Aquário novo 250 Litros


neo_2

Recommended Posts

Olá pessoal,
 

Já sou utilizador deste fórum e já aqui coloquei algumas questões sobre um aquário que tive durante algum tempo. Foi tão pouco que considero este meu novo projecto o meu primeiro aquário.
Tenho imensas dúvidas e nem sei por onde começar, é pena o fórum não ter um género de "chat" onde pudéssemos tirar dúvidas sem nos perdermos por entre posts e respostas. 
Dado ser um investimento bastante avultado ( para mim), queria tirar todas as dúvidas e receber opiniões de todos os utilizadores quantos me puderem ajudar com a sua experiência. 

Ideia: 

Aquário: 100x50x50 ou 80x50x50 em vidro de 10mm
Filtro: Fluval 106 ou 
Filtro Aqua Nova NCF 1000
Termostato: Eheim 300w 
Iluminação: Nenhuma ou 
Barra de 1000mm
consumo 15.5w
48 x branco lumens 1920
38 x branco , 10 x azul lumens 1665
24 x branco , 24 x azul lumens 1308
48 x azul lumens 696
angulo de led 120
quantidade de leds 48

Substrato fértil: Preciso de ajuda, a ideia era carpete ou plantas de baixa/média exigência. (na lista tenho advanced soil plants/ aqua gro ou o tipico JBL manado)
Substrato: Rocha vulcânica ou vermiculite ou perlite
Hardscape: Tenho uns 300 Kg de Xisto em barras e troncos de videira. 

Flora: depende
Fauna: peixes de cardume para começar, neons, nariz de bebado entre outros. 

Principais questões: 

Sendo o "meu primeiro" aquário aconselham o aquário de 80 ou o de 100cm? Ou um ainda mais pequeno?

Que filtro escolhiam?

Em termos de iluminação é uma questão que me está deixar de pé atrás e não sei como resolver. Tenho dois locais em casa onde posso colocar o aquário, um é a entrada de casa, sem qualquer luz do sol, apenas em dias mais ensolarados pode chegar alguma claridade mas é mesmo só isso, nem os peixes se viam quando eu tinha o outro aquário nesse local. 
O segundo local é numa divisão da casa com muita luz, mais de 8 horas de luz em que possivelmente 2/3 horas de luz directa no aquário. Mas era aqui que ficava bem e podia aproveitar do aquário.
Existe a possibilidade de adicionar cortinas neste espaço talvez.

A iluminação que apresento chega para manter plantas de baixa/média exigência?

O substrato perlite ou vermiculite já alguém usou? já li algumas coisas pela Internet mas há pouca informação de utilização em aquarofilia. 

em relação ao hardscape lavado e tratando os troncos existe algum problema com utilização de videira?

Peço desculpa tanta questão. Se poderem ajudar-me agradeço. 

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou tentar ajudar-te com a experiência de mais de 5 anos de aquários e de 8 montados e a funcionar.

Sendo o "meu primeiro" aquário aconselham o aquário de 80 ou o de 100cm? Ou um ainda mais pequeno?

- quanto maior menos "trabalho" dá, mais "tempo" tens para reagir às alterações, logo podes experimentar mais. Um aquário menor qualquer alteração é muito mais significativa. Assim, se não tens muita experiência e queres experimentar fauna, flora e decoração, aconselho o aquário de maiores dimensões.

há 11 minutos, neo_2 disse:

Que filtro escolhiam?

- o filtro só depende do volume do aquário! Tem de ter um débito (l/h) 3 a 4 vezes superior ao volume do aquário. A ideia é, teoricamente, todo o volume de água do aquário ser filtrado 3 a 4 vezes por hora!

Assim, num aquário de 100lts o filtro deverá ter um débito de pelo menos 300 ou 400 litros/hora.

há 14 minutos, neo_2 disse:

Em termos de iluminação é uma questão que me está deixar de pé atrás e não sei como resolver. Tenho dois locais em casa onde posso colocar o aquário, um é a entrada de casa, sem qualquer luz do sol, apenas em dias mais ensolarados pode chegar alguma claridade mas é mesmo só isso, nem os peixes se viam quando eu tinha o outro nesse local. 
O segundo local é numa divisão da casa com muita luz, mais de 8 horas de luz em que possivelmente 2/3 horas de luz directa no aquário. Mas era aqui que ficava bem e podia aproveitar do aquário.
Existe a possibilidade de adicionar cortinas neste espaço talvez

A iluminação é muito importante! A manutenção do aquário depende muito da iluminação.

NUNCA coloques um aquário a levar com luz solar direta, mesmo que "filtrada" por cortinas, num instante ficas com o aquário verde e sujo de algas! A não ser que querias andar sempre a esfregar as paredes e a limpar a decoração e filtro do aquario.!!

A claridade pouco importa, desde que tenhas uma boa iluminação artificial irá sobressair muito mais as cores naturais do que tenhas dentro do aquária.

há 20 minutos, neo_2 disse:

A iluminação que apresento chega para manter plantas de baixa/média exigência?

Eu optei pelo seguinte, 1 tira de LED por cada 5cm de profundidade do aqurio. LED que eu compro no eBay ao rolo. E as minhas plantas estão ótimas.

 

há 27 minutos, neo_2 disse:

em relação ao hardscape lavado e tratando os troncos existe algum problema com utilização de videira?

Eu já experimentei e não correu bem...tens de secar bem, tirar a casca, etc....digamos que é um processo muito moroso! Se fica bem? Claro que fica, muito bem até, mas se não tiver em condições, num instante te amarela a água e matas a fauna toda...

Quanto ao substrato não te posso ajudar, eu uso rocha vulcânica como hardscape, e como fundo areia silica ou areao...

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não sou muito experiente mas sobre alguns assuntos vou deixar a minha opinião.

O filtro deve ser talvez a coisa mais importante do teu aquário e como tal deve ser o melhor possível. O recomendado normalmente (pois depende do tipo de peixes que lhe vais introduzir) é que o filtro faça 6x a filtragem do volume do aquário por hora. Sendo de 250 litros o filtro devia no mínimo fazer 1500 l/h. Assim sendo, ambos os filtro que apresentas são insuficientes para esse aquário.

O Fluval 106 só faz 505 l/h e o Aqua Nova NCF 1000 só faz 1000 l/h. O ideal seria no mínimo um filtro como o Fluval 406 que já faz 1450 l/h. Mas podes ver outras marcas boas como a JBL ou a Eheim. 

Dimensões do aquário acho que devias se tiveres essa possibilidade escolher o maior. Pois quanto maior o volume de água mais fácil é de controlar por assim dizer. Pois qualquer instabilidade (picos de amónia ou nitratos) demoram mais tempo a ocorrer em maior volume de água. Em resumo, é mais fácil para iniciar com uma aquário de maior volume.

O termostato parece-me bom para este aquário. 

Substrato e iluminação espera por alguém com mais experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Pedro Luis_8010 said:

A iluminação é muito importante! A manutenção do aquário depende muito da iluminação.

NUNCA coloques um aquário a levar com luz solar direta, mesmo que "filtrada" por cortinas, num instante ficas com o aquário verde e sujo de algas! A não ser que querias andar sempre a esfregar as paredes e a limpar a decoração e filtro do aquario.!!

Nem que as cortinas sejam opacas? é que eu queria o aquário ali mesmo.

1 hour ago, Pedro Luis_8010 said:

Eu optei pelo seguinte, 1 tira de LED por cada 5cm de profundidade do aqurio. LED que eu compro no eBay ao rolo. E as minhas plantas estão ótimas.

depois cola as tiras num perfil? posso ver como fica? Que características tem essa fita?
eu já tinha visto uma solução do género mas fazendo as contas a : fita de led + perfil alumínio + transformador + conversor acaba por ficar quase igual ao valor da calha que aqui propus. 

Em termos de camada de substratos o que me aconselha? desde a base. 

Obrigado pelas dicas @Pedro Luis_8010 e @Bruno Carneir

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, neo_2 disse:

Nem que as cortinas sejam opacas? é que eu queria o aquário ali mesmo.

Eu também não tenho muita experiência, mas do pouco que tenho, arriscaria dizer que só um pouco de sol atrás de uma cortina (desde que não seja transparente) não é assim tão mau desde que tenhas uma equipa de limpeza no aquário. Esta equipa pode e deve incluir caracóis, camarões, os chamados limpa fundos (corydoras) e os chamados limpa vidros (os que se agarram aos vidros). A maioria destes ficaria super satisfeito se encontrasse algas por todo o lado e ajuda a manter essa questão controlada.

E se gostas mais do aquário nesse local eu punha mesmo nesse local, nem que para isso tivesse mesmo que a cada 15 dias andar a esfregar as pedras e os vidros. Eu acho que o aquário numa casa fica sempre melhor numa divisão onde olhamos mais facilmente para eles involuntariamente do que na entrada da casa que é escuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, MrOverclock disse:

Eu também não tenho muita experiência, mas do pouco que tenho, arriscaria dizer que só um pouco de sol atrás de uma cortina (desde que não seja transparente) não é assim tão mau desde que tenhas uma equipa de limpeza no aquário. Esta equipa pode e deve incluir caracóis, camarões, os chamados limpa fundos (corydoras) e os chamados limpa vidros (os que se agarram aos vidros). A maioria destes ficaria super satisfeito se encontrasse algas por todo o lado e ajuda a manter essa questão controlada.

E se gostas mais do aquário nesse local eu punha mesmo nesse local, nem que para isso tivesse mesmo que a cada 15 dias andar a esfregar as pedras e os vidros. Eu acho que o aquário numa casa fica sempre melhor numa divisão onde olhamos mais facilmente para eles involuntariamente do que na entrada da casa que é escuro.

Concordo inteiramente. Mesmo sabendo dos possíveis problemas com as algas.
Mas metia as cortinas para não ficar com a luz do sol directamente a bater no aquário.
 

há 4 horas, neo_2 disse:

em relação ao hardscape lavado e tratando os troncos existe algum problema com utilização de videira?


Quanto a isto, encontrei aqui algo sobre o assunto, só é pena já não dar para ver as imagens. Dizem que é possivel mas tem cuidado porque normalmente as videiras levam com grandes quantidades de pesticidas.
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que as opiniões não são unânimes em relação a nada. Penso que é mesmo cada caso é um caso e só resta experimentar para ver como corre.
O problema é que o investimento justifica estas dúvidas todas antes de começar. 
Uns dizem que a litragem tem de ser 3/4 o volume do aquário, outros dizem 6 e já li pela net que para ser bom é 10x o volume total do aquário. Ok daqui faço uma média e percebo que o filtro que tinha em mente tem de ser um pouco melhor. 
Estou a pensar avançar com o aquário no espaço com mais luz, penso em colocar um género de cortina mesmo em frente a ele, afinal de contas eu só o vou aproveitar dele quando o sol já se está a pôr e portanto aí retiro a cortina. Ainda estou a estudar o caso. 
Vou aguardar mais opiniões, se o meu post não se perder entretanto. hahha
Obrigado pela vossa opinião
@Emejet e @MrOverclock

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Quanto ao filtro continuo a achar que o mínimo dos mínimos seria 5x. Mas acredita que num filtro nunca vais querer ter o mínimo por isso referi 6x.

Já os 10x o volume que viste depende muito para o tipo de peixes que vais escolher. Se escolheres peixes de água fria como eu ou ciclideos ai sim precisas um mínimo de 10x. Agora se for peixes de água quente não é necessário tanto. Tudo vai depender do que escolheres para o aquário. 

Editado por Bruno Carneir
Erro no texto.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do filtro é um assunto que dá pano para mangas. Nem todos concordam com o mesmo, nem todos defendem os mesmos calculos.

Vai também sempre depender da matéria filtrante que tens, se tens plantas ou não, que peixes tens e a quantidade de peixes que tens.

Eu  pessoalmente, acho que um filtro que faça 10x (ou até mesmo 7 ou 8x) o volume do meu aquário ia provocar demasiada corrente no meu aquário. Muito para além do que me agrada, por isso invisto mais em ter plantas e matéria filtrante para compensar. É possível fazer tuning aos filtros para adicionar matéria filtrante: https://www.youtube.com/watch?v=ipTDkQsT6HQ Neste canal há vários vídeos sobre o assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do filtro de tantas dúvidas que tenho é a que menos me incomoda. Sei a importância do filtro e não me importo de investir um pouco mais nele. O meu problema e as opiniões que queria ouvir era mais em relação ao aquário ter luz natural e a questão do substrato também gostava de ouvir mais opiniões. 

O aquário com móvel estou tentado a avançar com o aquário e móvel de 1 metro. Iluminação depois de resolver a questão da luz natural penso em fazer eu iluminação como o sugeriu o @Pedro Luis_8010

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei recentemente um aquário grande com móvel e também tratei da questão da luz de forma artesenal. As plantas não querem saber se a luz é led, fluorescente ou incandescente. Desde que seja luz elas crescem.

A grande diferença vai ser só a qualidade de cores que se vai ver no aquário quando a luz está ligada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, neo_2 disse:

A questão do filtro de tantas dúvidas que tenho é a que menos me incomoda. Sei a importância do filtro e não me importo de investir um pouco mais nele. O meu problema e as opiniões que queria ouvir era mais em relação ao aquário ter luz natural e a questão do substrato também gostava de ouvir mais opiniões. 

O aquário com móvel estou tentado a avançar com o aquário e móvel de 1 metro. Iluminação depois de resolver a questão da luz natural penso em fazer eu iluminação como o sugeriu o @Pedro Luis_8010

Nada melhor que ires a este site:

http://www.aqadvisor.com

O LED que uso é o 5050 600LED 5metros e meto uma relação de 1 tira de LED por cada 5cm.

Uso perfil de alumínio, régua de pvc ou acrilico ou mesmo na tampa do aquário. Se o LED for à prova de água está tratado, senão envolves em plástico de cozinha que faz o mesmo efeito, não é tão agradável esteticamente.

O transformador. Se o led for de 220v ligas diretamente, se for de 12v usa um de um equipamento velho que se tenha estragado.

Garanto-te que em termos de preço compensa bem e o efeito é igual. Uso isto ha ja alguns anos!

Voltando ao filtro, deixo só estas ideias, filtro de maior débito implica maior sucção, maior corrente no aquario (afeta fauna e flora), água menos estável e com menos bactérias, e claro maior gasto na compra e em eletricidade. 

Da minha experiência quer em anos quer em quantidade, x3 ou x4 chega, como disse o @MrOverclock e bem, investe antes em matéria filtrante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, MrOverclock said:

Eu comprei recentemente um aquário grande com móvel e também tratei da questão da luz de forma artesenal. As plantas não querem saber se a luz é led, fluorescente ou incandescente. Desde que seja luz elas crescem.

A grande diferença vai ser só a qualidade de cores que se vai ver no aquário quando a luz está ligada

Então será que tendo a luz natural elas não precisam da iluminação artificial? 

Óbvio que preciso de uma iluminação para ver os peixes, mas para as plantas será que luz natural é suficiente?

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens luz natural suficiente para as plantas é possível que tenhas luz a mais para as algas.
Vais sempre precisar de luz artificial, eu optava por não descartar a luz artificial. Eu por 20eur montei 2x1metro de led. São candeeiros de quase 1m de largura, 12w cada um com 1200Lumenfe7fc0ea7bd634a7080fab4b7ef18d3c.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo_2

Começo por discordar do que o Pedro Luís disse e passo a citar ( Voltando ao filtro, deixo só estas ideias, filtro de maior débito implica maior sucção, maior corrente no aquario (afeta fauna e flora), água menos estável e com menos bactérias, e claro maior gasto na compra e em eletricidade.) primeiro um filtro que faça 5 ou 6 o volume do aquário tem em tudo uma garantia de que o pulmão do aquário e bom,para bem dos peixes e da flora,e não e por ter mais sucção que os peixes ou a flora se vá sentir mal,outra coisa as bactérias em nada tem a haver com um filtro que filtre mais ou menos,as bactérias tanto estão no filtro como em todo o aquário,e quando se fala em ciclo do azoto para um principiante e para preparar a biológica do aquário para receber seres vivos,porque o ciclo do azoto como o nome mesmo diz ciclo,esse nunca acaba,e por isso e que se chama ciclo,sobre a electricidade,ter um filtro que gaste 20w ou ter um que gaste menos,pergunto há algum filtro que trabalhe sem a dita electricidade?....na minha opinião se tens que comprar um filtro pois compra um que faça 5x ou 6x o velume do aquário,a sim como um aquário maior e sempre mais fácil de manter,do que um pequeno,sobre colocares o aquário num local onde tens muita luz directa,pois isso não e nada que não se resolva com umas cortinas,eu tenho dois aquários nessa situação e tenho cortinas que não passa luz solar,só pelos lados,e não tenho algas.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

Caro neo_2,

Tamanho do aquário, o maior que possas 😁, e aí penso que estamos todos de acordo, melhor em todos os aspectos menos no factor investimento, maior sai sempre mais caro, se o podes fazer então não tenhas dúvidas.

Localização, sem dúvida na sala, um aquário é para ser visto, apreciado, apresentado, no meu entender o seu lugar é na sala onde vai dominar  e sem dúvida extender a sua presença a toda a casa, com o tempo e o crescer do vício outros poderão pertencer a outras divisões. A luz solar directa é um problema que vais seguramente resolver com alguma facilidade, aliás já o pensaste fazer, e bem, com cortinas (mas sempre ao gosto da cara metade lol).

Filtro, seguramente o melhor que possas comprar, atenção que tambem em filtragem não existem regras empiricas, que temos de seguir a risca. Um filtro (externo) que faça 3 a 4 vezes o volume da água que tens no aquario (atenção, 3 a 4 vezes cheio com as matérias filtrantes, esse filtro vai fazer seguramente 6× estando vazio. Como as marcas dizem sempre os l/h em vazio deves procurar os que fazem 6× pelo menos). Muito importante nos filtros a capacidade de levar matérias filtrantes, o melhor é sempre o maior, ou seja opta pelo que levar mais (nota - estes valores são os aconselhados para aquários de água doce tropical, para aquários de água fria os valores são de 10 × ou mais com o filtro vazio)

Iluminação, vai depender muito do aquário em si, se pretendes algo "low-tech" então parece-me que a solução das fitas Led será suficiente, se queres algo "hi-tech" a melhor opção será diferente assim como o valor, seja uma calha comercial ou uma calha diy os valores serão sempre mais elevados.

Substrato, na minha opinião uma camada de rocha vulcânica no fundo do aquário é sempre boa opção, vai manter a coisa arejada e com uma boa colônia de bacterias, se vais ter algo tipo "plantado" um substracto fértil é essencial, se possível apenas nas zonas plantadas e por cima da rocha vulcânica, finalmente um substracto inerte ao teu gosto e que seja indicado a fauna que pretendes, e que vai cobrir tudo, servindo de tampão para o fértil.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas neo_2

sobre colocares o aquário num local onde tens muita luz directa,pois isso não e nada que não se resolva com umas cortinas,eu tenho dois aquários nessa situação e tenho cortinas que não passa luz solar,só pelos lados,e não tenho algas

Era mesmo isso que queria ouvir. Obrigado @Alvaro Silva.

Em relação ao filtro vou escolher talvez o Fluval que o @Bruno Carneir aconselhou. Até porque já tinha estado a ler sobre ele. 

@MrOverclock obrigado pela imagem, tens aí muita luz. Há qua to tempo tens esse sistema montado desse modo?

Iluminação acho que arrisco fazer como o @Pedro Luis_8010, já tive a ver de preços e é uma diferença abismal comparado com as calhas das lojas. A diferença de preços dá para o hardscape. Depois posso-te pedir umas dicas, se precisar? 

Em relação há rocha vulcânica pensei colocar a que há no leroy para plantas, diz que é 100% vulcânica. Nada de químicos. 

Devaixo da rocha que vou usar como substrato o que aconselham como primeiro plano no fundo do aquário? 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, neo_2 disse:

Nem que as cortinas sejam opacas? é que eu queria o aquário ali mesmo

Se as cortinas forem opacas, a questão da luz solar direta não existe mais!

Se é nesse sítio que o queres, então monta-o aí, acima de tudo tem de estar onde melhor o contemplares, afinal de contas é esse o objetivo!

há 44 minutos, neo_2 disse:

Depois posso-te pedir umas dicas, se precisar?

Claro! 

Mal possa posto aqui fotos das minhas para teres uma ideia.

há 46 minutos, neo_2 disse:

Em relação há rocha vulcânica pensei colocar a que há no leroy para plantas, diz que é 100% vulcânica. Nada de químicos

O problemas das rochas são os sedimentos e/ou o calcário. Se for muito sedimentar suja-te o aquario e o filtro e destaca-se. Se tiver calcário altera o ph da água e mata-te a fauna. podes sempre fazer o teste do vinagre!

Rocha vulcânica é ótima, até pq como é muito porosa permite o cultivo de bactérias importantes para o aquário. Antes de comprares passa o dedo com alguma pressão e vê se se desfaz muito, se sim avalia se se vai desfazer na água, há rocha vulcânica que pode estar nesse estado, eu mandei vir as minhas dos Açores e apanhei uma assim. Outra rocha que podes usar é o xisto, não é é porosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




[mention=18616]MrOverclock[/mention] obrigado pela imagem, tens aí muita luz. Há qua to tempo tens esse sistema montado desse modo?



A luz está montada desde domingo. O aquário está montado há cerca de duas semanas. Procura aqui ao lado por um tópico chamado "Querida comprei mais um aquário". É uma espécie de diário deste aquário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vê também o filtro "JBL CristalProfi e1502 Greenline" é um pouco mais caro que o Fluval 406. Faz 1400 l/h. Apesar de nunca ter tido este JBL ouço falar muito bem dele. Pois segundo me disseram leva mais matéria filtrante que o Fluval e é mais silencioso. Pesquisa um pouco sobre ele também.

Da Eheim existe também filtros semelhantes mas apesar de muito boa qualidade tem um custo mais elevado que os da Fluval e JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, RGTorres said:

Substrato, na minha opinião uma camada de rocha vulcânica no fundo do aquário é sempre boa opção, vai manter a coisa arejada e com uma boa colônia de bacterias, se vais ter algo tipo "plantado" um substracto fértil é essencial, se possível apenas nas zonas plantadas e por cima da rocha vulcânica, finalmente um substracto inerte ao teu gosto e que seja indicado a fauna que pretendes, e que vai cobrir tudo, servindo de tampão para o fértil.

Abraço

@RGTorres Obrigado, curto e direto. 
Vou mesmo meter o aquário na sala, a cara metade não gosta tanto do hobby quanto eu gostaria, mas pelo menos não se opõem, por isso também eu escolho a cortina.
Sobre o substrato fiquei com uma dúvida. Qual é na tua opinião a ordem e os substratos que colocarias de base até ao topo? 

10 hours ago, Pedro Luis_8010 said:

Mal possa posto aqui fotos das minhas para teres uma ideia.

O problemas das rochas são os sedimentos e/ou o calcário. Se for muito sedimentar suja-te o aquario e o filtro e destaca-se. Se tiver calcário altera o ph da água e mata-te a fauna. podes sempre fazer o teste do vinagre!Rocha vulcânica é ótima, até pq como é muito porosa permite o cultivo de bactérias importantes para o aquário.

Antes de comprares passa o dedo com alguma pressão e vê se se desfaz muito, se sim avalia se se vai desfazer na água, há rocha vulcânica que pode estar nesse estado, eu mandei vir as minhas dos Açores e apanhei uma assim. Outra rocha que podes usar é o xisto, não é é porosa.

Eu vi pedra vulcânica no Leroy e não sei ainda a granulometria, mas penso que será entre 4/6 mm ( acho que é grande para aquário). Vi também a vermiculite e a perlite mas agora que falas em sedimentação, penso que será um dos problemas de usar estes materiais como substrato. 
Tenho muito xisto mas está em barras, não está em bruto e não sei se ao partir fica com formatos "interessantes" para decorar o aquário. Além de que tenho ideia que depois de partida os cantos ficam muito afiados e perigosos.
Fico a espera das fotos. Tenho duvidas de como se liga os fios que vão desde a fita de led até ao transformador. é preciso algum conversor? 

8 hours ago, MrOverclock said:

A luz está montada desde domingo. O aquário está montado há cerca de duas semanas. Procura aqui ao lado por um tópico chamado "Querida comprei mais um aquário". É uma espécie de diário deste aquário

 

Eu já tinha visto o teu post, por acaso até o segui para ver o resultado final. 

 

52 minutes ago, Bruno Carneir said:

Boas.

Vê também o filtro "JBL CristalProfi e1502 Greenline" é um pouco mais caro que o Fluval 406. Faz 1400 l/h. Apesar de nunca ter tido este JBL ouço falar muito bem dele. Pois segundo me disseram leva mais matéria filtrante que o Fluval e é mais silencioso. Pesquisa um pouco sobre ele também.

Claro que se ouve falar bem dele @Bruno Carneir, um filtro de mais de 150€ .Haahaha
Esse está fora de questão. Muito caro, mas obrigado pela dica. Acho que prefiro o primeiro que falaste. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao Fluval 406 (tenho um) posso te dizer muito bem dele. Não faz quase barulho nenhum (se fizer o mais provável é ter ar no interior), muito simples de utilizar e muito simples de fazer a limpeza do mesmo (em cerca de 15 minutos abro o filtro e faço a sua manutenção). 

Vi que és do Porto e se quiseres tens na Maia a loja "Paulo Vieira Aquários" a vender esse filtro por 129 euros. Foi lá que comprei o meu e não encontrei mais barato noutras lojas. As vezes aparece no OLX usados por 80 euros mas nunca sabes o estado do rotor do motor. Se tiver de levar um novo e junta gastas sempre cerca de 30 euros por isso a meu ver mais vale comprar logo novo. 

O filtro já bem com as matérias filtrantes básicas para começares. Se o comprares não uses os 4 sacos de carvão activado que trás. Opta antes por os guardares para um dia que tenhas de usar medicações na água. O que te vai resultar em 2 cestas vazias no seu interior em que um dia mais tarde podes gastar mais um pouco e adicionares mais matérias filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Bruno Carneir said:

Em relação ao Fluval 406 (tenho um) posso te dizer muito bem dele. Não faz quase barulho nenhum (se fizer o mais provável é ter ar no interior), muito simples de utilizar e muito simples de fazer a limpeza do mesmo (em cerca de 15 minutos abro o filtro e faço a sua manutenção). 

Vi que és do Porto e se quiseres tens na Maia a loja "Paulo Vieira Aquários" a vender esse filtro por 129 euros. Foi lá que comprei o meu e não encontrei mais barato noutras lojas. As vezes aparece no OLX usados por 80 euros mas nunca sabes o estado do rotor do motor. Se tiver de levar um novo e junta gastas sempre cerca de 30 euros por isso a meu ver mais vale comprar logo novo. 

O filtro já bem com as matérias filtrantes básicas para começares. Se o comprares não uses os 4 sacos de carvão activado que trás. Opta antes por os guardares para um dia que tenhas de usar medicações na água. O que te vai resultar em 2 cestas vazias no seu interior em que um dia mais tarde podes gastar mais um pouco e adicionares mais matérias filtrantes.

Eu tinha um ecco pro 130 da Eheim que já não era propriamente novo e não fazia barulho nenhum portanto acredito que esses mais recentes sejam melhores ainda. 
Tive a ver o filtro Fluval e afinal o que eu tinha na minha lista de compras era o Fluval 306 (o meu limite para filtro são 100€) que faz 5x o volume do aquário, tendo em conta que não vai ser usado na totalidade. 
Comprar coisas em 2º mão está completamente fora de questão, já tive más experiências que cheguem. 
Quando for para avançar vou comprar tudo nessa loja, já procurei e voltei a procurar e ninguém tem aqueles preços. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe também a loja "ProAquarium" em Rio Tinto com preços as vezes ainda melhores. Mas não tem tanta variedade de produtos.

O Fluval 306 só faz 1150 l/h. Como vais ter uma aquário de 250 litros ele te faz-te 4.6x o volume do aquário por hora caso o filtro esteja vazio. Atenção que os valores que as marcas apresentam em l/h é com o filtro sem nenhumas matérias filtrantes no interior.  Quando meteres as esponjas e matérias esses l/h vão reduzir e muito. Em alguns filtros passa para metade. 

No caso do Fluval 406 ele vazio faz 1450 l/h mas cheio reduz para 930 l/h. Ou seja mesmo o 406 quando cheio e a funcionar normalmente não te vai fazer 5x o volume do aquário por hora.

Não são valores que vi na net são os valores que marca mesmo anuncia no manual de utilizador do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Antes de mais peço desculpa, pois ao (re) ler o meu último post, percebi que parte não tinha sido publicado (falha minha pois re-escrevi várias vezes.

"Em materia de filtros e filtragem não nos podemos esquecer da relação directa com as tpa's e manutenção em geral. Quanto mais no limite está o filtro, as tpa's acabam por ser maiores e menos espaçadas, obrigando a uma manutenção constante, acabamos por vezes a trabalhar mais e disfrutar menos. É importante sabermos o que o nosso aquário produz e em quanto tempo, para defenir o quanto e o quando das tpa's.

A fauna e flora que temos/escolhemos também entram na equação.

Um filtro curto, implica uma manutenção pesada e o equilíbrio do aquário é frágil, qualquer erro/acidente pode deitar tudo a perder." 

Em relação ao substrato, tipo e ordem, eu nos meus aquários tenho no fundo uma primeira camada de rocha vulcânica, talvez 1,5 cm ou 2 cm de altura, nas zonas do aquário onde tenho plantas (duas zonas) tenho substrato fértil , colocado directamente em cima da rocha vulcanica, cerca de 2 cm talvez mais em vários pontos, e finalmente como última camada tenho substrato inerte, areão de rio e areia de sílica em pontos distintos, está camada final tem cerca de 5 cm a 7 cm. Não sei sinceramente se é a melhor ou mesmo a forma de o fazer, mas comigo tem funcionado, e o meu aquário permite-me pois sinceramente não gosto muito de ver a estratificação no vidro da frente (mas no meu não se vê).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.