Montagem aquário 200 Litros - Dúvidas


copy

Recommended Posts

Boa noite Pessoal

Finalmente irei em princípio montar próximo fim de semana o meu aquário de 200 Litros (deve rondar uns 180 Litros reais) ao fim de muitas semanas a ler e ler, a comprar o material necessário etc. alguns erros por o meio, alguns contra-tempos mas finalmente chegou o momento 😃

Mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudassem, antes de mais deixo o meu setup:

Material

Aquário 100 cm * 40 cm * 50 cm - 200 L

Filtro Fluval 306 - 1150 L/H

Termostato Eheim 200 W

Iluminação (feita por mim) - Led Branco frio 6000K (total de 80W) / Led amarelo de 2700K/3200K (total de 28,8W) Led azul (total de 28,8W) - Total Iluminação de 137,6W com controladora TC420, fonte de 180W 12V

Sistema CO2 caseiro (pelo menos por agora tem de ser)

 

Hardscape

Substrato fértil - JBL Aqua Basic Plus 5L

Substrato não fértil - Areia Preto 20kg

Troncos Entwood

Rochas Xisto preto

 

Parâmetros

pH - 6,5 (Água da torneira sem qualquer adição de químicos)

 

Plantas que vou plantar (para já)

MARSILEA CRENATA

LITTORELLA UNIFLORA

LIMNOPHILA HIPPURIDOIDES

CERATOPHYLLUM DEMERSUM FOXTAIL

Peixes

Ainda não sei todos mas seguramente 2 escalares gostava de ter

 

 Passando ás dúvidas são as seguintes:

1 - Ao colocar a água no aquário pela primeira vez é necessário colocar logo o acondicionador de água? Ou coloco somente no final do ciclo de azoto?

2 - A água que está a sair da torneira tem um ph de 6,5, é preciso "acertar" logo de ínicio o Ph da água consoante a fauna que irei ter? Ou acerto quando fôr para colocar os peixinhos?

3 - Em relação a fertilização, é necessário fertilizar logo de início ou somente começar no final do ciclo de azoto?

4 - Que tipo de fertelizante colocar? Pelo que li aqui no forum falam bem do Plant Growth da Tropica (que é tipo tudo em um)

5 - Quanto a TPA começar a fazer logo de início ou somente no final do ciclo de azoto? e com que regularidade?

6 - Pelo que li também se deve colocar pequena quantidade de flocos de comida durante o ciclo de azoto, com que regularidade? (1 vez ao dia, 2 vezes...)

7 - Testes PH etc. com que regularidade fazer (durante o ciclo do azoto) (comprei o JBL Test Combi Set Plus NH4)

Desculpem o enorme testamento mas assim fico com as dúvidas todas esclarecidas pelo menos para já

Comprei todo o material de acordo com o que fui lendo e aprendido aqui no forum e também por a net fora, espero não ter errado em muita coisa, estou aberto a sugestões, muito obrigado por qualquer ajuda!

Abraço

 

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas copy

Sobre colocares na água o acondicionador,acho que não vai ser preciso uma vez que não tens ainda peixes,quando o ciclo estiver feito ai sim,sempre que fizeres uma tpa colocas o mesmo,para acertares o ph não tens como,uma vez que e a água que depois de estar dentro do aquário e contacto com o substrato troncos e pedras irá ditar qual o ph que vais ficar,sobre fertilizar agora,e depois deixo isso aqui em aberto para quem esta mais dentro do assunto,sobre as TPA's há que faça tpa durante o ciclo,mas isso tem a haver com o substrato,eu na minha opinião nunca faço tpa nos meus aquários durante o ciclo,por isso espera por outras opiniões,sobre colocares flocos de comer sim deves colocar dia sim dia não pequenas quantidades,sobre os testes do ph agora não acho necessário,mais lá para o fim do ciclo.

Boa sorte,e tem muita calma no tempo de deixares fazer bem todo o ciclo do azoto.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Alvaro Silva disse:

Boas copy

Sobre colocares na água o acondicionador,acho que não vai ser preciso uma vez que não tens ainda peixes,quando o ciclo estiver feito ai sim,sempre que fizeres uma tpa colocas o mesmo,para acertares o ph não tens como,uma vez que e a água que depois de estar dentro do aquário e contacto com o substrato troncos e pedras irá ditar qual o ph que vais ficar,sobre fertilizar agora,e depois deixo isso aqui em aberto para quem esta mais dentro do assunto,sobre as TPA's há que faça tpa durante o ciclo,mas isso tem a haver com o substrato,eu na minha opinião nunca faço tpa nos meus aquários durante o ciclo,por isso espera por outras opiniões,sobre colocares flocos de comer sim deves colocar dia sim dia não pequenas quantidades,sobre os testes do ph agora não acho necessário,mais lá para o fim do ciclo.

Boa sorte,e tem muita calma no tempo de deixares fazer bem todo o ciclo do azoto.

Cumprimentos 

Bom dia amigo Álvaro

Obrigado por as ajudas, sim calma e paciência é o que não me falta, já ando seguramente ha uns 2 meses para montar o aquário, prefiro primeiro saber bem o que fazer do que ter pressa e depois dar errado até porque o investimento foi grande, vou esperar por mais opiniões, obrigado por ajuda.

Cumprimentos

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas copy 

Quase sempre o pessoal novo que entra neste hobby quer tudo muito depressa,não pesquisa,não pergunta,e depois quando as coisas começam a descambar,e que pedem ajuda,muitas das vezes já com peixes a morrer,ao contrario tu tens procurado saber com tempo a melhor forma de fazeres as coisas com tempo e paciência,o que já por si e um bom começo,parabéns.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Alvaro Silva disse:

Boas copy 

Quase sempre o pessoal novo que entra neste hobby quer tudo muito depressa,não pesquisa,não pergunta,e depois quando as coisas começam a descambar,e que pedem ajuda,muitas das vezes já com peixes a morrer,ao contrario tu tens procurado saber com tempo a melhor forma de fazeres as coisas com tempo e paciência,o que já por si e um bom começo,parabéns.

Cumprimentos  

Boas

Sim por acaso sou uma pessoa com bastante paciência 😁 e a cima de tudo a ter animais gosto de os tratar como deve ser, já tive pássaros mas infelizmente tive de os vender porque mudei de casa e não posso cá ter esse tipo de bicharada então decidi-me por os  peixes são tranquilos para além de um aquário bem montado dar uma certa serenidade ha cada (e decoração) pesquisei mesmo muito, não esperava que tivesse tantos pormenores que tivéssemos de ter em atenção mas eu por acaso gosto destas coisas e de aprender, ainda não sei nem metade mas penso que já tenho as bases para começar, vamos lá ver se me  corre bem a coisa, depois ao fim de pronto ponho uma fotozitas do "bicho" montado!

 

Um abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas copy

Com calma e paciência já e um bom sinal para que tudo corra bem,e claro que haverá sempre qualquer coisa que não corre tão bem como e o desejado,mas as coisas vão sempre ao seu lugar,e a natureza também dá a sua ajuda.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Copy

Bom Ano Novo,então como esta a correr as coisas?

 

Cumprimentos  

Boas amigo Álvaro

Bom Ano 2019 também para si!

A montagem do aquário contrariamente ao que era esperado atrasou em 1 semana devido a não me terem conseguido entregar as plantas mo dia em que esperava, acabei por o montar nesta Sexta-feira passada, já está a funcionar, para já tenho feito como me aconselhou em relação ás dúvidas que me conseguiu tirar, na comida a colocar eu tenho posto dia sim dia não apenas 1 floco, será que é pouco?

Quanto ás plantas como não tive outros membros a tirarem as dúvidas ainda não lhes cheguei nada, mas se calhar pelo menos oxigénio tenho de chegar, inicialmente estava a pensar naqueles sistemas caseiros mas por agora penso que vou comprar daquele em líquido que pelo que li dá ainda para bastante tempo e o preço não é por aí além, em relaçao a fertilizar se calhar só o faço no final do ciclo digo eu...

 

Cumprimentos

 

 

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O colocares flocos na água,mesmo que seija dois ou três flocos,o objectivo e criar alimento para as bactérias,e começar todo o sistema do ciclo,que duvidas e que estas com as plantas?eu sou da opinião sobre fertilizares só quando o ciclo terminar.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a tentar colocar umas fotos mas não estou a conseguir...as dúvidas nas plantas é somente a nível de oxigenio e fertilizante, mas pelo que a senhora onde comprei o aquario me disse que era melhor fertilizar também somente depois do ciclo completo, o oxigenio é que não cheguei a perguntar mas penso que posso adicionar já, porque as plantas necessitam de oxigenio, pelo que li...

https://imgur.com/a/LYASEIp   (a luz está um pouco azulada mas é por ser agora ha noite para simular o anoitecer, mas durante o dia é sempre bem branca)

Cumprimentos

 

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de te preocupares com o oxigénio para as plantas,uma vez que o filtro faça mexer a água,e que a saída da água do filtro faça mexer o espelho de água e vai haver ar suficiente para as plantas,coloca e o máximo de plantas já agora para ver se as algas não atacam já.

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Alvaro Silva disse:

Não precisas de te preocupares com o oxigénio para as plantas,uma vez que o filtro faça mexer a água,e que a saída da água do filtro faça mexer o espelho de água e vai haver ar suficiente para as plantas,coloca e o máximo de plantas já agora para ver se as algas não atacam já.

 

Cumprimentos 

Sim o filtro faz uma boa circulação da água,as plantas por acaso coloquei poucas acabaram por ser só estas:

LITTORELLA UNIFLORA

LIMNOPHILA HIPPURIDOIDES

CERATOPHYLLUM DEMERSUM FOXTAIL

Eu acabei foi por tapar quase completamente o aquário, porque notei que me estava a ligar muitas vezes o termoestato e o consumo subiu bastante, ainda ando em fases de experimentação a ver se consigo o menor consumo possível (também tem estado bastante frio), eu inicialmente tinha a ideia de o ter aberto porque pelo que li é melhor mas para já tenho de fazer mais uns testes a ver as diferenças de consumo com ele aberto e fechado, também não quero gastar um balúrdio em luz 😁

Os flocos acha que posso colocar 2 ou 3 dia sim dia nao? porque tenho colocado só 1

 

Desde já muito obrigado por as ajudas

cumprimentos

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes,desde que notes que o comer não fique no fundo a apodrecer,se ele deixa de ser visto foi porque se desfez,o termoestato liga mais fezes o menos vezes,por vezes tem a haver também com o ambiente do local onde se encontra o aquário,sobre as plantas acho que foi uma boa escolha uma vez que a primeira e de crescimento lento e co2 baixo,a segunda já e de manutenção media mas o co2 baixo,e a terceira tem uma taxa de crescimento alto e o co2 baixo,portanto acho que essas três plantas estão bem equilibradas,mas mais umas plantas ajuda a evitar algas.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 12/18/2018 at 10:18 PM, copy said:

Boa noite Pessoal

Finalmente irei em princípio montar próximo fim de semana o meu aquário de 200 Litros (deve rondar uns 180 Litros reais) ao fim de muitas semanas a ler e ler, a comprar o material necessário etc. alguns erros por o meio, alguns contra-tempos mas finalmente chegou o momento 😃

Mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudassem, antes de mais deixo o meu setup:

Material

Aquário 100 cm * 40 cm * 50 cm - 200 L

Filtro Fluval 306 - 1150 L/H

Termostato Eheim 200 W

Iluminação (feita por mim) - Led Branco frio 6000K (total de 80W) / Led amarelo de 2700K/3200K (total de 28,8W) Led azul (total de 28,8W) - Total Iluminação de 137,6W com controladora TC420, fonte de 180W 12V

Sistema CO2 caseiro (pelo menos por agora tem de ser)

 

Hardscape

Substrato fértil - JBL Aqua Basic Plus 5L

Substrato não fértil - Areia Preto 20kg

Troncos Entwood

Rochas Xisto preto

 

Parâmetros

pH - 6,5 (Água da torneira sem qualquer adição de químicos)

 

Plantas que vou plantar (para já)

MARSILEA CRENATA

LITTORELLA UNIFLORA

LIMNOPHILA HIPPURIDOIDES

CERATOPHYLLUM DEMERSUM FOXTAIL

 

 

 

@copy Está muito fixe. Vou seguir o teu Post para ver como vai ficar o resultado final.
Tenho um projecto em mente e o resultado que pretendo é muito parecido com o que tu tens. 
Queria pergunta-te se os 5L de substrato foram suficientes e se usaste os 20kg de areia. 
O que usas-te entre o aquário e o móvel?

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Sim podes,desde que notes que o comer não fique no fundo a apodrecer,se ele deixa de ser visto foi porque se desfez,o termoestato liga mais fezes o menos vezes,por vezes tem a haver também com o ambiente do local onde se encontra o aquário,sobre as plantas acho que foi uma boa escolha uma vez que a primeira e de crescimento lento e co2 baixo,a segunda já e de manutenção media mas o co2 baixo,e a terceira tem uma taxa de crescimento alto e o co2 baixo,portanto acho que essas três plantas estão bem equilibradas,mas mais umas plantas ajuda a evitar algas.

Cumprimentos 

Bom dia

Ainda bem que quanto a plantas escolhi bem, a  MARSILEA CRENATA acabei por não a plantar, era bastante difícel, tinha umas raízes muito pequeninas ao encher o aquário acabou por vir ao de cima e desisti, também era uma planta mais exigente 😃 quanto aos flocos agora que fala nisso quando eu os ponho na água ao fim de uns segundos vão logo ao fundo, era melhor se calhar não pôr mais nenhum não?

 

Cumprimentos

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, neo_2 disse:

 

 

@copy Está muito fixe. Vou seguir o teu Post para ver como vai ficar o resultado final.
Tenho um projecto em mente e o resultado que pretendo é muito parecido com o que tu tens. 
Queria pergunta-te se os 5L de substrato foram suficientes e se usaste os 20kg de areia. 
O que usas-te entre o aquário e o móvel?

Boas

Obrigado por o elogio, foi um projeto bastante trabalhoso mas penso que compensou, por as minhas contas 4 litros de substrato era suficiente para uma camada de 1cm mas acabei por colocar os 5 litros e ficou com uma camada um bocadinho a cima de 1cm altura, se no teu projeto quiseres colocar mais penso que não ha problema, acho que o recomendado é entre 1-2cm altura, quanto a areia os 20Kg quase que chegaram mas acabei por comprar mais uns 6Kg porque também ficou com algumas zonas irregulares (eu queria assim, não queria tudo plano) no total devo ter gasto uns 23Kg de areia, em altura ficou em  média com 4cm, entre o móvel e o aquário coloquei daqueles tapetes de esponja que serve para fazer ginástica, cortei ha medida ficou muito porreiro, facilmente encontras numa Decathlon.

Cumprimentos

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

Peço desculpa por "roubar" este tópico, mas aproveito para colocar aqui uma questão. Também estou a montar um aquário, quando montar o filtro externo, a entrada e saida da água para o filtro devem ficar em lados opostos do aquário para que haja corrente, certo?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rui Freire disse:

Boa tarde a todos,

Peço desculpa por "roubar" este tópico, mas aproveito para colocar aqui uma questão. Também estou a montar um aquário, quando montar o filtro externo, a entrada e saida da água para o filtro devem ficar em lados opostos do aquário para que haja corrente, certo?

Obrigado

Boa tarde

Não tem problema de "roubares" o post, estamos cá para trocar ideias e aprender, no meu caso eu coloquei o meu os 2 tubos do mesmo lado porque não tive mesmo possibilidades de colocar um de cada lado, mesmo assim tive de fazer umas alterações ao travamento do aquário que comprei para puder caber os tubos, penso que o ideal é um de cada lado mas como tu sou iniciado, espera pelos experts na matéria, no meu caso eu pelo que vejo os tubos apesar de estarem os 2 do mesmo lado a água circula por o aquário todo (também o filtro que tenho é um pouco mais potente que o recomendado para a litragem que tenho, isso também ajuda (ronda os 165 litros)

 

Cumprimentos

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

A saída,e a entrada da água deve ficar juntos numa lateral do aquário,de forma que a água ao sair percorra todo o aquário ,e volte para traz para entrar no filtro,a sim deixa de haver zonas mortas no aquário,e não haver acumulação de lixo.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas 

A saída,e a entrada da água deve ficar juntos numa lateral do aquário,de forma que a água ao sair percorra todo o aquário ,e volte para traz para entrar no filtro,a sim deixa de haver zonas mortas no aquário,e não haver acumulação de lixo.

Cumprimentos 

Obrigado por o esclarecimento, eu tinha a ideia que o ideal seria uma saída em cada lado, sendo assim o meu está bem, ainda bem porque já não tinha possibilidade de trocar, sempre aprender 😉

Cumprimentos

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rui Freire disse:

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Quando fazem as TPA, desligam o filtro ou continua a funcionar durante a troca de água?

Olha eu ainda não fiz nenhuma mas pelo que li tem que se desligar o filtro.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, eu também ainda tenho tempo, já tenho o aquário montado e o layout definido, amanhã vou receber as plantas e encher, por isso só daqui a umas 4 semana é que tenho que fazer, mas é sempre bom ir esclarecendo estas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Rui Freire disse:

Obrigado, eu também ainda tenho tempo, já tenho o aquário montado e o layout definido, amanhã vou receber as plantas e encher, por isso só daqui a umas 4 semana é que tenho que fazer, mas é sempre bom ir esclarecendo estas dúvidas.

Sim claro quanto mais aprendermos melhor, mais estamos preparados 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/01/2019 at 23:12, Alvaro Silva disse:

Sim podes,desde que notes que o comer não fique no fundo a apodrecer,se ele deixa de ser visto foi porque se desfez,o termoestato liga mais fezes o menos vezes,por vezes tem a haver também com o ambiente do local onde se encontra o aquário,sobre as plantas acho que foi uma boa escolha uma vez que a primeira e de crescimento lento e co2 baixo,a segunda já e de manutenção media mas o co2 baixo,e a terceira tem uma taxa de crescimento alto e o co2 baixo,portanto acho que essas três plantas estão bem equilibradas,mas mais umas plantas ajuda a evitar algas.

Cumprimentos 

Amigo Álvaro hoje ao olhar para o tronco notei que tem tipo uns pequenos pelos muito fininhos de cor branca, ontem não tinha, será que é algum surto de algo? Não sei se por as fotos consegue notar... https://imgur.com/a/qwQocIG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.