Problema mistério com escalares


Joaoavo

Recommended Posts

Boas a todos,

Venho expor um problema que tenho com 4 escalares num aquário comunitário há bastante tempo.

O aquário em questão é um de 100x40x50 (200L), com filtro externo Sicce whale 350, temperaturas entre 28º C (no Verão) e 24 ºC (no Inverno deixo arrefecer para não ter posturas constantes). No aquário habitam os 4 escalares, 12 Hyphessobrycon amapaensis, e 14 Pangio kuhli. Nitratos sempre abaixo de 10 ppm, nitritos e amónia a 0, pH 6.8-7. dureza 3ºKH e 6ºGH.

Eis a história. Comprei 5 escalares "manacapuru" há coisa de 15 meses, com cerca de 5 cm cada (com cauda). Ao início não pegavam em comida nenhuma, nem seca nem congelada, e a única coisa que consegui que comessem foi mosca da fruta viva. Com o tempo, consegui habituá-los a outro tipo de alimentos, e actualmente comem flocos e outra comida seca de textura mole, artémia congelada, mysis e cyclops. Em larvas vermelhas não pegam, nem em comida caseira, nem granulado. Dos 5, 1 morreu ao fim de 4 meses, julgo que por problemas derivados de uma alimentação parca. Os restantes continuam vivos e aparentam sempre boa saúde. 2 deles formaram casal e fizeram várias posturas intervaladas de 15 em 15 dias.

No entanto, todos, eventualmente passam por um período em que não comem absolutamente nada. Esses períodos podem chegar a 3 semanas, ou durar apenas 3 ou 4 dias. Sempre desconfiei de infecção por Hexamita pelos sintomas (ventre dilatado, fezes viscosas e sem cor, perda de apetite), e fiz tratamentos com Octozin, Metroplex e um da JBL do qual não me recordo do nome. Os tratamentos fiz tanto na água como na comida quando aplicável. Quando não adiantava de nada, cheguei a alimentar os escalares fora de água com a ajuda de uma seringa. No entanto os meus esforços não surtiam efeito, e o  problema mais parecia resolver-se por si quando eu não intervinha. Fartei-me de ler teorias sobre Hexamita e suplementei o aquário com mais minerais (Calcio e Magnesio) para subir a dureza, bem como vitaminas na comida, incluindo do complexo B que muitos julgam ser o que leva a um desiquilíbrio do sistema imunitário. No entanto, volta e meia, 1 ou mais escalares passam por um período de jejum.

Apesar de não levarem à morte, nem ao aparecimento de buracos na cabeça ou qualquer lesão irreversível, os períodos de jejum prolongados afectam a forma física dos peixes. por exemplo, o macho dominante que raramente teve o problema tem o dobro do tamanho do escalar mais pequeno e constantemente afectado.

Queria perguntar-vos se têm conhecimento de casos semelhantes. Das pesquisas que fiz, tudo indica para Hexamita, mas a falta de eficácia nos tratamentos leva-me a desconfiar que não será isso. Os restantes peixes que tenho, tanto nesse como noutros aquários, não apresentam qualquer problema.

Aqui ficam fotos, não mostram sinais da doença, mas exemplificam as diferenças na condição física e tamanho dos peixes

[gallery640x480]
[album]4999[/album]
[/gallery]

Editado por Joaoavo
Fotos added
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Não me parece haver correlação nenhuma entre a temperatura e isso. Até porque a temperatura só varia 2 vezes por ano e estes episódios são mais frequentes.

Ainda no último mês, um dos escalares terminou o seu jejum de 3 semanas para se tornar o com maior apetite para qualquer comida (seca e congelada) durante 3-4 semanas, e de um dia para o outro voltou ao jejum. Outro terminou o seu jejum de mês e meio e está a comer bem há coisa de 2 semanas. Enquanto isso o outro casal mantem o apetite normal, e os restantes peixes continuam óptimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo. 

João, espero que não leves a mal este comentário, que não é para ti mas para a comunidade do fórum em geral.

Se reparares no meu perfil verás que sou membro há mais de 10 anos. E de facto, já pratico aquariofilia há quase 20. Por isso, talvez seja mais produtivo para este tipo de questões, assumir que membros com alguma experiência saibam de facto manter um aquário de forma adequada. Por todo o lado vêem respostas que de resposta não têm nada, do tipo: parâmetros? Tpa's? Filtro, plantas, etc?, que só servem para aumentar a contagem de posts.

Para responder à tua pergunta, faço tpa's de 50% por mês. Já fiz neste 20% semanalmente, e o problema já existia. Em outros aquários não faço tpa's de todo e não tenho problemas. Trato a água, mantenho as durezas constantes, ph constante, compostos azotados sempre controlados, alimentação variada com alimentos secos, liofolizados e congelados. Tudo o que sempre fiz e me permitiu manter peixes durante anos sem baixas sem ser por idade. De doenças só tive o ocasional ictio que é de tratamento simples.

Nunca tive nem vi um problema semelhante a este.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais