Alterar um fluval fx4 para lily pipes de 16mm


Recommended Posts

Boas a todos. Eu tenho um fluval fx4 que vem com umas tubagens que acho que são de 25mm. Mas eu queria fazer umas alterações ao meu filtro. O que eu pretendia fazer era retirar as tubagens que ele traz, arranjar um tubo do mesmo diâmetro mas liso pois o que vem com o filtro é rogado, colocar dois Y (são tipo T's mas ficam mais a direito) a reduzir de 25mm para os 16mm. Com isso conseguia colocar duas entradas e duas saídas em cada canto do aquário. O que está neste momento tenho a saída num dos cantos e a entrada no outro canto. O que eu pretendia saber era se era possível uma cosias dessas ou se isso vai de alguma forma restringir o funcionamento do filtro?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por norma, a malta que tem filtros fluval nomeadamente os filtros da série fx, têm dificuldades para arranjar inflow/outflow com as medidas das tubagens.

Os filtros FX tem um caudal enorme, talvez por isso tenham as mangueiras com esses diâmetros para poderem fazer face às pressões exercidas pelas bombas, ao estares a reduzir o diâmetro podes estar a comprometer o tempo de vida útil do rotor ou até mesmo do filtro em si.

Pelo que sei não há ainda no mercado lily pipes com esses diâmetros, a não ser que consigas alguém que te faça os mesmo em inox e mesmo assim o inflow terá de estar bem aberto para que não vá estrangular o fluxo do filtro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, ismael_figueira disse:

Boas,

Por norma, a malta que tem filtros fluval nomeadamente os filtros da série fx, têm dificuldades para arranjar inflow/outflow com as medidas das tubagens.

Os filtros FX tem um caudal enorme, talvez por isso tenham as mangueiras com esses diâmetros para poderem fazer face às pressões exercidas pelas bombas, ao estares a reduzir o diâmetro podes estar a comprometer o tempo de vida útil do rotor ou até mesmo do filtro em si.

Pelo que sei não há ainda no mercado lily pipes com esses diâmetros, a não ser que consigas alguém que te faça os mesmo em inox e mesmo assim o inflow terá de estar bem aberto para que não vá estrangular o fluxo do filtro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Apesar de estrangular o fluxo teria duas lily pipes de 16mm de entrada e duas saída o que daria um diâmetro combinado de 32mm. Claro que a pressão seria dividida pelas duas saídas que estariam no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu percebi a ideia posso é não me ter explicado bem.
O que vai acontecer é que mesmo que dívidas o fluxo por dois lily pipes vais ter sempre o impacto/redução numa só saída/entrada.033370f5dcc9fc2e7afbfd90494aeba9.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de ter procurado MUITO na internet dei com estes dois vídeos:

Nestes o utilizador converte as tubagens de um fluvial fx6 de uma tubagem de 1" para duas tubagens de 3/4" (só as saídas mantendo a entrada com o mesmo tamanho de 1"). Considerando que 3/4" são 19.05mm e que as lilypipes que eu tenho são de 16mm estamos a falar de uma diferença de 3mm e visto que no vídeo a pessoa em questão fala que poderia usar até tubagens de 1/2"(12.70mm) acho que o que pretendo fazer é viável. Se eu alargar um bocado o tubo de 16mm, devo conseguir com que caiba no Y que tem as duas saídas de 19.05mm.

 

Agora o meu problema vai ser conseguir arranjar uma peça como a que está no vídeo pois era algo assim que pretendia. No entanto já procurei no AKI, BricoMarche e Maxmat e nada de encontrar uma peça igual.

Editado por meecdroid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais