Choque


Recommended Posts

Troquei ontem a água ao meu betta e hoje ele está parado no cimo do aquário, sempre no mesmo sitio. Li na net que esta em choque , o que posso fazer ?

 

Enviado do meu ASUS_X018D através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola margarida, 

É essencial mais informação para te podermos ajudar:

 - Qual setup do teu aquário?

- Como fizeste a mudança da água (tpa - troca parcial de água)?

Estas informações devem ser o mais completas possível.

Só assim podemos tentar perceber a alteração que houve nos parâmetros do aquário e que provocou o "choque" no teu betta. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário onde tenho o betta é de 6l é temporário até o comunitário estar completo e em condições para a vida, tenho um termostato adequado para o aquário,mas ontem não coloquei logo de seguida a troca por parvoíce minha. Eu normalmente retiro o meu betta para um recipiente que tenho, com a agua do aquário.

Enviado do meu ASUS_X018D através do Tapatalk
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Margarida,

Que com que água fizeste a TPA? 

Se utilizastes água da rede, colocaste condicionador?

Qual o volume de água que mudaste?

O teu betta apenas está mais parado e á superfície ou tem outros sinais ou comportamentos estranhos?

O teu betta já comeu após a tpa? Ou recusa o comer?

Á partida eu diria que houve uma variação demasiado forte da temperatura e o teu peixe ressentiu-se, nesse caso e com a temperatura equilibrada nos valores normais ele deve voltar (por vezes bem lentamente) ao normal. Atenção que estás variações de temperatura podem despoletar outros problemas e o teu peixe, mesmo que já aparente estar bem, vai requerer vigilância nos próximos dias.

A tpa pode ter alterado demasiado a química da água e ser isso o responsável pelo "choque". Qual o pH que tinhas? Qual o pH que tens?  A química da água do aquário é mais complicada der resolver e os seus efeitos arrastam-se por um período maior no tempo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Sim coloco sempre condicionador. Ele já comeu depois disso, ele neste momento já se vai deslocando algumas vezes. O ph que tinha nao me recordo mas o de agora esta entre 6.4 e 6.8

Enviado do meu ASUS_X018D através do Tapatalk
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Margarida, 

Como não temos forma de saber as condições antes da tpa, então o melhor é deixar com está e ir vigiando o teu betta, senão corremos o risco desatar a provocar mais alterações bruscas que só vão afectar o teu peixe.

Os seis litros de volume da "casa" onde está agora são bem insuficientes, e qualquer alteração tem dimensões brutais e impacto violento, tens mesmo de o colocar num aquário maior. Já sei que estás preparar um comunitário,  vê bem os peixes e as suas compatibilidades, os bettas são lindíssimos mas não se dão com todos os "vizinhos".

Espero que as coisas normalizem por completo e o teu betta fique a 100%, o facto de Estar a aumentar a sua actividade e já comer é bom sinal. Não te esqueças nos próximos dias vigia esse rapaz. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que o vou vigiando. Agora das espécies que possa por c ele no comunitário ainda estou muito à nora. Preciso de conselhos mas ainda nao investiguei muito pois ainda falta para o comunitário puder levar vida

Enviado do meu ASUS_X018D através do Tapatalk
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...