Conchas sobem o PH da água?


Recommended Posts

Estou ainda em fase de ciclagem do meu novo aquário de 300 litros.
O objetivo é baixar ligeiramente o PH abaixo dos 7 para daqui a algum tempo inserir discos.

Inseri aqueles aditivos de bactérias para acelerar o processo de ciclagem quando inseri a água no aquário no passado dia 17 de dezembro. 
Meti água do meu antigo aquário e algum areão para adicionar também mais bactérias.
Já inseri peixes que aparentemente dão mostras de estarem muito felizes e bem de saúde.
Quando comprei o aquário o antigo dono ofereceu-me uma concha muito bonita (vou tentar adicionar aqui a foto)[gallery640x480]
[photo=https://photos.app.goo.gl/YpUvyoj2YpuSY9mp6]Concha[/photo]
[/gallery]

O que me anda a matar a cabeça é o PH não descer e neste momento aponto as culpas para a dita concha!....até já a tirei do aquário e vou voltar a testar a água em breve....
Por acaso até nem gostava nada de ver lá a concha, mas pronto, às vezes temos de ceder aos gostos da esposa que nunca investiu um minuto a ler nada sobre parâmetros de água de determinada espécie.
O meu objetivo é estabilizar o PH entre os 6 aos 6,8 no máximo mas quero fazê-lo de forma natural sem recurso aqueles produtos tipo "Discus Buffer" porque acho que se o conseguir de forma natural terei um efeito mais estabilizado, saudável e prolongado.
Outro possível culpado do meu PH actual (7,3) poderão ser também aquelas pedrinhas brancas pequenas que vinham neste areão oferecido pelo antigo dono do aquário.
Já testei uma com vinagre e vejo algum "borbulhar" o que me dá a entender que possam também pedras calcárias.
Peço a vossa opinião sobre este assunto e peço também desculpa de avanço se por acaso disse aqui alguma enorme barbaridade, mas como referi no meu tópico de apresentação ainda tenho muito mas muito que aprender!
Tenho a certeza, pelo que tenho lido que há aqui muita gente com excelentes conhecimentos e maior vontade de ajudar quem tenta aprender.
Desde já o meu muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís 

Sim as conchas ajudam a subir o ph,a sim como essas pedras brancas que tu falas,não sei que pedras são uma vez que a fotos não da para ver,também te quero dizer que não e por tu colocares areão dum aquário já maturado,e a água de outro aquário que ao fim de 12 dias vás colocares já peixes,e como tu dizes cito (Já inseri peixes que aparentemente dão mostras de estarem muito felizes e bem de saúde.)pois aparentemente só isso,porque um aquário que não foi feito o ciclo do azoto completo não pode haver peixes felizes e bem de saúde,só mesmo aparentemente,desculpa mas eu não sou apologista de colocarem peixes para acelerar o ciclo com tudo o que isso implica para a saúde e bem estar dos animais,se de facto queres baixares o ph,começa por tirares essas pedras brancas que tu proprio já verificastes que são calcarias,e quero-te dizer que neste hobby a falta de paciência,e de muita calma,na maioria das vezes que paga são os peixes,e a seguir a tua carteira,espero que tenhas mais calma para as coisas correrem bem.

Boas Festas  :default_new_xmas:

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro e não tem que pedir desculpa por nada. Eu sei que sofro do "síndrome de aquário novo" e embora tenha adicionado os acondicionadores devidos à água para acelerar o processo, não posso nunca ser mais eficaz que a mãe natureza. Vou esperar o tempo necessário e irei acompanhando os parâmetros da água. Acho que neste momento o principal será dar tempo ao tempo. Podia também ser um bocadinho mais fácil meter aqui fotos... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais