Duvidas para aquario +- 54L


Bruno_Henriques

Recommended Posts

Boa noite a todos e desde já agradeço a quem poder responder.

 

As duvidas são imensas... iniciei neste mundo à sensivelmente 2 meses, com 1 aquário de 17L. Foi um inicio muito atribulado... iniciei com 2 Molly, 1 Corydora, 1 Plecostomos e 1 tetra fantasma... e com um pequeno imprevisto... uma das molly desovou, morrendo em seguida, (e desde aí todas as Mollys substitutas que compro para o aquario morrem!) tendo mais 7 ocupantes do meu pequeno aquário (que já têm 1 mês), daí a minha urgência em mudar para 1 aquário maior, nomeadamente de 54L sensivelmente, pois por restrições de espaço, não posso ter maior.

O tamanho seria de 60x30x30 sensivelmente... mas aqui a minha duvida prende-se com comprar aquário com Kit, ou recorrer à compra de aquário personalizado... tenho como teto os 100 euros para aquário se for de Kit e os 60€ se for personalizado... já tenho bomba de ar Elite 800, aquecedor 50W e termômetro, tenho de comprar 1 filtro (que por restrição do espaço terá de ser interno) e lâmpada.

O aquário será para ter: 2 corydoras, 1 Plecostomos, 9 Molly e talvez 1 buzio Helena e 1 caracol croado.

Tenho de ter obrigatoriamente tampa no aquário... tenho uma gata super curiosa,  por isso nem vale a pena arriscar.

A minha ideia era ter plantas também no aquário, fazendo uma composição minimalista.

Fui buscar inspiração a estes 2 aquarios:

https://www.youtube.com/watch?v=UJowwxyqrN0&list=WL&index=7&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=APuKBcigouM&t=11s

Seria então assim:

-- Aplicar ventosas para fixação de tubos de ar, que desciam ao longo da parede do aquário, sendo que teria um difusor de ar no fundo do aquário e duas pedra de ar ambas nos cantos da frente do aquário (usando conectores para o efeito, fixando tudo com ventosas no fundo do aquário).

-- Aplicar uma camada de substrato de 2 cm de altura no fundo nas zonas a aplicar futuramente as plantas (zona de trás do aquário e junto as duas pedras de ar dos cantos da frente);

-- Aplicar arreia branca na área que não é para ter plantas (sensivelmente 4Kg), aplicar areão preto (com 2-3 mm) (sensivelmente 6Kg) na área que é para ter plantas; Aplicando um desnível de 8 para 4 cm da parte de traz para a frente do aquário.

-- Aplicar pedras (no máximo 4) e troncos (no máximo 3) variados a decidir futuramente

-- Aplicar plantas variadas, a decidir futuramente (3 de crescimento lento e 6 de crescimento rápido).

 

1ª Duvida, que substrato aplicar, com o melhor relação qualidade/preço sabendo que vou precisar de sensivelmente 2.5L e não queria gastar mais de 12-13€.

2ªDuvida posso aplicar areão de 2-3 mm,  nas zonas para plantar ou devo optar por uma granulometria maior?

3ªDuvida que filtro comprar, o que recomendam, até 25/30€, com melhor qualidade/preço;

4ªDuvida, se optar por um aquário personalizado, como faço a fixação da iluminação??, é que os Kits têm a tampa de plástico para encaixe das lâmpadas. e tenho de ter o aquário mesmo com tampa por causa da minha gata.

 

Grato pelas respostas e tempo dispensado.

 

Editado por Bruno_Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Bruno_Henriques said:

Boa noite a todos e desde já agradeço a quem poder responder.

 

As duvidas são imensas... iniciei neste mundo à sensivelmente 2 meses, com 1 aquário de 17L. Foi um inicio muito atribulado... iniciei com 2 Molly, 1 Corydora, 1 Plecostomos e 1 tetra fantasma... e com um pequeno imprevisto... uma das molly desovou, morrendo em seguida, (e desde aí todas as Mollys substitutas que compro para o aquario morrem!) tendo mais 7 ocupantes do meu pequeno aquário (que já têm 1 mês), daí a minha urgência em mudar para 1 aquário maior, nomeadamente de 54L sensivelmente, pois por restrições de espaço, não posso ter maior.

O tamanho seria de 60x30x30 sensivelmente... mas aqui a minha duvida prende-se com comprar aquário com Kit, ou recorrer à compra de aquário personalizado... tenho como teto os 100 euros para aquário se for de Kit e os 60€ se for personalizado... já tenho bomba de ar Elite 800, aquecedor 50W e termômetro, tenho de comprar 1 filtro (que por restrição do espaço terá de ser interno) e lâmpada.

O aquário será para ter: 2 corydoras, 1 Plecostomos, 9 Molly e talvez 1 buzio Helena e 1 caracol croado.

Tenho de ter obrigatoriamente tampa no aquário... tenho uma gata super curiosa,  por isso nem vale a pena arriscar.

A minha ideia era ter plantas também no aquário, fazendo uma composição minimalista.

Fui buscar inspiração a estes 2 aquarios:

https://www.youtube.com/watch?v=UJowwxyqrN0&list=WL&index=7&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=APuKBcigouM&t=11s

Seria então assim:

-- Aplicar ventosas para fixação de tubos de ar, que desciam ao longo da parede do aquário, sendo que teria um difusor de ar no fundo do aquário e duas pedra de ar ambas nos cantos da frente do aquário (usando conectores para o efeito, fixando tudo com ventosas no fundo do aquário).

-- Aplicar uma camada de substrato de 2 cm de altura no fundo nas zonas a aplicar futuramente as plantas (zona de trás do aquário e junto as duas pedras de ar dos cantos da frente);

-- Aplicar arreia branca na área que não é para ter plantas (sensivelmente 4Kg), aplicar areão preto (com 2-3 mm) (sensivelmente 6Kg) na área que é para ter plantas; Aplicando um desnível de 8 para 4 cm da parte de traz para a frente do aquário.

-- Aplicar pedras (no máximo 4) e troncos (no máximo 3) variados a decidir futuramente

-- Aplicar plantas variadas, a decidir futuramente (3 de crescimento lento e 6 de crescimento rápido).

 

1ª Duvida, que substrato aplicar, com o melhor relação qualidade/preço sabendo que vou precisar de sensivelmente 2.5L e não queria gastar mais de 12-13€.

2ªDuvida posso aplicar areão de 2-3 mm,  nas zonas para plantar ou devo optar por uma granulometria maior?

3ªDuvida que filtro comprar, o que recomendam, até 25/30€, com melhor qualidade/preço;

4ªDuvida, se optar por um aquário personalizado, como faço a fixação da iluminação??, é que os Kits têm a tampa de plástico para encaixe das lâmpadas. e tenho de ter o aquário mesmo com tampa por causa da minha gata.

 

Grato pelas respostas e tempo dispensado.

 

Antes de mais parabéns por te começares a aventurar neste fantástico hobby. 
Gostei muito dos vídeos que tens como inspiração. 
Relativamente ao Kit ou personalizar um "pack" eu optaria por...depende mesmo do que queres para o futuro...
Personalizar tens a possibilidade de comprar um filtro melhor que te permita mais tarde usar num outro aquário maior, se comprares um Kit ficas limitado a um filtro que te impingem e que ao final de contas não te dá conta do recado em condições. Os filtros quando carregados com matéria filtrante ou esponjas perdem muito caudal e por isso escolher sempre um filtro com uma capacidade maior é melhor. Em contrapartida tens os kits, tudo direitinho, tudo encaixa nos sítios certos e pronto a trabalhar e a questão da tampa que deve ser mais seguro.
Depois tens a questão da bomba de ar que a meu ver é simplesmente estética, a não ser que tenhas peixes que necessitem mesmo de uma muito boa oxigenação. 
Sobre o aquecedor...Confirma se esse termostato chega para aquecer esses 54 Litros de água, agora no inverno pode ser pouco. 
Filtro. Existem no mercado dezenas de opções mas se a tua escolha vai para os internos, optaria pelos filtros de mochila, são práticos, fáceis de limpar e não te roubam espaço dentro do aquário. 
Relativamente à luz, tenta ler um pouco e informar-te sobre a intensidade da luz, se queres futuramente plantas que tenham necessidade de bastante luz, a luz do kit pode não chegar. 
Sobre a fauna que escolheste, alguém te irá elucidar melhor mas acho que essa Helena não se vai dar bem com o caracol. 
 

1ª Duvida, que substrato aplicar, com o melhor relação qualidade/preço sabendo que vou precisar de sensivelmente 2.5L e não queria gastar mais de 12-13€.
O substrato fértil tem um valor bastante alto. Daquilo que conheço o mais barato em relação qualidade preço deve ser o da JBL manado. As plantas que pensas colocar precisam mesmo de substrato?

2ªDuvida posso aplicar areão de 2-3 mm,  nas zonas para plantar ou devo optar por uma granulometria maior?
Podes aplicar esse areão sem problema. é o que uso e não tenho problemas. 

3ªDuvida que filtro comprar, o que recomendam, até 25/30€, com melhor qualidade/preço;
Tenho um da tetra interno que me dá conta de 90 litros de água sozinho. 

4ªDuvida, se optar por um aquário personalizado, como faço a fixação da iluminação??, é que os Kits têm a tampa de plástico para encaixe das lâmpadas. e tenho de ter o aquário mesmo com tampa por causa da minha gata.
Não posso ajudar. 

Uma coisa importante antes de começares é fazer o ciclo do azoto.

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este hobby Bruno. 

Aconselho-te a passar por este tópico:

Este não é um hobby barato e mais vale acertámos na compra dos nossos primeiros materiais porque senão depois ou acabamos por desistir ou ter que fazer outros gastos mais tarde tornando o nosso orçamento mais dispendioso. Com qualquer um dos kits sugeridos nesse tópico ficas bem servido e no mínimo podes ficar com uma idéia do material que realmente precisas e até procurar por preços melhores em outras marcas.

Quanto à questão dos vivos tens por aí 2 problemas: o primeiro é o pleco este peixe cresce muito e suja muito a água e por isso nem o aquário atual serve para ele nem o que pretendes comprar; o 2º não sei o que é o caracol croado mas os helenas são carnívoros e vão comer-te os outros caracóis do aquário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno_Henriques

Não percebo porque não podes investir num filtro externo,dizes que ocupa espaço,porque dizes que não tens espaço,uma vez que o aquário fica em cima de um móvel e o filtro fica no chão,então não ocupa tudo um só espaço?para que estar a complicar o que e simples.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grato pelas respostas de ambos.

 

Já tinha visto o tópico do Toze Nunes, mas por restrição de ter uma gata engenhocas e louca... não posso ter 1 aquário aberto ou com tampa de vidro e luz colocada em cima... infelizmente não posso mesmo, caso contrario o 1ºKit sugerido seria o que iria comprar.

Por isso o meu pedido de ajuda, já vi vários Kits na net... e gostaria se não fosse pedir de mais que me aconselhassem no que consideram melhores, qualidade/preço:

 

https://vicioanimal.pt/produto/aquario-aquadream/

 

http://www.zoofast.pt/aqua-el-conjunto-de-aquario-leddy-set--pg-18161.html

 

https://www.peixanario.com/produtos/8833/aquario-aquael-kit60-54l-leddy-6w-filtro-termostato

 

https://www.miscota.pt/peixe/eheim/p-41974?fbclid=IwAR1HWW5V6x9kp4urcjzhoy4j59GjWZdJThuzf94suTOOAnu11SJ02w1Bcms

 

https://www.zooplus.pt/shop/peixes/aquario/aquarios_completos/aquarios_medios/474500?fbclid=IwAR2Z5OiymB2_hui0q_5zhbqVRp680ns4asQSM-VZ9yy557IP9WesX-Pub4E

 

Em relação aos vivos, depois consultei o fórum e sim teria de optar pela Helena sozinha... o pleco, foi uma compra por impulso... posso tentar devolver à loja de animais onde o comprei...

 

As plantas que pretendo, vou pesquisar melhor para ver se realmente necessito de substrato.

 

Grato pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno_Heriques

Eu quero-te dizer que tenho um gato,e tenho um aquário tapado em vidro,e nunca o gato fez algo que pode-se por em perigo o aquário ou os peixes,e certo que há gato,e gatos,nem todos são iguais,agora sobre o Kits que tu mostras,para mim seria o primeiro da Aquadream,se bem que se tu compra-ses aquário,filtro,luz e termo tudo em separado ficavas mais bem servido.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Bruno_Henriques

Não percebo porque não podes investir num filtro externo,dizes que ocupa espaço,porque dizes que não tens espaço,uma vez que o aquário fica em cima de um móvel e o filtro fica no chão,então não ocupa tudo um só espaço?para que estar a complicar o que e simples.

Cumprimentos 

Grato pela resposta Alvaro Silva.

O aquario será para colocar em cima de 1 mesa e não móvel, logo o filtro externo ficaria no chão por baixo da mesma, não sendo esteticamente agradável de ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno terás que escolher entre a estética,e uma vida agradável aos peixes,será que ao entrares na tua sala e teres um filtro a ver-se afecta a sim tanto os olhos,pois eu digo-te que não,pelo menos a mim que tenho o aquário na sala também numa mesa e o filtro por baixo,e olha que o filtro não e a sim muito pequeno,e um EHEIM classic 600 (2217) quero-te dizer com isto que se queremos ter peixes,pois teremos que lhe dar a melhor qualidade de vida que nos e possível,e um bom filtro e os pulmões e o coração de um aquário,não me leves a mal estar-te a dizer isto.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Bruno terás que escolher entre a estética,e uma vida agradável aos peixes,será que ao entrares na tua sala e teres um filtro a ver-se afecta a sim tanto os olhos,pois eu digo-te que não,pelo menos a mim que tenho o aquário na sala também numa mesa e o filtro por baixo,e olha que o filtro não e a sim muito pequeno,e um EHEIM classic 600 (2217) quero-te dizer com isto que se queremos ter peixes,pois teremos que lhe dar a melhor qualidade de vida que nos e possível,e um bom filtro e os pulmões e o coração de um aquário,não me leves a mal estar-te a dizer isto.

Cumprimentos 

Claro que não levo a mal Alvaro.

Grato pelos seus conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sou bastante recente neste mundo e daí que em termos de ajuda posso não ser a pessoa mais indicada mas queria só deixar também o meu conselho acerca do filtro.
Neste momento estou a preparar uma mudança de aquário ( de um de cerca de 35L pra 54L também) e andei com a dúvida sobre se usava um filtro interno ou externo, e depois de muita pesquisa aqui pelo fórum e com a opinião de algumas pessoas, acabei por comprar um filtro externo e não me arrependi. Esteticamente sem duvida que não fica bonito, e o meu filtro até não é dos maiores ( um Eheim Classic 150), o mesmo está no chão e notam-se as mangueiras etc. Mas os peixes vão acabar por "agradecer" a melhor qualidade da água que o aquário irá ter. Além disso é extremamente silencioso, nem se nota que ali está e não irias precisar dos difusores de ar dado que o filtro faz o mesmo efeito com a flauta.
Boa sorte nesse projecto!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Bruno
Pelo que li por aqui parece-me que tens uma incompatibilidade no aquário, que é o número de peixes que o aquário irá ter para o filtro que lhe queres comprar eu penso que podes muito bem ter um filtro mochila nesse aquário desde que tenha uma boa capacidade para as cerâmicas o problema é que o pleco suja bastante a água se realmente queres manter Molly's não tarda muito vais ter para aí 20 30 Molly's à vontade e para isto basta teres apenas uma fêmea porque muitas vezes já vêm grávidas das lojas. Por isso se queres suportar uma explosão populacional como a que irás ter dado que queres 9 Molly's deverás ter um bom filtro e aí já retiro a hipótese de ter um filtro mochila(porque para mim interno está completamente de fora) foi o primeiro filtro e é simplesmente horrível tens de tar sempre a tirar aquilo de dentro de água a stress o peixes todos a molhar tudo enquanto a manutenção do filtro mochila e externo são bastante mais fáceis

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Grato pelas vossas opiniões.

Após refletir, e ler as vossas opiniões, decidi comprar aquario, filtro e iluminação tudo separado, contudo preciso de conselhos/opiniões. Pesquisei no fórum vários posts.

 

1 - Aquários:

Encontrei na Net 2 soluções:

-- Solaqua de 60x30x35, de vidro, com espessura de 5 mm da parede do aquário e tampa, calhas de deslizar duplas e amovíveis, por 43,20€

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/aquascalare60

-- Casa do Nemo (Aquarios personalizados):

Aquário com 60x30x30mm feito em vidro de 6mm com tampas em vidro de 5mm de deslizar em calhas duplas de pvc amovíveis - Preço: 70€

Aquário com 60x30x30mm feito em vidro de 8mm com tampas em vidro de 5mm de deslizar em calhas duplas de pvc amovíveis - Preço: 75€

A diferença de preços é abismal! Qual a melhor qualidade/preço, não descorando a segurança do aquario.

