Querida, Comprei Mais um Aquário!


MrOverclock

Recommended Posts

Até agora só tive um aquário de 35~40L e tenho sido feliz com ele, mas sinto falta de mais... Queria algo maior.. Sei lá 100L talvez fosse o ideal. Então em conversa com um amigo que está emigrado ele diz-me que o irmão está a pensar vender o antigo aquário dele que está parado há uns 5 anos e que é "grande e até tem um armário". "Porreiro!" pensei logo eu. Esperei que ele viesse a Portugal agora no natal e concretizámos o negócio. Ora, o dito aquário não tem 100L nem 200L, na verdade tem até um pouco mais que isso:

Comprimento: 100cm
Largura: 45cm
Altura: 60cm

Se fiz bem as contas são cerca de 270L. Há muitos aquários bem maiores, mas para quem só tem experiência (e pouca) com 35L, isto é gigantesco.

Este tópico vai então servir como um pequeno diário de bordo da iniciação deste aquário.

Infelizmente não tenho tido muita paciência para documentar fotograficamente todos os passos, mas vou tentar explicar o melhor que puder e colocar aqui as poucas fotos que tenho. Prometo daqui para a frente documentar convenientemente.

Primeiro passo foi fazer uma visita a casa do meu amigo. Ele já me tinha enviado uma foto mas achei que não se via o suficiente. Ao vivo reparei que a construção do armário parece um pouco artesanal e muito antiga (mais de 15 anos possivelmente). A estrutura metálica do armário tem alguma ferrugem e as madeiras de contraplacado, algumas não estão em melhor estado. O vidro parece bom e não aparenta ter fugas. Negociámos o preço e lá vem o aquário para minha casa.

Com o aquário foi-me entregue uma data de tubos ressequidos, que não deverão voltar a ter uso, e um filtro EHEIM classic 250 (2213) que já testei e funciona bem. Foi-me prometido também a entrega de um aquecedor que ainda anda perdido algures. Não se sabe a potência, mas independente de qual seja posso sempre poupar algum dinheiro não tendo que comprar outro ou comprando um menos potente ficando com 2 mais fracos em vez de um de 300w ou mais. (este aquário desde que foi adquirido pelo irmão do meu amigo serviu apenas para uma tartaruga e nunca teve mais cheio do que meia altura pelo que acredito que o aquecedor não tenha mais de 100w)

Ao chegar, o aquário foi diretamente para o chão da sala e o armário para a garagem. Há que iniciar a tarefa de restauro. Desmontei todas as placas de madeira, os pés e as rodas. Comecei a lixar toda a ferrugem visível e reparo que há muito mais para além do que se vê. Fui então buscar a rebarbadora e tirei toda a tinta e ferrugem que consegui ver. Dei o primário e falta agora pintar com a cor final.

Seguem-se Algumas fotografias:

A foto que me foi enviada antes de o comprar (por enquanto única que tenho dele montado):

y4moge7CpmpVKKAiYwe1s8K4dtHml7UYy0fiWM5_

 

O aquário no chão da sala:

y4mzGIC3A6PHT_-Ft7ZVbVnFIG24YtACBiOVm8oA

 

 

Parte do armário já desmontado:

y4mkhFHR_aDM2ZiM2nMvw8qYKI8PjP-Z9m-rvAWJ

 

 

A estrutura nua ainda com a tinta antiga:
Está de pernas para o ar, a ferrugem que se vê não era visível quando o fui ver porque estava virado para baixo. Só comecei a ver esta ferrugem quando comecei a carregar o armário no carro.

y4mFgfrvST_4IPGHPaYe-oW1NobUOlAu_zeu8hJ7

 

Mais detalhe:

y4mjj81erHdvZYZTL2hprUpcfmTS6w4fUdyyqSct

 

 

Não tenho fotos do processo de decapagem nem de pintura. Tenho apenas esta última foto tirada ontem quando fui fechar a porta da garagem depois de ter estado na rua a secar o primário:

 

y4mqFGyNYlF5KeSY35l4olFTMQ1E9tiQzxzEiEyb

 

Hoje deverei dar a primeira de mão em preto mate, amanhã (ou talvez hoje mesmo à noitinha) darei a segunda e espero no fim de semana ter condições para montar o aquário completo na sala.

  • Gosto 4
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já que o aquário está na garagem e esteve tanto tempo parado aproveita pada o encheres e ver se não tem fugas. Verifica se o silicone está em bom estado para não teres surpresas depois.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário não está na garagem, está na sala. Nem consigo transportar sozinho. Só se conseguir ajuda no fim de semana.


Update:
Fui pintar o resto e não correu nada bem. A tinta reagiu com o primário e ficou tudo estragado... Vou ter de recomeçar.a60176265851a0db953f632be98ec394.jpg

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse aquário tem coluna seca,não tem? vai ficar,ou estas com intenção de a retirares? também acho aconselhável encheres o aquário para veres se não há fugas. 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem coluna seca (um canto em forma de coluna com 2 buracos no fundo e cujo topo fica a 5cm do topo do aquário, ou algo do género) e até estava a pensar em transformar aquilo num "pré-filtro" com material filtrante biológico, no fundo tinha o buraco que ia ligar ao filtro que está por baixo, e no outro buraco passava o tubo até cima, e adiante, que trará a água limpa. No topo terá uma esponja para evitar a entrada de peixes ou algum ser vivo que esteja no aquário.
É só uma ideia, se alguém me conseguir convencer que estou a proceder mal, sou todo ouvidos.

 

Quanto ao teste ao aquário fiquei convencido e sou capaz de o meter na varanda e testar. É preciso encher até cima ou há alguma coisa que se possa fazer para evitar gastar tanta água? Alguma água ainda aproveito para regar o jardim, agora 270 L é que é água a mais para um jardim de 10m2  😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seguro morreu de velho,eu não arriscava não testar o aquário,acho que e preferível gastares agora os 270 litros de água,do que teres depois a sala com água,e mais o trabalho de teres de desmanchares todo o aquário,agora fica ao teu critério arriscares ou não.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário de 40l que tenho agora montado esteve 10 parado e não tem problemas. Espero que este vá pelo mesmo caminho.

 

Se tiver alguma fuga é só arrancar o que está a sair e colocar novo? Ou devo desmontar por completo e fazer o aquário de novo?

 

Há por aí algum artigo sobre o assunto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que se tiver uma fuga localizada e tirar só esse silicone e colocares novo com jeito que dá,digo eu,pode ser que velha aqui alguém que tenha tido essa experiência e diga-te o que fez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, temos especialista em bricolage o que acho sempre de louvar, já que hoje nem toda a gente se dá ao trabalho de recuperar estruturas, revestimentos em madeira e até aquários, portanto, também fico contente porque se precisar, como já não tenho a mesma paciência ou tanta como tu, sempre podes vir cá a casa quando for preciso 😂

Adiante em 2009 recuperei 2 aquários do meu pai em estrutura de ferro na altura tinham os dois 40 anos. Decapei-os, depois de todos lixados manualmente com uma pequena ajuda de um blak and decker, foram pintados. Retirei a massas de vidraceiro por dentro e por fora, na altura só um dos vidros estava estalado, os outros aproveitei porque não estavam riscados. Por fim coloquei silicone só por dentro e o que é certo é que um deitei um fora à um ano, durou mais nove anos, não durou mais porque estava saturada dele, achava-o pesado para estar na sala, não era bonito como os de hoje em dia e achei que merecia um novo! O segundo durou 6 anos, tinha um dos cantos estava a babar e não tive para me chatear também foi fora. Está respondida a tua pergunta. 

O silicone pode ser próprio para aquários, tens à venda em lojas de aquariofilia, Leroy, aki, etc desde que não tenham fungicidas. 

Quanto à coluna seca não vejo vantagens, era e é utilizada para quem tem uma sump por baixo, nos reef, mas penso que já não é muito utilizada, digo eu. Se fosse eu, já que vais mexer no aquário retirava esses dois vidros tapava o buraco de baixo com vidro, tb não se vê depois com o substrato, o décima também o tapava por dentro ou por fora, mas isto sou eu. 

A única desvantagem é esse filtro que para um aquário de 270 litros de todo é insuficiente, tenhas um aquário plantado ou um aquário de ciclídeos. 

Soa-me que era um aquário de reef, mesmo pela altura dele. Com essa altura de 60cm, ficava aí a matar era um cardume de 5 escalares, lol. 

A acompanhar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares vêm para cá de certeza, isso entretanto já ficou decidido. Só não estava a pensar em logo 5 de uma vez. Talvez 2, depois mais 2 se correr bem e mais tarde outros tantos. Isto com algumas semanas de intervalo, talvez um mês.

Vou considerar as dicas do filtro e da coluna. Logo se vê. Para já não tomarei nenhuma decisão enquanto não tiver a certeza que não há fugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto estive a explorar o que veio com o aquário e no topo do armário há um projetor de luz. Tem uma lâmpada esquisita (eu não conhecia) que vim a saber que é uma lâmpada de 10 ou 12.000k ideal para corais.
Funciona, manda uma luz demasiado intensa até. Mas pelo que li por aí não tenho nenhuma vantagem em usar esta lâmpada em água doce. Além disso são 150w, completamente fora do standard dos LEDs de hoje em dia. Estou a pensar em substituir este projetor por dois em LED separados de 10w cada.
Confesso que não investiguei acerca de iluminação própria para aqui, normalmente penso como achanatar primeiro, só depois investigo como é que se faz com o material dedicado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, MrOverclock disse:

Escalares vêm para cá de certeza, isso entretanto já ficou decidido. Só não estava a pensar em logo 5 de uma vez. Talvez 2, depois mais 2 se correr bem e mais tarde outros tantos. Isto com algumas semanas de intervalo, talvez um mês.

Vou considerar as dicas do filtro e da coluna. Logo se vê. Para já não tomarei nenhuma decisão enquanto não tiver a certeza que não há fugas

Boas, escalares são peixes de cardume, ora um cardume são no mínimo dos mínimos 5. Depois o melhor é colocá-los todos de uma vez, são territoriais, e vão estabelecer uma hierárquia num espaço contido, convém serem todos do mesmo tamanho, compra-os pequenos logo cresceram, e é bonito vê-los crescer. Afinal também não são assim tão caros se os comprares comuns. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, MrOverclock disse:

Entretanto estive a explorar o que veio com o aquário e no topo do armário há um projetor de luz. Tem uma lâmpada esquisita (eu não conhecia) que vim a saber que é uma lâmpada de 10 ou 12.000k ideal para corais.
Funciona, manda uma luz demasiado intensa até. Mas pelo que li por aí não tenho nenhuma vantagem em usar esta lâmpada em água doce. Além disso são 150w, completamente fora do standard dos LEDs de hoje em dia. Estou a pensar em substituir este projetor por dois em LED separados de 10w cada.
Confesso que não investiguei acerca de iluminação própria para aqui, normalmente penso como achanatar primeiro, só depois investigo como é que se faz com o material dedicado 😄

Eu bem te disse que isso tinha sido um reef. 

Dois projectores de led de 10W cada para aí não dá, é pouco. 

Podes ir para calhas T5 se não quiseres gastar muito, depois escolhes duas lâmpadas fluorescentes entre 4000 e 8000k.

Projectores de led tem de ser mais fortes, só para tu veres para cada Cubo de 30*30*30 tenho um projector de leds de 10W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se forem dois de 20? Continua pouco?

 

Entretanto venho deixar um update: O aquário está em teste. Já está cheio e não tem fugas por enquanto. Vai ficar assim umas horas para ter a certeza1927bb687efcf29a0a99601e2b06e4f2.jpg&key=faab8cd2321a8b75eba27c1bb5ce0587945b1e3201667fc908fb8f7cd6c90cea

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva, venho aqui deixar um update:

Muita coisa aconteceu entretanto.

O aquário passou nos testes: Não tem fugas. Esteve cheio durante várias horas e manteve-se seco por fora. Aproveitei para deixar também o filtro a trabalhar para testar e correu tudo bem.

Vazei o aquário, coloquei-o no sitio e já tem água pela metade. Pela metade apenas, porque ainda não tenho as plantas todas que quero e se não for assim depois tenho que me despir porque a água vai chegar-me pelo ombro se for com a mão até ao fundo.

Entretanto comprei um aquecedor de 300W que com o frio que se tem feito sentir na minha sala já se revelou ser insuficiente (não passava dos 22ºc). Entretanto juntei-lhe um velho que tinha para aqui e que já tinha sido reparado por mim mas no qual ainda não tenho muita confiança, e parece que com os 75W extra, a temperatura está a chegar aos 25ºc.

Já tenho também areia e algumas pedras, hoje fui a uma loja em Coimbra pedi ajuda para as plantas, comprei uma Valisneria e substrato.

A loja tinha poucas plantas mas fiquei de lá passar para a semana porque segundo o senhor da loja, para a semana virão mais e melhores plantas.

Colocar o substrato, mesmo que com muito cuidado e apenas nos locais onde levou as plantas, já com metade de altura de água, foi claramente um erro de principiante. Não me lembrei deste pormenor e agora que tinha a água já bastante limpa passei a ter um aquário com nevoeiro intenso. Para ajudar a limpar coloquei lã acrílica à volta da entrada do filtro e deixei o filtro a trabalhar. Vamos ver se resulta. Se não resultar lá vou ter de fazer mudanças de água. Entretanto vai fazendo o Ciclo de Azoto.

Por falar em Ciclo de Azoto... Acham que se eu, quando fizer a mudança de água do meu aquário pequeno (já ciclado e estabelecido há alguns meses), colocar a água "velha" no aquário novo pode ajudar a acelerar o Ciclo de Azoto? Quando mudo a água do aquário pequeno também só tiro entre 5 a 6 litros em cada muda, portanto acho que 5 litros em 120~130 que tenho agora no novo, acho que mal não fará

 

 

8c6a94e6618fa2d389eb631b976dbe8c.jpg

 

e37f160c9ba3aae74ddbdbe9ac5d9739.jpg

 

Sim eu sei, os aquecedores andam ali soltos aos caídos, mas ainda é tudo temporário. Mesmo os tubos para o filtro, no fim não vai ficar nada assim. O importante, para mim, é que entretanto fosse fazendo o ciclo. Quando for para encher com o resto de água coloco tudo preso no sítio certo

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MrOverclock

Colocares água já maturada do outro aquário não faz mal,mas isso não quer dizer que o ciclo não tenha que ser feito ate ao fim,pois e com um ciclo bem feito que está a segurança dos primeiros habitantes.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Alvaro Silva disse:

Boas MrOverclock

Colocares água já maturada do outro aquário não faz mal,mas isso não quer dizer que o ciclo não tenha que ser feito ate ao fim,pois e com um ciclo bem feito que está a segurança dos primeiros habitantes.

Cumprimentos 

Compreendo!

Sendo assim não devo reaproveitar, porque quando mudo a água aspiro o fundo e além da água vai a porcaria toda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho deixar um update:

Já dei um jeito aos aquecedores e aos tubos que já ficaram mais escondidos. Após pouco mais de uma semana adicionei 5 mini-neon tetra para ajudar a acelerar o ciclo (vi no YouTube e decidi experimentar). Até agora estão a dar-se bem, parece-me, mas também só têm 3 ou 4 dias. Enquanto não sobreviverem 15 dias não confio.

Adicionei iluminação led caseira (não é específico para aquário) esperava um resultado medíocre mas até não ficou mal. As cores é que são um pouco pálidas, talvez no futuro invista em iluminação decente. (Instalei 2x 12w de 1200lumen 6400k)
Não removi a iluminação anterior pelo que quando quiser tirar fotos ou mostrar às visitas posso sempre usar essa.

Entretanto também adicionei duas placas de acrílico ao topo do aquário para não perder água por evaporação e para ajudar a reter algum calor que se perdia da água. Com este truque e com o reposicionamento dos aquecedores consegui subir 1,5ºC. Reparei agora que das placas não tenho foto, mas posso tirar mais logo. (vê-se um pouco das placas na foto dos LEDs)

Não estou a conseguir ter a água completamente transparente não sei bem porquê... Tenho o mesmo tipo de solo e substrato nos dois aquários, tenho lã acrílica nos filtros dos dois aquários, mas mesmo assim este está ligeiramente baço e o mais pequeno tem a água muito mais clara e transparente...

Deixo umas fotos do estado atual:

7fd2c6007fb711e3eb9e81d341a48bc6.jpg

 

=> Nesta foto que se segue os tubos e os aquecedores ainda não estavam arrumados. Tiro essa foto logo à noite!

a9fda48d893cc43f15e5aa070136fae8.jpg0260a00421bc52635ddc03059e0c0077.jpgb78061138524df6d3105ae5e54f71598.jpg

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água já tem melhor aspecto que na outra foto que tinhas mostrado antes mas se calhar apostava mesmo no filtro não ser de facto suficiente. Ou então (não sei se vou dizer alguma barbaridade agora) experimenta usar Sera Nitrivec. 
Eu tinha esperado mais uns dias antes de colocar fauna mas há quem aconselhe para o ciclo ficar concluído mais rapidamente.
De resto tem tudo para ser um belo aquário! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Emejet disse:

(...) mas se calhar apostava mesmo no filtro não ser de facto suficiente. Ou então (não sei se vou dizer alguma barbaridade agora) experimenta usar Sera Nitrivec.
(...)

Também estou ciente de que o filtro pode não ser suficiente. Mas talvez eu também esteja a ser muito exigente em relação à clareza da água.

Quanto ao Nitrivec, pelo que estive a ver na descrição do produto, acho que não o posso usar com peixes na água

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.