Querida, Comprei Mais um Aquário!


MrOverclock

Recommended Posts

Já pesquisei e pela descrição do produto fiquei com a sensação de que isto pode ser devido ao ciclo de azoto ainda não estar completo. Se for esse o caso eu espero mais uns tempos. Vou entretanto controlando os valores, uma vez que tenho lá peixes e embora tenham sido comprados como cobaias, se eles puderem não morrer era melhor 🙂 . Em caso de catastrofe de valores, faço mudas de água.

Entretanto lembrei-me que quando iniciei o outro aquário também tive água muito turva ao inicio sem razão aparente. Cheguei a pensar que era da água da minha zona ou dos meus canos. Cheguei a trazer água de casa dos meus pais, mas melhorou pouca coisa (tenho canos velhos, se abrir a torneira ao máximo a água vem ligeiramente turva e na minha zona a água é muito calcária). Mas ao fim de algum tempo a água ficou boa. Não sei ao certo quanto tempo depois.

Para já vou só esperar e estar atento aos valores

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam mais umas fotos acabadas de tirar. O aquário é para encher até ao topo mais tarde.

Ainda quero colocar umas plantas quando encontrar e se encher até cima é mais difícil porque tenho de mergulhar o braço quase até ao ombro para chegar ao fundo35e40af39d2e18dfff8530e3b9a55f65.jpg1b23fcd42863bc59aca1c02a4cb5a13c.jpg247afa391c4a58dbe147b3a9374e1837.jpg52b1909236ae3486cffa03d072a39792.jpg006a27f5ae89449aa06655ee453a303a.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui deixar mais um update:

Os Tetra Neon estão aparentemente a dar-se bem, embora me pareçam uns gajos muita estranhos. às vezes chego junto do aquário e não tenho nenhum, outras vezes tenho só metade e às vezes tenho os 5... Eles escondem-se tão bem que nem sei onde!  Como são pequenos dou-lhes comida para alevins. Eles mal vêm aquilo a descer pela água a baixo vão a correr para comer, mas acho que só metem na boca e deitam fora, não sei bem se se estão a alimentar ou não...

Os parâmetros estão bons, apenas o PH me parece baixo (entre 6.4 e 6.8).

As Valisnérias estão a criar novas folhas e, tal como previsto, parecem estar a secar as folhas antigas (parece que é comum isto acontecer ao mudar de aquário)

No aquário pequeno as guppys lembraram-se de parir agora todas ao mesmo tempo o que resultou em uns 7 ou 8 alevins à solta e outros tantos dentro da maternidade. Posto isto, decidi colocar os 2 Tetra Limão já para o aquário grande para junto dos Neons, uma vez que estes me parecem bastante tentados em comer os pequenos, e estou bastante tentado em fazer o mesmo para todos os peixes e deixar só os alevins a crescer sem serem comidos por outro peixe no aquário pequeno. Mas tenho medo que o ciclo ainda não esteja estabilizado e que ainda possam haver picos, portanto acho acho que vou só tentar apanhar os pequenitos e mete-los na maternidade todos juntos. (espero que logo, quando chegar a casa, não seja tarde de mais)

 

f43d74804da16d3eb063369c3bdc048e.jpgc1bd935d634db6acb7b780d8149e07e1.jpg36ad5f4ce3e4c7c138ccffc17b7175a0.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma maneira de acelerares o ciclo é meter no aquário novo a esponja do filtro do aquário já estabelecido ou algumas pedras, porque as bactérias beneficiais estão "agarradas" a essas superfícies. O aquário não fica logo estabelecido mas ajuda a suportar esses peixes

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais novidades:

Um amigo esteve a fazer a poda do aquário dele e deu-me umas plantas que tinha a mais. Não sei o que são, apenas aceitei e coloque algumas no aquário. Não gostei muito do resultado final, hei-de dar-lhe uma volta daqui a uns dias para melhorar. Mas de qualquer maneira sempre está melhor com mais plantas.

Deixo umas fotos:

 

63686edf184e4fc1729b6ab4046a9a9a.jpgb36107459bdc5ab019cd76ffe5ef123b.jpg726eeec7ba9de8d00d9cc9824af74ed7.jpg71776353a804ed2cbdba7ac18079847a.jpg48b563ac9507569ee8f91b92021b259a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, brunofasoares disse:

A planta da frente, que tem uma folha larga, tem de ficar atrás porque vai crescer muito em altura.

Eu não sei que plantas acabei de colocar no aquário nem sei o nome delas. Se alguém as conseguisse identificar até agradecia. Nem era preciso dizer quais eram quais, que eu depois pesquiso pelos nomes e descubro. Do que tenho só sei que tenho Valisnérias e Monte Carlo porque foram estas que comprei.

Obrigado pela dica. Para já vou deixar assim, passo para trás mais tarde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só sei o nome da bola que aí está, porque também tenho. Cladophora Aegagrophila
Também meti há pouco tempo umas Valisnérias mas folhas tipo a secar vejo, folhas novas é que não vejo nenhumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a planta que referi antes é a Nymphoides Taiwan, depois tens ai umas Cryptocorynes que penso ser a Green, Musgo de java e as outras já sabes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, parece ser isso mesmo.

 

Mas se esse é musgo de Java, que musgo é este que tenho no outro aquário?!

 

É que eu estava convencido que este é que era o Java...

 

99fe6b4b3862885fcde9de351e4838ab.jpg&key=07bc474c25f909dde181e296be8386909010fc8557dc4f4b14960cc2a0c99adbd921d6b46802f3c84262696a9480901a.jpg&key=a543fc864f8dd510eaad414e9b3909b41c22d45f80c490f8f51e3012a7440770

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade. A ideia era ficar pelos 7 ou 7 e pouco. Já usei um produto que diz que mantém o ph nos 7, mas sobe quase nada e após uma muda de água pequena volta ao mesmo. Portanto desisti de usar o produto. Os peixes nesse aquário estão a dar-se bem por isso já nem me preocupo mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é esta coisa acastanhada que começa a crescer dentro dos tubos do filtro?
Isto nem me incomodava se de repente não se tivesse soltado tudo e estão bocados grandes à solta dentro do aquário... Mais tarde ou mais cedo hão-de entrar para o filtro e ficar lá presos definitivamente, mas não deixa de ser curioso o que está a acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MrOverclock

Isso e sujidade que cria com a passagem da água,portanto esta a pedir uma limpeza das tubagens,e ate talvez do filtro,pelo menos aquela que há quem chame Perlon ou fibra de vidro,essa deve ficar muito castanha, se essa sujidade entrar na água do aquário,terás que a retirar toda com uma rede.

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho lã acrílica na entrada do filtro e está a ficar lá tudo agarrado, já não tenho assim tanto lixo à solta. O filtro já limpei no último fim de semana. Os tubos é que não. Mas ao ritmo que isto se está a soltar dos tubos, no fim de semana já estarão limpos. Hehehe

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE:

Quase ia matando os peixes. Eu tinha a consciência de que o ciclo ainda não estava completo quando adicionei os 2 Tetra Limão que estavam no aquário pequeno, mas teve de ser porque eles me andavam a comer os alevins de Guppy que lá andavam. Entretanto, já cheio de confiança adicionei 2 Corydoras Albinos. Resultado: O meu kit de teste começou a acusar nitritos, não era muito, cerca de 1~2mg/L, mas eu tinha lá peixes que já não eram cobaias e que não pretendia de todo perder! Sempre me disseram que se o kit consegue ler qualquer valor de nitritos é porque já tenho nitritos a mais... Entrei em pânico, fiz TPAs de 20% de 2 em dois dias e media os valores da água de manhã e à noite, não fosse ser preciso fazer uma TPA de emergência  . Os valores obviamente baixaram até que parei de fazer TPAs e os valores continuaram a descer. Ontem testei a água e já quase não se nota que tenho nitritos e os nitratos estão relativamente baixos (max 25 mg/L). Os peixes estão todos aparentemente saudáveis, comem sem problemas, etc... Só os Neons é que têm um que parece ter uma zona em que perdeu as riscas, mas continua a andar juntamente com os outros 4 e come normalmente como os outros 4. Não sei bem se já vinha assim ou se ficou assim com os Nitritos. Também é o peixe mais pequeno do cardume (bem mais pequeno). Ao inicio pensei que fosse por causa dos nitritos e que já tivesse peixes a morrer, mas já passou quase uma semana e está tudo na mesma, entretanto tenho os nitritos quase a zero. Acho que posso ficar descansado.

 

 

 

5260ab8e32e2bf66c3cf49f6f543ec95.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos tens noção do que se passou e que é sempre arriscado não deixar terminar a ciclagem do aquário, antes de introduzir fauna. Tenho um aquário de 150 litros, mais coisa menos coisa, a ciclar desde o dia 2 de Dezembro e só este fim de semana é que lhe vou introduzir os primeiros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Tenho um aquário de 150 litros, mais coisa menos coisa, a ciclar desde o dia 2 de Dezembro e só este fim de semana é que lhe vou introduzir os primeiros peixes.


Mas porquê tanto tempo? Por opção ou os valores ainda não estabilizaram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/01/2019 at 19:17, MrOverclock disse:


Mas porquê tanto tempo? Por opção ou os valores ainda não estabilizaram?
 

 

Porque gosto sempre de deixar o aquário ciclar bem e porque queria que as plantas tivessem algum crescimento antes de inserir os anmais. Além de Ottocinclus vai ter camarões e gosto de deixar sempre muitos esconderijos como musgo e algumas plantas que façam arbustos, e que se vejam sinais de uma boa ciclagem e algumas algas verdes para eles se alimentarem, sem que tenha de estar a introduzir comida nos primeiros dias após a aclimatação. Mas isso sou eu... é apenas a "minha maneira" de iniciar uma montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Concordo com o Bruno Soares,deixar o ciclo bem feito,ate porque para se ter a certeza que o ciclo fica bem feito são 40 dias,este ciclo para poder receber os peixes,porque o ciclo esse nunca acaba,por isso mesmo e que se chama ciclo.

 

Cumprimentos 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Venho só aqui deixar um update com fotos.

Nada de extraordinário. As plantas cresceram, os guppys agora são mais :)

Continuo com os 5 Néons iniciais e com os dois tetra limão. A promessa de adicionar alguns exemplares destas duas espécies continua de pé. Só ainda não encontrei os que queria ao preço que queria.c9dd00fb69a349704b8f4ad2ebd9778a.jpgc32c25ad7c3bbf01ea05fbdb42ae83a6.jpg7bcd49199f2ae5ac460776b80f8112b2.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.