Carvão ativado - Fluval 406


Recommended Posts

Depois de acabar o período de 30 dias que normalmente dura a eficácia do carvão ativado, deverei substituir os 3 sacos de carvão (2 sacos numa cesta e outro saco noutra cesta juntamente com lã) que tenho no filtro por outros materiais?

Como já tenho um cesto com cerâmicas, acham que deverei ter outro cesto com cerâmicas no lugar do carvão ou aconselham outro tipo de material?

Obrigado pela vossa atenção.
A217_Fluval-406-Canister-Filter-400L_4w3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tenho um filtro exactamente igual a esse. E na altura optei por remover o carvão activado do filtro (pois este normalmente é usado só após se fazer tratamentos para remover químicos da água).

Optei assim por colocar na penúltima cesta mais cerâmicas. Pois sempre ouvi dizer que cerâmicas nunca é de mais. Eu coloquei nessa cesta 1 Litro de Seachem Matrix que deixa os dois compartimentos da cesta bem cheios.

Como as cerâmicas Fluval Biomax que o filtro trás de origem são muito poucas optei por as colocar todas num compartimento da cesta e comprei para o outro compartimento 1 Litro de Sera Siporax. Nesse compartimento coloquei cerca de 1/2 litro de Siporax e o restante coloquei no último cesto. Para filtragem química tenho ainda no último cesto Seachem Purigen que dizem ser muito melhor que o carvão activado e dá para regenerar. Mas sinceramente no meu aquário não vi grandes diferenças em o ter colocado. 

Tenho o meu filtro a funcionar assim. Mas espera pela opinião de outras pessoas.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno.
Ontem comprei 1 litro de Seachem Matrix e já está no filtro a trabalhar. Agora é deixar as senhoras bactérias fazer o trabalho delas. 

Qual será, para vocês, a melhor ordem das matérias filtrantes no filtro?

Eu tenho por esta ordem: Cerâmicas "Fluval Biomax" em baixo, as pedras "Seachem  matrix" a seguir, depois as esponjas Fluval "Bio Foam" e por fim (última passagem antes do retorno ao aquário) a esponja fina Fluval  "eFoamex Fine".

Não quero estar aqui a fazer qualquer tipo de "publicidade" cada qual usa o que bem entender e achar ser melhor para os seus peixes como é óbvio!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu tenho ( a começar por baixo)
- Esponja azul
- Cerâmicas SunSun
- Siporax Mini
- Esponja (algodão fino) branca
As esponjas vinham com o filtro (Eheim)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

No Fluval 406 como o percurso da água é debaixo para cima:

fluval-406-canister-filter-400l-aquarium

A cesta debaixo de todo deve ter as Esponjas Fluval Bio Foam e nas cestas de cima as cerâmicas. Senão as cerâmicas vão entupir com a sujidade que devia ficar retida nessas esponjas.

 

Eu no meu tenho na primeira cesta (baixo de todo) as Esponjas Fluval Bio Foam e por cima delas tenho ainda as Fluval Polishing Pads. Na cesta acima tenho num compartimento do cesto os Fluval Biomax e no outro Sera Siporax. A terceira cesta está completamente cheia de Seachem matrix. E na ultima cesta volto a colocar no fundo Fluval Polishing Pads e por cima tenho Seachem Purigen.     

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais