SOS Aquário em falência!


rui_vasco

Recommended Posts

Boa tarde. Há 3 semanas comecei a notar que os meus escalares (tinha 4 adultos e 2 pequenos) estavam a ficar com manchas brancas. Aconselharam-me a fazer tratamento com eSHa 2000. Assim fiz. Não melhorou nada. Fui perdendo os escalares 1 a 1.... Agora até os troncos estão cheios de bolor e tenho tudo a morrer.... Que hei-de fazer?

 

Desde já grato pela ajuda.

ap6s6.jpg

2e583sw.jpg

 

2n20dqg.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rui

 

Fizeste o ciclo? senao fizeste era melhore fazeres...

Qual o setup do aquario? que temperatura tá?

 

Antes de QUALQUER TRATAMENTO deve-se tentar outros procedimentos antes. Se realmente for bactéria deverias tirar os escalares para outro aquario ou caixa grande e fazer o tratamento com um termostato lá e uma pedra porosa para o oxigénio.

Se isso for ictio aumentas a temperatura. que é mais o que me parece. Sobre bolor...esses troncos vieram da onde? se foram da rua trataste-os? tens CO2? pois tens algas petecas. ou se tens a variaçao é grande. essas algas nao fazem mal a unica coisa que fazem é ficar feio. mas tambem á tratamento para elas.

Diz me o teu setup para te poder ajudar. 

 

abraço e calma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolor nos troncos é normal no início em troncos que nunca foram usados antes. Isso é papinha para caracois e camarões! Já os tufos de BBA é que me baralharam, essas algas tendem a aparecer em aquários já maturados com falta de manutenção! 

Para tirar as dúvidas convém que digas todas as informações necessárias sobre o aquário!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tenho o aquário há mais de 1 ano. Faço TPA´s mensalmente (mais ou menos). Os troncos estão no aquário há vários meses e comprados em loja de aquariofilia. Tinha um comunitário com 2 zebras, 1 bicolor, neons, 1 danio denesoni e 4 escalares enormes!... Já perdi tudo....

Tenho um aquatlantis de 300l com a biobox. 

A única alteração que fiz recentemente foi retirar o cartuxo de filtração de lá por um de carvão... será daí??

Uma vez que perdi já tudo (ou quase) que solução para reeiniciar?? É pá estou mesmo desiludido! 😖

 

Abraço e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rui

que temperatura ta o aquario?

Medidas?

Filtro?

Tem ciclo feito?

Para alem de mudares isso que mudaste mais?

Como é a tua agua? tens testes? se sim fizeste?

Pode ter sido um parasita mas nao dizer ao certo pois esse bolor é normal nos troncos e como o tozé disse se nunca foram usados quase todos deitam isso e as BBA é co2 com corrent a mais.

De quanto fazes  a TPA? 20%? 50%? que temperatura ta a agua que metes? que cheiro tem? normal ou aquele cheiro a lixivia ou a cloro?

O que tem o teu filtro? que materias filtrantes tem?

 

 

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biobox não é, na minha opinião, a melhor opção de filtragem! E rouba espaço ao aquário. Eu retirava a biobox e comprava um bom filtro externo completo com boas mídias biológicas incluídas. O carvão só serve para limpeza de medicamentos após um tratamento ao aquario. 

Podes colocar fotos do estado actual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde e muito obrigado pelas respostas e ajuda. Infelizmente morreu tudo! tentei TPA, tratamentos anti fungus, até pantelmin usei mas nada. Agora a minha dúvida é como recomeçar?... Retirei a água toda. Passei troncos por água corrente e escovei-os. retirei também as pedras e as (poucas) plantas que restaram) mas não sei o que faça com a areia e substrato.... retiro tudo? Substituo?

 

Muito obrigado mais uma vez!

Abraço.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

Se morreu tudo,e como tens algas no aquário,é uma boa oportunidade de montares tudo de novo,e fazeres o ciclo do azoto como deve ser,mas primeiro pensava num bom filtro,porque biobox não dá, sobre o substrato retiras tudo,e se der para recuperar tudo bem,senão terás que comprar um substrato novo,agora só tu podes decedires.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Um filtro qualquer que a tua carteira chegue,e que faça umas 6 ou 7 vezes o caudal do teu aquário,fazes umas pesquisas pela net e vais ver qual gostas mais para ti e tu carteira 😁 um bom filtro num aquário e meio caminho para as coisas correrem melhor,sendo o filtro o pulmão do aquário.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

Boas

Um filtro qualquer que a tua carteira chegue,e que faça umas 6 ou 7 vezes o caudal do teu aquário,fazes umas pesquisas pela net e vais ver qual gostas mais para ti e tu carteira 😁 um bom filtro num aquário e meio caminho para as coisas correrem melhor,sendo o filtro o pulmão do aquário.

 

Exacto, o filtro pode ser fundamental, mas as TPAs também ajudam imenso. A manutenção geral é que realmente trata da melhor maneira do aquário, ou seja, tu próprio é que podes encaminhar correctamente a vida do aquário. 300 litros já é um bom tamanho e se cumprires as regras básicas de manutenção, então nem precisas de ter grande trabalho. TPAs dão trabalho em aquários grandes, mas se fizeres mudanças de água semanais ou mesmo quinzenais de 25% ajuda mesmo muito, tal como limpeza mensal do filtro, sempre com água da própria TPA. No final dá sempre menos trabalho manter do que remontar, apesar de a remontagem dar um gozo especial. Aproveita para corrigir alguns erros na nova montagem.

Já agora boa sorte e se possível faz post aqui no fórum para seguir.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/12/2018 at 16:01, MrOverclock disse:

Só por curiosidade, fizeste uma grande troca de água no dia em que trocaste o filtro?

Boa tarde. Sim, de facto fiz uma TPA de cerca de 50% e coloquei um filtro de carvão e retirei um de lã que já estava saturado. Também alterei o produto de tratamento de água.

Tenho outra dúvida. Já retirei tudo do aquário e limpei com uma escova e água corrente. A minha dúvida é se devo desinfectar esses materiais (paus, troncos,...) e se devo retirar também a areia e o substrato?

 

Abraço e obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Sim, de facto fiz uma TPA de cerca de 50% e coloquei um filtro de carvão e retirei um de lã que já estava saturado. Também alterei o produto de tratamento de água.
Tenho outra dúvida. Já retirei tudo do aquário e limpei com uma escova e água corrente. A minha dúvida é se devo desinfectar esses materiais (paus, troncos,...) e se devo retirar também a areia e o substrato?
 
Abraço e obrigado mais uma vez.
Ao fazeres uma grande troca de água e ao mesmo tempo do filtro podes ter reiniciado o ciclo. Sou principiante nisto mas tenho lido que ao fazeres isso tiras as bactérias benéficas do filtro e tiras também as que andam na água e é quase como se fosse um aquário novo. Os experts que confirmem ou desmintam esta teoria.

Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

Podes muito bem dar uma fervura aos troncos,agora tirares a areia e o substrato,acho que sim,ate porque deve estar tudo misturado,além de que deves ter algas juntamente com o substrato,talvez o melhor mesmo era outro substrato novo,uma vez que vais ter que fazeres o ciclo do azoto novamente.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumo fazer a limpeza do filtro, uma vez por mês, no dia da TPA e não tenho problemas, mas sim, se fizeres uma limpeza a fundo, seja no dia da TPA ou não, podes matar as bactérias que habitam no filtro e reduzir drasticamente a capacidade de filtragem biológica da montagem.

O que acho é que o desgaste pela falta de manutenção, pelo menos ao nível das TPAs, e talvez limpeza geral, pode ter saturado o aquário, e mesmo se parecia que estava tudo bem, ao minimo descuido foi tudo por água abaixo, salvo seja. A manutenção é muito importante para manter um aquário saudável. Estares no limite das capacidades do mesmo é que me parece ter sido o causador desses problemas. O que sugiro é refazeres a montagem e na nova teres atenção e fazeres uma manutenção adequada. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e muito obrigado pelas ajudas!

Já remontei o aquário mas não alterei (ainda) o filtro. Depois de ferver pedras e troncos, coloquei tudo, troquei substrato e areia e 3 plantas, filtros novos e coloquei bactérias nas porcelanas. Também coloquei fertilizante para as plantas 2 ou 3 vezes.

Liguei há 3 dias. Devo aguardar 3 semanas ou posso já colocar 1 ou 2 zebras? A luz deve estar ligada durante quantas horas? A temperatura está nos 22º, está ok? 

 

Ps.: Reparei há pouco que um dos troncos parece já ter algum bolor numa certa zona... será normal??

 

Abraço!

Editado por rui_vasco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Vasco

Já tens filtro novo?  não não podes colocar peixes,pois tens que fazer o ciclo do azoto que demora trinta dias,vai colocado um bocadinho de comer dos peixes dia sim dia não para ajudar a criar bactérias,a luz tem que estar ligada,não te esqueças que as plantas precisam de luz,agora o tempo que vais ter a luz ligada pelo menos umas 7 horas,sobre a temperatura pode ficar nos 26º graus,esse bolor e normal aparecer nos troncos quando são novos,podes tirar isso com uma escova de dente velha e bem lavada com água quente,agora Rui tem calma deixa o ciclo correr,neste hobby requer muita paciência,nada de stress,vais ganhar no final ficar tudo a correr melhor.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da ciclagem do aquário tem a ver com a criação das bactérias chamadas "benéficas", aeróbias e anaeróbias, afim de haver capacidade de processamento  de elementos que são prejudiciais. Ora se já leste sobre o ciclo do azoto (basta veres uma daquelas imagens que aparecem logo no google assim que fazes a pesquisa, que consegues logo ter uma ideia geral do que é) sabes que tens de permitir que esta primeira ciclagem do aquário se complete, para que essas bactérias sejam criadas, e que são fundamentais para que este ciclo se vá repetindo ao longo do tempo de vida do aquário. O ciclo do azoto não se faz apenas nos primeiros 15 dias, no primeiro mês ou mês e meio, é um ciclo continuo e que não pode ser interrompido. Isto é o que referi acima, quando disse que saturaste a capacidade de filtragem do aquário.

Ora se começas a colocar peixes quando chegar ao fim desse primeiro ciclo, o normal é haver um pico de amónia, e como a amónia em quantidades elevadas é tóxica, o que vai acontecer é que te vai matar os peixes, ou no mínimo deixá-los debilitados.

A temperatura e a luz tem sempre a ver com o tipo de aquário que vais ter desta vez.

Já agora que solo é que estás a usar agora? 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

E isso,como dizes Bruno,o ciclo não termina findo os trinta dias,mas esta sempre a ciclar,por isso se chama ciclo,nunca termina,a não ser que se corte esse seguimento com a paragem do filtro,mas mesmo a sim durante uns tempos as bactérias que se encontram no substrato vão continuando o seu trabalho.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao solo, só perguntei porque alguns alteram parâmetros ou necessitam de mais tempo de ciclagem, porque têm o pico de amónia mais tarde, ou seja, demoram mais tempo a ciclar.

A montagem está engraçada, e nisto o principal é que tu gostes, mas tens um rizoma de feto no solo o que não é o ideal. Pelo menos não deves enterrar o rizoma porque podes asfixiar a planta. Por norma, as plantas de rizomas costumam-se colocar em troncos ou pedras, mas também podes por no solo, mas claro desde que não enterres o rizoma. Tenho bastantes anubias e mesmo Bucephalandras tanto no solo como agarradas, mas sinceramente os fetos gosto mais de ver nos troncos e pedras. Dá um efeito espectacular porque parece mesmo com folhas das árvores. Mas isso fica ao teu critério porque, como já disse, o que interessa é que a montagem esteja a teu gosto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, rui_vasco disse:

Já agora, um dos troncos já tem imenso "bolor?" será normal??

O que referes é apenas uma espécie de fungo que por vezes aparece nos troncos, especialmente em montagens novas ou troncos recentemente colocados dentro de água. É um tufo acizentado? Se sim, é normal. Podes remover com a mão ou uma pinça que por norma até sai facilmente. Em alternativa podes deixar onde está porque acaba sempre por desaparecer. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais