Iniciante - Eco Kit 27 Aquapor


_JV_

Recommended Posts

Bom dia,

Adquiri o seguinte kit (ECO 27 Aquapor 27x14x27cm):002113932_1000_787.jpg

O meu filho em idade pré-escolar tem estado sempre a pedir-me para ter um peixe, pelo que o objetivo é colocar um goldfish comum e começar a incutir na criança a responsabilidade de ter um animal de estimação (sempre com a minha supervisão).

Parto do ponto 0 (ou até abaixo), porque nunca tive a experiência de cuidar de um peixe, pelo que as minhas dúvidas iniciam logo na montagem deste kit:

A pequena peça plástica verde que se vê na imagem (uma espécie de um "T"), monta-se em que local e para que serve?

O kit tem um tubo flexível que numa ponta irá ligar à bomba de ar e na outra ao cone da base plástica do aquário.
Existe também um tubo mais grosso por onde irão circular/sair as bolhas de ar.
Este tubo (regulável em altura) deve estar terminar abaixo (submerso) ou acima da superfície da água?

A bomba de ar deve estar em funcionamento contínuo ou ligada apenas algumas horas por dia?

Estive a verificar o funcionamento da bomba e esta em particular (Aquapor Eco-air 9800) parece-me algo barulhenta e demasiado "forte" para um aquário tão pequeno.

É indicada para este aquário ou devo procurar outra solução?

Grato desde já pela vossa ajuda e comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia @_JV_,

Em primeiro lugar bem vindo a este mundo muito interessante e que nos enche de grande prazer.

Agora, em relação ao material que tu tens penso que tens por aí vários problemas.

6 minutes ago, _JV_ said:

o objetivo é colocar um goldfish comum

Esse aquário não é apropriado para goldfish de qualquer tipo. Estes peixes são de lago, crescem muito e para manteres em aquário tens que ter um bastante maior.

Se ainda tiveres hipóteses de trocar esse kit aconselhava-te a trocar ou devolver porque senão vais matar muitos peixes. Se por outro lado pretenderes manter ou se for impossível trocar o kit com calma consegues fazer uma coisa engraçada para um betta ou camarões/caracóis.

Se a opção for manter: em primeiro lugar vais precisar de um filtro (consegues arranjar a preço acessível uns de mochila em alguns chineses), a bomba de ar não te serve para nada (só vai stressar os peixes e não tem qualquer utilidade na oxigenação, o que oxigena a água é o movimento da mesma provocado pelo filtro), também vais precisar de um termóstato (25 ou 50w o menor que conseguires porque esse aquário só leva 10l de água sem rochas, plantas ou decorações)

Antes de colocares peixes tens que fazer o ciclo do azoto:

Que em termos muito simples é criares uma colónia de batérias que vai "cuidar" da água e demora cerca de um mês.

Quando decidires o que fazer e se tiveres mais dúvidas (e vais ter de certeza) coloca à vontade que estamos cá para ajudar.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já foste bem aconselhado pelo Marco Lopes.

Venho apenas acrescentar alguma informação sobre os goldfish

 

Esses peixes (ao contrário do que se pensa e dizem muitas vezes em lojas de animais) exigem aquários muito grandes ou lagos. Para ter uma ideia, um peixe desses exige no mínimo cerca de 120 litros de água e mais 30 a 45 litros por cada peixe adicional. Sendo recomendado nestes peixes ter no mínimo 2 e sempre desta espécie. Ou seja, para dois peixes o recomendado seria um aquário com um mínimo de cerca de 150 litros de água e pelo menos 0.80 a 1.00 metros de comprimento. Não precisam de aquários muito altos cerca de 45 cm chega.

Por outro lado esses peixes são de água fria e sujam imenso a água por isso vai ser necessário um filtro muito bom. O filtro deve fazer cerca de 10x o volume do aquário por hora senão vai estar constantemente a fazer TPAs (trocas parciais de água) grandes. Por isso para um aquário de 150 litros o filtro deve fazer no mínimo 1500 litros/hora. 

Apesar de peixes de água fria um termostato é essencial pois senão vais ter variações de temperatura ao longo do dia e noite e os peixes são sensíveis a isso. Grandes variações de temperaturas pode levar a doenças como íctio. Por isso é necessário também um termostato bom para manter a temperatura constante. Para um aquário de 150 litros pode se usar um termostato de 150 watts. 

 

Com isto apenas queria que reconsidera-se sobre o uso a dar a esse aquário caso já não o consiga trocar. Pois seria muito desajustado para um goldfish e iria ter algumas mortes com estes peixes num aquário assim. 

No entanto esse aquário pode ser usado para outros tipos de peixes como anteriormente falado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JV

Já foi tudo dito,o que eu vou acrescentar e sobre o aquário ser muito pequeno,mas se conseguires montares o mesmo com um tronco pequeno com umas Anubias Petite,uns Fetos de Java ou outro,e uns musgos,todas estas plantas são atadas ou coladas ao troco,e depois do ciclo do azoto pronto então um peixe Betta,ou então ai uns sete ou oito Neons,ou uns camarões,tudo isto como já te foi dito comprares um filtro de mochila,que esse que tens não presta,sempre que fores comprar alguma coisa antes de comprares vem aqui e pergunta,porque a sim poupas dinheiro,e não vais comprar coisas que o lojista te quer impingir,e que depois não vão ter qualquer utilidade,outra coisa para teres estas plantas tens que teres luz.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Então mas isto quer dizer que aqueles peixes de água fria que às vezes se mantêm em aquários redondos de 3 ou 4 litros deviam estar em aquários de 120?



Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MrOverclock,

Tal como Alvaro Silva referiu se for só para 1 peixes desses exige no mínimo cerca de 120 litros de água e depois por cada peixe adicional mais 30 a 45 litros. Por exemplo 3 peixes seria necessário no mínimo um aquário com cerca de 180 ou 200 litros de água. 

Esses aquários que referes são um castigo autentico para este tipo de peixes. Mesmo que ouças alguém dizer que teve 1 que durou num aquário desses por exemplo 5 anos  basta pensar que em condições ideais durariam mais de 15 anos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.