Dicas e duvidas


PauloJM

Recommended Posts

Boa tarde.

Montei o meu primeiro aquário o fim de semana passado. Seguem umas imagens do resultado.

https://imgur.com/gallery/kuIYSmo

 

Reparei ontem que os troncos apresentam algo semelhante a "bolor", é motivo de preocupação?

Como devo proceder para o remover? Raspar com uma escova?

Em relação às plantas, parecem estar a perder um pouco a cor. Não estou a usar nenhum produto, é melhor comprar algum?

As medidas do aquário são 50x27x30, tenho um filtro tidal 35.

Nao tenho a certeza do nome das plantas. Acho que é java moss, anubias petite, as outras não sei mesmo.

Ainda não fiz nenhum teste aos parâmetros da água, devo fazer?

Desde já obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos troncos não tens de te preocupar... Quando entrar a equipa de limpeza dá cabo disso... Apesar de caso queiras podes tirar manualmente...
Mas é perfeitamente normal
Sobre as plantas, como apenas comecei este ano, há pessoas mais capazes para te responder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda. 😄

Uma vez que o aquário ainda está a ciclar passado quanto tempo é que vale a pena fazer um teste aos parâmetros da água?

O que sugeres como equipa de limpeza?

Estava a pensar em uns corydora panda e crossocheilus siamensis. Uma vez que estes últimos ainda crescem um pouco e o aquário é pequeno acho que vou optar antes por otocinclus affinis.

Também queria colocar camarões red cherry, para tal queria mais algumas plantas que lhes fornecessem alguma protecção.

Que plantas sugerem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PauloJM

O ciclo do azoto demora quatro por vezes cinco semanas,ao fim de quatro semanas se não tiveres testes,vai a uma loja de aquáriofilia que eles fazem-te o teste se o ciclo terminou ou não,deita umas escamas de comer de peixes ai de dois em dois dias,vê aqui sobre plantas,https://tropica.com/en/plants/ não ponhas os siamensis cresce ainda um pouco para esse aquário,vai antes para os otocinclus affinis,sim podes colocar red cherrys.

Cumprimentos 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, PauloJM said:

Obrigado pela ajuda. 😄

Uma vez que o aquário ainda está a ciclar passado quanto tempo é que vale a pena fazer um teste aos parâmetros da água?

O que sugeres como equipa de limpeza?

Estava a pensar em uns corydora panda e crossocheilus siamensis. Uma vez que estes últimos ainda crescem um pouco e o aquário é pequeno acho que vou optar antes por otocinclus affinis.

Também queria colocar camarões red cherry, para tal queria mais algumas plantas que lhes fornecessem alguma protecção.

Que plantas sugerem?

Desculpa estar a invadir o teu post. Mas queria deixar o meu testemunho sobre este peixe fantástico de limpeza. Ele não pará quieto, está sempre nas limpezas e gosta muito de seguir outros peixes. 
Aproveitar para pedir ajudar para o identificar correctamente, pois quero ter mais e não consigo perceber se será da família dos ottos ou não. 

https://ibb.co/daQh9f

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/15/2018 at 9:50 AM, neo_2 said:

Aproveitar para pedir ajudar para o identificar correctamente, pois quero ter mais e não consigo perceber se será da família dos ottos ou não. 

Esse peixe parece-me ser um comedor de algas chinês, se for esse cuidado com ele porque é muito agressivo e se já anda a perseguir os outros peixes provavelmente vais sofrer baixas. De qualquer modo é um peixe que não é adequado ao tamanho do teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Marco Lopes said:

Esse peixe parece-me ser um comedor de algas chinês, se for esse cuidado com ele porque é muito agressivo e se já anda a perseguir os outros peixes provavelmente vais sofrer baixas. De qualquer modo é um peixe que não é adequado ao tamanho do teu aquário.

Obrigado @Marco Lopes. Parece de facto um comedor de algas chinês. Foi uma troca que fiz numa loja de animais por um peixe que era agressivo e por isso nada li sobre ele antes de o ter.
Entretanto depois da identificação já li sobre a espécie. Vou deixar a minha opinião num post mais indicado para não usar este. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar adquirir como equipa de limpeza os seguintes vivos:

  • 2 x neritina pulligera
  • 3 x otocinclus affinis
  • 10 x red cherry

Mais tarde gostaria também de adquirir:

  • 5 x corydora adolfoi
  • 1 x swellia lineolata

As quantidades são adequadas para o tamanho do aquário?
A swellia pelo que li é um peixe que necessita de alguns cuidados. Uma vez que sou iniciado recomendam?

Reparei ontem que tenho 1 caracol Physa, só vi um até agora estou a pensar deixar ficar apesar de ter lido que podem se tornar praga.
O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Estou a pensar adquirir como equipa de limpeza os seguintes vivos:
  • 2 x neritina pulligera
  • 3 x otocinclus affinis
  • 10 x red cherry
Mais tarde gostaria também de adquirir:
  • 5 x corydora adolfoi
  • 1 x swellia lineolata
As quantidades são adequadas para o tamanho do aquário?
A swellia pelo que li é um peixe que necessita de alguns cuidados. Uma vez que sou iniciado recomendam?

Reparei ontem que tenho 1 caracol Physa, só vi um até agora estou a pensar deixar ficar apesar de ter lido que podem se tornar praga.
O que acham?


Boas, os otocinclus são peixes de cardume podes adquirir 6.
O sewellia pode atingir os 6 ou 6,5cm tenho ideia que também são espécie de cardume mas não te consigo confirmar agora. Tens informação aqui sobre esta especie:
https://www.seriouslyfish.com/species/sewellia-lineolata/
Quanto aos physa se gostares deixa estar (se não gostares envia para mim ;)) são bons indicadores da saúde do aquário, só se tornam praga se estiveres alimentar a mais e limpam-te as algas do aquário.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao números e red cherry são muitos, poucos ou está bem assim?

Para já vou deixar, acho que vai ser uma boa ajuda também para ver se a comida que vou dar aos peixes é muita ou não 😅

Se vir que fico com muitos posso dar 😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao números e red cherry são muitos, poucos ou está bem assim?
Para já vou deixar, acho que vai ser uma boa ajuda também para ver se a comida que vou dar aos peixes é muita ou não
Se vir que fico com muitos posso dar
 
Quanto aos red cherry não te preocupes com o número, são irrelevantes para o efeito e contagem nos vivos (no meu tenho várias centenas e não me preocupam).
Cumprimentos


Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao suficientes para se começarem a reproduzir?

Reparei agora que tenho outro tipo de caracol, já vi pelo menos 3 mas não consegui identificar a espécie. Ainda são muito pequenos, mas são mais arredondados

obrigado pela ajuda 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as condições do aquário forem boas, se tiverem boa alimentação e esconderijos são suficientes.
Quanto a esse caracol deve ser um planorbis. Se já vistes 3 tens mais de certeza.

Sao suficientes para se começarem a reproduzir?
Reparei agora que tenho outro tipo de caracol, já vi pelo menos 3 mas não consegui identificar a espécie. Ainda são muito pequenos, mas são mais arredondados
obrigado pela ajuda 
 


Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.