 

2 - Iluminação:

Este aquario ira ter cerca de 9/10 plantas (que irei descrever mais abaixo), com exigência de luz baixa a media.

Estou indeciso em relação a estes 3 (depois de por de parte a opção de DIY para iluminação):

Vivagrow RGB60 40x0.5W Daylight + 20x0.2W RBB 2200 Lumens - 82€    https://www.solaqua.net/vivagrow-60

Odyssea QUAD T5HO SERIES 60/80   - 86,11€    http://casadosdiscus.pt/produtos/2229/odyssea-quad-t5ho-series-6080

Chihiros LED A 601 - 84,90€  https://www.areanimal.com/pt/chihiros/1108-chihiros-led-a601.html

Qual a melhor qualidade/preço?

 

3 - Filtro externo:

Aqui a escolha será Sicce Eko 100 - 59,50€:      https://www.solaqua.net/Sicce-Space-Eko-100

Será uma boa opção, recomendam outros pelo mesmo valor?

 

Quais as melhores opções, tendo como teto máximo 200€ . Relembro que já tenho bomba de ar Elite 800, aquecedor 50W (para mudar no futuro, não agora) e termômetro.

Sendo um aquario plantado existe necessidade de bomba de ar?

 

4 - Plantas

Em relação às plantas:

- Cardamine Lyrata

- Limnophila Sessiflora

- Eleocharis Acicularis Mini

- Eleocharis Parvula

- Echinodurus Aquartica

- Laevigatum Limnobium

Cladoflora Aegagropila Mini

Acham que é de mais... o substrato irei utilizar JBL Manado 3Kg

 https://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-manado.html

 

Que fertilizantes devo utilizar?

Numa fase inicial não irei ter sistema de CO2.

 

5 - Peixes

- 3 corydoras (já tenho 1 e queria mais 2);

- 1 Plecostomos (a loja que o comprei não o aceita de volta, vai ter de ficar comigo);

- 9 Molly (1 adulto macho + 1 adulto fêmea + 7 juvenis com 30 dias)

-  3 Tetra Fantasma Glass Blood (já tenho 1 queria mais 2);

- 2 Microrasbora erythromicron (Para comprar)

 

Achas peixes demais para aquario 60x30x30 ou 60x30x35?

 

6 - Caracóis

- 2 Vittina Semiconica

- 2 Tylomelania SP

- 2 Neritina Pulligera

 

O que acham?

 

7 - Camarões

Neste aquario que tenho planeado penso que não faz sentido, sendo que sinto alguma atração por estes Neocaridina Denticulata Var. "Red Cherry".

Mas ao mesmo tempo, se pensar em os introduzir primeiro, logo após o ciclo do azoto terminado, dando mais 2 semanas e só depois introduzir os caracóis e os peixes?

 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

Grato pelas respostas. 

Editado por Bruno_Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui vai a minha opinião quanto ao aquário pelas diferenças de preço escolhe o da solaqua, a diferença de preços dos outros deve-se à espessura dos vidros e 5mm são mais que suficientes (o meu aquário 80x40x30 tem 5mm de espessura nos vidros frontais e 2,5mm nos laterais e já tem mais de 10 anos).

A iluminação se ainda quiseres poupar uns cobres considera comprar no ebay tens lá bons preços.

No filtro não poupes compra sempre o melhor e maior que conseguires. Quanto ao que indicas tenho um 200 e estou contente com ele.

13 hours ago, Bruno_Henriques said:

5 - Peixes

- 3 corydoras (já tenho 1 e queria mais 2);

- 1 Plecostomos (a loja que o comprei não o aceita de volta, vai ter de ficar comigo);

- 9 Molly (1 adulto macho + 1 adulto fêmea + 7 juvenis com 30 dias)

-  3 Tetra Fantasma Glass Blood (já tenho 1 queria mais 2);

- 2 Microrasbora erythromicron (Para comprar)

Corydoras são peixes de cardume e é aconselhável 6

O Pleco tenta doar ou vender (vai mesmo crescer muito e depois vais ver os outros peixes a desaparecer)

Os tetra fantasmas são peixes de cardume (minimo 6)que chegam a atingir os 6cm

Na minha opinião vais ficar com o aquário rapidamente sobrelotado.

Nos caracois o tylomelania é incompativel com um aquário plantado (pelo menos com a informação que tenho deles) vão comer-te as plantas.

Os camarões enquanto tiveres o pleco e mollys não vai dar bom resultado. Se mesmo assim quiseres podes colocar uns amanos xl que assim já não terás esses problemas.

Espero ter conseguido ajudar alguma coisa.

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Marco Lopes disse:

Boas,

Aqui vai a minha opinião quanto ao aquário pelas diferenças de preço escolhe o da solaqua, a diferença de preços dos outros deve-se à espessura dos vidros e 5mm são mais que suficientes (o meu aquário 80x40x30 tem 5mm de espessura nos vidros frontais e 2,5mm nos laterais e já tem mais de 10 anos).

A iluminação se ainda quiseres poupar uns cobres considera comprar no ebay tens lá bons preços.

No filtro não poupes compra sempre o melhor e maior que conseguires. Quanto ao que indicas tenho um 200 e estou contente com ele.

Corydoras são peixes de cardume e é aconselhável 6

O Pleco tenta doar ou vender (vai mesmo crescer muito e depois vais ver os outros peixes a desaparecer)

Os tetra fantasmas são peixes de cardume (minimo 6)que chegam a atingir os 6cm

Na minha opinião vais ficar com o aquário rapidamente sobrelotado.

Nos caracois o tylomelania é incompativel com um aquário plantado (pelo menos com a informação que tenho deles) vão comer-te as plantas.

Os camarões enquanto tiveres o pleco e mollys não vai dar bom resultado. Se mesmo assim quiseres podes colocar uns amanos xl que assim já não terás esses problemas.

Espero ter conseguido ajudar alguma coisa.

Cumprimentos

Grato pela resposta Marco Lopes.

Em relação ao aquario irei optar pelo mais barato pois a diferença de preço é significativa! Grato pela sugestão.

Vou pesquisar pela iluminação no ebay/amazon.

Em relação ao filtro, vou comprar este

https://www.tiendanimal.pt/eheim-filtro-externo-para-aquarios-classic-p-6749.html

Está em promoção e como e black friday na tiendanimal, fica menos 20% e entrega grátis, mandei vir o substrato manado 3kg também. Como é de 250 penso que será melhor!

Em relação às plantas, 10 plantas é um bom numero? Fertilização tens algum conselho. Nesta 1fase não vou por sistema de CO2. 

Sim, não posso ter tanta fauna! Senão corro o risco de ter o aquario cheio de mais muito rápido! 

De peixes vou ter:

- 6 Corydoras;

- 9 Mollys;

- 6 tetra fantasmas Glass Blood.

Penso que assim já ficará melhor, mais leve. Ou mesmo assim achas de mais?

Caracóis, vou ter:

- 2 Neritina Pulligera;

- 2 Vittina Semiconica.

Os camarões podem ser destes:

https://aquaorinoco.com/vivos/invertebrados/camaroes/vivos-camarao-amano-caridina-multidentata-japonica-xl

Ou

http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1271&controller=product

O que achas?

A minha ideia era montar tudo por a ciclar durante 3 semanas, introduzir os caracóis, ciclar 1 semana por os camarões, ciclar 1 semana e colocar os peixes.

Tenho a água do outra aquario para dar uma ajuda, bem como 1 pouco do areao.

A ordem está correcta com os intervalos de tempo correctos?

Sendo um aquario platado, faz sentido ter bomba de ar?

O aquario de 60x30x35 será para ter ph entre 7 e 8 e temperaturas entre os 20 e os 28C, penso que todas as especies que tenho, animal e vegetal serão adequadas a estas condições. 

Gratos pelas respostas! 

 

 

Editado por Bruno_Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

5 hours ago, Bruno_Henriques said:

Em relação ao filtro não conheço esse, mas a marca é de confiança e o caudal parece adequado. Contudo deves ter em atenção no preço que esse filtro não traz as matérias filtrantes pelo que ainda vais ter que comprar isso e ter esse valor em conta quando comparas com outros.

5 hours ago, Bruno_Henriques said:

Em relação às plantas, 10 plantas é um bom numero? Fertilização tens algum conselho.

Em relação às plantas não sou grande expert mas convém informares-te acerca das necessidades delas em luz e substrato. Eu no meu caso, as plantas que mantenho são todas de baixa exigência e por isso o substrato que uso é areão de rio.

A fertilização precisas de macros e micros (junto ou separado) tens várias opções no mercado. Quando comprava usava o Ferropol da jbl e as plantas gostavam, atualmente uso fertilizante diy através do método EI (com a ajuda do @Miguel Simões o próximo passo será ser eu a fazer o fertilizante :default_baned:).

5 hours ago, Bruno_Henriques said:

De peixes vou ter:

- 6 Corydoras;

- 9 Mollys;

- 6 tetra fantasmas Glass Blood.

Penso que assim já ficará melhor, mais leve. Ou mesmo assim achas de mais?

Quanto ao número de peixes, aqui não temos uma ciência exata mas se usarmos como referência 1cm peixe (em adulto) para 1l de água entre mollys e glass blood já ultrapassas facilmente a capacidade do aquario e nunca convém esquecer que as mollys vão aumentar o seu número. Ainda pretendes ter corydoras já é uma multidão no aquário, em relação ainda a esta espécie tens que ter uma área limpa no aquário sem plantas, rochas ou decorações para elas procurarem comida.

5 hours ago, Bruno_Henriques said:

São esses mesmos

6 hours ago, Bruno_Henriques said:

A minha ideia era montar tudo por a ciclar durante 3 semanas, introduzir os caracóis, ciclar 1 semana por os camarões, ciclar 1 semana e colocar os peixes.

Tenho a água do outra aquario para dar uma ajuda, bem como 1 pouco do areao.

A ordem está correcta com os intervalos de tempo correctos?

Sendo um aquario platado, faz sentido ter bomba de ar?

O aquario de 60x30x35 será para ter ph entre 7 e 8 e temperaturas entre os 20 e os 28C, penso que todas as especies que tenho, animal e vegetal serão adequadas a estas condições. 

Quanto ao tempo de ciclagem não vejo aí qualquer problema, utilizares a água do outro aquário pode dar alguma ajuda em acelerar o processo mas como é no filtro que fica a maior parte das batérias não é algo que seja importante.

Quanto à bomba de ar na minha opinião em condições normais não serve para nada e nem gosto de ver essa libertação de bolhas, já para não falar que stressa os peixes. A oxigenação é feita pela movimentação da água provocada pelo filtro.

Ph entre 7 e 8 é uma variação muito grande e nunca deve acontecer. O importante é manteres um ph estável sem grandes oscilações e sem utilizares produtos químicos. Se for muito próximo de 8 esquece as corydoras. O mesmo para a temperatura deves regular e não ter grandes oscilações, para os vivos que pretendes entre 24º a 26º.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, grato pela resposta.

há 2 horas, Marco Lopes disse:
há 8 horas, Bruno_Henriques disse:

Em relação ao filtro não conheço esse, mas a marca é de confiança e o caudal parece adequado. Contudo deves ter em atenção no preço que esse filtro não traz as matérias filtrantes pelo que ainda vais ter que comprar isso e ter esse valor em conta quando comparas com outros.

Este de 250 já vem com material filtrante, o de 100 e de 1500 é que não, sendo este o preço final.

há 2 horas, Marco Lopes disse:
há 8 horas, Bruno_Henriques disse:

De peixes vou ter:

- 6 Corydoras;

- 9 Mollys;

- 6 tetra fantasmas Glass Blood.

Penso que assim já ficará melhor, mais leve. Ou mesmo assim achas de mais?

Quanto ao número de peixes, aqui não temos uma ciência exata mas se usarmos como referência 1cm peixe (em adulto) para 1l de água entre mollys e glass blood já ultrapassas facilmente a capacidade do aquario e nunca convém esquecer que as mollys vão aumentar o seu número. Ainda pretendes ter corydoras já é uma multidão no aquário, em relação ainda a esta espécie tens que ter uma área limpa no aquário sem plantas, rochas ou decorações para elas procurarem comida.

Vou reduzir a população. Vou limitar-me às Molly e Corydoras. O setup do aquario pressupõem uma area fontal desimpedida sem zonas plantadas.

há 2 horas, Marco Lopes disse:

Em relação às plantas não sou grande expert mas convém informares-te acerca das necessidades delas em luz e substrato. Eu no meu caso, as plantas que mantenho são todas de baixa exigência e por isso o substrato que uso é areão de rio.

A fertilização precisas de macros e micros (junto ou separado) tens várias opções no mercado. Quando comprava usava o Ferropol da jbl e as plantas gostavam, atualmente uso fertilizante diy através do método EI (com a ajuda do @Miguel Simões o próximo passo será ser eu a fazer o fertilizante

Vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto, mas vou tentar ver fertilizante se macro e micro nutrientes. 

há 2 horas, Marco Lopes disse:

Quanto à bomba de ar na minha opinião em condições normais não serve para nada e nem gosto de ver essa libertação de bolhas, já para não falar que stressa os peixes. A oxigenação é feita pela movimentação da água provocada pelo filtro.

Vou mesmo optar por não por. Grato pelo conselho.

há 2 horas, Marco Lopes disse:

Ph entre 7 e 8 é uma variação muito grande e nunca deve acontecer. O importante é manteres um ph estável sem grandes oscilações e sem utilizares produtos químicos. Se for muito próximo de 8 esquece as corydoras. O mesmo para a temperatura deves regular e não ter grandes oscilações, para os vivos que pretendes entre 24º a 26º.

 Neste momento tenho oscilações de ph de 7.4 para 7.8, com a água de Santarém não será possivel ter a oscilar menos. Já tentei por água de garrafão para ter o ph mais estavel... mas a tendencia é sempre de 7.8, sem problema aparente para a corydora. A temperatura tenho acima dos 20C, sem oscilações.

Vou começar  a adquiri o material, vou esperar por 6f, Black Friday, pode ser que baixem um bocado os preços do material!

Grato pelos conselhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa tarde,

 

Finalmente arranquei com o setup:

 

1 - Aquário:

 

-- Casa do Nemo (Aquarios personalizados):

 

Aquário com 60x30x30mm feito em vidro de 6mm com tampas em vidro de 5mm de deslizar em calhas duplas de pvc amovíveis

 

2 - Iluminação:

 

Vivagrow RGB60 40x0.5W Daylight + 20x0.2W RBB 2200 Lumens

 

3 - Filtro externo:

Eheim Filtro externo para aquario Classic 250 (2213), no qual coloquei: Sera phosvec Granula phosphate removal+ Sera biopur midium

 

4 - Termômetro

Eheim 3613 -  75W

 

5 - CO2 - Não

 

6 - Solo/Substrato:

Agrobiothers Fine Quartz White 15,1 kg

Flamingo Cascalho Preto para Aquários 10 KG

JBL AquaBasic plus

 

7 - Plantas

Bacopa Monnieri
Egeria Densa
Hydrocotyle Leucocephala
Feto de Java
Rotala Rotundifolia
Hemianthus Micranthemoides
Salvinia Natans
Musgo mini-pellia
Oferta de Lemna Minor
  Eleocharis Parvula  
Fertilizante: Florish

 

8 - Fauna:

A: Peixes:

- 3 corydoras (já tenho 1 e queria mais 2);

- 1 Plecostomos (a loja que o comprei não o aceita de volta, vai ter de ficar comigo);

- 9 Molly (2 adulto macho + 3 adulto fêmea + 4 juvenis - com 4 meses)

-  1 Tetra Fantasma Glass Blood

 

B: Caracóis/ameijoas:

- 2 Scabies crispata 

- 2 Neritina Pulligera

 

C - Camarões

Espécie a decidir

 

Neste momento tenho montado, mas ainda sem a flora, que deve chegar na 3F... ainda tenho o antigo aquario em funcionamento ao pé do novo... que por azar está a verter agua...

 

Coloquei uma esponja a dividir os substratos, que ficou tapada pelas pedras que coloquei.

 

 

Obrigado a todos pelas sugestões.

 

À medida que for colocando a fauna e flora vou colocando mais fotos.

 

 

 

 

Editado por Bruno_Henriques
Faltava imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Com aquario a ciclar à sensivelmente 3 semanas, tendo adicionado mais algumas plantas, hoje foi dia de colocar a primeira fauna, caracóis e ameijoa.

-- 2 Neritina Zebra,

-- 2 Vittina Semiconica

-- 2 Clithon Corona

--1 Scabies crispata

Tenho feito TPA de 25 a 30% todas as semanas e colocado fertilizante, com 8 horas de luz diarias. Tenho feito também medições dos parametros semanalmente. Temperatura 26C.

Vamos ver como correm as proximas semanas.

Obrigado pela ajuda.

large.20190313_202522.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Podes encher o aquário ate quase ao rebordo de plástico preto,sempre e um pouco mais de água,o aquário esta bonito,só essas pedrinhas brancas e que estão a destoar.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.