nova mudança,nova esperança


Márcio brandao

Recommended Posts

   bom ,alguns aqui ja me conhecem de outros topicos,esta é uma nova montagem .

  material:

  aquatlantis 100x40x50

  filtro eheim 2217

fertil tropica (nao lembro o nome)

substrato tropica powder da velha montagem(espero ter acertado)

iluminacçao odissea 2 t5 39w 1 rosa 1 azul

rochas nao sei o nome (pode ser que me ajudem «com isso)

flora algumas criptocorines,montecarlo as melhores da outra montagem e staurogine repens

fauna vou ver as condiçoes da agua no fim da ciclagem embora use o mesmo filtro e medias vou esperar um pouco e decidir(mas parece bem alcalina entre 7.5 a 8

termo externo da hydor  co2 externo tambem

fiz testes nas rochas embora sejam claras perante os testes sao neutras

gosto muito da montagem,montei no dia 01/12/2018 sabado ,e hoje quarta feira fiz uma pequena TPA quero ver se nao dou chance para as algas.

bom por enquanto é isso ,vou tentar colocar as fotos.

valeu e abrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que pena teres desistido do outro, mas pronto. Tens de estar mais atento a esta montagem e não deixar que as coisas avancem, estamos cá todos para te ajudar, tens é de ir atualizando mais vezes. 

Olha uma coisa, está a cheirar-me que essas rochas são calcárias, fizeste o te te do vinagre?? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vera Santos disse:

Que pena teres desistido do outro, mas pronto. Tens de estar mais atento a esta montagem e não deixar que as coisas avancem, estamos cá todos para te ajudar, tens é de ir atualizando mais vezes. 

Olha uma coisa, está a cheirar-me que essas rochas são calcárias, fizeste o te te do vinagre?? 

é verdade,também tive pena ,ele esteve um tempo bonito mas depois aos poucos fui deixando ele de lado e nao recuperei mais.

este vou tentar mesmo mante-lo bonito,e atualizar aqui tudo,a meta é duas TPAs por semana de cerca de 30 a 40%,estou colocando Excel e macro da tropica.

quanto as rochas,também fiquei desconfiado,mas fiz sim o teste do vinagre e nao deu nada,quando medi o ph achei um pouco alto mas pensei que talvez como reutilizei o substrato pensei que talvez ele nao estivesse assentado bem ainda,amanha ou domingo vou fazer TPA e no dia seguinte medir novamente,e dai vamos ver.

muito obrigado pelo feedback.vou dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Atualização: coloquei mais duas plantas:reineckii mini e uma palustris. As duas do lado direito uma a frente das rochas mais altas e a outra atrás delas.

No entanto duas tpas de cerca de 40%.

PH baixou um pouco, esta mais próximo de 7.5.que é bom.

Mas estão aparecendo umas algas castanhas tipo poeira,tenho aspirado um pouco delas mas elas aparecem,hoje vou fazer uma toa e colocar um novo perlon no filtro para ver se ajuda na filtragem mecânica.

Assim que der neto umas fotos(acho que como eu todos gostam das imagens)para deleite e críticas de todos.

Ah,queria pedir opiniões da fauna,espero que o pH se estabilize entre 7.2 e7.4. Minha idéia era entre 4 e 6 habitantes que crescessem a volta de 15cm.idéias?

Valeu ai pelas visitas e ajudas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de algas é normal por ser um aquário não maturado, tpas, vais aspirando e com a escova de dentes vais tirando com cuidado. Depois do aquário ciclado podes adicionar um ou dois SAE que te comem isso tudo. 

Aguardando as fotos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Essas pedras são calcarias,deves ter um ph muito alto de certeza

Boas Álvaro,enganaste duas vezes,nem é calcaria e nem esta muito alto.agora esta abaixo de 7.5,e continua baixando penso que deve estabilizar em 7.2 a 7.4.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor maneira de confirmar se são mesmo calcárias ou não, é sacrificares uma qualquer que não estejas a usar... ou seja, partires uma e fazeres o teste do vinagre na parte de dentro da pedra. É a maneira mais eficaz. Sinceramente, a mim também me parece calcária, mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece do género de pedra de calçada, ou seja calcaria….mas n será o fim do mundo, afinal muitas das rochas  de "compra" também tem propriedades muito pouco  amigas, no que concerne a alterar parâmetros.

Agora tens bom remédio, é avançar com a coisa. ;) o pior que pode acontecer é teres de refazer, o melhor é vires esfregar um belo plantado nas nossas "trombas".

Força nisso, abraço.

Ps- partia uma rocha em bocado pequenos e espalhava no plano dianteiro. Assim quando o tapete crescer faz um bom contraste e ajuda na transição visual para o plano médio (onde tens as primeiras rochas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Vasco Ferreira disse:

Parece do género de pedra de calçada, 

Boas,não me parece porque ela é menos dura que a de calçada.mas começo a ficar com receio.antes de as colocar fiz uma raspagem e teste com vinagre e nada.

 

há 20 horas, Vasco Ferreira disse:

partia uma rocha em bocado pequenos e espalhava no plano dianteiro. Assim quando o tapete crescer faz um bom contraste e ajuda na transição visual para o plano médio

Ideia otima ,vou pensar no assunto.

Já agora duas perguntas:se as pedras forem calcárias as plantas vão definhar?e qual seria o pH que elas deixariam a água?

Ontem depois dos postes fiz teste,deu 7.5.

Obrigado abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/12/2018 at 10:04, brunofasoares disse:

melhor maneira de confirmar se são mesmo calcárias ou não, é sacrificares uma qualquer que não estejas a usar... ou seja, partires uma e fazeres o teste do vinagre na parte de dentro da pedra

Tenho ainda algumas (mas não aqui),assim que der vou experimentar.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale apenas andares agora a preocupar-te com isso.

Vai vendo como andam os crescimentos, se tudo tiver a crescer é pq é tudo irá ao sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/12/2018 at 16:22, Alvaro Silva disse:

calcarias

 

On 18/12/2018 at 17:14, Vasco Ferreira disse:

calcaria

 

On 07/12/2018 at 20:59, Vera Santos disse:

calcárias

boas tardes vera ,alvaro e vasco,bom acho que o que tenho são boas noticias,mas ainda não sei oque pensar e peço ajuda de todos,é o seguinte:tendo em consideraçao que moro em almada,ou seja a agua aqui nao é das melhores,algumas plantas apresentam bom desenvolvimento,so a montecarlo que esta muito lenta e nao tem ainda um verde bonito e uniforme ,mas esta melhorando;algas muito poucas e o melhor na minha opiniao ,o ph esta praticamente em 7.2,oque acham posso estar descansado quanto as rochas ou ainda é cedo?

obrigado desde ja!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Márcio 

Dependendo dos peixes que tens em mente de colocares,esse ph para a maioria dos peixes que se vendem agora dá,desde que esses peixes não seijam selvagens,porque os criadores dos peixes hoje não se preocupam lá muito em criar os peixes dentro do ph há zona e continente a que os peixes são de origem.

Cumprimentos,Boas Festas.  :default_new_xmas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relaxa e aproveita Márcio, sem stresses e pressas.

Se as coisas estão a crescer não mexer grande coisa e desfrutar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,já a dias que não atualizo😉.mas bom vamos por etapas:primeiro pH estabilizado em praticamente 7.2,ou seja pedras OK.

O aquário esta bonito e já com habitantes,todos colisas 1casal lalia,mais 1lalia macho,1 casal cobalto,1 sangue e 1 China,e devo meter ainda um ou 2 mármore quando encontrar.

Estao todos bem e tranquilos.

Plantei uma Rotala rotundifolia que esta bem,mas nem tudo é flores e aqui é que peço mais ajuda dos amantes do hobby:noto que ha muitos nutrientes na água,acho que tenho poucas plantas e as algas estão crescendo mais do que o normal,nada alarmante mas incomoda,estou pensando em mais uma Cabomba ou sessiflora são de rápido crescimento e vão consumir nutrientes,é que as plantas algumas tem algas nas folhas mas a única que não esta desenvolve to bem é a montecarlo,mas tem crescido um pouco,acham que pode equilibrar?

Edição

Lembrei de dizer TPAs 4 em 4 dias,excel, e parei com o especializer prq notei que as algas ficavam mais fortes quando colocava.

Obrigado e assim que der méto imagens rsrsrs

 

 

 

Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Márcio

Márcio,escrever a negrito aqui no Fórum e como se estivesses a gritar com a malta, sobre o teu aquário,força coloca mais plantas,e faz um tpa  mais perto um do outro para retirares nutrientes que tens em excesso por falta de plantas para consumir o mesmo,agora velha lá essas fotos,que a malta gosta de ver.

 

Cumprimentos        😀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG_6679IMG_6678IMG_6680IMG_6682IMG_6684IMG_6683IMG_6685IMG_6689IMG_6692IMG_6695IMG_6690

 

On 11/01/2019 at 21:11, Alvaro Silva disse:

escrever a negrito

boas alvaro,obrigado por avisar,eu nao me dei conta de estava em negrito,rsrsrs peço desculpas.

 

On 11/01/2019 at 21:11, Alvaro Silva disse:

força coloca mais plantas,e faz um tpa  mais perto um do outro para retirares nutrientes que tens em excesso por falta de plantas para consumir o mesmo

fui ontem na aquaplante mas nao tinha as plantas que pretendia,e ate tinham poucas plantas,acabei por nao trazer nada,vou seguir teu conselho e fazer mais tpas ,vou continuar a procura das plantas.

obrigado pelas dicas.

bom e as fotos ai estao,espero que todos gostem.

abraço

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,bora la atualizar isso:

So ontem encontrei as plantas que foram a sessiflora e a MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE,ambas de crescimento rápido.

Tenho feito tpas de 2 em 2 dias,as algas continuam me dando trabalho,no entanto vamos ver agora com estas plantas se melhora um pouco.

Há quase esquecia,novos moradores,4 SAE.vamos ver se ajudam,estão muito pequenos ainda,cerca de 2,5cm.

Cumprimentos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.