Primeiro plantado


Loukitos

Recommended Posts



Boas, no ano passado entrei neste mundo com um aquário de 128 litros onde cometi imensos erros de principiante. Desde não ciclar o aquário , colocar espécies incompatíveis juntas , alimentação não adequada... 

[editado] O projeto mudou imenso desde a minha primeira publicação aqui [editado]

Desta vez, não querendo começar nem abandonar o projeto estou com um cubo de 45*45*45 

Onde pretendo começar um low tech. 

Agora a minha questão, e onde não quero falhar logo inicialmente: que espécies posso colocar aqui ? E quantidades ? 

Embora goste de escalares (angelfish) sei que não será o mais adequado pois estes vão crescer e provavelmente só poderia ter um par deles e mal. 

Gostava de ter alguns peixes de cardume mas ter um ou dois que fossem o foco principal.

 

Aceito propostas

Editado por Loukitos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, presumindo que tenhas o resto do equipamento necessário podes introduzir um cardume de tetras (neons, cardinais...) e um casal de ramirezis ou apistros. Mas isto é tudo no campo das hipóteses porque cada espécie tem as suas necessidades próprias nas características da água, plantas, esconderijos, etc.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

(...) podes introduzir um cardume de tetras (neons, cardinais...) e um casal de ramirezis ou apistros. (...)
 

Como cardume estamos a falar de quantos 10 ?? 

Para um aquário de 90 litros. Não daria para colocar mais nenhuma espécie ? 

 

(Gostei bastante dos apistos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São 90lts mas apenas 45cm de território. Um casal de apistos com um cardume de tetras é qb. Um cardume para mim são mais de 10 e normalmente aponto para cima pois são peixes nos quais se perdem sempre alguns de início. Podes ainda meter alguns otocinclus que são pequenos e ajudam nas algas. Para Cory's acho que os 45cm e curto.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Loukitos

Acho que podes,sendo que um Gourami anão chega aos 7,5cm o que não e muito grande,se não colocares peixes maiores,uns otocinclus,e uns tetras neons,acho que ficas bem servido.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Loukitos said:

Não serão demasiado territorialistas para 45 cm ? 

 

 

Podes ver aqui informação sobre a espécie e decidires por ti mesmo:

trichogaster-lalius

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que me está a faltar de momento é um móvel para colocar o aquário xD

De resto já estou preparado para montar. Depois vou usar água de outro aquário para acelerar a ciclagem. 

Alguma recomendação para móvel ?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, Loukitos said:

A única coisa que me está a faltar de momento é um móvel para colocar o aquário xD

De resto já estou preparado para montar. Depois vou usar água de outro aquário para acelerar a ciclagem. 

Alguma recomendação para móvel ?

Tens sempre a opção de fazeres tu (vê a categoria diy aqui do fórum), mandar fazer ou comprar já feito numa loja da especialidade. Tenho também lido no FB em alguns grupos pessoal que compra uns no ikea fica mais barato mas não sei se serão seguros.

Cumprimentos

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas LouKitos

Então já há móvel e aquário montado?como estão a correr as coisas?conta aqui para a gente como está a correr,se já montastes o aquário,ou não.

Cumprimentos    

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas LouKitos

Então já há móvel e aquário montado?como estão a correr as coisas?conta aqui para a gente como está a correr,se já montastes o aquário,ou não.

Cumprimentos    

Ora bem, o móvel estou a usar uma secretária antiga que aqui tinha. Em relação ao aquário montei agora um SUMP lateral. Ja encomendei as plantas e na próxima quinta feira já vou montar. Mais logo já posso postar aqui as fotos. 

Também fiz umas tampas para o aquário em vidro com portas de correr. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depois de todo este tempo, não se tivesse metido as festas natalícias e as festas de viragem de ano, juntando com uma resma de trabalhos para entregar neste final de semestre, arranjei um bocadinho para tirar umas fotos e dar um upload a algumas antigas.

As plantas chegaram no dia 20 de Dezembro de 2018:
TRGcqSv.jpg

Na foto podemos identificar Hydrocotyle Leucocephala ; Bacopa Monnieri ; Rotala Rotundifolia ; Lobelia Cardinalis ; Hemianthus Micranthemoides.

Também adicionei plantas flutuantes, mais em concreto, Savinia Natans.

Após ter plantado: 

mCNJd0K.jpg
DdKAeyS.jpg

No dia 25 de Dezembro vi isto no meu aquário:

gqyOVOc.jpg

Perguntei em uns grupos no facebook e disseram-me que era bom sinal, era as bactérias benéficas a fazerem o trabalho delas. aproveito para perguntar se seria mesmo isso.

Fiz um teste de PH nesta altura e estava a 6.5. 

Não realizei mais testes pois nao tenho como o fazer ainda. 
Com cerca de 10 dias já podia ver este crescimento:

BMVbOdQ.jpg

Como não tinha aparecimento de algas decidi aumentar a luz de 7h para 8h.

Comprei uns neocaridinas e no primeiro dia estavam assim:
YwfnQe4.jpg
comprei uns pés de Vallisneria Spirallis Tiger , Cryptocoryne Wendtii castanha e mais alguns de Hemianthus. entretanto já estavamos nos 15 dias quando plantei estas plantas (entretanto coloquei pelicula preta no aquário):

BmhIF7u.jpg

e tirei esta foto aos camarões após 5 dias:
5v0Qyc2.jpg


Relembro que este é o meu primeiro contacto com várias coisas desde plantado, camarões, luz, etc...
Esta semana chega o sistema de CO2 e também fertilizantes liquidos da Tropica.
Depois volto a atualizar 😉

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Loukitos

Esta bonito o teu aquário,mas como sempre não há bela sem senão,só não gostei muito dessa pedra ao meio a sim tombada,mas quem tem de gostar es tu,pois es tu que vê o aquário todos os dias,foi só a minha opinião,mas não deixa de estar bonito e muito simples,e já tem muitas plantas o que já e muito bom,pois elas ajudam muito o sistema,parabéns.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não fosse pela trabalheira que ia dar novamente, teria feito algumas coisas diferentes. Quando chegar as férias no verão, irei desmontar e colocar outro substrato e mudar um pouco o layout. até lá fica assim e até as plantas crescem entretanto. 

Uma nota, tenho substrato fértil por baixo dessa areia. Coloquei vermicomposto mistura com areia e rochas vulcânicas para melhor acumulação de bactérias no substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação: 
-encomendei no domingo o sistema de CO2, fertilizante líquido e um pote de Ludwigia Palustris numa loja portuguesa que alegadamente entrega em 48h...
Passou-se a semana todo e não recebi nem encomenda, nem qualquer tipo de contacto a justificar o atraso da mesma.


- A Rotala Rotundifolia finalmente começa a ficar com as folhas mais finas:

H2SDU50.jpg


- A Lobelia Cardinalis já cresceu o triplo desde que chegou, eram apenas 3 ou 4 folhas e tinham uns 2 cm agora estão assim:

NDIrIfi.jpg


- As Bacopa Monnieri também tem crescido bem, em breve quando chegar as tesouras e pinças, vou cortar algumas pontas para começar a replantar e tornar mais denso:

hnA1QBj.jpg

- Para finalizar uma foto do aquário com 21 dias:

c9NSh3o.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Imenso tempo depois, muita coisa foi mudando, tanto a nível de fauna como a nível de flora. Agora que comecei a morar na cidade do Porto, irei montar outro aquário aqui na cidade, e este continuará lá na aldeia. O aquário está bastante estável e confesso que as TPA são quase de 2 em 2 meses quando vou à aldeia. Os camarões continuam a multiplicar-se de uma forma louca. Quando montar o novo aquário, quero selecionar alguns dos camarões (talvez os verdes ou os azuis) e fica apenas com esses. Será uma experiência mais avançada, vou preparar o hardscape com antecedência e sem pressas para ter pronto. A única coisa que ainda tenho que ver, é como vou fazer para deixar o aquário completamente silencioso. Mas nada que um filtro externo e um móvel com isolamento acústico não resolvam. Quando avançar com o projeto, irei abrir um novo tópico. Mas este vai ficar para já em standby. OukDpqy.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

SwqvEeR.jpg

As cryptocoryne começam a tomar conta do aquário. Estava em piloto automático desde a última foto. Foi só esfregar os vidros, 50% TPA e já está...

 

Sem CO2, luz dos chineses, com terra de vaso e depois areão preto por cima. 

Os camarões são às centenas. E a planta misteriosa que vai servindo de tapete continua a crescer. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.