Mancha negra no meu cometa.


Luisinho1904

Recommended Posts

Bom dia! Sou novo aqui na aquariofilia.net. Recebi um aquário dia 15 de novembro. É um aquário sem filtragem, pequenos, com 3 peixes cometas. Sim, penso que já é um erro ter 3 peixes num aquário pequeno. Já vi aqui malta a dizer que estes peixes crescem até 30 cm. Como o aquário não tem filtragem, mudo sensivelmente 70 %de água todos os dias, e limpo o aquário uma vez por semana, geralmente ao domingo. Na semana passada, no domingo, cheguei tarde a casa, então a minha mãe limpou o aquário, com Fairy Limpeza & Cuidado... Pensei logo que estava tudo estragado. Pesquisei informação na internet até chegar aqui, e vi gente a dizer que não havia problema nenhum se não ficasse resíduo nenhum no aquário. Por outro lado, vi pessoal a dizer que NUNCA se deve limpar com detergente mas sim com uma esponja macia. Depois disso, apareceu uma pequena mancha preta no centro do corpo, mas só de um lado. A minha pergunta é esta: Será que o uso de detergente causou a tal mancha preta num dos lados do peixinho? 🐠 Eu estive a ler as propriedades do detergente, mas não sei se alguma daqueles ingredientes pode causar a mancha. Desculpem se não utilizei os termos técnicos. Estou a começar neste mundo da aquariofilia.Eu gostaria de meter uma foto do peixe, mas estive a ver o tópico de como inserir fotos e vídeos, mas não me está a aparecer a opção "Clica para escolher os ficheiros". Se calhar devia de tentar no Google Chrome, não sei. Todos têm que começar por algum lado né? Bom Natal e Feliz Ano Novo a todos. ☃️:default_new_xmas:
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De quantos litros é o aquário? Se mudas a água todos os dias acho que não precisas mudar mais de 50%. 30 se calhar chegava. Quando dizes que limpas uma vez por semana, limpas as pedras?

Colocas água diretamente da torneira sem qualquer tratamento?

Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é de 5 litros. Limpo as pedras, com um alguidar furado debaixo da torneira, com água corrente. Sim, coloco água directamente da torneira sem tratamento. Obrigado pela dica, vou passar a mudar 30% a 40% da água. Ainda estou a tentar perceber que tipo de tratamento é que eu devo fazer à água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns produtos para remover o cloro. O cloro é prejudicial aos peixes. Mas se deixares a água de um dia para o outro num alguidar aberto já é uma ajuda para remover o cloro.

 

Pára imediatamente de lavar as pedras com água da torneira! Se as queres lavar lava com a água que tiras da muda da água. Mas se deres a quantidade certa de comida nem precisas lavar as pedras. Essas pedras estão "sujas" com bactérias benéficas ao aquário e à vida dos peixes! Ao lavar as pedras com água com cloro estás a matar essas bactérias!

 

Muito resumidamente essas bactérias processam os dejectos dos peixes de forma a que não seja tóxico para eles. Procura aqui no fórum por ciclo de azoto para saberes mais.

 

PS. Ao aquecer a água o cloro evapora mais facilmente. Eu tiro água do esquentador e deixo num garrafão aberto uns dias e no fim junto na mesma o produto para remover o cloro e que ajuda também a remover metais pesados.

 

 

Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado aos dois. Vou sim ler esses tópicos. Mas MrOverclock, se deixar a água do esquentador num garrafão e depois adicionar o produto, a água fica fresca o suficiente? E já agora esse produto compra-se em todas as lojas que vendem peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Já deves ter percebido que 15 litros nem para um peixe dá,mas como já esta,deves ter todo o cuidado em dia sim dia não fazeres uma tpa,dares comer de forma a que eles comam tudo muito rápido,mas deves começar a pensares em comprar um aquário grande,nem que seija em segunda mão,e um filtro há altura do mesmo,se bem que esses peixes não vão chegar a viver muito tempo nas condições que se encontram,não leves a mal a minha sinceridade, para veres que afinal e essas manchas vai aqui mais um texto para leres,

Cumprimentos     :default_new_xmas:

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, realmente esse tópico é bem completo. Depois vejo-o com mais atenção. Sim, eu tenho que começar a pensar em comprar um aquário maior… E um filtro. Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Luisinho1904 disse:
Muito obrigado aos dois. Vou sim ler esses tópicos. Mas MrOverclock, se deixar a água do esquentador num garrafão e depois adicionar o produto, a água fica fresca o suficiente? E já agora esse produto compra-se em todas as lojas que vendem peixes?

Se deixares a "céu aberto" de um dia para o outro não precisas usar o produto. No entanto ao usar, além de poderes usar a água diretamente nos peixes, tens outras vantagens, como remover os metais pesados.

 

Em princípio todas as lojas de peixes devem ter isso. Basta procurar ou pedir por um produto para remover o cloro da água

187eda1d4b1184f226e43fd7552952d6.jpg&key=ee307fb260798510ce3dcdd80263e465c8f55dcd9c465242331a2f72df3ac6c3

 

 

 

 

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.