Montagem aquário Discus


tiago31

Recommended Posts

Boa noite a todos :)

Bem depois de algum tempo afastado deste hobby decidi voltar. 

Neste momento tenho um aquário de 200L.

 

Mas neste momento tenho algumas dúvidas e se alguem me puder dar uma ajudinha agradecia.

 

 Neste aquário de 200L a minha ideia é ter discus 4/5 no máximo dos máximos.

Mas é neste campo que me surgem várias dúvidas:

Filtragem : o filtro é um JBL 1501 1400L/H a filtragem é adequada? Que matérias filtrantes usam nos vossos filtros num aquário de discus? 

 

Bomba de ar é necessaria ou estando o filtro à superficie com constante movimento de água não será necessário? 

 

Em termos de alimentação o que lhes dão? 

Estive a ler sobre o assunto e várias pessoas dissem para não dar bloodworms, aconselham a não dar? 

 

Desculpem o testamento 😁😂

 

Um Bom natal a todos e Boas entradas

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Hoje ou ontem no youtube um canal chamado Aquarium co-op publicou um video que vem mesmo a calhar:


Para alem disso aconselho a ter muitas plantas de rápido crescimento para manter os nutrientes num mínimo.
Boa sorte!

Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi esse vídeo há pouco. Nunca tinha visto nada do gênero acerca de discus, embora esteja a planear ter alguns no futuro.

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida. Se percebi bem, ele diz que se deve manter os discus a 29-30 graus. Isto é verdade? Ou será que percebi mal? Acho muito elevado e incompatível com muitas outras espécies...

Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, miguelroldao disse:

Boas,
Hoje ou ontem no youtube um canal chamado Aquarium co-op publicou um video que vem mesmo a calhar:


Para alem disso aconselho a ter muitas plantas de rápido crescimento para manter os nutrientes num mínimo.
Boa sorte!

Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk
 

 

Olá Boa noite Miguel. 

 

Muito obrigado pela ajuda. 

Terei de tentar arranjar alguem para me traduzir o vídeo visto o meu inglês estar bastante enferrujado 😂😂

Mas desde já agradeço a tua disponibilidade em ajudar. 

 

Quanto as plantas neste momento tenho um tronco com duas anubias mas queria por mais, mas também não queria "encher" demasiado o aquário. 

 

Se mais alguem puder dar uma ajudinha, agradeço por favor. 

 

Muito obrigado a todos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi esse vídeo há pouco. Nunca tinha visto nada do gênero acerca de discus, embora esteja a planear ter alguns no futuro.

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida. Se percebi bem, ele diz que se deve manter os discus a 29-30 graus. Isto é verdade? Ou será que percebi mal? Acho muito elevado e incompatível com muitas outras espécies...

Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk


É verdade. Eu não tenho muita experiência com discus, mas os German Blues tem requerimentos muito parecidos e preferêncialmente mantenho-os entre 28.5 e 30°C.

Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 
Olá Boa noite Miguel. 
 
Muito obrigado pela ajuda. 
Terei de tentar arranjar alguem para me traduzir o vídeo visto o meu inglês estar bastante enferrujado
Mas desde já agradeço a tua disponibilidade em ajudar. 
 
Quanto as plantas neste momento tenho um tronco com duas anubias mas queria por mais, mas também não queria "encher" demasiado o aquário. 
 
Se mais alguem puder dar uma ajudinha, agradeço por favor. 
 
Muito obrigado a todos. 
Ahaha
Os pontos principais a notar são: manter a água quente como já referido, não ter muita correnter (se calhar implica de algum modo reduzir a corrente produzida por esse JBL), não ter companheiros de aquario muito ativos que compitam com os dicus por alimento, manter os nutrientes em baixo (para o efeito utilizar um bom filtro biologico, pessoalmente gosto de Sera siporax, e muitas plantas, eu gosto em especial de Ceratophyllum demersum) e uma dieta rica em proteínas.

Essas anubias pouco afetam os parâmetros da água por serem de crescimento muito lento, mas ficam sempre bonitas!

Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dieta rica em proteinas aconselha? 

Primeira vez que me vou aventurar em discus mas quero fazer tudo como manda a "lei".

Em termos de matérias filtrantes tenho no filtro a esponja, lá de vidro e cerâmicas aconselha mais alguma coisa? 

 

E mais uma questão bomba de ar será necessário? Tenho lido que se tiver uma boa movimentação da água para haver trocas não é preciso mas fica a dúvida no ar usar ou não usar? 

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda. 

E todas as opiniões são bem vindas

Editado por tiago31
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 200lts o 1501 é qb e não faz muita corrente para os discus e dispensas bomba de ar. Mete 5 e plantas que aguentem bem 28°. Também gosto do siporax como cerâmica filtrante principal.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. 

 

Obrigado a todos pela ajuda. 

Já agora em termos de fauna o que puderei ter com discus? 

 

Qual o numero certo de corys a ter no aquário? 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também estou a "trabalhar" para ter alguns discus.
Como são peixes das bacias amazónicas convém juntar peixes da América do Sul e que tenham comportamento calmo de forma a não stressar os discus.

Convém também ler sempre sobre o PH e a temperatura a que cada espécie se adapta.

Eu estou a pensar ter só tetras neons ou tetras cardinais mais as corydoras e os ancistrus. Só no fim juntas os discus, quando tudo estiver o mais estabilizado possível nos parâmetros da água.
Atenção que não percebo nada disto, o pouco que sei aprendi aqui neste fórum 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Luis Goncalves disse:

Boas, também estou a "trabalhar" para ter alguns discus.
Como são peixes das bacias amazónicas convém juntar peixes da América do Sul e que tenham comportamento calmo de forma a não stressar os discus.

Convém também ler sempre sobre o PH e a temperatura a que cada espécie se adapta.

Eu estou a pensar ter só tetras neons ou tetras cardinais mais as corydoras e os ancistrus. Só no fim juntas os discus, quando tudo estiver o mais estabilizado possível nos parâmetros da água.
Atenção que não percebo nada disto, o pouco que sei aprendi aqui neste fórum 🙂

Olá bom dia/tarde 

 

Tenho lido bastante também pois não quero fazer asneira.

 

Neste momento tenho é algumas dúvidas que corys por pois pelo que li nem todas aguentam as temperaturas dos discus. 

. Neste momento tenho as aenaus bronze e dois ancistrus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, tiago31 disse:

Olá bom dia/tarde 

 

Tenho lido bastante também pois não quero fazer asneira.

 

Neste momento tenho é algumas dúvidas que corys por pois pelo que li nem todas aguentam as temperaturas dos discus. 

. Neste momento tenho as aenaus bronze e dois ancistrus

Eu tenho 4 coridoras (daquelas escuras) pelas imagens que vi na internet são as "corydoras aenus" e estão super saudáveis a 29º. Estou a pensar manter o aquário nessa temperatura pois receio que as plantas não apreciem muito os 30º que dizem ser ideais para os discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/12/2018 at 17:11, S.S. disse:

Em 200lts o 1501 é qb e não faz muita corrente para os discus e dispensas bomba de ar. Mete 5 e plantas que aguentem bem 28°. Também gosto do siporax como cerâmica filtrante principal.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
 

Boa tarde

Peço desculpa intrometer-me mas a minha situação é idêntica a do tiago31, também tenho um aquário de 200 litros e quero lá meter 4 Discus.

O meu filtro é muito antigo e fraco para o aquário (500 L/H), pelo que já li por aqui o ideal será um de mais ou menos 1200L/H, mas estou com receio de comprar um que me mecha muito a água, coisa que os Discus não gostam.

Pela vossa experiência e conhecimento que filtro e marca me aconselham?

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Peço desculpa intrometer-me mas a minha situação é idêntica a do tiago31, também tenho um aquário de 200 litros e quero lá meter 4 Discus.

O meu filtro é muito antigo e fraco para o aquário (500 L/H), pelo que já li por aqui o ideal será um de mais ou menos 1200L/H, mas estou com receio de comprar um que me mecha muito a água, coisa que os Discus não gostam.

Pela vossa experiência e conhecimento que filtro e marca me aconselham?

Obrigado a todos

José o 1501 faz na prática uns 800 a 900lts por hora ou seja cerca de 4 a 4.5x os 200lts de água por hora desse aquario o que é bom para o tipo de fauna e não agita demais a água.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, tiago31 disse:

Boa noite, já agora que tipo de plantas também me aconselha para o aquário? 

Plantas fáceis de manter, neste momento tenho 2 anubias 

Bom dia, não vou meter plantas, nunca consegui ter um aquário plantado em condições, por isso é que eu quero um bom filtro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José o 1501 faz na prática uns 800 a 900lts por hora ou seja cerca de 4 a 4.5x os 200lts de água por hora desse aquario o que é bom para o tipo de fauna e não agita demais a água.  
Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
 
 
 
Bom dia, que me dizes ao Eheim pro 4 +350, fico mais bem servido?
Obrigado



Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, que me dizes ao Eheim pro 4 +350, fico mais bem servido?
Obrigado



Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk

O eheim 350 parece-me ter menos espaço de filtragem e fazer menos circulação mas já é um bom filtro. Pelo preço de ambos e capacidade optaria pelo jbl mas é apenas a minha opinião. Deves estudar bem o que ambos têm e ver qual o mais indicado para ti.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, que me dizes ao Eheim pro 4 +350, fico mais bem servido?
Obrigado



Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk

O eheim 350 parece-me ter menos espaço de filtragem e fazer menos circulação mas já é um bom filtro. Pelo preço de ambos e capacidade optaria pelo jbl mas é apenas a minha opinião. Deves estudar bem o que ambos têm e ver qual o mais indicado para ti.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais