Peixes doentes-ajuda urgente


Bug_Bug

Recommended Posts

Olá a todos!

Iniciei há pouco tempo este hobby fantástico mas preciso de ajuda!

Comprei no inicio de Novembro 1 kit aquário com 55litros, filtro 230L/h, termostato, lâmpada 11w.

Esteve 3semanas ligado e só depois fui colocando os peixes aos poucos. 

1ancistrus(foi o primeiro peixe que comprei, a senhora da loja induziu em erro, disse que não crescia muito, vou ter de o dar quando crescer) 

2corydoras albinas

12neons

4guppys

Água:Temp-26, Gh>8d, Kh>3d, Ph-7, NO2-0, NO3-25, estou a fazer trocas semanais de 10% da água 

Durante a colocação gradual dos peixes uma corydora que comprei numa loja diferente morreu ao fim de 3 dias. Uma semana depois disso, 3neons apareceram com a barbatana ratada e branca na extremidade, aumentei temperatura, desliguei a luz e fiz tratamento 3 dias com esha2000 que não melhorou nada. Entretanto mais neons estão contaminados e 1 corydora tem a barbatana muito rasgada. Repeti há 1 semana tratamento com esha2000, continuam igual. 

Obrigada desde já!

[gallery640x480]
[photo=https://photos.app.goo.gl/1hM5cEBuRL9onTpf6][/photo]
[/gallery]

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as mídias que tem no filtro? O fato de ter deixado o filtro ligado 3 semanas não indica que foi feito o processo de ciclagwm não é?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se no inicio das 3 semanas não colocaste matéria orgânica no aquário (comida por ex.) provavelmente o o ciclo do azoto só se iniciou quando lá foram colocados os peixes. É como o membro raonimoraes te respondeu:

há 2 horas, raonimoraes disse:

Quais as mídias que tem no filtro? O fato de ter deixado o filtro ligado 3 semanas não indica que foi feito o processo de ciclagwm não é?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
 

Isso explica os problemas que estás a ter com todos os peixes.

Pelos valores de Amónia e Nitritos de 0 e com Nitratos a 25 (presumo que seja mg/l) diria que já está ciclado, no entanto, como seria de esperar, os peixes ficaram doentes e houve mortes durante o processo. Agora o que tens a fazer é prolongar o tratamento a ver se isso desaparece. Vê na bula do esha2000 o tratamento Extra Forte, não é uma repetição do tratamento Standard mas sim uma dosagem maior e por mais tempo, até os sintomas melhorarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, MrOverclock disse:

Quanto tempo esteve a água no aquário com luz e filtro a trabalhar sem colocar os peixes?

Esteve 3 semanas. 

 

há 3 horas, raonimoraes disse:

Quais as mídias que tem no filtro? O fato de ter deixado o filtro ligado 3 semanas não indica que foi feito o processo de ciclagwm não é?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
 

Ao ligar o aquário durante as 3 semanas sem peixes, esteve o filtro a funcionar e a luz ligada. 

Coloquei desde o inicio acondicionador  e bactérias da marca sera. 

O tratamento extra forte foi o que fiz na segunda tentativa. No entanto só diz que posso prolongar alguns dias sem especificar. Fiz mais 3 porque tive medo de exagerar na dose. Posso prolongar quantos dias?

A luz deve estar ligada ou apagada? 

A que temperatura deve estar? 

Obrigada pela ajuda. 

Editado por Bug_Bug
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Bug_Bug disse:

Esteve 3 semanas. 

 

Ao ligar o aquário durante as 3 semanas sem peixes, esteve o filtro a funcionar e a luz ligada. 

Coloquei desde o inicio acondicionador  e bactérias da marca sera. 

O tratamento extra forte foi o que fiz na segunda tentativa. No entanto só diz que posso prolongar alguns dias sem especificar. Fiz mais 3 porque tive medo de exagerar na dose. Posso prolongar quantos dias?

A luz deve estar ligada ou apagada? 

A que temperatura deve estar? 

Obrigada pela ajuda. 

Tens carvão activo no filtro? Caso tenhas, tens de o tirar porque anula o efeito do medicamento.

Eu faria uma TPA de 30% e iniciava novo tratamento forte. O resto mantém como até agora, assim que vires melhoras vai regularizando a temperatura.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o problema de se comprarem kit's de aquarios é que normalmente vêem com filtros internos, será esse o caso???? É importante saber.

Era bom ver fotos, e não consigo ver a primeira que colocaste. Como estás a fazer para colocar fotos??

Por outro lado, como não há fotos dos peixes que adoeceram também não se pode tentar avaliar a doença que têm? fica complicado até saber se o esha 2000 é adequado ou não...

O tratamento com o esha 2000 nada tem a ver com a iluminação.

Como foi dito e bem o carvão activado anula o tratamento, só serve para depois do tratamento para purificar a água.

A temperatura no aquário deve ser constante, podes ter a 26º, o termo tem de estar sempre ligado.

Quanto ás tpas só me vou pronunciar depois de ter resposta á 1ª pergunta que te fiz.

O fotoperiodo deve ser de 8h por dia, a luz não deve estar ligada o dia inteiro porque eles como nós também dormem, arranja um horário bom para ti, que estejas em casa e olhes para o aquário.

Ancistrus não crescem muito, a informação que te foi dada não está errado, pleucostomos é que cresçem imenso, podem atingir ate 30, 40 ou mais cms, dependendo da espécie.

Depois, convinha leres um tópico que se encontra nas doenças, que passo a colocar aqui, para puderes ver que doença é, visto não haver fotos.

Boas festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Santos disse:

Boas, o problema de se comprarem kit's de aquarios é que normalmente vêem com filtros internos, será esse o caso???? É importante saber.

Era bom ver fotos, e não consigo ver a primeira que colocaste. Como estás a fazer para colocar fotos??

Por outro lado, como não há fotos dos peixes que adoeceram também não se pode tentar avaliar a doença que têm? fica complicado até saber se o esha 2000 é adequado ou não...

O tratamento com o esha 2000 nada tem a ver com a iluminação.

Como foi dito e bem o carvão activado anula o tratamento, só serve para depois do tratamento para purificar a água.

A temperatura no aquário deve ser constante, podes ter a 26º, o termo tem de estar sempre ligado.

Quanto ás tpas só me vou pronunciar depois de ter resposta á 1ª pergunta que te fiz.

O fotoperiodo deve ser de 8h por dia, a luz não deve estar ligada o dia inteiro porque eles como nós também dormem, arranja um horário bom para ti, que estejas em casa e olhes para o aquário.

Ancistrus não crescem muito, a informação que te foi dada não está errado, pleucostomos é que cresçem imenso, podem atingir ate 30, 40 ou mais cms, dependendo da espécie.

Depois, convinha leres um tópico que se encontra nas doenças, que passo a colocar aqui, para puderes ver que doença é, visto não haver fotos.

Boas festas

Sim, o filtro é interno. 

Quanto ao ancistrus fico mais descansada. Pensei que não o iria poder ter num aquário tão pequeno. 

https://photos.app.goo.gl/Q8R6LSgnXoMdbEdR7

https://photos.app.goo.gl/QywfCBKhFYTEs44T9

https://photos.app.goo.gl/zd5VsNCYwme7ENMD9

Não estava a conseguir postar as fotos. Não têm grande qualidade porque eles não param. 

Obrigada pela ajuda, quero mesmo salvar os meus peixinhos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tu estás no tlm ou no PC? A tiras com o tlm? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bug_bug

Como diz a Vera a informação e escassa, mas há ai indícios que o ciclo não foi respeitado,além de que o filtro sendo uma biobox não e em nada a melhor filtração,também não ajuda,além de que um aquário de 55 litros não e mais fácil do que um aquário de 100 litros,antes pelo contrario,depois logo que achastes que o ciclo estava concluído colocastes nada mais,nada menos,do que 19 peixes,pois como tu dizes colocastes aos poucos,mas a biobox não conseguiu acompanhar a subida de tantos peixes no aquário.

Um Feliz Natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

b1nk_lcghjsEZPh-xp1_oQN8zdVkLWGS8vFIa8On

Tens o filtro com todas as caixas como na figura? A caixa, que tem algo preto, (a 2ª na imagem), é o CARVÃO ATIVO, isso tem de sair do filtro para que o tratamento surta efeito.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Bug_bug

Como diz a Vera a informação e escassa, mas há ai indícios que o ciclo não foi respeitado,além de que o filtro sendo uma biobox não e em nada a melhor filtração,também não ajuda,além de que um aquário de 55 litros não e mais fácil do que um aquário de 100 litros,antes pelo contrario,depois logo que achastes que o ciclo estava concluído colocastes nada mais,nada menos,do que 19 peixes,pois como tu dizes colocastes aos poucos,mas a biobox não conseguiu acompanhar a subida de tantos peixes no aquário.

Um Feliz Natal

Pois, talvez o filtro não seja o indicado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Tsunami disse:

b1nk_lcghjsEZPh-xp1_oQN8zdVkLWGS8vFIa8On

Tens o filtro com todas as caixas como na figura? A caixa, que tem algo preto, (a 2ª na imagem), é o CARVÃO ATIVO, isso tem de sair do filtro para que o tratamento surta efeito.

O primeiro tratamento que fiz tinha. Depois percebi que tinha de retirar e no segundo já retirei. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro de biobox, é muito muito fraco quase diria que praticamente não está aí a fazer nada, das duas uma ou compras um externo, que para esse aquário até podia ser um eheim 2211 em segunda mão ou escolhes um filtro de cascata, aqui em casa estou a usar um que era bom para o teu aquário, é um Hailea SL-306 500 L /h, tem montes de espaço para matérias filtrantes e aí sim fazias uma tpa por semana de 30%.

Com essa biobox, aconselho-te a fazer duas tpas de 30% por semana e até te digo que eu até fazia 3 por semana o que equivale a dua sim dia não. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa como fizeste o tratamento foi pela bula? No fim do tratamento fizeste alguma tpa? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Vera Santos disse:

Outra coisa como fizeste o tratamento foi pela bula? No fim do tratamento fizeste alguma tpa? 

Sim foi pela bula.

A primeira vez não sabia que era necessário e não retirei o carvão e usei a dose "normal", o segundo fiz o tratamento mais forte, já com o carvão retirado e prolonguei com a dose normal por mais 3 dias. 

Fiz a tpa semanal de 10%, não fiz nenhuma extra. 

Editado por Bug_Bug
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora aguardava uns dias, mas tens que começar a fazer as tpas como te disse. 

Outra coisa, pareceu-me que que tens rochas calcárias, fazem subir o Ph e não convém. 

Ps: nada de acrescentar mais peixes até estar estabilizado, e cuidado a escolher as espécies para o aquário senão fica sobrelotado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Vera Santos disse:

Agora aguardava uns dias, mas tens que começar a fazer as tpas como te disse. 

Vou fazer, mas vou já tratar de arranjar outro filtro o quanto antes. 

Coloco o carvão de novo? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha acrescentei mais coisas ao post anterior. 

Esse carvão deduzo que já tenha mais do que um mês, portanto não faz efeito. 

Antes de comprares o filtro faz uma pesquisa na net é sempre conveniente que faça 6 a 7 vezes a litragem do aquário, podes colocar aqui o modelo ou modelos que na loja tiverem, lo o te aconselhamos antes de gastares dinheiro.

Outra coisa, edita o teu perfil e coloca lá de onde és. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Vera Santos disse:

Olha acrescentei mais coisas ao post anterior. 

Esse carvão deduzo que já tenha mais do que um mês, portanto não faz efeito. 

Antes de comprares o filtro faz uma pesquisa na net é sempre conveniente que faça 6 a 7 vezes a litragem do aquário, podes colocar aqui o modelo ou modelos que na loja tiverem, lo o te aconselhamos antes de gastares dinheiro.

Outra coisa, edita o teu perfil e coloca lá de onde és. 

Obrigada pela ajuda! 

 Boas festas! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/12/2018 at 22:58, Vera Santos disse:

Esse filtro de biobox, é muito muito fraco quase diria que praticamente não está aí a fazer nada, das duas uma ou compras um externo, que para esse aquário até podia ser um eheim 2211 em segunda mão ou escolhes um filtro de cascata, aqui em casa estou a usar um que era bom para o teu aquário, é um Hailea SL-306 500 L /h, tem montes de espaço para matérias filtrantes e aí sim fazias uma tpa por semana de 30%.

Com essa biobox, aconselho-te a fazer duas tpas de 30% por semana e até te digo que eu até fazia 3 por semana o que equivale a dua sim dia não. 

Comprei o EHEIM2211.

Coloquei a camada azul, siporax com filter biostart, e a camada branca. É necessário colocar mais alguma coisa? 

Devo manter os dois filtros ligados algum tempo?

 Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bug_Bug

Podes comprar cerâmicas e colocas no filtro,para que as bactérias se alojarem,e deves deixar os dois filtro a trabalhar por mais duas semanas,findo esse tempo podes retirar o filtro interno,um que te vai dar uma grande trabalheira uma vez que me parece que a biobox esta colada ao vidro.

Boas Festas     :default_new_xmas:

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Bug_Bug

Podes comprar cerâmicas e colocas no filtro,para que as bactérias se alojarem,e deves deixar os dois filtro a trabalhar por mais duas semanas,findo esse tempo podes retirar o filtro interno,um que te vai dar uma grande trabalheira uma vez que me parece que a biobox esta colada ao vidro.

Boas Festas     :default_new_xmas:

Cumprimentos 

É com ventosas😁

As cerâmicas a que se refere não é o siporax que já coloquei? 

Obrigada! 

Boas festas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais