Kinguios: Estará doente ou sou eu a panicar?


jecrc

Recommended Posts

Boa noite,

Tenho 2 kinguios. Iniciei-me nisto da aquariofilia há quase um mês. Não sabia nada de nada e hoje acho que ainda sei muito pouco. Logo para começar comprei 2 kinguios... para um globo de 5L (por sugestão da loja de animais, enfim). Com o pouco dinheiro do mês que me sobrava, comprei um de 16L e um filtro da Hydor 50L. Esta a funcionar na potencia maxima. 

Eles têm-se aguentado, sendo que faço tpa semanais de 50%. Temperatura da agua a 18. Quanto ao resto, através dos testes de 6 em 1, apercebi-me que de ontem para hoje a amonia deixou de aparecer como 0 para aparecer como 25. Foi precisamente ontem que um deles me parece mais letárgico.

Comecei por hoje não lhes dar ração e só dar 3 ervilhas cozidas e esmigallhadas antes da TPA, porque presumi que fosse bexiga natatória. Fiz a TPA e meti o filtro no máximo, parece-me mais vivo, sendo que agora pára no fundo do aquario mais raramente. Ainda assim, não sei, ele parece-me estranho. Nada aos solavancos (que é que me faço entender) e tem momentos em que nada muito rapido e outros que nem tanto.

Vou tentar postar um video para que se consiga perceber.

Agradeço desde já todas as respostas que possam surgir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jecrc

Bem vindo ao Fórum,já deves saber que esse aquário e pequeno demais para um peixe,quanto mais teres dois,peixes de água fria precisam de aquários bem grandes,com bom filtros,o que não e o teu caso,bom agora já esta,primeiro quero-te perguntar se fizestes o ciclo do azoto,eu acho que não pela tua descrição do tempo de compra,esse problema de teres Amónia e por não teres feito o ciclo do azoto,sobre o peixe vê aqui se encontras o que deves fazer para salvares o peixe,

https://www.aquarioornamental.com.br/doencasdepeixes.html ,mas para já deves fazer uma tpa grande.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, jecrc disse:

Boa noite,

Tenho 2 kinguios. Iniciei-me nisto da aquariofilia há quase um mês. Não sabia nada de nada e hoje acho que ainda sei muito pouco. Logo para começar comprei 2 kinguios... para um globo de 5L (por sugestão da loja de animais, enfim). Com o pouco dinheiro do mês que me sobrava, comprei um de 16L e um filtro da Hydor 50L. Esta a funcionar na potencia maxima. 

Eles têm-se aguentado, sendo que faço tpa semanais de 50%. Temperatura da agua a 18. Quanto ao resto, através dos testes de 6 em 1, apercebi-me que de ontem para hoje a amonia deixou de aparecer como 0 para aparecer como 25. Foi precisamente ontem que um deles me parece mais letárgico.

Comecei por hoje não lhes dar ração e só dar 3 ervilhas cozidas e esmigallhadas antes da TPA, porque presumi que fosse bexiga natatória. Fiz a TPA e meti o filtro no máximo, parece-me mais vivo, sendo que agora pára no fundo do aquario mais raramente. Ainda assim, não sei, ele parece-me estranho. Nada aos solavancos (que é que me faço entender) e tem momentos em que nada muito rapido e outros que nem tanto.

Vou tentar postar um video para que se consiga perceber.

Agradeço desde já todas as respostas que possam surgir.

Boas, nessa parte dos "movimentos rápidos" penso que se deve à corrente de água causada pelo filtro...
Quando poderes arranja um aqua maior, pelo menos um 50L. 

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas jecrc

Bem vindo ao Fórum,já deves saber que esse aquário e pequeno demais para um peixe,quanto mais teres dois,peixes de água fria precisam de aquários bem grandes,com bom filtros,o que não e o teu caso,bom agora já esta,primeiro quero-te perguntar se fizestes o ciclo do azoto,eu acho que não pela tua descrição do tempo de compra,esse problema de teres Amónia e por não teres feito o ciclo do azoto,sobre o peixe vê aqui se encontras o que deves fazer para salvares o peixe,

https://www.aquarioornamental.com.br/doencasdepeixes.html ,mas para já deves fazer uma tpa grande.

Cumprimentos 

Ainda não conclui o ciclo, presumo que esteja a meio (2 semana). O filtro é um para aquário de 50L a trabalhar na potência máxima, precisamente para tentar minimamente colmatar o facto de o aquário ser de 16L. Sei que não devia ser assim, mas foi, como expliquei, assim que me venderam e fruto do meu descontentamento.

 

Hoje fiz só dieta de ervilhas. Dei-lhes 3, cozidas e esmigalhadas.

 

Fiz uma TPA de mais de 50% e limpei o aquário com um aparelho para tirar algas e aspirei o substrato.

 

A barriga do cometa parece me menos inchado e ele está com mais vida do que no início do dia. Mas, continua parado num canto do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Virei agora o canal de saída de água do filtro interno para cima, de modo a borbulhar mais a água.

Não sei mesmo o que se passa. Estará doente? Só encontrei síndrome do transtorno da bexiga natatória. Daí as ervilhas. Ou é um comportamento normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jecrc

Normal não deve ser,mas eu posso dizer se e ou não concretamente,sei que esses peixes são muito desajeitados a nadar,e não gostam muito de correntes de água,a mim pelas imagens,sou da tua opinião,deve ser da bexiga natatória todo esse movimento desconexo.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas jecrc

Normal não deve ser,mas eu posso dizer se e ou não concretamente,sei que esses peixes são muito desajeitados a nadar,e não gostam muito de correntes de água,a mim pelas imagens,sou da tua opinião,deve ser da bexiga natatória todo esse movimento desconexo.

Cumprimentos 

É uma doença com risco de sobrevivência?/

Li que as ervilhas ajudam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que um filtro desses num aquário desses na potência máxima é demasiado forte para esses peixes (corrente muito forte) e, na minha opinião, pode ser por isso que eles se escondem num canto no fundo, exatamente para fugir à corrente. De qualquer maneira um deles não parece bem de qualquer maneira.

Agora que dizes ter direcionado o fluxo da água para cima, pode ser que crie menos corrente no aquário, mas ainda assim, eu reduzia a "potência". Eu julgo que tenho um filtro desses num aquário de 35L e está quase no mínimo. No máximo cria muita corrente. Tenho 8 peixes saudáveis, mais uns guppys bebés que nasceram sem eu dar conta, que andam escondidos e ainda não os consegui contabilizar ao todo. No entanto não tenho tido problemas com amónia, tenho tido os valores controlados. Os valores andam entre os 25 e os 50, mas a semana passada a água da torneira vinha com quase 50, esta semana já veio com 25 e tenho trocado cerca de 5L todas as semanas.

Os valor de 25 que dizes ter penso que não é demasiado, uma vez medi os valores da água que veio da loja e deu 250 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.