Joao Claudio Dourado

Criação de Ramirezi

Recommended Posts

Muito boa noite 

Estou a Iniciar este tópico pois estou com algumas dificuldades na reprodução desta magnifica espécie, e por esse motivo peço ajuda.

Esta foi sempre uma espécie me fascinou, e então por isso decidi dedicar-me a criação da mesma para o efeito montei um aqua de 100x30x40

como layout tenho troncos e plantas, tenho varias tocas para servir de esconderijo para os peixes, a fauna e somente um casal de ramizeri comum e 4  otocinclus affinis.

O casal foi introduzido no aquário a cerca de 1mês, 1mês e meio, a quando da introdução a fêmea estava prestes a iniciar a postura já com o ovipositor muito bem definido e a típica mancha vermelha/roxa na zona ventral.

Mas a haver a tal postura não dei por ela, desde ai que fico atendo ao aqua mas não a sinal nenhum de ovos mesmo que inférteis, e parece que a fêmea já não tem o ovipositor tao definido dai o meu pedido de ajuda, tenho algumas questões que acho que a malta mais experiente aqui do forum e capaz de me elucidar e ajudar a conseguir obter resultados positivos na reprodução desta linda espécie :

Qual a Alimentação a fornecer ao casal de reprodutores para incentivar a criação?

Eu neste momento forneço Artemia com spirulina (congelada) e Larva vermelha (congelada)

Quantas horas de Luz no Aqua?

Neste momento tenho cerca de 8 horas por dia

Algum `TRUQUE´ para colocar ou fazer no aqua tendo em vista incentivar a criação?

Com os melhores Cumprimentos 

João Dourado

----------------------------

Editado por Joao Claudio Dourado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Espero que ainda vá a tempo! O truque é mesmo paciência 😁 

Tive um casal de ramirezi sozinhos no aquário e só passado 2 meses fizeram postura.

Na verdade o aquário pode estar o mais simples possível, só com vidro, um filtro de esponja e uma pedra ou duas para se eles quiserem fazer lá a postura. 

Normalmente dou apenas larva de mosquito e deixo a luz ligada entre 6 e 8 horas por dia. Deixo a temperatura por volta dos 27ºC 

É normal as primeiras posturas não resultarem, mas a partir do momento que as começarem a fazer é quase de semana a semana. Caso tenhas sorte e consigas que a postura avance, especial cuidado para os pais não comerem os filhotes (é normal meterem na boca e 'cuspirem' para outro lado). Caso vejas que os estão a comer, é tirar o casal.

Apesar de dizerem que aumenta o instinto protetor, não vejo necessidade para teres lá os otocinclus

Boa sorte!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora