Pedras a ficarem amarelas


Silveralho

Recommended Posts

Bom dia.

A minha mulher andava à anos a pedir um aquário (ela queria umaquario de bola com um peixe lá dentro, e isso para mim é cruel) e acabei por lhe oferecer um maiorzito que um colega estava a vender .....andei anos para lhe oferecer porque já sabia que ia sobrar para mim ter de limpar e cuidar do mesmo....tal como aconteceu com os 2 labradores que tenho em casa.

 

O aquário é de 37/40 litros com água fria, tem um filtro boyu sp-601E (tiragem de 200l/h se não estou em erro) e tem 2 peixinhos dourados escolhidos pelos meus filhos...Dori e Nemo  (os miudos são uns génios criativos).

Os miudos todas as manhãs dão de comer aos peixes, não muito.

Uma vez por semana tiro aproximadamente uns 7/8litros e coloco agua nova e por cada litro meto uma gota de acondicionador de água (sera-goldyaquatan).

Com o aquario vieram uns corais e umas pedrinhas decorativas para colocar no fundo, com o tempo os corais e as pedrinhas começaram a ganhar uma cor amarela/acastanhada e não faço ideia do que fazer....ja tirei os corais fora e esfreguei para tirar a maior parte e andei a ajustar o filtro porque poderia ser má circulação de água....mas voltou ao mesmo.

Perguntei na loja onde comprei os peixes se era preciso umas ceramicas com bacterias(?) coisa que o rapaz que me vendeu tem no aquario dele(200l com ciclideos do malawi) , mas a rapariga disse que apesar de ter a sua utilidade, num aquario da dimensão do meu e com a troca semanal de água , não seria uma necessidade.

Ainda andei a ver peixes plecostomus borboleta...mas na teoria já estou no limite do aquario e não queria por um animal a sofrer desnecessáriamente, mas de qualquer das formas poderiam não resolver o problema.

Será que ando a por gotas a menos quando troco de água ?

Comida a mais ?

Link para foto do aquario.

https://ibb.co/6vrYDX3

IMG_20190101_054147.jpg

 

Agradeço desde já pelo vosso tempo e ajuda.

Abraços e votos de um bom 2019

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou um grande expert no assunto mas vou deixar o meu palpite: Eu desconfio que isso são algas. Quantas horas diárias de luz tem o aquário? (luz natural e artificial)

 

É que não é só nas pedras, parece-me que à volta do filtro também está a ficar castanho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não tem luz natural directa, está na sala mas longe das janelas, a unica que tem é artificial da lampada que está por cima do aquario, a luz costumo ligar quando desço para ir trabalhar (05h da manhã) e quando vamos para cima para dar banho aos miudos depois do jantar (20h +/-.....sim, cá em casa somos um bocadinho para o "nórdicos").

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silveralho

Bem vindo ao Fórum, em todos os sistemas aquáticos há algas,e nos aquários também as há,faz parte da Natureza,e o que tu tens e algas,que ate são normais,são algas que estão presentes nas rochas troncos e vidros,nada como limpar para sair,agora sobre o filtro,e muito fraco para a carga biológica que esses peixes provocam,tens que começar a pensar em comprares um filtro esterno,ou um filtro de mochila que leve bastantes cerâmicas,que faça uma boa filtragem,um bom filtro num aquário, e o pulmão do aquário.

Boas Festas     :default_new_xmas:

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradecido pela resposta.

Pensei que o filtro estava dentro do critério que se costuma aplicar que é até 5 ciclos/hora por litro de agua....5*40(na realidade 37l, menos ainda se tirarmos o volume que as pedras ocupam) =200l, mas pelo que li parece que os peixes de agua fria sujam mais que os de agua quente e poderá ser por ai que me tramei.

Na loja onde comprei os peixes na altura perguntei se valeria a pena ter um mais potente e a moça disse que não vale a pena.

 Tenho aqui um que comprei inicialmente, dos chineses, cascata de 300l, mas como não me permitia ter a tampa fechada para colocar a iluminação por cima, acabei por o trocar pelo de 200l, mas cheguei a ter o de 300l a trabalhar durante uma semana e o aquário ganhou algas na mesma, apesar de ter sido de forma mais lenta (ou pelo menos pareceu-me).

Pronto, o problema aparentemente está identificado, Algas.

Vamos agora ás soluções.

Se tirar a iluminação sei que reduz a velocidade de crescimento das algas, mas perco a componente estética que também me interessava, o mesmo se colocar um filtro externo porque deixo de poder colocar a tampa e a iluminação em cima.

Significa então que terei de optar por um filtro interno como o actual, e aqui surgem as seguintes duvidas.

Qual a tiragem máxima que posso ir num aquário de 40l ?

Valerá a pena comprar outro filtro igual ao que tenho e meter no outro lado do aquário para criar corrente de ambos os lados ?

A parte da cerâmica vai eliminar ou reduzir significativamente o problema das algas ? ou é "apenas" para manter a qualidade da agua e não está directamente relaciona com as algas ?

Estive a ver o  Elite Jet Flo 50, anda nos 15€ (encontrei no OLX o 75 por 10€ usado) , de acordo com as informações é para aquários até 50litros com caudal máximo de 300l/hora e pelas imagens  parece ter compartimento a cima do filtro com pedras de carvão activo, é uma opção válida ? 

  Se possível coloquem soluções o mais em conta possível, porque isto dos peixes não é barato....já me basta os 80€/mês que gasto nos cães...mas também prefiro gastar mais um bocado e ter uma solução garantida que andar a gastar aos poucos numa de "tentativa/erro".

 

Abraços e mais uma vez obrigado pelo vosso tempo despendido. 

Editado por Silveralho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silveralho 

Não tens que te preocupares com essas algas,faz parte dos sistemas aquáticos,haverá outras algas que podem aparecer essas sim já e de preocupar,as pedras que tens no aquário também não ajudam em nada são muito claras e nota-se todo o verdete,esse areão a cores e que não e muito bom,uma vez que essas pedrinhas a cores isso não são naturais,são pintadas,com o tempo não sei ate que ponto pode vir a prejudicar a água,voltando a essas algas sempre que fizeres uma tpa limpas os vidros,e se quiseres dar ao trabalho limpas as pedras com uma escova de dentes velha mas bem lavada.

Boas Festas:default_new_xmas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Também já tinha equacionado a hipótese de tirar as pedras, não tanto pelo facto de serem brancas e de se notar com mais facilidade as algas mas por dado a dimensão das mesmas não facilitar a circulação da água, apesar de que por serem tão porosas também deve facilitar o alojamento das algas.

No que toca ao areão eu costumo passar a mão nelas para tirar a maior parte das algas quando troco a água, há a hipótese de as tirar fora de vez, mas o que colocar ? O rapaz que trabalha comigo disse que eu podia sempre ir à praia e trazer de lá areia, tinha era de a lavar e ferver (?).

Há algum tipo de areia à venda que seja da cor da terra ? assim o problema das algas  ficaria resolvido(estéticamente) e podia ir procurar umas pedras lisas(cinza escuras) de média dimensão ao rio para complementar a decoração caso fosse necessário.

 

Dito isto o meu primeiro passo vai ter remover as pedras grandes e tirar as algas do areão e ver como se desenrola a próxima semana, entretanto vou estando atento a ver se encontro algum areão castanho ou de tom mais escuro para poder trocar caso o problema se mantenha, parece uma solução plausível ? ou é preferível procurar um filtro mais potente com cerâmica ? 

 

Abraços e votos de um bom 2019.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silveralho

Sobre a areia da praia,esquece,por muito bem lavada ela vai subir ainda mais o ph,procura em lojas de peixes por areão mais escuro,mas que não mexa com o ph que seija neutro,sobre o filtro sim um filtro esterno que dei para colocares matéria filtrante,porque peixes de água fria sujam muito,e se não tiver um bom filtro,vai haver sempre problemas,mesmo que o filtro seija muito mais potente para o teu aquário,acho que val sempre a pena investires,ate porque daqui amanha se tu pensares num aquário maior do que tens hoje,pois já terás filtro há altura,e já não gastas mais dinheiro noutro filtro,ficas com capital para outras coisas que seijam necessárias.

Abraço,votos de bom ano 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão escuro já ando a ver, creio que 4kg deverão chegar para o meu aquário.

Sobre o filtro prefiro comprar um interno para poder manter a iluminação por cima isto porque se fosse para um externo teria de ser cascata visto não ter espaço no móvel para outro sistema.

Sabendo que vou ter de comprar um filtro interno que pelos vistos a táctica de multiplicar por 5 a litragem no meu caso não estar a funcionar, deverei procurar até que capacidade ?

Estou a dar uma vista de olhos e encontrei:

Hagen Elite jet flo 50 ( filtração mecânica e biológica até 300l/hora) (+/-16€)

Marina i110 ( filtração química, mecânica e biológica, até 380l/hora) (+/- 16€)

Eheim pickup 60 ( filtração mecânica e o resto são sei, até 300l/hora) (+/-20€)

Marina i160 ( filtração química, mecânica e biológica, não consigo encontrar a filtragem litros/hora) (+/-21€)

 

Alguma sugestão entre estes ou algum modelo que me tenha passado ao lado ? O Marina i110 foi o que me pareceu com a melhor relação qualidade/preço.

Bom ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silveralho

Vais-me desculpar,mas para um aquário com peixes de água fria,em que são peixes que sujam muito,e uma carga biológica muito grande,colocares qualquer dos filtros que tu pedes opinião,para comprares,qualquer deles fica muito,mas muito além do que esse aquário precisa,se tu não queres comprar um filtro esterno,que tive-se a capacidade de limpar 6 ou 7 vezes o volume do aquário,acho que estar a comprar qualquer desses filtros,e deitar dinheiro ao lixo.

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo integralmente com o que o Álvaro disse, e ainda acrescento, peixes de água fria crescem bastante, claro que levam o seu tempo a crescer, esse aquário é pequeno para eles, deverias pensar num aquário de no MÍNIMO DE 100L. 

Ideal ideal era transformar esse aquário num de água quente, os teus filhos iam gostar na mesma, já se sabe que tinhas de comprar um termostato de 50W e o aconselhado na mesma era um filtro externo. 

Com um filtro interno tens de fazer Tpa's de 50% dia sim dia não, peixes de água fria são muito porcalhões como também já foi dito. 

Um filtro interno não faz filtragem biológica, só faz mecânica, portanto é insuficiente. 

Espero ter ajudado, bem sei que não é propriamente o que querias ouvir, mas é a realidade. 

Por às vezes não tomarmos as decisões certas e que muita gente deixa o hobby, por pensarem a longo prazo e não a curto prazo, entendes. 

Ps. : pleucostumos estão fora de questão para esse aquário crescem muito, podem chegar até aos 35 e 50cm, podias sim pensar em ancistrus ou hipancistros mas não com os dois peixes de água fria que tens. 

 

Um bom ano para ti e restante família. 😃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e obrigado pelas respostas.

Desculpem esta próxima pergunta porque é algo que me está a fazer confusão, todos (ou quase todos)os modelos de filtros que vejo tem a especificação da dimensão para os aquários que servem e aparentemente não há um que acerte, por exemplo o Marina i110 que vem publicitado que é para aquários até 100litros(filtra 380l/hora e vai de encontro à regra das 7vezes que o Sr. Alvaro sugeriu) , o meu é de 37litros e pelos vistos nem para ele serve.

Trocar de aquário para algo maior de momento está fora de questão, equaciono no entanto devolver 1 peixe à loja porque também não quero ter o animal aqui a sofrer.

No que toca a filtros externos pensava que se referiam aos de cascata, mas parece que não, é mesmo dos outros que tem de ficar em baixo do aquário e esses são valor altos....vi o Eheim Classic 150l por 55€ que tem um caudal de bomba de 300l/hora, qual a diferença do externo para o interno ?

Para valer mais do triplo do Marina i110 (por exemplo) e ter aproximadamente o mesmo caudal de filtragem tem de haver óbvias diferenças apesar de na teoria na sua função fazerem ambos o mesmo trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!
Eu tenho esse filtro externo num aquário de 63L ( o Classic 150) mas com peixes de água quente. 
Tem capacidade para 1L de matérias filtrantes e em termos de manutenção, comparado com filtros internos, não tem nada a ver sendo muito melhor. Começando logo pelo espaço que não ocupa dentro do aquário.
E além disso, o filtro interno vai sujar o aquário sempre que o tirares para limpar dado que se acumula sujidade á sua volta.
Este Eheim (2211) é muito silencioso ( quase nem dá para notar que está ligado). Estou 100% satisfeito com ele, mas há quem aconselhe o modelo acima (2213) caso pense num aquário maior e porque este já vem com torneiras incluídas que facilitam no processo de limpeza. 
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que se torna complicado (para mim) entender.

Porque as marcas colocam como falei do Marina i110 como sendo para aquários de 50l a 100litros quando pelos vistos nem para um de 37l como o meu é aconselhável ?

O grau de exigência deles é muito baixo ou o nosso é muito elevado ?

Tendo eu o filtro interno com filtragem de 200l/hora se juntar outro filtro de cascata/mochila(que tenho cá em casa) de 300l/hora, dará para desenrascar isto durante algum tempo sem por em causa a integridade dos animais ?

Estou à procura da melhor solução com o valor mais baixo possível, não deixa de ser chato (para mim) que para ter 2 peixes de 3€ gastei 25€ no aquário + 20€ nos dois filtros e ainda ter de gastar mais 35€ num aquaclear 50(?), Fluval C2(?) ou até 55€ num Eheim 2211...todos eles anunciados para aquários de 100litros ou mais, quando o meu é aproximadamente 1/3 da capacidade.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

Caro Silveralho,

Não penses que és o único a quem a situação do caudal dos filtros (sejam internos, de mochila ou externos) que é indicado pelos fabricantes faz confusão. O caudal dos equipamentos é sempre indicado com o equipamento em vazio, ou seja, sem qualquer tipo de material filtrante, por essa razão todo e qualquer filtro quando está montado com esses materiais tem uma perda de caudal na ordem dos 30% e pode chegar mesmo aos 50%, isto com os materiais filtrantes novos e "limpinhos", essa perda de caudal acentua-se a medida que vai ficando sujo.

É esta a principal razão para os conselhos (muito bons, de quem tem larga experiência, e principalmente está sempre disposto a ajudar) que tens recebido.

Para uma solução mais em conta, que possa dar a melhor qualidade de vida aos teus peixes, o segundo filtro que vai te colmatar a necessidade que tens.

É complicado para quem começa perceber que os peixes que mais vemos, muitas vezes em pequenos "aquários", são mais complicados de manter que outros peixes de água quente que se pensa ter muitas necessidades, por aqui fala-se sempre no sentido de dar aos peixes as melhores condições, por isso o "nosso" nível de exigência para com os equipamentos. Bons equipamentos e bem dimensionados facilitam tudo, desde as condições de vida dos nossos peixes às manutenções que temos de fazer.

Não gastes dinheiro para já, coloca o segundo filtro, vai pensando na possibilidade de um aquário maior de futuro.

Espero ter ajudado a esclarecer as tuas dúvidas,

Bom ano novo para todos.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Silveralho, é bastante simples de resolver o problema das algas.

Elas só te aparecem porque não tens mais plantas a crescer no aqua, portanto tens níveis de 'fertilizantes' muito altos, eventuais picos de amónia e tudo provocado pelos excrementos dos peixes e pela única retirada dos mesmos ser através das TPA's e em pequena medida pelo filtro.

As algas são muito facilmente combatidas por plantas saudáveis, escovas de dentes dão mais trabalho mas também funcionam.

 

Sem mexer muito nisso que aí tens, e incentivando a canalha a aprender activamente, podes recolher umas plantas num lago ou ribeiro, deitar fora essas 'coisas' coloridas que aí estão e doar os peixes.

Quando recolheres as plantas poderás observar que o local onde elas estão tem um substrato arenoso, com algumas pedras, água fria e em nada se parece com o que tens correntemente.

Se procurares plantas bonitas podes até ter a sorte de encontrar uns camarões selvagens, uns caracóis, uma ou outra raiz que sirva de decoração, o mundo pode ser a tua concha.

 

Por outro lado gostaria de criticar veementemente a tua opinião acerca da criatividade dos miúdos, Dolby e Nero são nomes reconhecidos internacionalmente e se for apenas a televisão ou a senhora da loja dos peixes a fonte da inspiração onomástica dos putos, além de os defender até sentirei pena deles.

 

É só a minha opinião, não vale nada e calhando ainda servirá para menos, por isso vou oferece-la, aproveitando que estamos na semana de Primavera deste fim-de-ano pegavas nos putos e com a canzoada iam todos procurar as peças que vos permitissem montar um aqua, simples, de água fria com plantas de mais cores que não só castanha ou amarela, algo que evoluísse e permitisse desfrutar, sem gastos de maior, de um pedacito de natureza bem no meio da sala.

Um aqua que quem sabe um dia pudesse albergar uns peixitos, uma mão cheia deles talvez, que até procriassem, porque não.

Já que é a minha opinião vou até atirar esta, um aqua que nem precisasse de electricidade, um aqua que não fosse um desvio obrigatório ás 5 e tal da manhã para ligar umas lâmpadas, enfim uma coisa em modos, um motivo de conversa.

Terias de mudar um pouco a decoração da sala para o dito cujo ficar em posição de receber uns raios solares, porque isto de retirar a electricidade a um aqua não é grátis.

 

Eu tentava, não só porque só se vive uma vez mas também porque só temos esta vida e fazer dela um sítio mais bonito depende de nós e de quem nos está próximo, mesmo que esteja dentro de um aqua, em cima de um móvel, perto de uma janela e com plantas naturais.

 

 

Abraço

  • Gosto 1
  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos.

Agradeço a todos as vossas respostas e o tempo que despenderam para me poder ajudar.

A curto prazo vou colocar o segundo filtro de mochila que aqui tenho e aumentar os TPA de uma para duas vezes por semana e tentar ajustar a partir dai.

A médio prazo vou ver com a esposa o que ela quer fazer, ou mudar para aquário maior ou devolver os peixes que tenho à loja e comprar um termostato e meter peixes de agua quente mais pequenos tipo os neons, camarões ou  caracóis.....na loucura ,tenho um colega que tem ciclideos do malawi que até me pode dar alguns e o meu aquário fica quase como maternidade e quando estiverem um bom tamanho devolvo ao respectivo dono e vou tendo peixes sempre "novos".

 

Mais uma vez obrigado e votos de um bom ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A diferença entre um filtro interno de um esterno,o interno só tem filtragem mecânica,portanto fica a faltar a filtragem biológica,para mim a filtragem mais importante e a biológica,e por que,a filtragem biológica ela e vital para o equilíbrio e qualidade da água,ela e feita por bactérias que utilizam o oxigênio para consumir compostos nitrogenados que são derivados do processo de decomposição de matéria orgânica,como restos de alimentação e excrementos dos peixes,para isso nos filtros esternos utiliza-se cerâmicas e similares porosos que fornecem abrigo hás colónias de bactérias que vão realizar a filtragem,coisa que filtros internos não o fazem,dá para compreender?

foi por isso que eu não posso recomendar-te filtros internos,e um gasto inusitado,e uma perda de tempo,e dinheiro.

Bom Ano Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Silveralho disse:

Boas tardes a todos.

Agradeço a todos as vossas respostas e o tempo que despenderam para me poder ajudar.

A curto prazo vou colocar o segundo filtro de mochila que aqui tenho e aumentar os TPA de uma para duas vezes por semana e tentar ajustar a partir dai.

A médio prazo vou ver com a esposa o que ela quer fazer, ou mudar para aquário maior ou devolver os peixes que tenho à loja e comprar um termostato e meter peixes de agua quente mais pequenos tipo os neons, camarões ou  caracóis.....na loucura ,tenho um colega que tem ciclideos do malawi que até me pode dar alguns e o meu aquário fica quase como maternidade e quando estiverem um bom tamanho devolvo ao respectivo dono e vou tendo peixes sempre "novos".

 

Mais uma vez obrigado e votos de um bom ano.

IMG_20190101_060138.jpg

Boas, estás a ver o filtro da esquerda? É um eheim 2211 não vem com torneiras quando o compras novo, este já vem com 2 torneiras extra, por 40€ em segunda mão, cuja proveniência é de confiança, um amigo meu, uma oportunidade a aproveitar se ainda o tiver para venda. Só o par de torneiras na loja novas fica 20/25€... E ajuda imenso na limpeza do filtro e a ferra-lo. 

Essas pedras são calcárias, Sansibar, muitas vezes utilizadas para aquários africanos, tem de se ter é cuidado a escolhe-las por causa da sua rugosidade e buracos, para os peixes não se magoarem e não ficarem intalados nos buracos, sobem o ph da água. Não sei se a água da tua zona tem ou não Ph elevado, é uma questão de levares à loja e pedires para te teste arem a água. 

Limpar isso não vale a pena à escova, não fica limpo como deve ser, tiras as pedras, metes num tacho, recipiente plástico o que quiseres, 1/3 de lixívia 2/3 de água, a guardas que fiquem brancas, passas bem por água com o chuveiro, por exemplo, reservas em água de um dia para o outro, se quiseres, mais 24h ao ar, e voltas a colocar no aquário. 

Fazia isto às minhas 2 vezes ao ano, ficavam todas verdes, depois deixei de fazer por até dão um ar natural ao aquário. Eu gosto. 

Areão inerte, preto, cinzento, vendido a kg é o que mais tens, não custa mais de 1.40€ casa kilo, e há quem o venda mais barato, atenção à granulometria do areão que compras. Convém ser mais pequena que a que tens, principalmente se um fia quiseres ter peixes como corydoras, otocinclus afinis, que para esse aquário era o adequado como equipa de limpeza se tivesses água quente... 

Já agora de que zona do país és? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a demora a responder, familia cá em casa para a passagem de ano e agora sobra para mim a parte da limpeza.

 

Estive à conversa com o meu colega que tem o aquário de 200l com ciclideos e ele (tal como vocês) também disse que não vale a pena estar a comprar filtro interno, por agora para eu aguentar com os 2 que tenho, fazer os TPA 1 ou 2 vezes por semana, tirar as pedras brancas(facultativo) que por serem rugosas podem magoar os peixes e por facilitar a circulação da água, mas que pelas algas não será problema.

 Isto para daqui a um tempo ver o que quero fazer, após ter a minha situação regularizada, porque de finanças está um pouco apertado( estou a tentar mudar a família para outra casa +custos legais porque uma imobiliária ficou com uns milhares que agora se recusa a devolver). 

Sobre a minha localização, moro numa terra de seu nome Taboeira, que pertence à freguesia de Esgueira que pertence a Aveiro. 

 

Abraços e bom ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que é melhor manteres os dois filtros e depois quando puderes, adquirir um externo. 
E digo isto depois de ter cometido alguns erros quando me iniciei nisto, desde filtros internos (e fracos),pedras difusoras,  ornamentos inúteis e outros que influenciavam a qualidade da água.. foram alguns euros mal gastos admito. E não fosse aqui este fórum e a coisa teria sido pior 🙂 Porque é um passatempo que tem custos mais altos do que podia imaginar, mas que tem valido bem a pena, depois de tudo estabilizado. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.