Novo Aquário, novo hobby


forgottenz

Recommended Posts

Viva,

Antes de mais muito bom trabalho com o forum, apesar de ter o meu primeiro aquário agora, já sigo o vosso forum faz 1 ano. Agora vamos ao que interessa.
Eu adoro aquários e peixes e apesar de o meu pai nunca me ter permitido ter nenhum enquanto morasse com ele sempre me fui interessando pelo tópico e fui procurando ler em forums, youtube,etc. Agora que tenho a minha própria casa tive a sorte de ter um amigo que me ofereceu o seu antigo aquário.

Specs do aquario:

60L
Filtro Aquael fan 1 plus (interno) de 320l/h
luz - não sei os W, amanha atualizarei
termostato - não sei os W, amanha atualizarei
sem substrato

Comecei por adquirir um tronco, uns fetos e arranjar uma pedra que fervi durante 30 minutos, para manter o tronco no fundo já que ele ainda estava a boiar.
Depois coloquei a água da torneira e coloquei um produto para retirar o cloro.
Comprei umas fitas de teste mas que reparei apenas hoje que não medem amónia.
E assim comecei ontem o ciclo.
Deparei-me com o meu primeiro problema, basicamente apesar de ter lavado o aquario e tudo o que ele continha não fervi os adereços e uma rocha vinha completamente cheia de alga e começou me a contaminar o restante cascalho e penso que é daí que vem a cor verde da àgua.
Para o ciclo recomendaram me não colocar nenhum peixe mesmo que resistente e não deitar comida nenhuma e fazer TPA apenas 1 vez por semana e que em 2 semanas o ciclo estará concluido o que me custa a crer honestamente.

Para já gostaria que me dissessem se acham que a cor verde vem do problema com as algas e se o facto de ter tirado o ornamento levará a que o problema estagne.
Outra duvida é relativo ao ciclo como aconselham a realizar?

Já agora aqui vai uma foto do aquário, desculpem fiz download de uma que usei no instagram nao está no melhor angulo.

cad11530abe183a6ed9588c40d74da50-full.jp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas forgottenz

Começo por te aconselhar em começares a pensar em comprares um filtro externo,porque esse que tens e muito fraco,alem de que sempre que fores fazer a manutenção ao filtro,neste caso limpares o filtro,quando fores retirar o filtro dentro do aquário,todo o lixo vai voltar para dentro,não todo mas uma grande parte,sobre a água estar verde como tu dizes,isso não e das algas,mas sim são os taninos do tronco a sair,se bem que não faz mal nenhum,que adereços são esses que falas? sobre o ciclo do azoto,deves sim colocares dia sim,dia não  colocas um bocadinho de comer dos peixes,isso e essencial para criar alimento hás bactérias que começam a criar no aquário,e essa de que o ciclo do azoto esta concluído em duas semanas não e verdade,pois o ciclo demora entre 30 dias a 40 dias,depende de certos aquários,e do ciclo de azoto que depende o bom ó o mau começo de um aquário,por isso deve ser bem feito,e teres muita calma para não teres a tentação de colocares peixes antes do fim do ciclo,deixo-te aqui para leres sobre o ciclo do azoto, 

neste hobby tem-se de ter muita calma e saber esperar que a Natureza faça a parte dela,sem stress.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, 

Obrigado pela resposta. Basicamente é um tronco de loiça penso eu. É um ornamento para o aquário, ainda estou a pensar se o vou voltar a colocar. 

Em relação ao ciclo era o que eu pensava, comprei ontem comida daquela barata só mesmo para fazer o ciclo. Em relação ao TPA já que não tenho peixes lá dentro acham que deva fazer e de quanto ao quanto tempo? 

Hoje deparei me com outro problema, a água está cheia de espuma em cima e parece vir da pressão do filtro e para além disso tenho o topo do aquário todo ressuado e a pingar me para o aquario. Acham que é devido à diferença de temperatura? Dentro do aquário está a 26°.

Talvez retirar o topo do aquário ajude? 

MmBQ7KI.jpg

MmBQ7KI.jpg

Editado por forgottenz
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vindo.

Como já te referiu o Álvaro para levares isso a bom porto necessitas de uns upgrades.

Iluminação já sabes qual é? E o termostato, a potência?

Quanto ao filtro externo vem aí o pai Natal e se desse era uma boa aposta.

Substrato, esse serve mas n é mais indicado para manter plantas, um de origem argiloso é bem melhor.

No fundo tens de ter em consideração que para ter um aquário como deve de ser implica algum investimento inicial para que consigas sustentar vida, tanto fauna como flora.

Vai dando notícias.

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vasco, 

O termostato é de 50W

É a luz de 220 a 230V.

Em relação ao filtro honestamente neste momento não consigo comprar um filtro externo, mas penso que este vai fazendo o serviço sendo que tem 4x mais que a capacidade do aquário, não? 

Em relação ao substrato neste momento não tenho é por isso para já apostei em plantas que não precisem de substrato. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo... Mas tens de ter a noção de como gerir as espectativas.

O problema do filtro não é a circulação é a capacidade filtrante, que nesse caso é diminuta.

Trocas de água frequentes e generosas quando tiveres fauna.

A iluminação é em W e deve estar escrito na lâmpada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é prioridade, mas neste momento vou ter de manter este e fazer como dizes trocas de água. 

Relativamente à lâmpada percebi que estava errado assim que escrevi. A que tenho não é grande coisa estou à procura de uma Led com 6000 k. Por exemplo tipo esta que achas? 

https://www.aquario.pt/pt/product/agt-lampada-led-e27-15w-b5-t3-4u-1200lm-6400k-176075

Em relação ao ciclo considerando o filtro acham que deva fazer manutenção ao mesmo e trocas de água ou deixar estar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres luz... Serve.

Para boas condições para crescer futuramente um aquário plantado necessitas de uma calha com o mínimo de qualidade.

Por exemplo algo do género de uma vivagrow 50 ( uma gama de entrada)

O que n faltam são marcas e o céu é o limite.

Tb vais ao e até mandar vir uma chinesisse.

Sem fauna faz uma toalha por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tbm tenho um estilo deste.

https://greenice.com/pt/calhas-led-para-cultivo-e-aquario/5670-tubo-de-led-a-prova-dagua-aquarios-280mm-2w-cabo-1-2m-azul-8435402558972.html?currency=EUR&gs=googleshoppingpt.59582448401_272976999327&wt_kw=_59582448401_&gclid=Cj0KCQiAgMPgBRDDARIsAOh3uyKjk1741OxW-59R_4gApcPy3laM2YWzsy_nWx12PJv6XpoPxBGMkVEaAvSuEALw_wcB

Eu estava a pensar naquela porque como o aquário tem cobertura não me dá para pôr uma barra como a que mencionaste. No entanto estou a pensar ficar sem qualquer tampa até porque me está criar condensação. 

Essa barra é muito interessante por acaso. 

Já por ter ideia que a luz não era grande coisa optei por começar com uma planta pouco exigente, o feto. 

É em relação à manutenção do filtro achas que não devo fazer para já para não disturbar as bactérias boas? 

Editado por forgottenz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas forgottenz

Eu não sou da opinião de fazer tpa,s durante o ciclo do azoto,só reposição de água que evapora,mas lá esta cada um toma a opção que melhor entender,sobre as plantas podes colocar mais plantas além dos fetos,ora vê aqui,https://tropica.com/en/plants/ sobre essa espuma que tens no aquário,tenta subires um pouco o filtro de forma que a saída da água fique ameio da linha de água para mover mais o espelho de água,sobre a manutenção ao filtro,eu só a fazia durante o ciclo quando começasse a deminuir o caudal do filtro,mas isto e só a minha opinião,haverá outras que te vão dar.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois para já ainda não fiz TPA nem qualquer manutenção ao filtro, no entanto começo a ver a água cada vez mais suja, é normal durante o ciclo? Até no filtro está acumular. 

Para além disso continuo a ter algas a crescer junto ao cascalho. 

EZpgDlg.jpg

WQWKQYI.jpg

iRn3loK.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não há sistema nenhum aquático que não tenha algas,faz parte,e é natural que ao princípio o aquários comecem a aparecer algas,coloca mais plantas algumas de crescimento rápido sempre ajuda a que as algas não se estique muito,sobre o filtro,se achas que o filtro esta sujo limpam,mas com água tirada do aquário sempre.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, forgottenz disse:

Pois para já ainda não fiz TPA nem qualquer manutenção ao filtro, no entanto começo a ver a água cada vez mais suja, é normal durante o ciclo? Até no filtro está acumular. 

Para além disso continuo a ter algas a crescer junto ao cascalho. 

EZpgDlg.jpg

 

 

Se puseres os fetos mesmo no que parece ramos, fica mesmo como se fosse uma árvore.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse móvel está direito, ou é da foto?

Enche com água até á moldura preta, fica bem melhor.

Eu pessoalmente tirava a tampa e também tirava a moldura preta. Com jeitinho ela sai e n é por isso que o aquário se vai desmontar ou verter água. Estéticamente fica logo outra coisa é ass já podes por uma calha de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, 

Sim é da foto o móvel está direito a calha estava torta de propósito porque andava a dar um jeito à iluminação. Pois eu estava pensar tirar para colocar um filtro suspenso, no entanto tenho receio dos peixes que saltam foram que eventualmente pense ter. Mas aí posso sempre arranjar um acrílico. O mais provável é vir a retirar a tampa. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva Pessoal,

Desde já desculpem por ter deixado de fazer atualizações, vida a correr e com 2 trabalhos diários dá nisto.
Fica aqui um video do estado atual do aquário, passados cerca de 4 meses. Adquiri ontem um filtro externo eheim 150 classic e estou neste momento ainda com o aquael fan 1 antigo para permitir ao novo filtro fazer o ciclo.
Retirei a tampa que o aquário tinha e improvisei para já a colocação da luz. O próximo objetivo é adquirir um calha de leds.
Em termos de fauna tenho neste momento: 2 corydora juli, que pretendo extender para 4 muito brevemente e 4 neon tetra. Em termos de fauna os proximos adqurir será um corisa dwarf azul e um assassin snail, para me ajudar a controlar um problema com caracóis que tenho desde o inicio.
Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o aquário 4 meses depois :D.
O video é curto mas irei tirar algumas fotos e colocarei amanhã.

https://vimeo.com/324975087

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses pequenissimos caracóis aparecem porque estás a exagerar no alimento que estás a dar aos peixes. Como sobra comida eles aproveitam-na e quanto mais alimento houver disponível, mais eles se reproduzem, tal como todos os animais. Só se torna uma praga se continuares a sobrealimentar. Tenta dar a comida aos poucos e ver o se os peixes comem tudo. Quanto fizeres a TPA, tenta aspirar um pouco o fundo, sem remexeres o solo, acaba sempre por sair alguns detritos e alguns restos de comida que ainda lá possam estar. Mesmo assim, esses caracóis acabam sempre por comer algumas algas que vão aparecendo, especialmente nos vidros e nas folhas das plantas de crescimento mais lento, como anubias e fetos.

Quanto ao layout, penso que ficava melhor se colocasses o tronco por trás da pedra, como que a aparecer detrás da mesma. Pois, eu sei, é dificil de segurar..., mas podes sempre colar com alguma super cola desde que seja de cianoacrilato, ou com um pouco de silicone.

Esses fetos quando crescerem vais ter aí uma bela "árvore".

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, brunofasoares disse:

Esses pequenissimos caracóis aparecem porque estás a exagerar no alimento que estás a dar aos peixes. Como sobra comida eles aproveitam-na e quanto mais alimento houver disponível, mais eles se reproduzem, tal como todos os animais. Só se torna uma praga se continuares a sobrealimentar. Tenta dar a comida aos poucos e ver o se os peixes comem tudo. Quanto fizeres a TPA, tenta aspirar um pouco o fundo, sem remexeres o solo, acaba sempre por sair alguns detritos e alguns restos de comida que ainda lá possam estar. Mesmo assim, esses caracóis acabam sempre por comer algumas algas que vão aparecendo, especialmente nos vidros e nas folhas das plantas de crescimento mais lento, como anubias e fetos.

Quanto ao layout, penso que ficava melhor se colocasses o tronco por trás da pedra, como que a aparecer detrás da mesma. Pois, eu sei, é dificil de segurar..., mas podes sempre colar com alguma super cola desde que seja de cianoacrilato, ou com um pouco de silicone.

Esses fetos quando crescerem vais ter aí uma bela "árvore".

Viva Bruno, 

Obrigado pelo comentário é sempre bom ter a opinião de terceiros e perceber a perspetiva/ideia deles. Pah realmente a ideia do tronco parece interessante, tal como disseste eu mantive assim para o segura mas posso sempre colar. Vou tentar pensar nisso obrigado! Haha era esse o efeito de fazer uma árvore. Vou ver o que há mais de plantas sem necessidade de solo fértil e se alguma me interessar acrescento aqui e ali. Mais tarde penso em entrar na área de plantas com solo fértil. 

Eu já tenho esta praga desde o início e efetivamente disseram me que era do excesso de comida, eu reduzi e os maiores desapareceram no entanto estes pequeno vão se mantendo. O meu medo é a comida não chegar às coris. Mas vou tentar alimentar como disseste e experimentar. Os caracóis não me incomodam desde que meia dúzia deles. Agora em todo o lado que olho há manchas brancas 😂

Em relação aspirar o fundo eu já faço a TPA assim como disseste, com um aspirador "homemade". 

Obrigado Bruno. Eu vou partilhando fotos e novidades 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma dúvida que me poderiam ajudar. Desde o início que acho estas "cama" de pedras no fundo muito agressiva para as Corys. Que acham? Estava pensar tirar algumas e criar uma zona de areal. Posso utilizar a areia da praia desde que fervida? Obrigado desde já 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas forgottenz

Sim podes colocar areia,agora areia da praia mesmo muito bem lavada vai-te subir o ph,há areia há venda e segundo dizem por aqui não e muito cara,ou então areia de água doce,bem lavada já dá,ate essa areia que usam nas obras que e de rio e meia amarelada ate fica bonita.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que não troques tudo de uma vez é tranquilo. Areia de praia é melhor não, mas tens areias inertes por menos de 1 euro o kg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.