Plantas de crescimento rápido


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho um aquário de 300 litros (brutos) com 4 peixes de água fria (goldfish / carassius auratus / kinguios).

Nesse aquário tenho já a alguns meses 2 plantas : Anubias Barteri. E tem se dado bem com estes peixes que são conhecidos por comer as plantas. No entanto são plantas de crescimento lento e com estes peixes que tem alta produção de nitratos pretendia que me recomendassem plantas de crescimento rápido para ter uma maior absorção dos nitratos.

Deixo foto do meu aquário:

rnOyXLXdDBr1Wr9oOHPlmwLAtwkRbYurlpG56IAA

Teriam de ser plantas também de fácil manutenção (sem C02 / fertelizações...) sem grandes exigências de iluminação e resistentes a voracidade deste tipo de peixes ou que cresça mais rápido que a capacidade de eles as comerem.

Obrigado. Cumprimentos,

Bruno Carneiro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Bruno

Tens aqui uma lista de plantas que são um pouco mais resistentes aos peixes,

  • Anubias sp.
  • Aponogeton: capuroni, elongatus, ulvaceus.
  • Cryptocoryne: beckettii, nevillii, pontederifolia, wendtii, undulate.
  • Echinodorus: amazonicus, argentinensis, berteroi, bleheri “Amazonense”, bolivianus var. madagalensis, cordifolius, grandiflorus, horemanni, horizontalis, latifolius, macrophylus, martii “Leopoldina”, parviflorus “Tropica”, quadricostatus, uruguayensis, “African Tiger”,”Apart”,”Kleiner Bar”,”Ozelot”,”Rubin”,”Rubin Broad Leaf”,”Rubin Narrow Leaves”,”Schlueteri Leopard”, cf. “Osiris”.
  • Hygrophila: corymbosa, corymbosa”Stricta”, difformis, polysperma, palustres.
  • Ludwigia sp.
  • Microsorum pteropus.
  • Nuphar japônica.
  • Nymphaea: alba, amazonum, caerulea, jamesoniana, lotus, sp “Rubra”, sp. “Queen of Siam”.
  • Sagittaria: gramínea, platiphylla, subulata.
  • Salvinia cucullata.
  • Taxiphyllum: barbieri “Musgo de java”, sp. “Flame Moss”, sp. “Spiky Moss”.
  • Valisneria: americana, gigantea, nana, neotropicalis, spiralis.
  • Vesicularia: ferriei, montagnei 
  •  
  • Cumprimentos   

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva.

Obrigado pela resposta. Vou pesquisar um pouco sobre elas e meter aqui nesta resposta uma a uma se encaixam ou não (e o porque) no que procuro que assim ajuda a orientar:

1- Anubias sp. - Já lá tenho 2 mas como são de crescimento lento não vão ter a absorção de nitratos que procuro.

2- Aponogeton capuroni, elongatus, ulvaceus. - Requerem substrato fértil (o meu substrato é areia) e CO2 (não tenho) por isso julgo que não se iam dar bem no meu aquário.

3- Cryptocoryne beckettii, pontederifolia e undulate - Encontrei informações contraditórias uns dizem crescimento lento e outros médio, uns dizem necessário substrato fértil e outros não. Qual o mais indicado?

4- Cryptocoryne nevillii - Crescimento é lento, requer CO2 e boa fertilização.

5- Cryptocoryne wendtii - Crescimento é lento e requer boa fertilização.

6- Echinodorus amazonicus, argentinensis, berteroi,  bleheri “Amazonense”, bolivianus var. madagalensis, grandiflorus, horemanni, horizontalis, latifolius, macrophyllus, martii “Leopoldina”, parviflorus “Tropica”, quadricostatus, uruguayensis, “African Tiger”, ”Apart”, ”Kleiner Bar”, ”Ozelot”, ”Rubin”, ”Rubin Broad Leaf”, ”Rubin Narrow Leaves”, ”Schlueteri Leopard” e  cf. “Osiris” - Requer substrato fértil e utilização C02.

7-  Echinodorus cordifolius - No geral dizem ser de crescimento rápido e sem C02. Mas requer substrato fértil.

8- Hygrophila corymbosa, corymbosa”Stricta”, difformis e palustres  - Requer substrato fértil e utilização C02.

9- Hygrophila polysperma - Encontrei informações contraditórias uns dizem uns dizem necessário substrato fértil e outros não, uns dizem CO2 e outros não. Qual o mais indicado?

10- Ludwigia sp - No geral dizem ser de crescimento rápido e sem C02 mas recomendado. Mas requer substrato fértil.

11- Microsorum pteropus - Crescimento lento.

12- Nuphar japônica - No geral dizem ser de crescimento rápido e sem C02. Mas requer substrato fértil.

13- Nymphaea alba, amazonum, caerulea, jamesoniana, lotus, sp “Rubra”, sp. “Queen of Siam” - Achei muito bonitas mas não encontrei a informação que pretendia (são plantadas no fundo e depois crescem até a superfície onde aparece as flores? É preciso CO2 ou substrato fértil)?

14- Sagittaria gramínea - Não achei informações.

15- Sagittaria platiphylla e subulata - Crescimento rápido, sem CO2 e não requer substrato fértil.

16- Salvinia cucullata - Crescimento rápido, sem CO2 e não requer substrato fértil.

17- Taxiphyllum barbieri “Musgo de java”, sp. “Flame Moss” e sp. “Spiky Moss” - Aparece-me que requerem CO2.

18- Valisneria americana, gigantea, nana, neotropicalis e spiralis Crescimento rápido, sem CO2 e não requer substrato fértil.

19- Vesicularia ferriei e montagnei - Crescimento Lento.

 

Em resumo:

Plantas que seja necessário CO2 não tenho interesse.

Plantas que requeiram substrato fértil no meu substrato de areia não se iam dar bem certo?

 

Sem substrato fértil, CO2 e crescimento rápido sobram as seguintes:

Sagittaria platiphylla e subulata

Salvinia cucullata

Valisneria americana, gigantea, nana, neotropicalis e spiralis

 

Será que essas se aguentam com os meus peixes de água fria?

 

Estas gostei muito mas não sei como são plantadas e se cumprem os requisitos (sem substrato fértil, CO2 e crescimento rápido):

Nymphaea alba, amazonum, caerulea, jamesoniana, lotus, sp “Rubra”, sp. “Queen of Siam”.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Para peixes de água fria de facto e muito difícil conseguir plantas que eles não as comam,eu tenho Hygrophila Polysperma sem substrato rico,e sem co2,e cresce muito bem e depressa,só não sei se os teus peixes não a comam. https://tropica.com/da/    https://www.pinterest.pt/dkwtavares/aquarium-plants/?lp=true .

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quando refere sem substrato rico pode ser areia como eu tenho?

Em relação em eles comerem ou não acho que só mesmo arriscando tal como fiz com as anubias. Se comerem mal também não lhes deve fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Quando digo que não tenho substrato refiro-me aos substratos ricos em nutrientes que há nas lojas de aquáriofilia,o meu e areão de pedra Granitica,também concordo contigo,terás que indo colocares plantas e veres as que eles comem,e as que eles não lhe tocam.

Cumprimentos 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Não,e só colocares no aquário,só tem uma coisa,se os peixes não as comerem,elas vão muito depressa tapar todo o espelho de água,uma coisa e bom,e boa a comer os Nitratos,outra e quando houver em demasia sempre podes dar aos teus amigos,ou venderes.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva. 

Agradou-me o facto desta planta absorver muitos nitratos por isso vai ser a primeira a arriscar. Quando tiver as plantas vou colocar algumas então no aquário e estava a pensar colocar outras numa caixa de plástico com água do furo (que tem altos nitratos) que assim se os peixes as comerem ia retirando dessa caixa para o aquário. Será uma boa alternativa?

No caso das plantas quando as tiver devo fazer alguma espécie de quarentena como se faz com os peixes ou posso colocar logo no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Passa as raízes por água corrente,ate mesmo aquelas que tu dizes que vai para a caixa de plástico,antes passa sempre por água corrente,para a sim eliminares qualquer bicheza ou ovos de outros bichos,ou caracóis.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tinha pensado nisso. Mas obrigado vou então lavar bem as raízes. 

Numa pesquisa rápida na Internet falam em se fazer quarentena das plantas em soluções de água com lixívia (1 colher sopa de lixívia para 10 litros de água sanitária e meter as plantas por 10 minutos). Também aparece soluções de água com permanganato de potássio. Ou soluções de água com azul de metileno. 

Sendo que o mais corrente é soluções de água com permanganato de potássio. Não encontrei concentrações apenas para mergulhar as plantas por 10 minutos.

Devo fazer alguma dessas coisas além de as passar por água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Se quiseres podes também fazer a da lixívia, mas depois passas as plantas por água corrente para não ir lixívia contaminar a água do aquário, e pelo menos ficas descansado que junto com as plantas não vão porcarias que poderiam vir a dar trabalho e morte de peixes.

 

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva.

Recomenda o uso de lixívia em relação ao permanganato de potássio?

Fiquei com a ideia que este ultimo não era tão agressivo para as plantas como a lixívia.

Mas não sei onde comprar o permanganato de potássio? Nem sei que concentrações usar? E depois de fazer este tratamento não sei se basta lavar as plantas ou se ainda tenho de as meter em água com um acondicionador como o Prime?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Deixo aqui para ti pode ser bom leres isto, http://meuaquarionovo.blogspot.com/2017/02/permanganato-de-potassio-um-aliado-do.html  mas mesmo a sim eu acho que com uma boa lixívia ficava.te mais barato,e o efeito e o mesmo,digo eu,não sei.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva.

Ontem chegou-me a casa a encomenda que tinha feito pelo OLX de Salvinia Cucullata. Nunca tinha visto a planta sem ser em fotos e depois de a receber fiquei surpreendido pelas suas dimensões muito reduzidas. Cada raiz tem cerca de 2 ou 3 folhas que no conjunto tem dimensões de uma moeda de 20 cêntimos. (logo vou ver se meto cá uma foto).

Elas costumam ser assim tão pequenas? Ou serão pequenas porque quem as vendeu disse que as tinha em aquário? Ou são novas e com o tempo crescem?

É que dadas as suas dimensões penso que qualquer tratamento com lixívia ou permanganato de potássio vão de certeza destruir as plantas. Mesmo lava-las bem por água corrente vai ter de ser feito com muito cuidado. Para não falar que com estas dimensões acho que vão servir de comida aos meus peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Mas se as plantas já vem de um outro aquário,então talvez passar só por água corrente chegue,acho que a sim estas há vontade,sobre se os peixes a vão comer,bom só há uma maneira de ficares a saber,e colocares no aquário e passado umas horas ficas a saber 😂😁se calhar o melhor e colocares umas tantas noutro lugar para ver se elas multiplicam e teres sempre em stock para os meninos encherem o bandulho   :default_jcb_food:

 

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Acho que vou seguir o teu conselho e vou só as lavar bem com água corrente e meter só algumas no aquário a ver como se dão com os meus peixes. Se eles as comerem vou deixar crescer uma grande quantidade num recipiente a parte para conseguir ir metendo no aquário. Será que lhes faz mal se as comerem?

Segue a foto das plantas.

 Igv0h5DhomhHdrRv6Dli_27BUyqRHyCrVU0SAfXV

Tem aí algumas mais claras que segundo o vendedor são (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] / Alface de água. 

Editado por Bruno Carneir
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

São a sim,mas se os peixes não as comerem elas ainda crescem um pouco mais,agora que tens há direita da foto são de outra espécime que tem as folhas mais rijas do que as de folhas mais verdes,acho que essas os peixes não as devem comer,digo eu,ate posso estar enganado,eu só colocava dessas umas duas,se eles comerem as verdes e não as mais claras,e porque são mais rijas,e a sim ficas a saber o que eles atacam mais.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais