Criação de Ramirezi


Recommended Posts

Muito boa noite 

Estou a Iniciar este tópico pois estou com algumas dificuldades na reprodução desta magnifica espécie, e por esse motivo peço ajuda.

Esta foi sempre uma espécie me fascinou, e então por isso decidi dedicar-me a criação da mesma para o efeito montei um aqua de 100x30x40

como layout tenho troncos e plantas, tenho varias tocas para servir de esconderijo para os peixes, a fauna e somente um casal de ramizeri comum e 4  otocinclus affinis.

O casal foi introduzido no aquário a cerca de 1mês, 1mês e meio, a quando da introdução a fêmea estava prestes a iniciar a postura já com o ovipositor muito bem definido e a típica mancha vermelha/roxa na zona ventral.

Mas a haver a tal postura não dei por ela, desde ai que fico atendo ao aqua mas não a sinal nenhum de ovos mesmo que inférteis, e parece que a fêmea já não tem o ovipositor tao definido dai o meu pedido de ajuda, tenho algumas questões que acho que a malta mais experiente aqui do forum e capaz de me elucidar e ajudar a conseguir obter resultados positivos na reprodução desta linda espécie :

Qual a Alimentação a fornecer ao casal de reprodutores para incentivar a criação?

Eu neste momento forneço Artemia com spirulina (congelada) e Larva vermelha (congelada)

Quantas horas de Luz no Aqua?

Neste momento tenho cerca de 8 horas por dia

Algum `TRUQUE´ para colocar ou fazer no aqua tendo em vista incentivar a criação?

Com os melhores Cumprimentos 

João Dourado

 

----------------------------

 

Editado por Joao Claudio Dourado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

Espero que ainda vá a tempo! O truque é mesmo paciência 😁 

Tive um casal de ramirezi sozinhos no aquário e só passado 2 meses fizeram postura.

Na verdade o aquário pode estar o mais simples possível, só com vidro, um filtro de esponja e uma pedra ou duas para se eles quiserem fazer lá a postura. 

Normalmente dou apenas larva de mosquito e deixo a luz ligada entre 6 e 8 horas por dia. Deixo a temperatura por volta dos 27ºC 

É normal as primeiras posturas não resultarem, mas a partir do momento que as começarem a fazer é quase de semana a semana. Caso tenhas sorte e consigas que a postura avance, especial cuidado para os pais não comerem os filhotes (é normal meterem na boca e 'cuspirem' para outro lado). Caso vejas que os estão a comer, é tirar o casal.

Apesar de dizerem que aumenta o instinto protetor, não vejo necessidade para teres lá os otocinclus

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.