Dúvidas com termostatos


hugo_l0pes

Recommended Posts

Boa Tarde antes de mais 😎 

É o seguinte, montei recentemente um aquário de água quente de aproximadamente 45l e a minha dúvida era a seguinte, por norma um termostato de 50w chegaria para aquecer o aquário todo correto? É que tenho um termómetro que comprei ontem e a temperatura no termostato está nos 32º mas no termómetro só me aparece 24-25º e não sobe mais que isso... Queria que a tempertura ronda-se mais ao menos os 27-28º mas não sobe mais do que 24 ou 25º.. será problema do termostato? também já testei outros que tenho cá em casa que estavam parados já á algum tempo e acontece o mesmo.. Estavam parados já à alguns anos mas mesmo assim estarem todos avariados creio que não seja possível 😐 Outra questão, termostatos dos chineses aconselham? valem a pena ou nem por isso?

Obrigado desde já, cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

Compra um bom termómetro para ficares mais descansado e não confies tanto nos valores dos termostatos.
Por vezes não é defeito do termostato em si mas sim da escala do mostrador que não está alinhada.
O meu termostato é inline e para eu ter 24° no aquário tenho de o apontar para os 27°

Cumps,

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta dois aquecedores ao mesmo tempo. 50W não chega para aquecer o meu de 35L, acredito que para o teu de 45 seja pior ainda. O problema é a diferença de temperatura entre o ar e a água, com este frio é preciso mais potência para aquecer a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Outra questão que dificulta chegar a essas temperaturas mais altas quando a temperatura ambiente é muito inferior é as trocas de calor do aquário com o exterior. 

Não sei se o teu aquário é dos tapados. Mas como no geral não são existem muitas perdas de calor pela parte superior do aquário. 

Outra situação que prejudica é se encostares a traseira do aquário a uma parede, principalmente se for parede exterior da casa. Se for o caso afasta-o um pouco da parede.

 

Coisas que podes fazer para reduzir essas perdas de calor com o exterior:

Como é um aquário de 45 litros mesmo já montado e cheio talvez com ajuda o consigas levantar. Se sim podes coloca-lo sobre uma placa de algum material isolante (esferovite ou até mais bonito cortiça). Na altura não sabia senão tinha feito isso no meu aquário mas agora montado e cheio com 250 litros de água já ninguém lhe pega.  

Caso tenhas um fundo na parte de trás do aquário podes também colocar na traseira do mesmo uma placa de algum material isolante.    

Editado por Bruno Carneir
Erro no texto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a usar dois termostatos neste momento, ambos de 50w e a 32º mas a água permanece nos 24º e não sobe mais que isso.. talvez seja mesmo problema dos termostatos ou até mesmo da temperatura ambiente 😴

O aquário está na sala, não está encostado a nenhuma parede nem nada mas o facto de ele estar aberto e não ter tampa também prejudica um bocado a meu ver 😐

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

Hugo, se com um termostato tens 24°/25° com dois (principalmente em 45l) tinhas de ter mais, mesmo que pouco. A única razão para isso acontecer é de facto os dois termostatos desligarem nos 24°/25° , muitos termostatos necessitam de ser calibrados para "emitirem" a temperatura que marca na escala, faz uma pesquisa na NET para ver como calibrar os teus. Os termostatos ligam e desligam automaticamente ou estão sempre a "bombar" (luz acesa), se estão sempre a bombar é precisamente porque nunca conseguem por a água ao seu redor a temperatura que "programaste".

Outra hipótese, já pensaste em verificar se esse termômetro está operacional, mede a temperatura da água do teu aquário com um vulgar termômetro e compara.

Guia-te pelo termômetro e não pela escala do termostato, faz várias medições da temperatura em pontos diferentes do aquário, perto dos termostatos e afastado.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo 

Eu tenho nos meus dois aquários dois termômetros em cada aquário,um em cada ponta do aquário para que o que marca num,terá que marcar no outro,eu tenho a 26ºgraus ,mas o termostato esta a marcar 22 graus,mas também tens que ver que o ambiente do local onde o aquário se encontra se for frio tem influência sobre o mesmo,se a tua água do aquário ficar pelos 25º ou 26º graus esta bom.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troquei um dos termostatos que tinha e coloquei um dos chineses que tinha comprado à alguns dias, fechei o aquário para não entrar frio e não perder o calor e até agora está impecável 😁😁 Agora a água está nos 28º. Era mesmo problema dos termostatos.. tinha 4 no total, 3 deles já estavam parados à anos e não estão a funcionar na perfeição mas no entanto o dos chineses que adquiri à pouco tempo está com um desempenho impecável até agora. Vou ver se arranjo também cortiça para colocar na parte de trás do aquário atrás do fundo e por baixo do aquário também para ver se isola mais o calor.. Espero que resulte e que a temperatura se mantenha sempre acima dos 26-27º Muito obrigado desde já a todos pela ajuda!!! Caso mais alguém esteja alguma sugestão para me dar está à vontade, é que eu sou um bocado novo nisto 😀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas por serem peixes de água quente e não querer arriscar estar a menos de 26º a temperatura, penso que não seja bom para a saúde dos peixes. Corrija me se estiver enganado. Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo e a sim,26 graus e na maioria das espécies de água quente,tirando os Discos esses e que requerem água a 28º ou 30º graus,nos peixes comuns estar a colocares peixes com uma temperatura muito alta acelera o metabolismo dos peixes,portanto encurta a vida dos mesmos,os 26º graus e uma temperatura boa,não e muito quente,nem muito fria,alem de que no Inverno sempre que baixa um  ou dois graus,o termo liga logo,portanto a água vai-se manter sempre dentro deste espaço de aquecimento,nem mais nem menos.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei nos 28º, assim caso a temperatura ambiente baixe mesmo que a temperatura do aquário baixe 1º ou 2ºc irá baixar para uma temperatura estável. Eu antes de ter peixes de água quente só tinha de água fria e tinha peixes dourados e 1 betta, nessa altura eu ainda nao tinha termostato e não sabia nada do que sei hoje e portanto os peixes dourados acabaram por morrer e o betta permaneceu vivo, daí a eu ter preferido depois optar por um aquário de água quente. O problema agora é o betta atacar a maioria dos outros peixes que tenho no aquário.. alguns dos outros também o atacam, por exemplo os barbos tigres costumam atacar o betta e comer-lhe a cauda.. No entanto separei o betta e vou ver se vou á loja onde o comprei fazer a devolução ou troca 😂😂😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

Porque insistes manter a água muito quente,como já te disse em cima,a água muito quente acelera o metabolismo dos peixes,e o tempo de vida fica mais curto para os peixes,além de que água muito quente não retêm tanto oxigênio na água,o que vai fazer com que os peixes subam ao cimo da água para a sim o obter o ar que não tem.

 

Cumprimentos 

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei nos 28º, assim caso a temperatura ambiente baixe mesmo que a temperatura do aquário baixe 1º ou 2ºc irá baixar para uma temperatura estável. Eu antes de ter peixes de água quente só tinha de água fria e tinha peixes dourados e 1 betta, nessa altura eu ainda nao tinha termostato e não sabia nada do que sei hoje e portanto os peixes dourados acabaram por morrer e o betta permaneceu vivo, daí a eu ter preferido depois optar por um aquário de água quente. O problema agora é o betta atacar a maioria dos outros peixes que tenho no aquário.. alguns dos outros também o atacam, por exemplo os barbos tigres costumam atacar o betta e comer-lhe a cauda.. No entanto separei o betta e vou ver se vou á loja onde o comprei fazer a devolução ou troca 

Completamente de acordo com o que te disseram antes, mas agora fora do contexto do tópico falaste em Bettas e Barbos tigre, antes de comprar qualquer peixe que não se conheça deve-se pesquisar sobre o mesmo. E a primeira coisa é pesquisar compatibilidades inter espécie, isto é, duas ou mais espécies diferentes.

 

Assim sendo, barbos são peixes de cardume, como tal para mim e muitos mais, o mínimo dos mínimos para um cardume é de 7 peixes.

 

As dimensões mínimas para se ter um cardume de barbos são 100L, sendo barbos no geral agressivos, depende de cada espécie, para evitar uma menor agressividade deve-se ter um bom cardume, quanto maior menos agressivos se tornam.

 

Não se deve juntar barbos com Bettas, Guppys e escalares, porquê, como tu muito bem, já te apercebeste, ratam-lhes as caudas!

 

Deu para te esclarecer, resumindo e concluindo, quem está mal aí são o barbos, e não o coitado do betta, um paz de alma, lá está, tens é de arranjar peixes adequados para ele.

 

Conselho sábio é dizer-te para devolveres os barbos à loja, tenho é pena que o logista não te tenha perguntado que dimensões tinha o aquário que mantinhas, que peixes lá tinhas, filtragem e por aí adiante.

 

São as lojas de cães e gatos, que porventura têm uma secção de peixinhos, onde até vendem uns globos de três litros para pôr lá dentro 2 cometas ou 2 telescópios, com um bocado de areão de rio, sem filtro, sem nada.

 

Já agora acrescento, que existem peixes de água fria que chegam a 40/45 cms e não estou a falar de kois.

 

Daí que muita gente desista do hobby!

 

Boa aquariofilia, em caso de qualquer dúvida, estamos cá para ajudar.

 

 

 

 

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais