Tpa água engarrafada


Xabre

Recommended Posts

Boas, sou novo nestas andanças tenho aquario a funcionar só com plantas à  cerca de 2 semanas e queria começar a povoar...teste de ph 8.

A minha questão é  a seguinte se colocar água engarragada para baixar o ph na tpa +- 30% que tipo de tratamento tenho de fazer? O mesmo que se fosse da rede?ou como não contém cloro é  outro diferente?

Obrigado 

Editado por Xabre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xabre

Se fazes tpa,s só com água de garrafões,não precisas de anti cloro nenhum,dizes que tens o aquário a funcionar há duas semanas,ainda não podes colocar peixes,porque o ciclo do azoto demora de 30 dias a 40 dias depende de aquários para aquários.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o motivo de quereres baixar? Coloca aí o setup do aquário para ajudarmos nessa e noutras dúvidas que te surjam.
Utiliza este link:
https://www.aquariofilia.net/f...io-de-%C3%A1gua-doce/?do=embed
E entretanto vai lendo este:
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-s%C3%ADndrome-do-novo-aqu%C3%A1rio/
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Xabre

Se fazes tpa,s só com água de garrafões,não precisas de anti cloro nenhum,dizes que tens o aquário a funcionar há duas semanas,ainda não podes colocar peixes,porque o ciclo do azoto demora de 30 dias a 40 dias depende de aquários para aquários.

Cumprimentos 

Ok obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Marco Lopes disse:

Qual o motivo de quereres baixar? Coloca aí o setup do aquário para ajudarmos nessa e noutras dúvidas que te surjam.
Utiliza este link:
https://www.aquariofilia.net/f...io-de-%C3%A1gua-doce/?do=embed
E entretanto vai lendo este:
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-s%C3%ADndrome-do-novo-aqu%C3%A1rio/
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

Boas, não tenho conhecimento na área mas como penso em aquario comunitário e já vi que os peixes que penso colocar variam ph entre 6 e 8 ter logo à partida ph 8  é no limite máximo...é por isso que pensei baixar, não será  necessário?

Não consigo entrar no 1 link que colocaste, asssim que possivel coloco o setup.

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não tenho conhecimento na área mas como penso em aquario comunitário e já vi que os peixes que penso colocar variam ph entre 6 e 8 ter logo à partida ph 8  é no limite máximo...é por isso que pensei baixar, não será  necessário?
Não consigo entrar no 1 link que colocaste, asssim que possivel coloco o setup.
Obrigado 
Vê lá se assim dá:
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250845-descri%C3%A7%C3%A3o-de-setup-aqu%C3%A1rio-de-%C3%A1gua-doce/
Quanto aos peixes tudo bem que queres montar um comunitário mas essa variação de ph que referes é muito alta o que me leva a pensar que serão peixes de ambientes muito diferentes e alguns deles irão ficar desconfortáveis e depois começam a aparecer doenças.
Depois do setup já te ajudamos melhor.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Marco Lopes disse:

Vê lá se assim dá:
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250845-descri%C3%A7%C3%A3o-de-setup-aqu%C3%A1rio-de-%C3%A1gua-doce/
Quanto aos peixes tudo bem que queres montar um comunitário mas essa variação de ph que referes é muito alta o que me leva a pensar que serão peixes de ambientes muito diferentes e alguns deles irão ficar desconfortáveis e depois começam a aparecer doenças.
Depois do setup já te ajudamos melhor.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

Nome aquatlantis "Amarelinho"
Data montagem  24/11/18
 
Dimensões 120x40x55 (290 lts)
 
Filtro eheim 3 profissional 350
Termostato eheim 250w
Iluminação led branca 12 h
Compressor 2 saidas 100+100
Filtro até ao momento ligado 24h
 
Subtrato inerte (areia)
Tronco resina 
Futuro -barco afundado...
 
Fertilizante plant ball fertilizer (vasisneria a crescer ok)
 
Fanua a aguardar (futuro comunitário)
 
Vasisneria -10
Anubia -3
 
 
Ph 8
 Restantes não fiz nenhum...
 Temperatura 22° 
 
Vou tentar adicionar fotos( para já  nao consegui via telemóvel)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já vinha com este equipamento e esteve parado muito tempo, um amigo ajudoi na montagem inicial...

Como não tenho qualquer experiência no assunto estou com receio de colocar os peixes no aquario e começar a adoecer ou morrerem dai estar a ser um "xato"...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Xabre disse:

O aquário já vinha com este equipamento e esteve parado muito tempo, um amigo ajudoi na montagem inicial...

Como não tenho qualquer experiência no assunto estou com receio de colocar os peixes no aquario e começar a adoecer ou morrerem dai estar a ser um "xato"...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Xabre said:

Iluminação led branca 12 h

Boas, isso é muita luz reduz para 6/7 horas senão vais ter problemas de algas. Enquanto estiveres fazer o ciclo podes ter só ligado dia sim dia não (sempre poupas uns cobres).

9 minutes ago, Xabre said:

Filtro até ao momento ligado 24h

O filtro tem que estar sempre ligado 24h, só se desliga pelo tempo necessário a fazer a sua limpeza ( dependendo do aquário pode ser 1x por mês ou períodos maiores).

