Aquario oferecido, como começar?


pcsmarques

Recommended Posts

Olá a todos 🙂

Tenho um aquário de apenas 11l de água fria à cerca de 1 ano, onde tenho atualmente um peixe telescópio preto. Há algum tempo que pensava em comprar um aquario maior, não só para poder dar uma melhor qualidade ao peixe como ter um aquário mais interessante. Nem de propósito ofereceram-me um aquario, um pouco maior que o que pretendia, mas não recusei a oportunidade.

A grande questão agora é por onde começar (para além de limpar tudo primeiro)? O aquário vinha com vários acessórios, até as pedrinhas no fundo e algo que estava por baixo que julgo ser substrato ou algo parecido (são uns retangulos de uma terra preta que parece a que usamos nos vasos das plantas).

Este é o aquário (100x30x40 - 120 litros)

WGGTMCX.jpg

Filtro interno

AEz1Qxu.jpguUBXGwW.jpg

BCbpBrU.jpg

Termostato

12gc2F3.jpg

Isto não sei o nome (sei que faz as bolhinhas nos aquários) não sei se tenho onde ligar ou se falta alguma coisa

o3OeMPo.jpg

E a iluminação

XxMl74T.jpgOxJq7j6.jpgULans9M.jpg

Alguém me pode ajudar? Preciso alterar alguma coisa ou para início já tenho o suficiente?

Desculpem alguma eventual pergunta absurda, mas sou muito noob nestas andanças eheheh

Obrigado.

Editado por pcsmarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marques 

Para começares devias ir a uma loja de peixes e afins,dares esse peixe,e passares para peixes de água quente,mas com um aquário de 120 litros esse filtro interno não vai dar,eu tenho um aquário com as mesmas medidas e tenho um filtro externo da EHEIM classic 600 o (2217) que já e bom,já tens o termo para aquecer a água,tens luz que pelo menos para plantas de baixa manutenção vai dar,agora isso que tu dizes ser substrato que parece terra preta,pois isso não sei do que se trata,esse tubo esquece não te faz falta,limpa o aquário por dentro com vinagre,e passa com água morna para tirar o cheiro,seca com um pano,e podes começar a planear a montagem,se por acaso tiveres que comprar alguma coisa,antes de comprares vêm aqui ao Fórum e pede concelhos para evitares comprares coisas que não te vão ajudar em nada,e dinheiro para o lixo,planeia bem o que vais querer.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portando, para começar tiro tudo o que está no aquário incluindo aquela "terra" preta no fundo e limpo-o todo com vinagre e depois com água morna.

Sei que o filtro não será de todo o ideal, mas para uma fase inicial não dará para começar? Não pretendia começar já com um investimento considerável sem saber como as coisas podem correr.

Passando para a parte da montagem, sendo o meu primeiro aquário mais a sério gostava de:

- um layout mais simples, mas bonito claro, e que não exigisse muita manutenção;

- plantas embora mais bonitas não sei se será boa ideia dada a minha inexperiência (mas conto com a vossa opinião e ajuda claro 🙂 );

- terá que ser uma montagem a pensar em peixes resistentes para eu não desanimar à primeira;

- com o aquario vinham várias peças para decoração (logo posso tirar foto e coloco aqui);

- uso o cascalho que vinha com o aquário ou deverei colocar novo? Caso deva trocar o que usar?

Acho que já tenho aqui umas quantas questões para poder começar 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como te disse essa terra preta não sei te dizer o que e,mas tira umas fotos,coloca aqui que vai haver sempre que saiba e te possa dizer do que se trata,sim o filtro não e de todo o melhor,mas como tu dizes e bem,para começares e aprenderes mais um pouco vai ter que servir,e claro que terás que fazer mais tpa,s,mas isso não e nada de outro Mundo,sobre as plantas não tens que te preocupar,tens plantas de baixa manutenção que te pode fazer um aquário bem bonito e simples sem muitos xpto,tens aqui plantas de baixa manutenção que podes ver,para começares,https://tropica.com/en/plants/sobre esse cascalho não sei do que se trata,mas sobre substrato eu nunca usei substratos destes feitos,sempre usei outros naturais,neste momento uso areão de pedra Granito,e tenho plantas e claro de baixa manutenção,não te esqueças que tens que fazer o ciclo do azoto,coloca aqui fotos do areão.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está vazio provavelmente à mais de um ano, portanto nem sei se deverei ou não usar o que estava no fundo (cascalho ou areão, desculpem que ainda não sei os termos corretos) e os materiais que estão no filtro.

A água tenciono utilizar a de uma fonte que tenho pertinho de casa, pelo que me disseram e pela experiência com os peixes que já tive corre melhor que usar a da torneira, e facilitará a questão do ciclo de azoto, estou correto?

Tou disposto a colocar outro tipo de areão, se for natural melhor, se me conseguirem ajudar onde o posso encontrar e de forma que dê para plantas de baixa manutenção seria perfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá haver,uma vez que esse aquário esta vazio há mais de um ano,aconselho-te que depois de lavado coloques uns jornais no chão colocas o aquário em cima e enches o aquário para veres se tem fugas,deixas umas 24 horas,se não tiver fugas ok,então vai-te dar um pouco de trabalho e retiras toda a água,então podes colocar no sitio onde vai ficar,isto para teu seguro,porque se não fizeres isto,podes teres o aquário montado e vires a ver que há uma fuga de água,então vai-te dar muito mais trabalho,percebestes?sobre os materiais que estão no filtro,se forem esponjas se estão limpas e flexíveis ainda as podes usar dando uma limpeza,sobre a água da fonte podes usar,mas não implica que tenhas que fazer o ciclo do azoto,pois e aqui no ciclo que tem que ser bem feito,e teres calma para que as coisas corram bem,um ciclo mal feito dá na maioria das vezes morte de peixes,e dinheiro para o lixo,sobre o areão encontras em lojas de peixes e afins,escolhe um que seija neutro e pequeno fino,não areia,podes arranjar umas pedras ou compras,ou arranjas na natureza,mas atenção não arranjes pedras calcarias que te vai subir e muito o ph,para veres se são calcarias ou não,raspas um pouco a pedras e colocas uns pingos de vinagre ou limão ou outro acido,se borbulhar são calcarias,se não tiver reacção nenhuma são boas,tão bem tens nas mesmas lojas troncos há venda que são bons para colocares nos troncos as Anubias,os Fetos de Java,musgos,há,sobre o que tens no filtro alem das esponjas o que tens mais?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo por agradecer toda a ajuda e conselhos que me estão a dar uma grande ajuda nesta fase 🙂

Vou seguir essa dica para ver se existe alguma fuga, é de facto muito importante garantir que está tudo como deve estar e num local menos crítico que na sala claro 😅 dará algum trabalho mas não será muito complicado, viver numa vivenda trás vantagens nesse sentido.

Relativamente ao que tenho no filtro logo vejo melhor e tiro foto, mas o que está em cima parece um pano de feltro, também vi que tem qq coisa branca por baixo disso mas não percebi se são bolas se são aqueles cilindros furados a meio (a minha falta de termos técnicos é certamente motivo de umas boas gargalhadas eheheh).

Quanto à água e ao respetivo ciclo farei na mesma e com calma, não tenho pressa em colocar os peixes porque sei que isso normalmente não corre bem.

Relativamente ao areão vou tentar encontrar uma loja perto de mim com material indicado e aproveitar para comprar também um tronco para tentar plantar qualquer coisa.

Quanto à decoração, o que tenho (que me ofereceram com o aquário) é isto:

gZg1c1H.jpg

As plantas artificiais se correr bem não vou precisar de usar, as pedras vou então fazer o teste para saber se são ou não calcárias, relativamente aos pequenos vasos não sei se haverá alguma problema com eles, e também não sei se os vou usar para decoração.

 

edit:

aqui está o conteudo do filtro

z7xSNhA.jpg

M4tgjsT.jpg

Editado por pcsmarques
conteudo do filtro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marques 

No que toca ás pedras da-me a impressão que a que esta há direita da foto não e pedra natural,a que tem três buracos,bom essa esponja bem lavada vai dar,esses aneis brancos chamam-se cerâmicas,servem para colocares dentro do filtro para alojar bactérias,na ultima foto e aquilo que tu chamas pano de feltro,e algodão Perlon,serve para ficar na parte de cima no filtro para reter a sujidade mais fina,esse perlon encontras há venda em lojas de peixes,sobre os vasos há quem tenha para servir de esconderijos,ou ate para desova,de certos peixes que gostam de esses endereços.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o tempo vou apanhando os termos e deixo de mandar estes pontapés eheeh

Na foto está conforme a ordem de que tirei, ou seja, de cima (esquerda) para baixo (direita). A segunda coisa que parece um cilindro é um tecido que tem algo lá dentro, não sei se é aquele material escuro que existe nos filtros internos (julgo ser o carvão) se outra coisa.

Resumindo, tenho tudo o que é necessário para o filtro? ou falta alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for carvão activado não precisas de colocares no filtro,uma vez que o carvão só serve para depois de um tratamento com remédios aos peixes,coloca-se no filtro para retirar o remédio que se encontra na água do aquário,dura um mês,depois vai para o lixo,eu em cima esqueci-me de dizer-te que as cerâmicas tens que as lavares com água morna antes das colocares no filtro,a sim como o filtro deve ser bem lavado antes de montares no aquário,as pedras lavas,e podes escaldares com água a ferver,não tens que comprar o dito algodão perlon,e barato,em qualquer loja de animais peixes,encontras.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, já tenho com que me entreter no fim de semana, assim consiga ter tempo para isso e me deixem cá em casa 😁

Lavar tudo muito bem, encher o aquario para ver se tem alguma fuga.

Comprar o perlon e areão para o fundo e já posso começar a pensar em coloca-lo no sítio onde irá ficar, enfeitar e encher de água para começar o ciclo.

Mais uma vez obrigado 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, falta testar isso também!! achei que era bom limpar tudo primeiro antes de ligar à corrente.. Tudo estava a funcionar antes de ser desligado, mas já se sabe que as coisas se estragam mais quando não são usadas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a lâmpada tiver mais que um ano,já deve estar um pouco fraca,isso e que e um pouco mais caro,mas de resto se vês que a luz esta ainda boa ok,melhor e menos uns ,euros que gastas.     

Comprimentos

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas encaminhado com o Álvaro.

Lava tudo e vê se tudo funciona bem.

Vai dando uma vista de olhos em vários tópicos para ter uma ideia como tudo funciona e daquilo que eventualmente terás de investir.

Não desdizendo o Álvaro, pq ele tem toda a razão, e se não houver mesmo possibilidade deixava o filtro para daqui a uns meses.

Mas mesmo assim vais necessitar de substrato, umas lâmpadas novas, um termostato.

Quanto a material decorativo, vai dar uma volta e apanha umas rochas de diversos tamanhos e feitios.

Plantas...naturais de baixa manutenção.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Estas encaminhado com o Álvaro.

Lava tudo e vê se tudo funciona bem.

Vai dando uma vista de olhos em vários tópicos para ter uma ideia como tudo funciona e daquilo que eventualmente terás de investir.

Não desdizendo o Álvaro, pq ele tem toda a razão, e se não houver mesmo possibilidade deixava o filtro para daqui a uns meses.

Mas mesmo assim vais necessitar de substrato, umas lâmpadas novas, um termostato.

Quanto a material decorativo, vai dar uma volta e apanha umas rochas de diversos tamanhos e feitios.

Plantas...naturais de baixa manutenção.

 

 

Sim, já deu para ver que o Álvaro se farta de "trabalhar" para nós, muitas dicas nos dá 🙂

Relativamente ao filtro eu tenho estado a ver, o meu receio é mesmo o de perder a vontade e ser mandar dinheiro fora (não acho que vá acontecer, mas posso desmotivar se as coisas não correm bem), quando comprar tb queria comprar logo um em condições, já vi que os EHEIM são os mais usados, e que para o meu aquário o ideal seria a versão classic 600, o 350 também deverá dar, mas pela diferença julgo que seja preferível o 600.

O substrato, querendo colocar algumas plantas terei que comprar fertil e inerte certo? Já andei a ver umas coisas 😅

O problema da decoração acho que não será o material, mas sim a habilidade de quem o vai montar 😂 tb tenho estado a ver umas imagens na net a ver se me dão ideias.. já agora aproveito para perguntar, costumam colocar alguma coisa no vidro de trás? Pelo que tenho visto aqueles plasticos com desenhos não se usam..

As plantas tenho que ver bem porque lá está, não queria nada que me roubasse muito tempo, mas claro que queria algo bonito. gosto bastante daquela que fica em cima do areão que parece relva.. Isso tem que ser tudo comprado correto? ou conseguimos facilmente na natureza?

Editado por pcsmarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pcsmarques

Sabes que quem corre por gosto pouco ou nada se cansa, em geral quando começamos com este hobby,não sendo um hobby muito barato,ficamos muito apegados há coisa,o que eu quero dizer com isto,e que se já chegastes ate aqui,seria muito mau desistires a meio do campeonato,não podes desistir há primeira dificuldade que te aparece,e vai-te aparecer muitas,mas o gozo esta precisamente em conseguir ultrapassar todos os obstáculos,e sentirmos orgulho de nos mesmos,e daquilo que criámos,sobre estares a pensar mais tarde comprares um filtro,pois com o EHEIM 600 ficas bem servido,Sobre o substrato,eu já disse aqui no Fórum varias vezes que não uso estes substratos que agora há,mas também não digo para não usarem,e uma opção de cada um,e essa opção terás que ser tu a desedires se queres substrato enriquecido,ou um simples areão, sobre o fundo na traseira do aquário,podes colocar uma cartolina preta,ou azul dentro do teu gosto, vou-te deixar aqui um linky sobre plantas de baixa manutenção,https://tropica.com/en/plants/  ,deixo-te aqui um post aqui do Fórum muito interessante.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas Achegas.

Plantas só mesmo compradas.

Quanto ao substrato, qualquer substrato argiloso chega e não tens de adicionar mais nada. Para iniciante o JBL manado tem os 3 B, bom, bonito e barato.

O site que o alvaro referiu vai dar-te uma boa ideia do tipo de plantas com que deves imiciar. Para já esquecia tapetes até dominares o basico.

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, pcsmarques disse:

Fui ver se a lâmpada acendia disparou o quadro geral.. :/

Vê se há alguma parte molhada no sistema elétrico. Ou com aspecto de queimado. 

Como tens aí lâmpadas fluorescentes pode ser algo avariado no balastro ou no arrancador. Nada como tentares perceber o que pode estar mal. Se os teus conhecimentos de eletricidade forem nulos pede ajuda a alguém que conheças, com a eletricidade não se pode brincar. Segurança primeiro!

Como é o teu primeiro aquário mais vale ires com calma e começar por um aquário simples com plantas fáceis de manter. Depois tenta perceber se a água da tua canalização é ácida, neutra ou calcária, qualquer teste simples de pH dá te esse resultado imediato. E porque é que eu menciono isso? Porque dependendo dos valores de pH e a fauna que queres colocar vais ter ou não que escolher um substrato que altere os valores do pH. Confuso? 😀 Eu explico melhor - Se a tua água for ácida e quiseres manter peixes amazonicos ou asiáticos que preferem águas mais ácidas qualquer substrato inerte (areão de rio ou areia) serve pois não alteram os valores do pH. Se por outro lado tiveres águas acima de 7.5 de pH e quiseres na mesma manter os tais peixes que mencionei acima terás que colocar um substrato argiloso próprio para aquários que baixa os valores do pH. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar, dentro dos meus conhecimentos, ver se está alguma coisa molhada ou queimada como mencionaste, depois logo se vê..

Sim quero mesmo começar com algo simples, tanto que inicilmente nem tencionava colocar plantas reais, mas sim as de plástico, mas se bem entendi, desde que não complique com as plantas consigo colocar umas verdadeiras, o que dá logo outra beleza ao aqua 🙂

Tal como as plantas terei que tentar apontar para uns peixes mais resistentes para que não desanime logo de início..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação, já lavei o aquário todo. Fiquei com algumas dúvidas para a qual peço a vossa opinião.

A base do aquário, o plástico branca (a parte exterior é preta) da imagem abaixo, tem alguma utilidade para além de estética? Ajuda na segurança do aquário, ou é mesmo uma simples base?

T58gMJ8.jpg

 

Esta zona onde é colocado o termo, filtro e bomba deixa de ter utilidade caso pretenda utilizar filtro externo? É má ideia descolar o plástico e o vidro que faz de divisória?

Também já percebi que as riscas pretas que estão nesta lateral, que julgo ser tinta, com alguma paciência dão para tirar.. aliás acho que não gostaram do vinagre porque sairam logo algumas.

Owt64PG.jpg

 

Enchi-o o máximo possível para garantir que não tem fugas, depois para utilização normal levará menos água, mas já que é para testar que se teste a sério 😁

Ficou alinhadinho 👍

wR8coB2.jpg

 

Ele parece ter é os vidros um pouco finos, fez uma ligeira barriga, julgo não ser nada de anormal, mas tirei foto para terem uma ideia e darem a vossa opinião. Encostei este cartão para perceber melhor a barriga, não medi mas devem ser 3 a 4mm no máximo, e lá está, tem uns quantos litros a mais que aqueles que vai levar na montagem final:

Olhc04H.jpg

 

Editado por pcsmarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Vendo o tamanho do filtro em comparação com o aquário, parece que vai servir a sua função a menos que se encha o aquário de peixes. Não que um filtro maior seja mau (antes pelo contrario), mas nem sempre é necessário.

O filtro tem três funçoes principais: remover particulas que flutuam na água (filtragem mecânica, realizada pelas esponjas e pela lã); transformar compostos químicos nocivos, como a amónia e o nitrito, noutros menos prejudiciais, o nitrato (filtragem biológica, realizada pelas cerâmicas e pela ligeiramente pela esponja); e circular a água do aquário.

Se não tiveres muitos peixes no aquário, só tens que te preocupar se a bomba do filtro tem caudal suficiente, idealmente de 4 a 5 vezes o volume total do aquário. ( Por exmplo: num aquário de 100L o ideal seria uma bomba com caudal entre 400 e 500 litros/hora). Uma bomba fraca leva a uma má distribuição de temperatura e oxigênio no aquário.

As plantas naturais de baixa manutenção não te vão dar nenhum trabalho extra. Na verdade, elas vão alimentar-se de nitratos de que falei acima e também produzem oxigênio, melhorando a qualidade da água. Assim que só trazem vantagens.

Boa sorte!

Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fico a pensar nas coisas e depois lá mudo de ideias 😅

Tenho estado a ler e os EHEIM são a referência nos filtros, e os modelos CLASSIC a versão mais acertada para o meu caso. A grande questão é, a versão 600 não será demasiado para este aquário? o 350 não será suficiente?

Onde consigo bons preços online?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.