Aquário 300 litros - Discus


Luis Goncalves

Recommended Posts

Neste tópico irei colocar no início de cada mês, fotos e uma espécie de resumo do evoluir do meu aquário.

Editado por Luis Goncalves
Alteração do título apenas para identificar melhor o tipo de aquário e fauna principal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário: SunSun

2 - Data de Montagem: 17-12-2018

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil
120x63x47=355,32 litros brutos
Útil= cerca de 300 litros

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Fluval 406

4.2 - Termostato
2 termostatos (1 de 200 watts 1 de 300 watts)

4.3 - Iluminação/Foto-período
A tampa do aquário tem espaço para 3 lâmpadas. Só tenho 2 lâmpadas montadas T5 de cor branca (2x 21W 6500K de 863.2mm). Vou começar agora com o período de iluminação das 13h às 23h para fazer 10 horas de iluminação.

4.4 - Sistema de CO2
Não tenho

4.5 - Outro equipamentos adicionais
Bomba de ar (Sera 110 plus) ligada a uma pequena pedra difusora

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
Não tenho

5.2 - Substrato inerte
Areia branca sílica ao centro e areão preto nas laterais
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
Não utilizo

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie:

3 Ancistrus (Ancistrus cirrhosus)
4 Corydoras (Corydoras aeneus)
28 Tetra Cardinais (Paracheirodon axelrodi)
4 Tetras Pretos (Gymnocorymbus ternetzi)
6 Discus (Symphysodon discus)


8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie
2 valisnérias
Musgo de Java
Outras que não sei o nome, mas são as que estão ao centro do aquário atrás dos troncos
As plantas para mim são "decoração" e servem para tornar o ambiente dos peixes o mais natural possível. A prioridade para mim são sempre os peixes...

...

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

pH: 6,8
gH: 4
NO2: 0
NO3: 10
Kh: 6
Temperatura: 29°


9.2 - Frequência das TPA's

2 vezes por semana:
- 4 feira 60 litros (Só troca)
- Sábado 90 litros (com aspiração superficial do areão)

Atualizaçã
Nota: Uso "aqua prime" da seachem para acondicionar a água da torneira nas TPA. Introduzo água à temperatura o mais aproximada possível do aquário.

 

Editado por Luis Goncalves
Atualização dos seguintes campos: Novo tipo de substrato, dados técnicos das lâmpadas e atualização da fauna (+ 6 discus)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Não quero estar aqui a dar uma série de concelhos porque não tenho experiência para isso mas penso que o teu foto período é curto o meu ronda as 8 horas com 1000lm e 4 horas com 6000 lúmens. Atenção a temperatura que o peixe discus exige ronda os 30 graus nem todas as espécies gostam dessa temperatura geralmente ronda os 26. De qualquer forma força aí no projecto e espera por mais comentários pois pode haver contraditório em relação às minhas ideias. A informação neste hobby é o mais importante e reter aquela que realmente é importante é a diferença entre um projecto com sucesso ou não.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já cá estão os novos e últimos inquilinos. 6 discus. O plantel está fechado, não entra mais ninguém. Até dispensava os quatro tetras negros, mas como transitaram do antigo aquário ficaram. A adaptação correu bem e agora é tratá-los com todo o carinho, que é igual a dizer que são os meus pintos de aviário...
Barriguinha cheia e sempre com água devidamente trocada. São os meus bebés, barriga cheia e fralda mudada e estão bem. É a minha estreia com discus, mas graças ao que tenho aprendido aqui tenho mais confiança no seu desenvolvimento. Relativamente ao período de iluminação acho não ser necessário mais pois já têm durante o dia suficiente luz natural. 34ebb8a3b802dacb9c6cc23aa66dfd90.jpgf0718cb901b1f778b9a93258aaf13321.jpgd966d569e1312196a3897786016fa5c0.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz uma "pequena" grande revolução no aquário. Foi um grande erro ter aproveitado o areão que o antigo dono do aquário me ofereceu. Estava minado de quilos de pequenas pedras brancas calcárias e isso obviamente subir o ph da água. Por isso, tirei esse areão. Optei por areia branca por ser fina e assim permitir que o granulado dos discus não fique escondido entre as pedras dum areão mais grosso. Deixei o areão preto que tinha nas laterais para manter as bactérias desnitrificantes que lá estavam. A areia branca foi só para o meio do aquário. O que deu mais trabalho foi mesmo a lavagem da areia, era só lama, foi uma trabalheira até ficar a 100%. Depois foi ter tudo pensado e preparado para agir como se fosse uma rotineira tpa. Depois de tudo no sítio foi retirar metade da água e voltar a encher. Usei o nitrivec o seachem prime na nova água. Passado uma hora, tudo límpido como se não se tivesse passado nada. Correu tudo muito bem e até gosto mais do aquário assim.
Deixo foto do areão retirado e do novo aspecto do aquário. 1b0c8e5fc5f3685b4755389d6b4f9455.jpg89bb7d2d865f8a74753a95add60750ee.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está simples mas com bom aspecto. A areia branca poderia talvez ter ficado mais disforme para dar um aspecto mais natural, mas tu é que tens de gostar de ver. Mas fica melhor essa areia que as pedras e até as corys agradecem 🙂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje na tpa inseri pela primeira vez as folhas de amendoeira da Índia no filtro. Foram 4 apenas, mas estou a adorar o efeito no aquário. Adicionei também um fundo para dar outra graça. É a minha televisão neste momento. 24efc0930c3459f0168b37761418f97f.jpg9c3edbcb28ec090aeeeb0e0580cbe331.jpg0cc839ed87721ed0c4fa14d8c036cbf3.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís 

Gosto de ver um aquário com Discos com a água cor de chá,ate realça a cor dos Discos,parabéns esta muito bom,força nisso,mas sempre com muita calma.

 

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É espetacular comprar peixes, mas quando atingimos as quantidades certas temos que parar e pensar que menos é mais. Agora é tempo de adorar estes meninos e proporcionar-lhes a melhor qualidade de vida possível. Como disse o Álvaro, há que ter muita calma e saber esperar. Daqui para a frente irei apenas postar fotos uma vez por mês para registar a evolução dos meus primeiros discus. O objectivo é manter todos bem e fazê-los crescer da melhor maneira nos próximos 12 meses. 3b5a1cf778e48b59c7f73c0a254f8946.jpgc24903918f353ff1683cc2f754a957b4.jpg028787478694c6fa73887110e637e1c1.jpg96bbe85696beee4a937a06daff8af589.jpg0b494f62c672475ea36232e0d1fdb78e.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Deixo algumas fotos dos meus meninos, neste que é ponto de situação de Março. Aumentei a percentagem de água nas tpas relativamente ao que fazia até aqui e troco agora entre os 70 a 80% quarta e sábado. Assim que puder irei também melhorar a filtragem investindo num filtro superior. Ah e fiz também papa caseira com a ajuda da receita publicada aqui no fórum. Agora só comem granulado e essa papa que adoram, ao menos sei exactamente o o que estão a comer. Uma coisa é certa fiquei "viciado" nesta espécie fascinante e tenho a certeza que estou apenas no começo de uma relação que irá durar muitos e bons anos.a056b0fbf2514e3b2b942d508af328d6.jpg426e2ff6e3c0df37f62bd9cce793998d.jpg3ec9baaeaac3971b62e45d775ac4d2c4.jpgf838a0f24f3726eb73604d6e629a1cfd.jpg1cc40b5da864b749333550cdaf551a7d.jpg50c8638e97474969f337dbb5bae45dac.jpgfd5dc53c4471102729ea84552e319a6e.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde amigo.

Não percebo nada de Discus.

Eles dão se bem com fauna mais pequena?
Neons, Platys, Guppys, Mollys, etc?

Tenho curiosidade nessa espécie, mas ainda não me sinto preparado para avançar nela.. Daqui a uns meses quem sabe... Depois de estuda-la bem, e ter mais conhecimento de aquariofilia no geral.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles são pacíficos, mas misturar com outras espécies acaba sempre por haver algum risco de transmissão de algumas doenças que não afectem outros peixes e afectem os discus. Mas aqui no fórum há muito boa informação. Em resumo é um peixe de cardume por isso convém ter logo comprar 6 de uma vez, de preferência todos do mesmo tamanho. Depois é um bom filtro e tpas como deve ser. Eu não acho que sejam difíceis de manter, basta seguir algumas regras simples e não inventar. Mas dão um prazer enorme e depois dás por ti a olhar para o aquário horas seguidas...

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ora cá vamos ao resumo do mês de Março. Houve grandes novidades, resolvi vender 4 dos discus que tinha para comprar outros 4. Quero ter peixes que gosto acima de tudo e quem gosta de discus prefere Discus redondos aos outros...
Comprei dois leopardos de 9cm e dois Red spoted green de 5cm.
Estou a fazer 3 tpas por semana para que nada lhes falte.
Neste momento estou a preparar a compra de um novo filtro. A minha escolha era o fx6 mas as medidas dele não me dão garantias que caiba no móvel do meu aquário...
Era mesmo o filtro que queria, mas assim terei que ir para outro modelo para fazer dupla com o fluval 406 que tenho e que é curto para a fauna que tenho. Talvez outro 406 seja boa opção, mas também ando a estudar um com filtro UV...
Quanto ao crescimento dos meus peixes vejo uns a a crescer a um ritmo espetacular e outros mais lentamente, mas todos vão evoluindo. Acho que as fotos que vou aqui postando mensalmente são o melhor testemunho disso.
Até Maio!
8ac8de2f53e76e1363e246f6cb687da6.jpgfe7ab4e654c6dbed936c8b58ed814475.jpg48c040c690260fa4844a3daed44a8606.jpg3493d66d25d7cdbe6552bd9cf9c37e16.jpg01ecd499a4a2a4bcc6ce96041fa0f378.jpg944f806b781a8ed25a1a1a4843bae39c.jpg

Enviado do meu S10 através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Mês de Abril em resumo...

Em abril fiz uma melhoria na filtragem aproveitando a "pré-instalação" que a tampa do meu aquário tem para este efeito. 
Basicamente são 5 caixas onde se podem colocar cerâmicas ou outros materiais que quisermos para filtrar a água que depois sairá em 5 chuveiros em forma de bico de pato para dentro do aquário.
Para levar a água para dentro destas caixas arranjei um filtro com bombagem de 1200 litros hora que leva a água por um tubo com 5 furos sob cada uma destas caixas da tampa.
Nessas caixas meti 1 litro de siporax e 1 litro de outras cerâmicas mais baratas...
Em cima destas cerâmicas tenho ainda esponjas....
De uma forma mais económica arranjei um sistema de filtragem para dar apoio ao Fluval 406.
As TPAs continuam certinhas para que a qualidade da água seja também sempre a melhor possível.

Quanto aos peixes, tudo igual, menos no tamanho. Crescem de dia para dia, uns mais que outros obviamente.
Mas dá-me gozo ver um pigeon que comprei em Fevereiro com 5 cm ter hoje 10cm e mais vejam as fotos, até mete impressão a evolução deste menino!

Depois vou tentar também meter um video do sistema de filtragem extra na tampa do aquário que falei também.

esp0DCy.jpg

bXOLShU.jpg

Zc5imAy.jpg

ycU9viJ.jpg

IvJHuaf.jpg

CcZIokP.jpg

Editado por Luis Goncalves
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís, parabéns pelo aquário e especialmente pela fauna.

O que lhe dás de comer?

Eu tive Discus durante cerca de 2 anos e correu tudo às mil maravilhas mas confesso que levei muito mas muito tempo a aprender tudo o que conseguia sobre esta espécie. EM breve vou regressar ao vício e vai ser com 8 meninos desses. 😉

Os que tive comprei com 5-6cms e quando os vendi tinham 15-16cms, eram tratados como reis, tal como me parece que acontece com os teus. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A comida tento variar ao máximo. Comem 3 vezes por dia (quando me levanto, quando chego a casa do trabalho e à noite antes de me deitar).
Tenho de tudo um pouco: flocos e granulados com coração de boi da Discus Food, granulado Red da Tropical,  granulados para discus que comprei a vulso e que se tiverem a % de proteína que anunciam são também excelentes (Papafish) e dou comida congelada também: Discus Balance (Ocean Nutrition) e Artémia com alho e spirulina (Ocean Nutrition). Dou também uma papa caseira que fiz seguindo receitas aqui do fórum e que eles adoram. Fiz essa papa caseira não pela "poupança", mas por querer aprender mais. Gostava de lhes dar a famosa papa da Stendker, leio em todo o lado que é a melhor, mas infelizmente aqui não a vendem....
A comida congelada é do melhor para eles crescerem, mas temos que ter cuidado pois cada vez que lhes dou imagino os fragmentos de carne a apodrecer no filtro e a contaminar a água aos poucos....

Essa contaminação pode trazer doenças a curto ou médio prazo. As comidas secas são por esse motivo muito mais amigas da qualidade da água dos nossos peixes e isso é o único "segredo" que há nos discus.
Quem tiver um aquário "limpo" (sem qualquer substrato) tem sempre melhores condições para sinfonar e deixar tudo a brilhar sem qualquer lixo. 
Por isso temos que ter muita atenção nas limpezas dos filtros, não destruir as colónias de bactérias com limpezas mal feitas, mas também não abandalhar e deixar lá resíduos de matéria orgânica a apodrecer e contaminar a água toda.
Obrigado pelas tuas palavras!
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.