenho dois aquário na sala mesmo em frente das janelas ( varandas )e também tenho cortinas opacas, mas mesmo que passe alguma luz solar nunca chega ao aquário,mas sim os reflexos,e não tenho problemas nenhuns,nem algas,agora o calor de verão sim,mas isso e geral,para isso tenho umas cooling de pc que quando esta muito calor eu coloco a bombar em cima do aquário para a água arrefecer um pouco mais.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/01/2019 at 14:15, neo_2 disse:

"Bem este fim-de-semana fui visitar a loja Paulo Viera e constei algumas coisas que só mesmo vendo conseguimos ter a noção real das coisas. 
Primeiro o aquário de 100 cm pareceu-me bastante maior que aquilo que imaginava, talvez tenha ficado com essa ideia por causa do móvel que era bastante alto, mas como eles não fazem transporte fiquei um pouco pensativo." 
 

À primeira vista pode parecer grande, depois passados uns meses começamos a imaginar que o dobro seria fantástico...

Vi que não colocas a hipótese dos filtros usados, mas olha que há boas opções por aí, não te esqueças é de escolher uma marca que depois consigas encontrar facilmente peças para ele.

Olha que até vi vários aquários usados já com bons filtros, mas não quero estar aqui a estragar negócios das lojas, até porque novo é novo e sem riscos!

As lojas também precisam de vender para estarem abertas e nós precisamos delas para manter o nosso hobby sempre atualizado.
Boa sorte e vai com calma porque este hobby obriga mesmo a aprender a esperar e ser paciente.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões.
O meu primeiro material de aquariofilia foi comprado em 2º mão e não correu nada bem.
O filtro tinha um suporte estragado e abriu uma vez enquanto funcionava, tive de comprar um encaixe novo.
O aquário depois de bem limpo comecei a ver um monte de riscos. Passado 3 meses começou a gotejar no móvel.
Depois disto acho que não quero correr riscos. Mas a verdade é que é tentador ver material a metade do preço quando se quer muito ter um aquário novamente. 
Em relação as spart parts eu já vi que se arranja com alguma facilidade, ainda para mais agora com a internet. Na pro aquarium de Rio Tinto eles tem rotores e torneiras para o tal NCF por exemplo. 
 

  • Gosto 1

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em relação as peças serem fáceis de arranjar por veres a venda na Internet tem em atenção 2 coisas:

1- A mandares vir pela Internet se for fora da união europeia e custar mais de 25 euros (neste hobby facilmente acontece) vai quase de certeza parar na alfandega e tens de pagar depois taxas aumentando o preço. Outro factor é o tempo pois se for fora da união europeia demora certamente 1 mês para chegar (peças de filtro é impensável ter-lo parado um mês). 

2- A mandares vir dentro da união europeia os produtos até podem ser baratos mas de portes pagas mais de 15 euros facilmente. (Exemplo da Fluval: vendem umas Spray Bar para o Fluval 306/406 que não encontro cá em Portugal em nenhuma loja. No entanto em Inglaterra tem a venda por cerca de 10 euros mas só de portes pago outros 15 euros)

 

Em relação a ProAquarium tem em atenção também nos seguintes pontos:

Efectivamente é uma boa loja e com produtos muito em conta. Mas já me aconteceu ver no site deles produtos que aparecem assinalados como esgotados e perguntar se podiam encomendar e dizem que já não arranjam mais. Por isso certifica-te se esses rotores e torneiras que falas arranjam sempre ou se depois de venderem o que tem em stock não arranjam mais e depois andas a rasca.

Outra coisa que me deparei nessa loja e não gostei tanto foi sobre comidas. Lá tem preços normalmente inferiores à das outras lojas mas comprei lá uma vez 2 embalagens de comidas diferentes (Seachem e Tropical) e ambas vinham com prazos de validade praticamente no fim. Principalmente a da Seachem que comprei a embalagem maior por ser uma comida boa e não é muito fácil de arranjar e quando vi em casa nem 3 meses faltava para acabar a validade. Ou seja, vai acabar por ir muita comida para o lixo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.