Nano 15L - Betta


Gareth Bale

Recommended Posts

Boas tardes,

Como o próprio titulo indica, quero iniciar este protejo. Em arrumações e desarrumações, encontrei este aquário com alguns anos (uns 6 pelo menos) e pensei "Era giro de o montar no quarto!" O aquário é simples, não calha nem luz. 

O material que possuo penso ser o necessário, mas dai vir aqui pedir ajuda:
- Filtro Aquapor 200L/H

- Aquecedor 20W

- Termómetro

- Areão Natural 

 

Estou neste momento a fazer o ciclo do azoto, vai no 3º dia, penso por o peixe daqui a 3 semanas. 
 

Algumas questões que eu tenho:

1 - O tamanho do aquário, apesar de não ideal, é suficiente para o Betta VIVER em vez de sobreviver? E a filtragem? Devo tirar a tampa original do aquário e comprar um daqueles candeeiros de mola?
2 - O aquecedor tem um "problema" que ele só aquece mais 8/9Cº do que a temperatura natural, ou seja a aguá está sempre entre os 20/21Cº, o máximo que desce mesmo é até aos 19 e muito raramente mesmo, haverá problema de manter o Betta assim?

Obrigado desde já, cumprimentos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. esse aquecedor para o inverno parece insuficiente. Tenho o mesmo problema nos meus aquários, quero a temperatura perto dos 27 e não consigo passar dos 24~25, 

Ainda assim se conseguires colocar corrente de água diretamente contra o aquecedor, ou colocar a entrada do filtro junto à parte do aquecedor que aquece (geralmente a parte de baixo) pode ser que consigas mais 1 ou 2 graus. Eu consegui com esse truque subir entre 1 a 2ºc num aquário de 35L com um aquecedor de 50W.

 

Quanto ao tamanho do aquário não tenho experiência com Bettas, mas tenho lido por aí que o mínimo são 2,5 Galões que são cerca de 10L
Também os vejo semanas seguidas nas lojas em aquários pouco maiores que um copo de água, portanto 15L acho que não há-de ser assim tão mau como isso.

Consegues colocar aqui uma foto do aquário, já agora?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, se queres que o Berta viva e não sobreviva esse aquário é pequeno.

Vê aqui alguma informação:

http://www.aquarismopaulista.com/betta-splendens/

Esse aquário é mais indicado para fazeres algo engraçado para camarões e caracóis.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Passou-se perto 1 semana desde que montei o Aqua e tenho feitos testes regulares de agua, e todos os parâmetros estão impecáveis, mesmo a nível de No3 e No2.

É normal sendo que o Ciclo ainda está a começar? 

Cumps.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Se começaste o ciclo á uma semana não tens necessidade de fazer testes mais do que uma vez por semana, o ciclo vai demorar cerca de 30 dias.

Quais os passos que deste desde o início? Como estás a fazer o ciclo? Tens plantas? 

Os parâmetros estão impecáveis? Que valor apresentam? 

Desculpa mas na verdade é necessário um pouco mais de informação para te dar uma resposta. Coloca o máximo de informação que te lembres, mesmo que pareça desnecessária (tipo, uso água de um furo, tenho isto dentro do filtro, etc).

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, RGTorres disse:

Boas, 

Se começaste o ciclo á uma semana não tens necessidade de fazer testes mais do que uma vez por semana, o ciclo vai demorar cerca de 30 dias.

Quais os passos que deste desde o início? Como estás a fazer o ciclo? Tens plantas? 

Os parâmetros estão impecáveis? Que valor apresentam? 

Desculpa mas na verdade é necessário um pouco mais de informação para te dar uma resposta. Coloca o máximo de informação que te lembres, mesmo que pareça desnecessária (tipo, uso água de um furo, tenho isto dentro do filtro, etc).

Abraço

Boas,

Tem razão foi lapso da minha parte.

Os passos que dei foram os normal, montei o aquário, com areão (pequenas pedras) de rio, devidamente fervido, um Filtro Aquapor que foi usado durante 1 ano e meio num aquário de 40L, e que quando adquiri outro filtro, guardei este, agora montei-o neste aquário, o ciclo estou a deixar andar, meto 1 folha de comida de peixe por semana, uma troca de agua 1x por semana e uso o Tetra Aqua Safe para ajudar no ciclo. Não possuo qualquer plantas no aquário, no momento, sendo que o Aquário não tem luz. 

Os parâmetros que o aquario apresenta atualmente são: 

No2 - 0
No3 - 10
GH - 7ºd (nao sei o que é o GH, se alguém poder esclarecer, agradeço)
KH - 4ºd
PH - 6,9

A água é da torneira, mas preocupo-me sempre em deixar num garrafão destapado, pelo menos, 24 a 48h antes, para perder o possível cloro e o restante de coisas que façam mal aos peixes. 

Obrigado e Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não tens teste de amónia? Segundo percebi o teu ciclo de azoto tem cerca de 10 dias. Por isso é normal ainda teres os nitritos (NO2) quase a 0. Nos próximos dias deverás ter um pico de amónia e deverão começar a aumentar os valores de nitritos. No entanto os nitratos (NO3) ainda deveriam estar praticamente a 0. O que me leva a querer que a tua água da torneira já deve vir com nitratos. Para testar isso aconselhava-te a fazer o teste de nitratos (NO3) à água da torneira e ver se nessa água também obtens o valor 10 de nitratos.

O importante disto é que quando tiveres o aquário com o ciclo feito deves ter a amónia e nitritos a zero e com a sujidade dos peixes os nitratos vão aumentando. E vais fazendo as TPAs para baixar esses valores de nitratos. E se a tua água da torneira já vier com nitratos vai ser difícil baixar esses nitratos no aquário?

Por isso te recomendo a testar os nitratos da água da torneira só por segurança a ver que valores dá.

Outro ponto que referes é que deixas a água a arejar entre 24h e 48h. Significa que não usas nenhum acondicionador na água tipo Seachem Prime ou outro certo?

Apesar de deixares a arejar a água e o cloro evaporar não significa que esta seja segura para os peixes. Pois se não estou em erro (caso esteja alguém me corrija) compostos como a cloramina (mais prejudicial para os peixes que o cloro) e metais pesados não se evaporam e continuam presentes na água. E um bom acondicionador de água remove te esses produtos todos tornando-a mais segura.

Por ultimo, julgo que não é necessário fazeres TPAs durante o ciclo de azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Bruno Carneir disse:

Boas.

Não tens teste de amónia? Segundo percebi o teu ciclo de azoto tem cerca de 10 dias. Por isso é normal ainda teres os nitritos (NO2) quase a 0. Nos próximos dias deverás ter um pico de amónia e deverão começar a aumentar os valores de nitritos. No entanto os nitratos (NO3) ainda deveriam estar praticamente a 0. O que me leva a querer que a tua água da torneira já deve vir com nitratos. Para testar isso aconselhava-te a fazer o teste de nitratos (NO3) à água da torneira e ver se nessa água também obtens o valor 10 de nitratos.

O importante disto é que quando tiveres o aquário com o ciclo feito deves ter a amónia e nitritos a zero e com a sujidade dos peixes os nitratos vão aumentando. E vais fazendo as TPAs para baixar esses valores de nitratos. E se a tua água da torneira já vier com nitratos vai ser difícil baixar esses nitratos no aquário?

Por isso te recomendo a testar os nitratos da água da torneira só por segurança a ver que valores dá.

Outro ponto que referes é que deixas a água a arejar entre 24h e 48h. Significa que não usas nenhum acondicionador na água tipo Seachem Prime ou outro certo?

Apesar de deixares a arejar a água e o cloro evaporar não significa que esta seja segura para os peixes. Pois se não estou em erro (caso esteja alguém me corrija) compostos como a cloramina (mais prejudicial para os peixes que o cloro) e metais pesados não se evaporam e continuam presentes na água. E um bom acondicionador de água remove te esses produtos todos tornando-a mais segura.

Por ultimo, julgo que não é necessário fazeres TPAs durante o ciclo de azoto.

Boas 

Obrigado pelas respostas desde já.
Quando disse que os valores estão impecáveis queria dizer que no teste marcam como OK em tudo, dai eu pensar que estivessem impecáveis.

Logo quando chegar a casa faço os testes da agua da torneira.

Não, o único acondicionador que tenho é o Tetra Aqua Safe.   

[Off Topic]

No meu outro aquario, de 40L, tenho IMENSOS, mas IMENSOS caracóis, mesmo os valores estando estáveis (É um aquário com cerca de 3/4 anos), daqueles pequeninos que são tipo uma praga. 
A minha duvida seria: Poderei colocar um Caracol Helena que resolverá? Se sim, com que peixes este Caracol pode estar?

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Gareth Bale disse:

[Off Topic]

 

 

No meu outro aquario, de 40L, tenho IMENSOS, mas IMENSOS caracóis, mesmo os valores estando estáveis (É um aquário com cerca de 3/4 anos), daqueles pequeninos que são tipo uma praga. 
A minha duvida seria: Poderei colocar um Caracol Helena que resolverá? Se sim, com que peixes este Caracol pode estar?
 

Se tens assim tantos caracóis desses é porque tens alimento para eles, ou seja: Tens algas, restos de comida, etc... Uma forma de os controlar é também reduzir o alimento deles. Se eles não tiverem comida suficiente não se reproduzem tanto.

Eu também tenho desses, mas não me incomoda. Quando apareceram começaram a reproduzir-se muito rápido, mas chegaram a um número em que estabilizaram, e a quantidade que tenho agora é bem vinda, não me importo de os ver por lá nem me estão a comer as plantas. É também num aquário de +- 35-40L

Quanto ao Caracol Helena, não tenho conhecimentos suficientes. O que tenho lido e visto no youtube é a falarem em ter-se um "Assassin Snail" (não sei se tem nome em português) que ele controla a praga porque se alimenta deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, MrOverclock disse:

Se tens assim tantos caracóis desses é porque tens alimento para eles, ou seja: Tens algas, restos de comida, etc... Uma forma de os controlar é também reduzir o alimento deles. Se eles não tiverem comida suficiente não se reproduzem tanto.

Eu também tenho desses, mas não me incomoda. Quando apareceram começaram a reproduzir-se muito rápido, mas chegaram a um número em que estabilizaram, e a quantidade que tenho agora é bem vinda, não me importo de os ver por lá nem me estão a comer as plantas. É também num aquário de +- 35-40L

Quanto ao Caracol Helena, não tenho conhecimentos suficientes. O que tenho lido e visto no youtube é a falarem em ter-se um "Assassin Snail" (não sei se tem nome em português) que ele controla a praga porque se alimenta deles.

Boas,

Alguns são bem vindos, mas tenho, à vontade mais de 40 no aquário e torna-se incomodativo e gostava de não ter mesmo nenhum.

Obrigado pela resposta.

Outra duvida que tenho é: Poderei ter 3 Red Cherrys no aquário mesmo este não tendo plantas?
 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gareth Bale

Podes colocar uma Helena,uma vez que não queres ter caracóis,para teres Red Cherrys era bom que houvesse plantas pelo menos muito musgo,alem de as plantas ajudar em muito a biologia do aquário,ajuda os camarões a sentir-se mais seguros,além disso tens muitas plantas de baixa manutenção que podes colocares no aquário,olha aqui,https://tropica.com/en/plants/  

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Gareth Bale

Podes colocar uma Helena,uma vez que não queres ter caracóis,para teres Red Cherrys era bom que houvesse plantas pelo menos muito musgo,alem de as plantas ajudar em muito a biologia do aquário,ajuda os camarões a sentir-se mais seguros,além disso tens muitas plantas de baixa manutenção que podes colocares no aquário,olha aqui,https://tropica.com/en/plants/  

 

Cumprimentos  

Boas,

Obrigado pela resposta, e vou pensar nisso sim, mas a minha questão seria, mesmo sem qualquer calha, só a luz do dia (e mesmo assim recebe pouca) a planta cresceria? 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Musgo de Java, dá-se mesmo com pouca luz e é muito bom para os camarões.

Aproveita este período em que o ciclo do azoto está a formar-se para pesquisar sobre os parâmetros de agua, GH e kh, pH, etc... O fórum tem alguns tópicos excelentes sobre isso.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas 

Por muita pouca luz que tenham,não há plantas que vivam sem luz nenhuma, alguma luz tem que ter.

 

Cumprimentos

Sim, o aquário recebe luz, apesar de muito pouca mesmo, e não tem calha.

Cumprimentos

 

há 1 hora, RGTorres disse:

Boas, 

Musgo de Java, dá-se mesmo com pouca luz e é muito bom para os camarões.

Aproveita este período em que o ciclo do azoto está a formar-se para pesquisar sobre os parâmetros de agua, GH e kh, pH, etc... O fórum tem alguns tópicos excelentes sobre isso.

Abraço

Boas,

Eu sei mais ou menos o que significa cada um e para o que serve e a sua "gravidade" quando fora dos parâmetro.

Vou ver isso, mesmo que seja pouca luz serve para eles se irem safando? >

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  

Sim nem que seija um candeeiro daqueles tipo mesa de escritório,ate há uns agora em ledes,há uns que o pé e em mola,sempre dá para prenderes ao rebordo do aquário.

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.