11 minutes ago, Xabre said:

Compressor 2 saidas 100+100

Isso em situação normal não te faz falta nenhuma.

12 minutes ago, Xabre said:

Fanua a aguardar (futuro comunitário)

O que estás a pensar colocar?

Devias optar por espécies que suportem esse ph ou vais estar sempre a fazer tpa com água engarrafada?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Xabre said:

Como não tenho qualquer experiência no assunto estou com receio de colocar os peixes no aquario e começar a adoecer ou morrerem dai estar a ser um "xato"...

Não és nada chato, coloca dúvidas à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Marco Lopes disse:

Não és nada chato, coloca dúvidas à vontade.

Obrigado 

Editado por Xabre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Marco Lopes disse:

 

O que estás a pensar colocar?

Devias optar por espécies que suportem esse ph ou vais estar sempre a fazer tpa com água engarrafada?

Cumprimentos

Pois esse é  o problema...aqui por casa todos querem colocar uns peixinhos...

Será  algo do tipo: guppy,molly, corydoras,escalares...

Algo por ai que possa viver em pacificamente em comunhão...

Tpas Penso que não sera problema 10 garrafões x 0.50 € =5 euros se 1 vez por mês não me choca...

No inicio agua da rede com tetra aqua safe e nutrafin cycle...

Duvida se colocar agua engarrafada na tpa coloco nutrafin outro ou nada...?

Obrigado 

 Alvaro Silva     331

Boas Xabre

Se fazes tpa,s só com água de garrafões,não precisas de anti cloro nenhum,dizes que tens o aquário a funcionar há duas semanas,ainda não podes colocar peixes,porque o ciclo do azoto demora de 30 dias a 40 dias depende de aquários para aquários.

Tenho de esperar ou posso colocar algo no aquario?

Editado por Xabre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na minha opinião, tal como o Alvaro Silva já referiu, nos primeiros 30 ou 40 dias não deves colocar nenhum peixe pois o ciclo de azoto ainda não está feito. E a água de garrafão em nada acelera esse processo. Podes é colocar plantas caso queiras.

Quanto as tuas contas com os custos da água de garrafão vai depender muito do tipo de peixes que lá colocares. Mas julgo que vais ter de fazer muitas mais TPAs do que só 1 por mês com 10 garrafões.

No meu exemplo tenho um aquário de 300 litros e faço TPAs todas as semanas de 75 litros de água. 

Em relação a mudares o pH da água não aconselho muito. Pois os peixes morrem ou apanham doenças mais depressa com variações bruscas de pH do que num pH desajustado. O recomendado seria meteres peixes para o pH que tens do que andares sempre em cima da água a mudar o pH.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xabre

Como tens um ph muito alto,estares a fazeres tpa,s com um aquário com 264 litros,e muito dinheiro que vais gastar todas as semanas,devias colocar uns troncos,que ajuda a baixar o ph,pode não ser muito mas ajuda,coloca muitas plantas de baixa manutenção,as plantas ajudam muito no sistema,para teres essa água com um ph tão alto,não haverá ai qualquer coisa dentro do aquário que esteja a ajudar a subir o ph,ou a tua água que sai da torneira já sai com ph 8 ?até terminares o ciclo do azoto,deves colocares no aquário dia sim,dia não,um pouco de comer dos peixes,para ajudar a criar bactérias,o filtro e para estar sempre a trabalhar 24 horas sobre 24,só se desliga para limpeza.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro,

Seguindo algumas ideias já pensei em colocar mais plantas e uns troncos de madeira (tenho 1 de resina que estou tentado a retirar).

No aquário areia e 1 tronco de resina e plantas nada +.

 água à saida da torneira ph7

Durante o ciclo tenho de efetuar as tpas? E a limpeza do filtro ao fim dos 30/40 dias?

Obrigado 

Cpts

Editado por Xabre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xabre

Não penses muito retira esse tronco de resina,todos os troncos que seijam de resina não e aconselhável,há quem faça tpa,s durante o ciclo,eu não aconselho,não durante o ciclo do azoto não deves limpar o filtro,ate porque eles esta a ficar colonizado com as bactérias,só vais limpar o filtro quando começares a ver que o filtro esta a perder caudal,e os tubos estão muito sujos,por agora não limpes o filtro,agora sobre o ph,se a tua água sai o ph a 7,deve haver alguma coisa no aquário que faz subir esse ph,não sei se não será esse tronco de resina.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente deve haver aí algo no aquário que faça subir o pH, se a água da torneira sai a 7.
Como o Alvaro disse, o tronco de resina é mesmo para sair, pode libertar algo tóxico para a água ou criar fungos. E o substrato é mesmo inerte?
As tpa's dependem de aquário para aquário, mas pelo menos 1x por semana seria aconselhável, após o ciclo concluído.


 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xabre

Não esperes milagres,lá porque tirastes o tronco esta semana,não e para a semana que vez logo resultados,vai ainda demorar o ph baixar,isto se a causa for esse tronco,nos aquários as coisas demoram a ter resultados há vista,muitas vezes a malta diz ontem os meus peixes estavam bem,e hoje apareceram doentes,eles já andavam doentes algum tempo só que ele não viu,os resultados demoram o seu tempo.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais